Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes
Página 6 de 20
Página 6 de 20 • 1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 20
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
^ Até que pra essa caixa tão pequena, esse falante fica aceitável. Não daria pra fazer muito melhor, eu acho.
Manda bala. E deixe o duto com uns 10cm de comprimento.
Manda bala. E deixe o duto com uns 10cm de comprimento.
Ruds- FCBR-CT
Beleza... Obrigado Ruds!
Casagrande- Membro
Ruds, tô com um falante de 15 que tirei do meu combo Hartke parado aqui. Mandei o falante pra uma oficina de recondicionamento (estava rachando o som) e eles disseram que não tinha danos na bobina, então pedi pra trocar apenas o cone por um de celulose.
Aparentemente resolveu o problema (teste rápido na oficina com um som pequeno deles lá não apresentou o defeito) e gostaria de aproveitar o falante, mas não de retornar ele para a caixa original (gostei do Selenium que coloquei).
Tem como fazer uma caixa pra usar esse falante sem ter as especificações do mesmo. A Hartke não informa os parâmetros (segredo industrial, acho)?
Aparentemente resolveu o problema (teste rápido na oficina com um som pequeno deles lá não apresentou o defeito) e gostaria de aproveitar o falante, mas não de retornar ele para a caixa original (gostei do Selenium que coloquei).
Tem como fazer uma caixa pra usar esse falante sem ter as especificações do mesmo. A Hartke não informa os parâmetros (segredo industrial, acho)?
Normando Neto- Membro
^ Mesmo que eles informassem, você alterou o falante quando mudou o cone, e os parâmetros já não seriam os mesmos.
Se o falante fosse igual ao original, sua melhor aposta seria fazer uma caixa igual à original também, e torcer que fosse um projeto bem feito.
Agora que o falante está diferente... ... faça uma caixa pensando na conveniência de transporte, eu acho. Sintonize em torno de uns 40Hz.
Se o falante fosse igual ao original, sua melhor aposta seria fazer uma caixa igual à original também, e torcer que fosse um projeto bem feito.
Agora que o falante está diferente... ... faça uma caixa pensando na conveniência de transporte, eu acho. Sintonize em torno de uns 40Hz.
Ruds- FCBR-CT
Segue anexo as fotos da caixa de 12" com drive que construí usando os projetos feitos e elaborados por aqui. Na minha lida no tópico, tomei coragem e parti para a aquisição do material.
Usei compensado naval de 18mm, alto falante Selenium 12PW5, Drive Selenium D202TI, Crossover Nennis DF372TI, cantoneiras, alças, duto de 4", pés de borracha, tampa traseira e plug Spekon fêmea.
As medidas internas ficaram 370mm Altura, 400mm Profundidade, 440mm largura.
Forrei a caixa com vinil azul para dar um acabamento bacana e para mudar um pouco, pois nos palcos da vida tudo é preto.
Estou usando ela com uma potência Studio R Z500 e como pré uma mesinha Behringer Xenys 502. O som está matador com bastante pressão e não está faltando nada de grave e os agudos estão muito bons também.
Usei compensado naval de 18mm, alto falante Selenium 12PW5, Drive Selenium D202TI, Crossover Nennis DF372TI, cantoneiras, alças, duto de 4", pés de borracha, tampa traseira e plug Spekon fêmea.
As medidas internas ficaram 370mm Altura, 400mm Profundidade, 440mm largura.
Forrei a caixa com vinil azul para dar um acabamento bacana e para mudar um pouco, pois nos palcos da vida tudo é preto.
Estou usando ela com uma potência Studio R Z500 e como pré uma mesinha Behringer Xenys 502. O som está matador com bastante pressão e não está faltando nada de grave e os agudos estão muito bons também.
Vini.. meu Nobre..
Previsão de encomendas em breve!
Previsão de encomendas em breve!
Vinícius Andrade Pinto escreveu:Segue anexo as fotos da caixa de 12" com drive que construí usando os projetos feitos e elaborados por aqui. Na minha lida no tópico, tomei coragem e parti para a aquisição do material.
Ruds- FCBR-CT
Parabéns, Vinícius...
Tem algum forro interno ou você deixou ela assim mesmo?
Tem algum forro interno ou você deixou ela assim mesmo?
allexcosta- Administrador
Valeu Ruds e Alex. Cara não usei nenhum forro interno, está somente na madeira mesmo.
