Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes
Página 7 de 20
Página 7 de 20 • 1 ... 6, 7, 8 ... 13 ... 20
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Segue as infos dos falantes:
http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Legend_BP102
Então Ruds...por isso imaginei a tal "caixinha" externa, p "casar" as impedancias.
Claro que isso é apenas uma idéia, pois nao sei ao certo se realmente funcionaria
Não tenho certeza, mas acho que os tweters das minhas caixas estão ligados apenas com 1 capacitor. Eu não cheguei a abri-las ainda p ver como estão (ja tenho elas a uns bons anos), mas agora voltei a fazer bastante freela, então estou precisando meio urgente de caixas menores (q podem ser usadas em 90% das vezes). A princxipio ate pensei em comprar uma c 2x10, mas como a situação ta beeem complicada este ano, e mal tenho onde deixar guardadas estas caixas, achei melhor "cortar ao meio" uma delas hehe. Assim não gastaria tanto, e resolveria o meu problema(visto q ja tenho os falantes).
Mas claro, ja q vou ter q gastar com isso, quero ja fazer a coisa certa, e aproveitar p conferir as q j atenho, que foram muito bem feitas, mas tenho duvidas nas dimensões, pois o "fabricante" ja usou a mesma caixa p varios tipos de falantes diferentes :/
Muito obrigado Rud e desculpe a "encheção" hehe
http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Legend_BP102
Então Ruds...por isso imaginei a tal "caixinha" externa, p "casar" as impedancias.
Claro que isso é apenas uma idéia, pois nao sei ao certo se realmente funcionaria
Não tenho certeza, mas acho que os tweters das minhas caixas estão ligados apenas com 1 capacitor. Eu não cheguei a abri-las ainda p ver como estão (ja tenho elas a uns bons anos), mas agora voltei a fazer bastante freela, então estou precisando meio urgente de caixas menores (q podem ser usadas em 90% das vezes). A princxipio ate pensei em comprar uma c 2x10, mas como a situação ta beeem complicada este ano, e mal tenho onde deixar guardadas estas caixas, achei melhor "cortar ao meio" uma delas hehe. Assim não gastaria tanto, e resolveria o meu problema(visto q ja tenho os falantes).
Mas claro, ja q vou ter q gastar com isso, quero ja fazer a coisa certa, e aproveitar p conferir as q j atenho, que foram muito bem feitas, mas tenho duvidas nas dimensões, pois o "fabricante" ja usou a mesma caixa p varios tipos de falantes diferentes :/
Muito obrigado Rud e desculpe a "encheção" hehe
Regis Rocha- Membro
^ Sem mecher nas ligações internas da caixa, a única forma de fazer um amp "ver" uma impedância diferente é usando um transformador de áudio, tipo daqueles usados na saída de amps valvulados. Isso que seria essa "caixinha".
Com isso eu nunca mexi, mas imagino que um transformador de áudio pra 400W seja grande, pesado e caro. E com certeza vai introduzir distorção no sinal.
Talvez seja o caso de você reconsiderar a sua "estratégia" de caixas e amp., pelo menos em relação às cornetas e tweeters.
Com isso eu nunca mexi, mas imagino que um transformador de áudio pra 400W seja grande, pesado e caro. E com certeza vai introduzir distorção no sinal.
Talvez seja o caso de você reconsiderar a sua "estratégia" de caixas e amp., pelo menos em relação às cornetas e tweeters.
Ruds- FCBR-CT
Entendi Rud. Mas assim ja foge mt mesmo.
Na realidade, a ideia inicial seria algo beeem simples, apenas 3 Jacks interligados internamente em serie, por onde entrariam 2 caixas de 4Ohms e teria 1 saida em 8 ohms.
(imaginei como se fosse dentro da propria caixa onde os 2 falantes de cima em paralelo, dando um total de 4 ohms, e os 2 de baixo tbem em paralelo, com 4 ohms. Depois uma ligação em serie de ambos direto p saida da caixa, num total d 8 ohms.)
Algo +/- assim
https://2img.net/h/s3.postimg.cc/qndawaz5v/ohms.png
image upload no ads
Essa seria a ideia incial da tal caixinha. Apenas uma peça para interligação mesmo
Na realidade, a ideia inicial seria algo beeem simples, apenas 3 Jacks interligados internamente em serie, por onde entrariam 2 caixas de 4Ohms e teria 1 saida em 8 ohms.
(imaginei como se fosse dentro da propria caixa onde os 2 falantes de cima em paralelo, dando um total de 4 ohms, e os 2 de baixo tbem em paralelo, com 4 ohms. Depois uma ligação em serie de ambos direto p saida da caixa, num total d 8 ohms.)
Algo +/- assim
https://2img.net/h/s3.postimg.cc/qndawaz5v/ohms.png
image upload no ads
Essa seria a ideia incial da tal caixinha. Apenas uma peça para interligação mesmo
Regis Rocha- Membro
Entendi seu raciocínio, Regis. E ele funcionaria se os falantes fossem cargas muito bem comportadas, tipo resistores simples de 8 ohms (com tolerâncias baixas). Mas infelizmente esse não é o caso.
Essa aproximação de dizer que um woofer tem 4 ou 8 ohms é bem aproximada mesmo, e em casos como esse não serve pra prever o comportamento da ligação. E quando se coloca um crossover no meio então...
Por isso, essa ligação como você propôs não vai dar um bom resultado. Vai ter interação entre os crossovers (com sabe-se lá que resposta em frequência), o fator de amortecimento vai ficar péssimo e os falantes não vão trabalhar bem em conjunto.
Essa aproximação de dizer que um woofer tem 4 ou 8 ohms é bem aproximada mesmo, e em casos como esse não serve pra prever o comportamento da ligação. E quando se coloca um crossover no meio então...
Por isso, essa ligação como você propôs não vai dar um bom resultado. Vai ter interação entre os crossovers (com sabe-se lá que resposta em frequência), o fator de amortecimento vai ficar péssimo e os falantes não vão trabalhar bem em conjunto.
Ruds- FCBR-CT
Entendi Ruds. Mesmo montando as 2 caixas pequenas sem driver ou tweeter, então vc ainda acha arriscado essa possibilidade?
As minhas caixas estão no estúdio, mas quero ver se ate amanha eu dou um pulo lá e tiro as medidas, p postar aqui e ter um "Veredito" se elas estão ou não estão dentro dos parâmetros dos falantes.