Parabéns Vinicius, ficou top. To querendo fazer algo parecido. Gostei do esquema do drive, mas não sei como montar. Outra coisa, essa potência toca caixa maior tranquilamente, vc tem intenção de montar mais caixas ou vai ficar só com essa? Você usa qual préampler?
edsonbrjr- Membro
Boa noite Pessoal,
Ruds, se me permite vou bater mais um pouco no assunto das caixas com você...
Estou pensando em fazer duas caixas, uma com um 12PW5 e um D202TI e outra apenas com um 12PW5 (conforme vi neste topico). Com apenas um driver não sentirei falta de médios/agudos?
Questionando a Selenium eles me mandaram um manual de fabricação de caixas (escrito pelo Homero) com dimensões para uma linha enorme de falantes, com 4 tamanho de caixas para cada um.
Neste manual falam sobre as proporções ideais para evitar estacionárias, onde cito:
"Proporções Ideais: Sempre que possível, as dimensões da caixa deverão manter as seguintes proporções: 1 : 1,6 : 2,3 , ou seja: L = 1,6⋅P e A = 2,3⋅P. Desse modo reduz-se a possibilidade do surgimento de ondas estacionárias no interior da caixa e o uso de material absorvente pode ser evitado."
Dessa forma cheguei nas seguintes medidas: 24x39x56 (PxLxA) = 52,4litros, porém fiquei na duvida do duto (eles recomendam 2 de 7,5cm de diâmetro e 12cm comprimento para sintonia em 55Hz). Posso usar esse tamanho para ambas as caixas?
Alças e crossover devo copiar o Vinicius (aliás, linda caixa!). Os cortes estão ok nesse crossover?
O duto penso em por atrás na caixa, porem não sei se uso 1 ou 2. Considerando a litragem, o que indica?
Se alguém se interessar no manual da Selenium, posso repassar, são 55 pag e 8,4MB.
Ah, também tenho uma versão do winisd (0.7.0.900) que roda legal no win7
Obrigado desde já!
Ruds, se me permite vou bater mais um pouco no assunto das caixas com você...
Estou pensando em fazer duas caixas, uma com um 12PW5 e um D202TI e outra apenas com um 12PW5 (conforme vi neste topico). Com apenas um driver não sentirei falta de médios/agudos?
Questionando a Selenium eles me mandaram um manual de fabricação de caixas (escrito pelo Homero) com dimensões para uma linha enorme de falantes, com 4 tamanho de caixas para cada um.
Neste manual falam sobre as proporções ideais para evitar estacionárias, onde cito:
"Proporções Ideais: Sempre que possível, as dimensões da caixa deverão manter as seguintes proporções: 1 : 1,6 : 2,3 , ou seja: L = 1,6⋅P e A = 2,3⋅P. Desse modo reduz-se a possibilidade do surgimento de ondas estacionárias no interior da caixa e o uso de material absorvente pode ser evitado."
Dessa forma cheguei nas seguintes medidas: 24x39x56 (PxLxA) = 52,4litros, porém fiquei na duvida do duto (eles recomendam 2 de 7,5cm de diâmetro e 12cm comprimento para sintonia em 55Hz). Posso usar esse tamanho para ambas as caixas?
Alças e crossover devo copiar o Vinicius (aliás, linda caixa!). Os cortes estão ok nesse crossover?
O duto penso em por atrás na caixa, porem não sei se uso 1 ou 2. Considerando a litragem, o que indica?
Se alguém se interessar no manual da Selenium, posso repassar, são 55 pag e 8,4MB.
Ah, também tenho uma versão do winisd (0.7.0.900) que roda legal no win7
Obrigado desde já!
Geisom Giacomazzi- Membro
Geisom Giacomazzi escreveu:Estou pensando em fazer duas caixas, uma com um 12PW5 e um D202TI e outra apenas com um 12PW5 (conforme vi neste topico). Com apenas um driver não sentirei falta de médios/agudos?
Dá pra usar só um D202Ti com dois 12PW5 sim. Mas você vai ter que usar divisor passivo nas duas caixas, se quiser que as caixas "casem" melhor.
E tem também a questão do ajuste da atenuação do D202Ti. Quando se usa a caixa com o driver sozinha, a atenuação deve ser maior no D202Ti do que quando se usa em conjunto com a outra. Pra compensar o aumento de SPL na via de graves que usar dois woofers juntos causa.
Geisom Giacomazzi escreveu:Dessa forma cheguei nas seguintes medidas: 24x39x56 (PxLxA) = 52,4litros, porém fiquei na duvida do duto (eles recomendam 2 de 7,5cm de diâmetro e 12cm comprimento para sintonia em 55Hz). Posso usar esse tamanho para ambas as caixas?
Sim, esse volume está bom pro 12PW5.
E seguir essa regrinha de proporções é uma boa. Só tem que ver se vai ficar prático pra você usar com essas medidas.
Geisom Giacomazzi escreveu:Os cortes estão ok nesse crossover?
Sim.
O Homero sabe do que está falando. Use dois dutos de 3", 12cm de comprimento. E usar apenas um duto de 3" nesse caso não é uma opção. Isso mudaria completamente a sintonia da caixa.Geisom Giacomazzi escreveu:O duto penso em por atrás na caixa, porem não sei se uso 1 ou 2. Considerando a litragem, o que indica?
Daria pra usar só um duto de 4" com 8,5cm de comprimento, mas não fica tão bom quanto dois de 3".
Ruds- FCBR-CT
edsonbrjr escreveu:Parabéns Vinicius, ficou top. To querendo fazer algo parecido. Gostei do esquema do drive, mas não sei como montar. Outra coisa, essa potência toca caixa maior tranquilamente, vc tem intenção de montar mais caixas ou vai ficar só com essa? Você usa qual préampler?
Sim "edsonbrjr" Pretendo montar outra exatamente igual para usar os dois canais.
Ruds escreveu:Dá pra usar só um D202Ti com dois 12PW5 sim. Mas você vai ter que usar divisor passivo nas duas caixas, se quiser que as caixas "casem" melhor.
E tem também a questão do ajuste da atenuação do D202Ti. Quando se usa a caixa com o driver sozinha, a atenuação deve ser maior no D202Ti do que quando se usa em conjunto com a outra. Pra compensar o aumento de SPL na via de graves que usar dois woofers juntos causa.
Nesse caso não fica melhor então usar as duas com falante e drive? Qual a atenuação que posso usar pra esse falante e drive?
Geisom Giacomazzi escreveu:Dessa forma cheguei nas seguintes medidas: 24x39x56 (PxLxA) = 52,4litros, porém fiquei na duvida do duto (eles recomendam 2 de 7,5cm de diâmetro e 12cm comprimento para sintonia em 55Hz). Posso usar esse tamanho para ambas as caixas?
Ruds escreveu:Sim, esse volume está bom pro 12PW5.
E seguir essa regrinha de proporções é uma boa. Só tem que ver se vai ficar prático pra você usar com essas medidas.
Devo adicionar aos 52l mais uns 2l devido as alças, crossover e drive. Os dutos não preciso mexer devido a este acréscimo né?
Os dutos que achei (marca ludovico) tem 11cms de comprimento, será que posso usar estes?
Muito obrigado pela ajuda!
Geisom Giacomazzi escreveu:Nesse caso não fica melhor então usar as duas com falante e drive? Qual a atenuação que posso usar pra esse falante e drive?
Também não é a melhor solução. Duas vias de agudo apontando pra mesma direção interferem na dispersão sonora uma da outra. O melhor é ter uma só, mas que tenha um SPL compatível com o da via de graves.
Sugiro o seguinte. Compre um crossover com atenuação de 6 dB nos agudos. Dai vc coloca um L-pad antes do driver pra dar mais uns 4 dB de atenuação. E esse L-pad vc deixa com uma chave que permita bypassar ele. Tipo nessas caixas comerciais que tem uma chave de -6dB pro driver. Mas o seu vai ser -4dB.
Quando for usar só uma caixa, deixa o L-pad ligado, o que vai te dar uma atenuação total de 10dB, que é +- o valor pra esse caso de um 12PW5 e um D202Ti.
Quando usar as duas, desliga o L-pad (aumentando efetivamente o SPL do driver em 4dB).
Depois veja se vc consegue um "meio crossover" só com a parte de graves idêntica ao outro pra colocar na segunda caixa. Se não conseguir, compre um crossover igual, ligue a via de graves e na de agudos ligue 3 resistores 33 Ohms / 20W em paralelo. Pra não deixar a via de agudos sem carga (perigoso!).