Vi q a TEksound (conforme os amigos falaram anteriormente) tem gabinetes prontos, mas vai acabar caindo na mesma situação q estou, com gabinetes "genéricos" para 4 x10 ou 2 x10
As minhas caixas estão no estúdio, mas quero ver se ate amanha eu dou um pulo lá e tiro as medidas, p postar aqui e ter um "Veredito" se elas estão ou não estão dentro dos parâmetros dos falantes.
Vi q a TEksound (conforme os amigos falaram anteriormente) tem gabinetes prontos, mas vai acabar caindo na mesma situação q estou, com gabinetes "genéricos" para 4 x10 ou 2 x10
Regis Rocha- Membro
Consegui dar uma passada rapida e tirei por cima as medidas...
Tava c pressa e o cabeção aqui acabou esquecendo de pegar a medida da profundidade da ventilação, mas acho q da p ter uma ideia das caixas como estão:
free photo hosting
SErá q esta caixa esta realmente de bom tamanho p Emincence ?
Sei q precisa da medida da profundidade do "respiro", mas +/- seria por ae?
Amanha eu coloco uma foto delas
Obrigado!
Tava c pressa e o cabeção aqui acabou esquecendo de pegar a medida da profundidade da ventilação, mas acho q da p ter uma ideia das caixas como estão:
free photo hosting
SErá q esta caixa esta realmente de bom tamanho p Emincence ?
Sei q precisa da medida da profundidade do "respiro", mas +/- seria por ae?
Amanha eu coloco uma foto delas
Obrigado!
Regis Rocha- Membro
Regis Rocha escreveu:Entendi Ruds. Mesmo montando as 2 caixas pequenas sem driver ou tweeter, então vc ainda acha arriscado essa possibilidade?
Não. O que eu disse acima vale só praquele esquema que vc postou da "caixinha".
Se não usar driver/tweeter nas 2x10", dá pra fazer com a chave DPDT de um jeito que fique certa a ligação dos woofers, e daí funciona corretamente. E isso é bem fácil de fazer e o custo adicional é só da chave.
E mesmo se for usar corneta, se colocar dois crossovers dentro de cada caixa e comutar da forma certa, é possível. Só fica desajeitado. E o custo fica maior por conta dos vários crossovers necessários.
O que não funciona é aquela ligação que você postou no desenho.
Regis Rocha escreveu:Sei q precisa da medida da profundidade do "respiro", mas +/- seria por ae?
Parece que sim. Essa caixa é bem grande, que é o que fica melhor com esses falantes. Pelas medidas eu chuto que tem uns 110l de volume interno líquido. Pra ter certeza precisava saber tudo o que tem dentro dela, detalhes como rebaixo do baffle frontal e tal. Mas dá pra ter uma noção +- só com essas medidas.
E claro, pra poder saber se a sintonia está correta, preciso da medida completa dos dutos. Mas o que já dá pra ver é que a seção transversal de dutos é grande, o que é muito bom pruma caixa com 4 woofers. Tá com jeito de estar adequado.
Meça direitinho o duto e poste depois pra eu poder te dizer se a sintonia está de acordo. Também poste mais medidas de rebaixo ou estruturas internas que possam influenciar no volume interno, se for o caso.
Ruds- FCBR-CT
Ok...as coisas começam a "tomar rumo" então hehe
Só vou pegar a medida q faltou p ter certeza.
Então dae ja posso partir p 2 caixas menores agora.
Partindo do prncipio q as minahs estao de acordo, tendo como base esta caixa grande, poderia montar as 2 c 2x10 (sem driver mesmo)
com 65 de base x 40 de profundidade (65x40 x ?) apenas faltando definir a altura e TENTAR manter as mesmas medidas de "respiro" ? (Quase como se pegasse ela e cortasse ao meio, p facilitar o entendimento)
Só vou pegar a medida q faltou p ter certeza.
Então dae ja posso partir p 2 caixas menores agora.
Partindo do prncipio q as minahs estao de acordo, tendo como base esta caixa grande, poderia montar as 2 c 2x10 (sem driver mesmo)
com 65 de base x 40 de profundidade (65x40 x ?) apenas faltando definir a altura e TENTAR manter as mesmas medidas de "respiro" ? (Quase como se pegasse ela e cortasse ao meio, p facilitar o entendimento)
Regis Rocha- Membro
Segue umas fotos das 2 caixas que em breve virarão 3, p felicidade do meu carro e da minha coluna (São bem grandes mesmo)
Regis Rocha- Membro
Peguei a medida da "base superior" do respiro.
A madeira adentra exatos 18cm para dentro da caixa.
imagen
Os falantes estao fixados a +/- 4cm p dentro da extremide frontal
Então..fazendo um calculo beeem por cima , seriam as medidas internas(descontando os 2 cm da madeira)
Larg x Alt x Prof - (65-4)x(70-4)x(40-6) = 61 x 66 x 34 = 136.884cm3
A madeira adentra exatos 18cm para dentro da caixa.
imagen
Os falantes estao fixados a +/- 4cm p dentro da extremide frontal
Então..fazendo um calculo beeem por cima , seriam as medidas internas(descontando os 2 cm da madeira)
Larg x Alt x Prof - (65-4)x(70-4)x(40-6) = 61 x 66 x 34 = 136.884cm3
Regis Rocha- Membro
^ Regis, boa notícia: tua 4x10" tá muito boa. Pode ficar tranquilo que o projeto está ótimo, não precisa mexer nela.
Mas não esqueça que isso que eu estou dizendo é baseado nas medidas que você me passou. Também não tenho uma precisão muito boa pro volume interno, mas acredito ser o suficiente pra afirmar que sua caixa está bem feita.
A sintonia dela está entre 43 Hz e 45 Hz, considerando os 3 dutos retangulares, cada um com 19cm (L) x 4,5cm (A) x 18cm (P)
Sobre as 2x10", tente fazer elas terem uma resposta mais parecida possível da 4x10". Pra isso, use exatamente a metade do volume interno líquido (isso não quer dizer metade da altura - cuidado!), e a mesma sintonia (~44Hz).
Não existe um único jeito de alcançar isso. Vou te passar uma sugestão de medidas, mantendo a mesma largura, profundidade e padrão de dutos da sua atual 4x10". Lá vai:
SUGESTÃO 2x10":
Medidas externas: 65cm (L) x 40cm (P) x 39cm (A)
Dutos: 3 dutos retangulares de 19cm (L) x 3cm (A) x 30cm (P)
Rebaixo do baffle frontal de 4cm (como é na sua 4x10" atual)
Mas não esqueça que isso que eu estou dizendo é baseado nas medidas que você me passou. Também não tenho uma precisão muito boa pro volume interno, mas acredito ser o suficiente pra afirmar que sua caixa está bem feita.