Geisom Giacomazzi escreveu:Devo adicionar aos 52l mais uns 2l devido as alças, crossover e drive. Os dutos não preciso mexer devido a este acréscimo né?
Não, porque o que importa é só o volume interno de ar. Esse é que tem que ser de 52l.
Geisom Giacomazzi escreveu:Os dutos que achei (marca ludovico) tem 11cms de comprimento, será que posso usar estes?
Pode. Vai aumentar mínima coisa a frequência de sintonia, mas talvez nem seja perceptível.
Ruds- FCBR-CT
Ruds escreveu:Também não é a melhor solução. Duas vias de agudo apontando pra mesma direção interferem na dispersão sonora uma da outra. O melhor é ter uma só, mas que tenha um SPL compatível com o da via de graves.
Sugiro o seguinte. Compre um crossover com atenuação de 6 dB nos agudos. Dai vc coloca um L-pad antes do driver pra dar mais uns 4 dB de atenuação. E esse L-pad vc deixa com uma chave que permita bypassar ele. Tipo nessas caixas comerciais que tem uma chave de -6dB pro driver. Mas o seu vai ser -4dB.
Quando for usar só uma caixa, deixa o L-pad ligado, o que vai te dar uma atenuação total de 10dB, que é +- o valor pra esse caso de um 12PW5 e um D202Ti.
Quando usar as duas, desliga o L-pad (aumentando efetivamente o SPL do driver em 4dB).
Depois veja se vc consegue um "meio crossover" só com a parte de graves idêntica ao outro pra colocar na segunda caixa. Se não conseguir, compre um crossover igual, ligue a via de graves e na de agudos ligue 3 resistores 33 Ohms / 20W em paralelo. Pra não deixar a via de agudos sem carga (perigoso!).
Perfeito, mandei um mail pra Nenis, o crossover deles tem atenuação de 6 ou 8dB, alterado por jumper. Quero ver se eles fabricam com atenuação 6/10dB, dai ponho uma chave e evito o L-Pad. Pode ser assim?
Com relação aos 2 dutos de 11cms voce respondeu:
Notei que com essas medidas a primeira ressonância fica próximo dos 1,5khz. Isso não tem problema?Ruds escreveu:Pode. Vai aumentar mínima coisa a frequência de sintonia, mas talvez nem seja perceptível.
Geisom Giacomazzi escreveu:Perfeito, mandei um mail pra Nenis, o crossover deles tem atenuação de 6 ou 8dB, alterado por jumper. Quero ver se eles fabricam com atenuação 6/10dB, dai ponho uma chave e evito o L-Pad. Pode ser assim?
Pode. Mas se eles fizerem um crossover "custom" pra vc, peça que seja atenuação 4dB/10dB ao invés. Esse é o ideal pro teu caso. Quando usa só um 12PW5, fica com -10dB, quando usa os dois, fica -4dB.
Eu só tinha sugerido da outra forma pq imaginei que vc só conseguiria crossover com atenuação fixa mínima de 6dB.
Geisom Giacomazzi escreveu:Notei que com essas medidas a primeira ressonância fica próximo dos 1,5khz. Isso não tem problema?
Não tem problema. Tá ok.
Ruds- FCBR-CT
Ruds, eles me responderam hoje dizendo que podem customizar.
Requisitei uma cotação de um 4/10dB e um apenas de sub conforme você recomendou.
Assim que tiver algo posto aqui, ate para referencia pro pessoal.
Ainda estressando o assunto, tecnicamente, o que você acha melhor? uma caixa convencional (4 lados) ou uma estilo "monitor" com 5 lados (tipo uma kickback)?
Requisitei uma cotação de um 4/10dB e um apenas de sub conforme você recomendou.
Assim que tiver algo posto aqui, ate para referencia pro pessoal.
Ainda estressando o assunto, tecnicamente, o que você acha melhor? uma caixa convencional (4 lados) ou uma estilo "monitor" com 5 lados (tipo uma kickback)?
^ Se você conseguir a mesma firmeza na estrutura, a kickback é melhor. E não é só por causa da possibilidade de usar na posição de retorno. É que assim você terá pelo menos duas paredes internas que não são paralelas.
Paredes paralelas não são a melhor solução do ponto de vista de acústica, mas são mais fáceis de montar. Então, se o montador não tem muita habilidade com madeira, é preferível uma caixa com paredes paralelas bem presas e firmes do que uma com paredes em ângulo mas "frouxas" - ou pior ainda, com vazamentos de ar.
Paredes paralelas não são a melhor solução do ponto de vista de acústica, mas são mais fáceis de montar. Então, se o montador não tem muita habilidade com madeira, é preferível uma caixa com paredes paralelas bem presas e firmes do que uma com paredes em ângulo mas "frouxas" - ou pior ainda, com vazamentos de ar.
Ruds- FCBR-CT
Ruds, desculpa ficar perguntando e perguntando,...
Mas quando vou inventar alguma "moda" gosto de estudar sobre ela pra tentar achar o que é melhor e estive dando uma estudada sobre acústica e ondas estacionárias, fiz alguns cálculos e por isso que te questionei. Nada como poder contar com pessoas mais experientes e aliar a teoria e a prática.
Estou fazendo os cálculos necessários do projeto, pensando sobre os reforços estruturais nas junções e mês que vem devo iniciar a brincadeira, no formato kickback.
Assim que tiver o projeto vou postar aqui e volto a te xaropear.
Por enquanto, muito obrigado!
Mas quando vou inventar alguma "moda" gosto de estudar sobre ela pra tentar achar o que é melhor e estive dando uma estudada sobre acústica e ondas estacionárias, fiz alguns cálculos e por isso que te questionei. Nada como poder contar com pessoas mais experientes e aliar a teoria e a prática.
Estou fazendo os cálculos necessários do projeto, pensando sobre os reforços estruturais nas junções e mês que vem devo iniciar a brincadeira, no formato kickback.
Assim que tiver o projeto vou postar aqui e volto a te xaropear.
Por enquanto, muito obrigado!
^ Não precisa pedir desculpas. Suas perguntas estão boas. Dá pra perceber que vc está estudando e fazendo a sua parte, e não só perguntando por "preguiça". Gosto quando é assim. Tendo mais perguntas, por favor, não hesite.
E não deixe de postar seus resultados.
De nada.
E não deixe de postar seus resultados.
De nada.
Ruds- FCBR-CT
E aí, Ruds???
Lá vai...
Comprei um falante hartke de 15 com cone de aluminio que foi tirado de uma caixa da série transporter. Pelas medidas que o antigo dono me passou, o volume interno dá aproximadamente 103 litros e segundo ele o comprimento dos dois dutos tem mais ou menos 2/3 da profundidade(bem preciso...)interna da caixa, ou seja, algo em torno de 20cm de comprimento e 10cm de diâmetro. Como não tenho os parâmetros do falante, fiz algumas simulações no winsd com outros falantes usando este mesmo volume chegando em torno de 18 a 19cm. Com sua experiência, vc acredita que se eu mantiver o volume e usar os dutos nestas medidas, consigo um bom resultado? Ainda não consegui encontrar um duto neste comprimento e estou pensando em usar tubo de PVC. Acha que fica bom?
Obrigado pela ajuda.
Lá vai...
Comprei um falante hartke de 15 com cone de aluminio que foi tirado de uma caixa da série transporter. Pelas medidas que o antigo dono me passou, o volume interno dá aproximadamente 103 litros e segundo ele o comprimento dos dois dutos tem mais ou menos 2/3 da profundidade(bem preciso...)interna da caixa, ou seja, algo em torno de 20cm de comprimento e 10cm de diâmetro. Como não tenho os parâmetros do falante, fiz algumas simulações no winsd com outros falantes usando este mesmo volume chegando em torno de 18 a 19cm. Com sua experiência, vc acredita que se eu mantiver o volume e usar os dutos nestas medidas, consigo um bom resultado? Ainda não consegui encontrar um duto neste comprimento e estou pensando em usar tubo de PVC. Acha que fica bom?
Obrigado pela ajuda.
caiogas- Membro
^ O seu caso é igual a outros que já postaram aqui: vc não tem os parâmetros do falante.
Minha resposta é a mesma: sua melhor aposta nesse caso é fazer uma caixa igual à que continha esse falante originalmente e torcer que o projeto tenha sido bem feito. Então use os mesmos 103 litros e dois dutos de 10cm de diâmetro por 20cm de comprimento.