A sintonia dela está entre 43 Hz e 45 Hz, considerando os 3 dutos retangulares, cada um com 19cm (L) x 4,5cm (A) x 18cm (P)
Sobre as 2x10", tente fazer elas terem uma resposta mais parecida possível da 4x10". Pra isso, use exatamente a metade do volume interno líquido (isso não quer dizer metade da altura - cuidado!), e a mesma sintonia (~44Hz).
Não existe um único jeito de alcançar isso. Vou te passar uma sugestão de medidas, mantendo a mesma largura, profundidade e padrão de dutos da sua atual 4x10". Lá vai:
SUGESTÃO 2x10":
Medidas externas: 65cm (L) x 40cm (P) x 39cm (A)
Dutos: 3 dutos retangulares de 19cm (L) x 3cm (A) x 30cm (P)
Rebaixo do baffle frontal de 4cm (como é na sua 4x10" atual)
Última edição por Ruds em Qua Jun 25, 2014 10:55 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigindo valor da Altura sugerida)
Ruds- FCBR-CT
Regis muito bem feitas estas suas caixas,voce poderia fazer um review deste SWR vintage ,lendo outro post seu fiquei curioso.Abraço.
SILVIAO- Membro
Valeu Rud ! Muito o brigado cara! Só estava esperando essa "posição " p meter o machado em uma das caixas hehehe
Acho q amanha mesmo levo p Osni da Artwood, com estas medidas e este conceito!
Muito obrigado mesmo pelas dicas cara!
SIlvião...Vou providenciar. No momento estou sem um local especifico p estudo, visto q sai de minha casa a algum tempo e estou morando com meus pais novamente.
O meu equipo fica rolando de lado em lado, ate eu voltar p meu cantinho, dae vou providenciar umas fotos e videos do meu equipamento!
Valeu galera!
Muito obrigado novamente!
Ja vi que deveria ter me cadastrado no forum antes
Acho q amanha mesmo levo p Osni da Artwood, com estas medidas e este conceito!
Muito obrigado mesmo pelas dicas cara!
SIlvião...Vou providenciar. No momento estou sem um local especifico p estudo, visto q sai de minha casa a algum tempo e estou morando com meus pais novamente.
O meu equipo fica rolando de lado em lado, ate eu voltar p meu cantinho, dae vou providenciar umas fotos e videos do meu equipamento!
Valeu galera!
Muito obrigado novamente!
Ja vi que deveria ter me cadastrado no forum antes
Regis Rocha- Membro
^ De nada, Regis!
Se puder, depois que estiver com o novo set, poste aqui os resultados.
Se puder, depois que estiver com o novo set, poste aqui os resultados.
Ruds- FCBR-CT
Apenas uma confirmação Rud...
Nas medidas dos dutos vc passou 19x30x3
A profundidade seria 30cm mesmo?
Levando em consideração q a profundidade total externa da caixa sera de 40 cm, terá menos de 10cm de "Respiro internamente a caixa. è isso mesmo né?
DEvo levar amanha mesmo uma das caixas p desmontar e começar a fazer as outras 2 !
Outra coisa..vou trocar o tweter da minha outra caixa (tem um nacional keybass com apenas 1 capacitor).
O q vcs me indicariam, seguindo a mesma qualidade dos falantes? (penso num driver c corneta bacana)
Nas medidas dos dutos vc passou 19x30x3
Levando em consideração q a profundidade total externa da caixa sera de 40 cm, terá menos de 10cm de "Respiro internamente a caixa. è isso mesmo né?
DEvo levar amanha mesmo uma das caixas p desmontar e começar a fazer as outras 2 !
Outra coisa..vou trocar o tweter da minha outra caixa (tem um nacional keybass com apenas 1 capacitor).
O q vcs me indicariam, seguindo a mesma qualidade dos falantes? (penso num driver c corneta bacana)
Regis Rocha- Membro
Regis Rocha escreveu:Nas medidas dos dutos vc passou 19x30x3
Bem reparado. Mas está tudo certo. Como o volume da caixa é bem menor, o duto muda bastante pra manter a mesma sintonia. E os 8 cm de distância da parede de trás são suficientes pra garantir o correto funcionamento desse duto. Pode fazer assim que funciona.
Regis Rocha escreveu:O q vcs me indicariam, seguindo a mesma qualidade dos falantes? (penso num driver c corneta bacana)
Eu acho que pra sua 4x10" um Selenium D202Ti com uma corneta HM11-25 e uma atenuação de uns 8dB ou 10dB vai bem. Use um crossover de 2a ordem com corte em torno de uns 2,5kHz a 3kHz.
Ruds- FCBR-CT
Levei a caixa hj ! Ate final do mes q vem devo pegar as 2 com 2x10 !
Só vai ter uma pequena alteração, devido a posição dos falantes, colocação de grade, etc..
A medida ao invés de :
65cm (L) x 40cm (P) x 39cm (A)
Vai aumentar em 1 cm a altura, ficando
65cm (L) x 40cm (P) x 40cm (A)
Acredito q va alterar em +/- 2 lts a mais ?
Td bem com isso Rud?
Só vai ter uma pequena alteração, devido a posição dos falantes, colocação de grade, etc..
A medida ao invés de :
65cm (L) x 40cm (P) x 39cm (A)
Vai aumentar em 1 cm a altura, ficando
65cm (L) x 40cm (P) x 40cm (A)
Acredito q va alterar em +/- 2 lts a mais ?
Td bem com isso Rud?
Regis Rocha- Membro
Sossegado. A diferença é pequena. Ainda vai casar bem com sua 4x10". Pode mandar ver!
Só use a mesma madeira de 20mm, pois foi isso que considerei.
Só use a mesma madeira de 20mm, pois foi isso que considerei.
Ruds- FCBR-CT
Ruds...
Meu caro
Finalmente consegui desenrolar meu projeto.
Vendo os tópicos aqui no fórum achei o "Pictorial do WINISD", estava vendo a Questão do XMAX influenciar na excursionassão do Falante, no WPU 1509 da selenium ele tem o XMAX em 4mm.
Pesquisando na internet achei a marca SPYDER, lendo os manuais vi que eles tem um falante de 15" que tem o xmax de 8mm
http://www.spyder.com.br/images/pdfs/kaos/Manual-Kaos-50.pdf
Vc acha que vale a pena investir nessa marca?
Meu caro
Finalmente consegui desenrolar meu projeto.