Apesar que eu acho melhor você confirmar esse volume interno. Só pra garantir. Porque eu tenho a impressão que as caixas da Hartke têm um volume interno um pouco menor. Confirme se o antigo dono descontou a espessura da parede no cálculo dele.
E pode usar tubo de PVC. A única diferença pros dutos prontos é que vc terá que fazer um acabamento, se quiser. Mas funciona igual.
Minha resposta é a mesma: sua melhor aposta nesse caso é fazer uma caixa igual à que continha esse falante originalmente e torcer que o projeto tenha sido bem feito. Então use os mesmos 103 litros e dois dutos de 10cm de diâmetro por 20cm de comprimento.
Apesar que eu acho melhor você confirmar esse volume interno. Só pra garantir. Porque eu tenho a impressão que as caixas da Hartke têm um volume interno um pouco menor. Confirme se o antigo dono descontou a espessura da parede no cálculo dele.
E pode usar tubo de PVC. A única diferença pros dutos prontos é que vc terá que fazer um acabamento, se quiser. Mas funciona igual.
Ruds- FCBR-CT
Boa noite Ruds, apenas umas duvidas relacionadas ao drive e a corneta... tem muita diferença entre o modelo D202ti e o D220ti neste projeto? A corneta hm11-25 ta difícil de achar... posso usar a hm17-25 ou voce recomenda alguma outra compativel?
Tem diferença entre os drivers. O D220Ti é maior, mais pesado, mais caro, aguenta mais potência e tem a sensibilidade uns 3dB maior do que a do D202Ti. Se usar o D220Ti, as atenuações tem que ser de 13/7dB no seu crossover. É um driver muito bom, só é um exagero pra esse teu caso.
Sobre as cornetas, a HM17-25 é um pouco maior e tem uma dispersão um pouco mais fechada que a outra. Isso pra caixa de baixo, via de regra, não é o melhor. Quanto maior a dispersão melhor. Mas se realmente não achar a HM11-25, pode ir com a outra que funciona também. A rosca é a mesma.
Sobre as cornetas, a HM17-25 é um pouco maior e tem uma dispersão um pouco mais fechada que a outra. Isso pra caixa de baixo, via de regra, não é o melhor. Quanto maior a dispersão melhor. Mas se realmente não achar a HM11-25, pode ir com a outra que funciona também. A rosca é a mesma.
Ruds- FCBR-CT
Perfeito... mandei um mail pro representante da selenium aqui no estado a respeito da corneta, vamos ver se me responde. Nos crossover estou esperando o projetista de Nenis retornar de férias pra poderem me orçar, hehehe
Havia notado essa diferença nos valores de sensibilidade e potencia do driver, mas achei melhor perguntar.
A hora que tiver meio de folga você poderia dar umas dicas de como calcular essas atenuações, né?
To terminando o croqui do projeto e posto para suas considerações...
obrigado
Havia notado essa diferença nos valores de sensibilidade e potencia do driver, mas achei melhor perguntar.
A hora que tiver meio de folga você poderia dar umas dicas de como calcular essas atenuações, né?
To terminando o croqui do projeto e posto para suas considerações...
obrigado
Ola. Sou novo neste fórum e gosto bastante do mundo DIY. Não sou baixista mas já me aventurei na construção de caixas acústicas. Pois bem, um amigo meu quer que eu o ajude em um set 1x15 + 4x8... mas ele não me explicou muito bem como funciona. Então, antes de discutir o projeto queria saber o básico :
Geralmente as 2 caixas são ligadas juntas ? ou o cabeçote precisa ser bi-amplificador?
Se proceder a primeira opção, geralmente usa-se um divisor de frequências ou todos os falantes ficam em full range ?
agradeço pela ajuda.
Geralmente as 2 caixas são ligadas juntas ? ou o cabeçote precisa ser bi-amplificador?
Se proceder a primeira opção, geralmente usa-se um divisor de frequências ou todos os falantes ficam em full range ?
agradeço pela ajuda.
Guilherme R- Membro
Ola Guilherme,
Seja bem-vindo.
O divisor você terá que usar, independente do cabeçote ser bi-amp, pois os falantes tem que trabalhar na sua faixa de frequência específica.
Estou vendo os meus com a Nenis.