Vendo os tópicos aqui no fórum achei o "Pictorial do WINISD", estava vendo a Questão do XMAX influenciar na excursionassão do Falante, no WPU 1509 da selenium ele tem o XMAX em 4mm.
Pesquisando na internet achei a marca SPYDER, lendo os manuais vi que eles tem um falante de 15" que tem o xmax de 8mm
http://www.spyder.com.br/images/pdfs/kaos/Manual-Kaos-50.pdf
Vc acha que vale a pena investir nessa marca?
jackdaniels- Membro
^ Não sei. Não conheço essa marca. Mas fica bem claro que o foco deles é o mercado de som automotivo.
Sobre esse modelo de 15" que você postou, se os parâmetros dele forem esses mesmos do pdf, ele é razoável. O Fs é alto prum 15" (isso é ruim). Também achei o Qms muito baixo, mas se for usar corneta não deve chegar a ser ser um grande problema.
A potência declarada dele é espetacularmente alta, e isso me deixa com os dois pés atrás. De duas uma: 1) ou ele é caríssimo, porque um falante, pra aguentar tudo isso, deve usar materiais e métodos construtivos muito especiais; 2) ou ele não aguenta o que é declarado, e daí vai saber se é só esse parâmetro que está "errado". Como o foco deles é som automotivo, e nesse mercado o que importa são só os "zeros antes da vírgula", eu não acharia estranho que fosse a segunda opção.
Apesar do Xmax declarado ser muito bom, ele não informa os dados da altura do gap nem do comprimento da bobina pra podermos confirmar qual método ele usou pra chegar nesse número.
Por exemplo, já que você citou o Xmax do WPU1509, o método de cálculo da Selenium é conservador, e sempre dá valores mais baixos. Se usar a mesma metodologia da Eminence, por exemplo, o Xmax do WPU1509 seria de 6,9mm. Pra nossa aplicação, que tem uma tolerância maior à distorção harmônica, esse último método "funciona".
Sobre esse modelo de 15" que você postou, se os parâmetros dele forem esses mesmos do pdf, ele é razoável. O Fs é alto prum 15" (isso é ruim). Também achei o Qms muito baixo, mas se for usar corneta não deve chegar a ser ser um grande problema.
A potência declarada dele é espetacularmente alta, e isso me deixa com os dois pés atrás. De duas uma: 1) ou ele é caríssimo, porque um falante, pra aguentar tudo isso, deve usar materiais e métodos construtivos muito especiais; 2) ou ele não aguenta o que é declarado, e daí vai saber se é só esse parâmetro que está "errado". Como o foco deles é som automotivo, e nesse mercado o que importa são só os "zeros antes da vírgula", eu não acharia estranho que fosse a segunda opção.
Apesar do Xmax declarado ser muito bom, ele não informa os dados da altura do gap nem do comprimento da bobina pra podermos confirmar qual método ele usou pra chegar nesse número.
Por exemplo, já que você citou o Xmax do WPU1509, o método de cálculo da Selenium é conservador, e sempre dá valores mais baixos. Se usar a mesma metodologia da Eminence, por exemplo, o Xmax do WPU1509 seria de 6,9mm. Pra nossa aplicação, que tem uma tolerância maior à distorção harmônica, esse último método "funciona".
Ruds- FCBR-CT
Falante automotivo + specs surreais = bomba.
Aliás, qualquer equipamento destinado a carro e DJ (principalmente no Brasil) é lixão.
Aliás, qualquer equipamento destinado a carro e DJ (principalmente no Brasil) é lixão.
allexcosta- Administrador
Ruds escreveu:
Então, a minha ideia é usar um divisor de sinal e as frequências mais altas jogar para o
Ruds escreveu:
Entendi,
É eu comecei a ler e configurar a caixa no WINISD e fiquei com essa duvida do XMAX do wpu1509, pq eu teria que usar um sinal de no max 100w p não ultrapassar os 4mm.
Entrei no site da Selenium e vi outros modelos como o 15SW19A.
Por ser da propria selenium ele tem um XMAX de 11mm e ele tem um qms maior fiquei interessado, mas gostaria do seu aval
http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/50281f68c7ed0181e308cd43ee4aa770.pdf
jackdaniels- Membro
jackdaniels escreveu:É eu comecei a ler e configurar a caixa no WINISD e fiquei com essa duvida do XMAX do wpu1509, pq eu teria que usar um sinal de no max 100w p não ultrapassar os 4mm.
Tenha em mente que pra traçar o gráfico de excursão ou máxima potência, o WinISD considera um onda senoidal pura. Ou seja, se você usar a caixa pra reproduzir só uma onda senoidal específicamente naquela frequência de maior excursão, o limite é 100W.
Esse gráfico serve pra ter uma idéia de quanto o falante aguenta, mas não significa que se colocar, no seu exemplo, mais do que 100W de "som de contrabaixo" (não uma onda senoidal) o falante distorce necessariamente. E repito que, além disso, esses 4mm são conservadores no caso do WPU1509.
Dependendo da frequência em que estiver o pico de excursão e do tipo de instrumento ou equalização que o baixista usa, voce pode considerar umas 2x a 6x essa potência "de amplificador" como limite. Pra você ter uma idéia, nas notas mais graves do contrabaixo elétrico, a segunda harmônica tem mais energia do que a fundamental.
jackdaniels escreveu:Entrei no site da Selenium e vi outros modelos como o 15SW19A.
Por ser da propria selenium ele tem um XMAX de 11mm e ele tem um qms maior fiquei interessado, mas gostaria do seu aval
http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/50281f68c7ed0181e308cd43ee4aa770.pdf
É importante você se preocupar com o Xmax. Mas essa é só uma das várias características que você tem que observar quando escolhe um falante pra caixa de baixo.
É que esse 15SW19A é um subwoofer. Ele não serve pra caixas de baixo.
Além do que, você viu o preço desse aí? Se você está disposto a gastar tudo isso, tem falantes importados muito bons que você pode comprar.
Ruds- FCBR-CT
Ruds escreveu:jackdaniels escreveu:É eu comecei a ler e configurar a caixa no WINISD e fiquei com essa duvida do XMAX do wpu1509, pq eu teria que usar um sinal de no max 100w p não ultrapassar os 4mm.
Tenha em mente que pra traçar o gráfico de excursão ou máxima potência, o WinISD considera um onda senoidal pura. Ou seja, se você usar a caixa pra reproduzir só uma onda senoidal específicamente naquela frequência de maior excursão, o limite é 100W.