A bi-amplificação vai te permitir ligar uma saída em cada caixa, mas isso não impede que você ligue as duas caixas em uma saída só. Independente disso sempre fique ligado na impedância final do conjunto de falantes e do teu amp, para evitar queimas.
As caixas que tenho visto são 1x15" x 4x10", sendo que na de 10" ainda tem um twitter para agudos.
Tenho um projeto de um set assim da selenium, se quiser posso te mandar como referencia...
O Ruds é o mestre aqui, mas espero ter ajudado a clarear um pouco
Seja bem-vindo.
O divisor você terá que usar, independente do cabeçote ser bi-amp, pois os falantes tem que trabalhar na sua faixa de frequência específica.
Estou vendo os meus com a Nenis.
A bi-amplificação vai te permitir ligar uma saída em cada caixa, mas isso não impede que você ligue as duas caixas em uma saída só. Independente disso sempre fique ligado na impedância final do conjunto de falantes e do teu amp, para evitar queimas.
As caixas que tenho visto são 1x15" x 4x10", sendo que na de 10" ainda tem um twitter para agudos.
Tenho um projeto de um set assim da selenium, se quiser posso te mandar como referencia...
O Ruds é o mestre aqui, mas espero ter ajudado a clarear um pouco
Ola. Obrigado pela ajuda. Se puder me enviar este projeto eu agradeceria.
Saberia dizer em que frequência geralmente é feito o corte ? (entre a caixa 1x15" e a 4x8" ou 10")
abraço
Saberia dizer em que frequência geralmente é feito o corte ? (entre a caixa 1x15" e a 4x8" ou 10")
abraço
Guilherme R- Membro
Me manda teu email por MP que te envio. O arquivo tem 850kb.
Pelo que li no manual, as frequências ficam entre 50Hz e 300Hz para o de 15" e o de 10" responde de 300Hz em diante.
Pelo que li no manual, as frequências ficam entre 50Hz e 300Hz para o de 15" e o de 10" responde de 300Hz em diante.
Ruds,
Demorei mas fiz uns esboços...
free image hosting
Aumentei levemente o volume da caixa pra melhorar um pouco a resposta no corte inferior. Agora ele deve ficar próxima dos 60l. Se diminuir o bafle de 56 pra 50 a caixa volta a ter próximo de 54l.
Dei uma fugida do "golden ratio" (os valores ficaram estranhos, heheh)
Tambem pensei em um modelo onde a caixa fica "de pé", tipo essa -> http://www.repel.com.br/caixas-de-som/caixa-de-retorno-vp1220f-12-200w-rms-behringer.html
Qual dos formatos acha que ficaria melhor?
free image hosting
Aumentei levemente o volume da caixa pra melhorar um pouco a resposta no corte inferior. Agora ele deve ficar próxima dos 60l. Se diminuir o bafle de 56 pra 50 a caixa volta a ter próximo de 54l.
Dei uma fugida do "golden ratio" (os valores ficaram estranhos, heheh)
Tambem pensei em um modelo onde a caixa fica "de pé", tipo essa -> http://www.repel.com.br/caixas-de-som/caixa-de-retorno-vp1220f-12-200w-rms-behringer.html
Qual dos formatos acha que ficaria melhor?
Sim. Gerlmente são ligadas juntas (em paralelo). Também podem ser usadas sozinhas. A idéia nesse meio "contrabaixístico" é ter a opção de só usar uma caixa quando não for necessário muito SPL.Guilherme R escreveu:Geralmente as 2 caixas são ligadas juntas ?
Isso é menos comum, mas pode acontecer também.Guilherme R escreveu:ou o cabeçote precisa ser bi-amplificador?
Independente da opção, as caixas devem ser full range. Projete cada caixa como se ela fosse funcionar sozinha. Só use crossover na caixa que tiver corneta/tweeter, se alguma delas tiver.Guilherme R escreveu:Se proceder a primeira opção, geralmente usa-se um divisor de frequências ou todos os falantes ficam em full range ?
Isso, claro, supondo que você irá utilizar woofers de 8", e não mid-ranges.
Na minha opinião, não acho uma boa idéia fazer isso. Só use crossover se usar corneta. E se fizer questão que a 15" funcione só pra graves, use um sistema bi-amplificado.Guilherme R escreveu:Saberia dizer em que frequência geralmente é feito o corte ? (entre a caixa 1x15" e a 4x8" ou 10")
A menos, é claro, que seus 8" não sejam woofers. Mas daí não faz sentido essa configuração 1x15" e 4x8".