Esse gráfico serve pra ter uma idéia de quanto o falante aguenta, mas não significa que se colocar, no seu exemplo, mais do que 100W de "som de contrabaixo" (não uma onda senoidal) o falante distorce necessariamente. E repito que, além disso, esses 4mm são conservadores no caso do WPU1509.
Dependendo da frequência em que estiver o pico de excursão e do tipo de instrumento ou equalização que o baixista usa, voce pode considerar umas 2x a 6x essa potência "de amplificador" como limite. Pra você ter uma idéia, nas notas mais graves do contrabaixo elétrico, a segunda harmônica tem mais energia do que a fundamental.jackdaniels escreveu:Entrei no site da Selenium e vi outros modelos como o 15SW19A.
É importante você se preocupar com o Xmax. Mas essa é só uma das várias características que você tem que observar quando escolhe um falante pra caixa de baixo.
É que esse 15SW19A é um subwoofer. Ele não serve pra caixas de baixo.
Além do que, você viu o preço desse aí? Se você está disposto a gastar tudo isso, tem falantes importados muito bons que você pode comprar.
hum... entendi... é que eu sou mto preocupado rs, quero fazer o melhor possivel...
então sobre os falantes pelo que pesquisei o WPU1509 esta em torno de 600 tem algum melhor que ele que esteja nesta faixa?
jackdaniels- Membro
Ruds , gostaria de uma ajuda em relação a uma caixa que tenho aqui em casa , pois quero fazer os dutos e preciso saber que tamanho e profundidade usar!
O falante usado é um 15pw5 da selenium , na especificação do falante manda usar caixa de 110 litros com um duto de 5" e 2cm de profundidade.
O PROBLEMA é que a litragem da caixa é de 98,8 litros sendo seu tamanho interno de 55,7 x 56,5 x 31.4 L x A x Profundidade (o cálculo confere?) e se descontar mais o volume do falante mais as alças creio que vai baixar pra uns 94 litros dando uma diferença de 16 litros a menos que pede o fabricante.
Então gostaria de saber se tem como compensar essa falta de litros mexendo no duto?
Se sim qual seria a melhor medida de duto a se utilizar , lembrando que eu preferiria usar dois dutos ao invés de apenas um como indica o fabricante?
Allex se você estiver lendo o tópico e tiver alguma sugestão será bem vinda!
O falante usado é um 15pw5 da selenium , na especificação do falante manda usar caixa de 110 litros com um duto de 5" e 2cm de profundidade.
O PROBLEMA é que a litragem da caixa é de 98,8 litros sendo seu tamanho interno de 55,7 x 56,5 x 31.4 L x A x Profundidade (o cálculo confere?) e se descontar mais o volume do falante mais as alças creio que vai baixar pra uns 94 litros dando uma diferença de 16 litros a menos que pede o fabricante.
Então gostaria de saber se tem como compensar essa falta de litros mexendo no duto?
Se sim qual seria a melhor medida de duto a se utilizar , lembrando que eu preferiria usar dois dutos ao invés de apenas um como indica o fabricante?
Allex se você estiver lendo o tópico e tiver alguma sugestão será bem vinda!
Eliseumohr- Membro
Tá certíssimo. Então vamos conversando que no que eu puder eu te ajudo.jackdaniels escreveu:hum... entendi... é que eu sou mto preocupado rs, quero fazer o melhor possivel...
jackdaniels escreveu:então sobre os falantes pelo que pesquisei o WPU1509 esta em torno de 600 tem algum melhor que ele que esteja nesta faixa?
Melhor que o WPU1509 nessa faixa de preço eu não conheço. Mas tem outros dois que são muito parecidos, e devem estar também na mesma faixa de preço:
Eros E-415L
Snake ESX155
Esses dois são tão parecidos com o WPU1509, que um mesmo projeto serviria para qualquer um dos três. Os três são muito bons, mas eu ainda acho que a pequena diferença está em favor do WPU1509.
E se dinheiro não for um problema, eu recomendo fortemente o Faital 15FH500. Excelente woofer de 15". Melhor que o famoso Eminence Kappalite 3015LF, que também é bom, mas não tanto quanto o 15FH500. E mais: esse Faital ficaria perfeito no projeto do greenboy, o fEARful 15/6. Mais pra frente eu mesmo quero montar uma 1x15" pra mim com esse aí.
Fica a dica.
Ruds- FCBR-CT
João Marcos Duduch gosta desta mensagem
Com certeza tem um erro de digitação aí na especificação. Deveria ser 20cm de comprimento. 2cm daria 78Hz de sintonia. Absurdo pra essa caixa.Eliseumohr escreveu:O falante usado é um 15pw5 da selenium , na especificação do falante manda usar caixa de 110 litros com um duto de 5" e 2cm de profundidade.
Apesar de não ter o volume indicado pelo fabricante, essa sua caixa não está tão menor. Ainda está boa pra esse falante, não se preocupe. Seu cálculo está correto também, apesar que os dutos serão grandes, então vou considerar 92l líquido. Continua aceitável.Eliseumohr escreveu:O PROBLEMA é que a litragem da caixa é de 98,8 litros sendo seu tamanho interno de 55,7 x 56,5 x 31.4 L x A x Profundidade (o cálculo confere?) e se descontar mais o volume do falante mais as alças creio que vai baixar pra uns 94 litros dando uma diferença de 16 litros a menos que pede o fabricante.
Não, isso não existe. Mas no seu caso, o volume interno não está ruim.Eliseumohr escreveu:Então gostaria de saber se tem como compensar essa falta de litros mexendo no duto?
Se você quer usar dois dutos, use dois de 4". Fica até melhor que um só de 5".Eliseumohr escreveu:Se sim qual seria a melhor medida de duto a se utilizar , lembrando que eu preferiria usar dois dutos ao invés de apenas um como indica o fabricante?
Então pra essa caixa são dois dutos redondos de 10cm de diâmetro (4") e 15cm de comprimento. A sintonia ficará entre 47Hz e 48Hz.
Ruds- FCBR-CT
Perfeito , já vou comprar os dutos e no fim de semana instalo , depois vou postar fotos!
Ruds ...Muito Obrigado por desprender parte de seu tempo para me ajudar , fico grato e qualquer coisa que precisar e que esteja a meu alcance é só me chamar!
Ruds ...Muito Obrigado por desprender parte de seu tempo para me ajudar , fico grato e qualquer coisa que precisar e que esteja a meu alcance é só me chamar!
Eliseumohr- Membro
Ruds, meu querido
Primeiro gostaria de te agradecer por todo tempo que vc usou p/ responder as minhas duvidas.
Segundo, analisei aqui e finalmente desenhei a caixa.
Vou usar o selenium WPU1510 com litragem de 159 e a afinação ficou em torno de 35hz...
O que vc acha? ta bom? preciso corrigir algo?
A saída de ar a 400w esta abaixo dos 17m/s o excursionamento também ficou bom
Primeiro gostaria de te agradecer por todo tempo que vc usou p/ responder as minhas duvidas.
Segundo, analisei aqui e finalmente desenhei a caixa.
Vou usar o selenium WPU1510 com litragem de 159 e a afinação ficou em torno de 35hz...
O que vc acha? ta bom? preciso corrigir algo?
A saída de ar a 400w esta abaixo dos 17m/s o excursionamento também ficou bom
jackdaniels- Membro
Legal, jackdaniels, vc está aprendendo e fazendo sua parte. Assim fica interessante conversar. Mas tenho algumas considerações a fazer sobre seu projeto.
Primeiro sobre o falante. O WPU1510 é basicamente o WPU1509 só com uma bobina mais alta. Com isso, ele é mais indicado pra caixas dutadas BEM grandes ou pra caixas seladas. Por causa da bobina mais alta, a excursão fica mesmo maior e ele aguenta um pouco mais de potência. Mas, como foi só a bobina que mudou, o motor ficou mais fraco e a sensibilidade caiu uns 2dB (esqueça o datasheet nesse caso). Ou seja, pra "falar" tanto quanto um WPU1509, vc vai ter que jogar mais potência nele. Então essa potência a mais que o WPU1510 aguenta não vai refletir em maior SPL no final das contas. Em números, pra falar tanto quanto 400W no WPU1509, você vai precisar de 600W no WPU1510. Veja que nos dois casos se estaria chegando no limite térmico dos falantes. Elas-por-elas.
Eu não costumo recomendar falantes de 15" com um motor assim fraco pra caixas de baixo, porque normalmente não é interessante fazer uma caixa tão grande quanto a necessária pra obter uma resposta boa com um falante assim. Portabilidade costuma ser um fator relevante pras nossas caixas.
Falando agora do seu projeto, realmente você respeitou a tendência desse falante e sua caixa ficou bem grande. Mais de 150l internos, 53x65x59cm (AxLxP), compensado de 20mm, vai ficar grande e pesada (a profundidade dela está bem grande). Você pretende transportar ela com frequência? Ou vai usar ela sempre no mesmo local?
Se as medidas e peso estão realmente da forma como você quer, a resposta está boa. O pico de graves ainda é menor do que 3dB e a extensão de graves é muito grande (~35Hz em -3dB). Mas veja que ter graves muito "profundos" nem sempre é uma vantagem pra caixas de instrumento.
O duto não está de acordo. O WinISD não calcula dutos retangulares corretamente. Tem sites que calculam certo. Pra manter a sintonia em 35Hz e a mesma velociade do ar, sugiro 3 dutos retangulares de 7x19x40cm (AxLxP) no mesmo local onde está o duto no seu desenho.
Como as paredes da caixa serão grandes, você deve usar reforços internos, mesmo com o compensado de 20mm. Como a respota vai até 35Hz, isso vai ser muito importante pra manter a estabilidade da caixa.
Fazendo um overview, o que sua caixa vai ter de vantagem real sobre caixas 1x15" mais convencionais e de boa qualidade será a extensão de graves (e não o SPL, pq a extensão "come" o Xmax do falante e a potência de 700W só compensa a queda de sensibilidade). A sua caixa vai chegar em 35Hz! isso é muita coisa. Mas percebe que isso tem um preço. Você precisa de uma caixa grande, com reforços e pesada. Precisa de um falante com alto Xmax e bastante potência pra chegar em níveis de SPL altos. Se é essa mesmo a sua idéia, você está no caminho certo.
Primeiro sobre o falante. O WPU1510 é basicamente o WPU1509 só com uma bobina mais alta. Com isso, ele é mais indicado pra caixas dutadas BEM grandes ou pra caixas seladas. Por causa da bobina mais alta, a excursão fica mesmo maior e ele aguenta um pouco mais de potência. Mas, como foi só a bobina que mudou, o motor ficou mais fraco e a sensibilidade caiu uns 2dB (esqueça o datasheet nesse caso). Ou seja, pra "falar" tanto quanto um WPU1509, vc vai ter que jogar mais potência nele. Então essa potência a mais que o WPU1510 aguenta não vai refletir em maior SPL no final das contas. Em números, pra falar tanto quanto 400W no WPU1509, você vai precisar de 600W no WPU1510. Veja que nos dois casos se estaria chegando no limite térmico dos falantes. Elas-por-elas.
Eu não costumo recomendar falantes de 15" com um motor assim fraco pra caixas de baixo, porque normalmente não é interessante fazer uma caixa tão grande quanto a necessária pra obter uma resposta boa com um falante assim. Portabilidade costuma ser um fator relevante pras nossas caixas.
Falando agora do seu projeto, realmente você respeitou a tendência desse falante e sua caixa ficou bem grande. Mais de 150l internos, 53x65x59cm (AxLxP), compensado de 20mm, vai ficar grande e pesada (a profundidade dela está bem grande). Você pretende transportar ela com frequência? Ou vai usar ela sempre no mesmo local?
Se as medidas e peso estão realmente da forma como você quer, a resposta está boa. O pico de graves ainda é menor do que 3dB e a extensão de graves é muito grande (~35Hz em -3dB). Mas veja que ter graves muito "profundos" nem sempre é uma vantagem pra caixas de instrumento.
O duto não está de acordo. O WinISD não calcula dutos retangulares corretamente. Tem sites que calculam certo. Pra manter a sintonia em 35Hz e a mesma velociade do ar, sugiro 3 dutos retangulares de 7x19x40cm (AxLxP) no mesmo local onde está o duto no seu desenho.
Como as paredes da caixa serão grandes, você deve usar reforços internos, mesmo com o compensado de 20mm. Como a respota vai até 35Hz, isso vai ser muito importante pra manter a estabilidade da caixa.
Fazendo um overview, o que sua caixa vai ter de vantagem real sobre caixas 1x15" mais convencionais e de boa qualidade será a extensão de graves (e não o SPL, pq a extensão "come" o Xmax do falante e a potência de 700W só compensa a queda de sensibilidade). A sua caixa vai chegar em 35Hz! isso é muita coisa. Mas percebe que isso tem um preço. Você precisa de uma caixa grande, com reforços e pesada. Precisa de um falante com alto Xmax e bastante potência pra chegar em níveis de SPL altos. Se é essa mesmo a sua idéia, você está no caminho certo.
Ruds- FCBR-CT
Bom dia Ruds,
Gostaria de saber se pode me ajudar com a seguinte situação:
Eu tenho 1 caixa com falante 12NDL76 da B&C ele tem 400 Watts RMS, porém gostaria de saber se este falante é bom para Baixo?
No caso eu gostaria de ligar 1 Tweetter D220Ti da Selenium pra trabalhar junto com este falante. Como faria a ligação? Usaria o esquema de crossover que possui no manual do D220Ti e ligaria direto no alto falante?
Desde já agradeço sua atenção e ajuda =D
Gostaria de saber se pode me ajudar com a seguinte situação:
Eu tenho 1 caixa com falante 12NDL76 da B&C ele tem 400 Watts RMS, porém gostaria de saber se este falante é bom para Baixo?
No caso eu gostaria de ligar 1 Tweetter D220Ti da Selenium pra trabalhar junto com este falante. Como faria a ligação? Usaria o esquema de crossover que possui no manual do D220Ti e ligaria direto no alto falante?
Desde já agradeço sua atenção e ajuda =D
MostFire- Membro
Se você não faz questão de muita extensão de graves, até serve. A vantagem desse aí é a alta sensibilidade.MostFire escreveu:Eu tenho 1 caixa com falante 12NDL76 da B&C ele tem 400 Watts RMS, porém gostaria de saber se este falante é bom para Baixo?
Use uma caixa dutada de volume bem pequeno. Algo em torno de 30l, e sintonia entre 70Hz e 75Hz.
Vai ficar uma caixa pequena, leve, que vai falar alto, mas que não vai ter muito graves.
Use um crossover, com corte próximo de 2kHz. Atenuação de 12dB na corneta. Sugiro a corneta Selenium HM11-25 (ou similar de outra marca).MostFire escreveu:No caso eu gostaria de ligar 1 Tweetter D220Ti da Selenium pra trabalhar junto com este falante. Como faria a ligação? Usaria o esquema de crossover que possui no manual do D220Ti e ligaria direto no alto falante?
Ruds- FCBR-CT
Ruds, caixas Band Pass seriam uma boa opção para contrabaixo?Poderia se construir uma caixa que respodesse até 1k e acima disso ficaria por conta do drive de titânio, ou de fato as caixas tipo Bass Reflex seriam a melhor opção?
SILVIAO- Membro
^ Bandpass tem uma faixa de reprodução em graves bem estreita, SILVAO. Não chega nunca em 1kHz. Ficaria algo como entre 80Hz e 150Hz. A vantagem delas é justamente concentrar toda a energia numa faixa bem estreita pra ganhar em SPL.
A resposta curta pra tua pergunta é que não serve como caixa de contrabaixo, não. O refletor de graves ainda é a melhor opção.
A resposta curta pra tua pergunta é que não serve como caixa de contrabaixo, não. O refletor de graves ainda é a melhor opção.
Ruds- FCBR-CT
Ruds, queria que você desse a dica ai de como calcular dutos retangulares, pois estou vendo que também ta sendo uma tendencia por aqui.
Os retangulares são melhores que os circulares?
No caso dos circulares, ou até dos retangulares, tem algum problema se colocarmos eles na parte de trás da caixa?
Aproveitando a oportunidade, o que você me diz da opção de utilizar um capacitor e resistor antes do drive, ou invés de utilizar um divisor de frequências?
Obrigado!
No caso dos circulares, ou até dos retangulares, tem algum problema se colocarmos eles na parte de trás da caixa?
Aproveitando a oportunidade, o que você me diz da opção de utilizar um capacitor e resistor antes do drive, ou invés de utilizar um divisor de frequências?
Obrigado!
FireHawk- Membro
Não sei se existe essa tendência. Acho que foi só coincidência que os últimos projetos que apareceram aqui tenham envolvido dutos retangulares. Qualquer um dos dois, se bem projetados, funcionarão da mesma forma. Dependendo do projeto podem haver pequenas vantagens de um em relação ao outro, mas do ponto de vista de sintonia e funcionamento da caixa, os dois são equivalentes. Tanto que você encontra dos dois tipos em caixas de qualidade.FireHawk escreveu:Ruds, queria que você desse a dica ai de como calcular dutos retangulares, pois estou vendo que também ta sendo uma tendencia por aqui.
Pra nós, "handmakers", uma desvantagem do retangular é a dificuldade de calcular a profundidade dele com precisão. Fatores como a relação altura/largura do duto e até a geometria da caixa influenciam consideravelmente, ainda mais se for um "slot port", que são normalmente usados em caixas de contrabaixo. Tem algumas manhas que eu uso pra estimar com mais precisão os dutos retangulares, mas via de regra eu recomendo duto circulares pra evitar erros maiores.
Se você estiver calculando um duto retangular que usa uma das paredes da caixa como lado (isso que é um "slot port"), e se a relação largura/altura dele não for maior do que 8:1, uma aproximação razoável é dividir a profundidade calculada pelo WinISD por 1,6. Por exemplo, se sua "slot port" tem 20x5cm (LxP) e o WinISD disser que ela deve ter 20cm de profundidade, use 20/1,6 = 12,5cm que o erro não será muito grande. Pra garantir a sintonia, só medindo, mas isso não é trivial de fazer.
Não tem problema.FireHawk escreveu:No caso dos circulares, ou até dos retangulares, tem algum problema se colocarmos eles na parte de trás da caixa?
Acho que só é válido se o corte for acima de 3k, e se você realmente quer economizar. O resultado é ruim e não protege direito o driver das frequencias mais baixas, que são perigosas pra ele. Mas antes usar isso do que nada.FireHawk escreveu:Aproveitando a oportunidade, o que você me diz da opção de utilizar um capacitor e resistor antes do drive, ou invés de utilizar um divisor de frequências?
Obrigado!
Ruds- FCBR-CT
Depois da pergunta do FireHawk sobre dutos retangulares, fiz uma pesquisa pra tentar achar mais material sobre o assunto. Foi aí que eu encontrei um software alemão gratuíto para projetos de caixas acústicas, o Boxsim: http://www.visaton.com/en/literature/software/downloads/index.html .
Mexi nele só por cima. Promete ser bem mais completo que o WinISD. Diz que calcula até a difração da caixa. Me pareceu um pouco mais difícil de mexer, mas ainda não tentei fazer nenhum projeto com ele pra ter uma noção melhor.
Só usei até agora os "extras" que ele oferece, especialmente a aba de cálculo de dutos (sintonia de caixa). Fiz alguns testes usando projetos que conheço como referência e ele me pareceu bem preciso no cálculo de dutos. Ele leva em consideração a geometria do duto e da caixa. Também estima volume acústico usando preenchimentos (que responde também a pergunta do colega Geisom Giacomazzi).
De um modo geral, me pareceu uma ferramenta bastante útil. Não posso atestar a precisão dos cálculos dele, mas nessa primeira análise que fiz me pareceu que são bem bons. Esse entrou pra minha "toolbox". E pra quem mais quiser calcular os dutos com mais precisão, inclusive os retangulares e "slot port", fica aí a dica.
Mexi nele só por cima. Promete ser bem mais completo que o WinISD. Diz que calcula até a difração da caixa. Me pareceu um pouco mais difícil de mexer, mas ainda não tentei fazer nenhum projeto com ele pra ter uma noção melhor.
Só usei até agora os "extras" que ele oferece, especialmente a aba de cálculo de dutos (sintonia de caixa). Fiz alguns testes usando projetos que conheço como referência e ele me pareceu bem preciso no cálculo de dutos. Ele leva em consideração a geometria do duto e da caixa. Também estima volume acústico usando preenchimentos (que responde também a pergunta do colega Geisom Giacomazzi).
De um modo geral, me pareceu uma ferramenta bastante útil. Não posso atestar a precisão dos cálculos dele, mas nessa primeira análise que fiz me pareceu que são bem bons. Esse entrou pra minha "toolbox". E pra quem mais quiser calcular os dutos com mais precisão, inclusive os retangulares e "slot port", fica aí a dica.
Ruds- FCBR-CT
Emerson C Gomes gosta desta mensagem
Grande Ruds! Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento!!
FireHawk- Membro
Preciso urgentemente fazer uma handmade 2x12 400w
Que falantes de 200 8 ohms vcs me recomendam?
Que falantes de 200 8 ohms vcs me recomendam?
Allanlee- Membro
^ Nacional: JBL/Selenium 12PW5
Importado: Eminence Kappalite 3012LF
Importado: Eminence Kappalite 3012LF
Ruds- FCBR-CT
Boa noite Dr. Ruds, creio eu que meu problema seja o mesmo de muitos....mas gostaria de fazer meu relato...mandei fazer uma caixa 2x10, e coloquei autos de 100w em 8ohms instalando-os em paralelo...resultado? torrei os autos... até ai beleza...mandei reformar os autos, colocando bobina dupla neles....resultado? torrei eles de novo...ai passou um tempo(1 ano) e ja cansado de levar minha 4x10 inclusive para gigs pequenas, decidi retomar o projeto da 2x10, dessa vez colocando 2 auto-falantes de 250wrms, 8 ohms (ao meu ver iria resolver o problema e me dar o máximo de potencia e não iria nem fazer corcegas nos "bichinhos"), resultado? torrei mais 2 auto-falantes, dessa vez de 250w rms e com cones de alumínio...
chega a ser engraçado minha experiência, mas realmente gostaria de resolver isso. Minha pegada é forte, uso cordas 0.45, e um cabeçote de 350 rms(HA3500 hartke). Dr por favor me ajude. forte abraço
chega a ser engraçado minha experiência, mas realmente gostaria de resolver isso. Minha pegada é forte, uso cordas 0.45, e um cabeçote de 350 rms(HA3500 hartke). Dr por favor me ajude. forte abraço
baixodoido- Membro
você deve estar ligando eles de alguma maneira errada, nunca vi auto falante torrar tao facil assim
^ Não seriam automotivos?
allexcosta escreveu:^ Não seriam automotivos?
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/T6skWK7YerQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
baixodoido escreveu:Boa noite Dr. Ruds, creio eu que meu problema seja o mesmo de muitos....
Virei Dr. agora? Antes fosse... hehehe
Realmente estranho queimar falantes desse jeito. Mas pra eu poder te ajudar, você terá que me passar mais informações.
Qual é o volume interno e sintonia da sua caixa 2x10? (favor ler este tópico desde o início em caso de dúvidas)
Quais são os modelos/fabricantes dos falantes que você já usou nela e queimou?
A caixa só tem os woofers, ou tem corneta e crossover? Vc tem certeza que a ligação estava correta?
O seu timbre tem muito grave? Você gosta daquele timbre que treme o chão do palco? Tipo de Reggae?
Ruds- FCBR-CT
boa tarde Dr. Ruds, os autos são da marca vox sound, tem cone da alumínio e não são automotivos, são os mesmos usados nas caixas teksound. Eles tem 450watt e 250 rms, a caixa só tem woofers, e o gabinete foi feito pela empresa JCS, agora o volume interno não saberei te passar agora, terei que entrar em contato com o fabricante. A ligação que eu fiz foi em paralelo (disso tenho certeza), pois foi eu mesmo que fiz. Gosto sim do timbre bem grave, mas sem saturar, pq gosto de ouvir os médios e agudos qdo uso a técnica de slap, e mais um detalhe que eu não passei é que os autos queimaram depois de 1 hora de show, não queimaram imediatamente, em todos os episódios o som começava uma maravilha e depois ia caindo o volume até ficar totalmente sem som.
baixodoido- Membro
^ Cara, sem as infos que te pedi não consigo te ajudar mais.
Sei lá, soca uns Snake ESV610 na caixa e tenta denovo.
Sei lá, soca uns Snake ESV610 na caixa e tenta denovo.
Ruds- FCBR-CT
Duto errado em caixa de baixo faz o falante pular demais e descola.
Tenho quase certeza que é isso, até pela frase "o som começa ótimo". Quando o falante está muito solto ele fala bonito mesmo.
Tenho quase certeza que é isso, até pela frase "o som começa ótimo". Quando o falante está muito solto ele fala bonito mesmo.
Volume abaixando = bobina esquentando?
Verifique se há distorção no sinal, as caracteristicas batem.
Verifique se há distorção no sinal, as caracteristicas batem.
Sonikado- Membro
acho que não sonikado, porque da primeira feita usei um ampeg PF 500, e só agora estou usando um HA3500 hartke, e quando uso o hartke na minha vx410 não distorce nadinha...acho que devo usar algum tipo de capacitor, sei lá...mais ai vai cortar o grave...ou devo colocar espuma na saida da caixa...até porque os auto são potentes e não são automotivos... e isso não acontece com minha vx410...poxa galera realmente gostaria de resolver essa qustão...pq ganho com espaço na mala do carro e é muito mais leve...
baixodoido- Membro
Página 7 de 20 • 1 ... 6, 7, 8 ... 13 ... 20