Última edição por Ruds em Qui Jun 05, 2014 2:30 pm, editado 1 vez(es)
Ruds- FCBR-CT
Legal, Geisom. O projeto está tomando forma. E eu te falei que usar as proporções áureas nem sempre dão um formato viável pra caixa.Geisom Giacomazzi escreveu:Ruds,
Eu achei o primeiro formato mais adequado, pq o segundo ficaria um "bico" meio pronunciado pra baixo/trás da caixa.Geisom Giacomazzi escreveu:Qual dos formatos acha que ficaria melhor?
De qualquer forma, se sua idéia é que a caixa fique tanto na posição de retorno, como "de pé", vc precisa calcular o centro de gravidade dela, considerando o peso/densidade da madeira - cerca de 650 kg/m^3 pra compensados comuns - o peso dos falantes e a distribuição dessas massas. Os acabamentos e circuitos não pesam o suficiente pra fazerem diferença significativa.
O centro de gravidade deve sempre ficar sobre a base (se tiver pezinhos de borracha, seria a superfície dentro deles), senão a posição não será estável e a caixa não vai ficar na posição desejada. Normalmente a posição de retorno fica estável. O problema maior costuma ser a posição "de pé".
Pelo seu desenho, talvez seja necessário aumentar um pouco a base pra ela ficar "de pé". Mas isso é meu "olhômetro". Só calculando o centro de gravidade pra ter certeza.
Ruds- FCBR-CT
Geisom Giacomazzi escreveu:Me manda teu email por MP que te envio. .
Obrigado pelo projeto. Parece ser muito bom. mas é muuuito grande ! hehe.
Ruds escreveu:
Independente da opção, as caixas devem ser full range. Projete cada caixa como se ela fosse funcionar sozinha. Só use crossover na caixa que tiver corneta/tweeter, se alguma delas tiver.
Então se o cabeçote trabalhar com 4 ohms mínimo, seria interessante que as 2 caixas tivessem 8ohms cada ?
Quanto ao uso de corneta/tweeter eu provavelmente vou usar sim. Estou reparando que tem gente que prefere uma cornetinha piezo, outros preferem drivers mais potentes e se eu vi direito, algumas página atrás, o cara usa um TN25 ... (seda)
Enfim, existe uma regra ou alguma tendência ?
agradeço pela ajuda.
Guilherme R- Membro
Ruds, mais uma duvida que tenho (quanto mais leio mais aparecem, heheh)....
Caso use preenchimento interno, isso ajuda nas reflexões e na litragem da caixa, parecendo ser maior do que é para o falante.
Esse "ganho" de volume, tem alguma formula? como posso medir isso?
Por exemplo, se usar o preenchimento, posso fazer a caixa com 55l e o volume final vai ficar perto dos 65l, ou algo assim?
Tambem gostei mais do primeiro formato. Vou seguir nessa linha mesmo. Só to pensando como fazer para por as duas caixas juntas pois não vou conseguir "empilhar" elas deitadas, so se colocar ela de lado, formando uma parede, heheh
mais uma vez obrigado pelos ensinamentos
Caso use preenchimento interno, isso ajuda nas reflexões e na litragem da caixa, parecendo ser maior do que é para o falante.
Por exemplo, se usar o preenchimento, posso fazer a caixa com 55l e o volume final vai ficar perto dos 65l, ou algo assim?
Tambem gostei mais do primeiro formato. Vou seguir nessa linha mesmo. Só to pensando como fazer para por as duas caixas juntas pois não vou conseguir "empilhar" elas deitadas, so se colocar ela de lado, formando uma parede, heheh
mais uma vez obrigado pelos ensinamentos
Exatamente.Guilherme R escreveu:Então se o cabeçote trabalhar com 4 ohms mínimo, seria interessante que as 2 caixas tivessem 8ohms cada ?
Piezo e domo de seda só servem pra caixas pequenas com woofer de baixa sensibilidade. Piezo é mais barato e de pior qualidade. Domo de seda é melhor e mais caro.Guilherme R escreveu:Quanto ao uso de corneta/tweeter eu provavelmente vou usar sim. Estou reparando que tem gente que prefere uma cornetinha piezo, outros preferem drivers mais potentes e se eu vi direito, algumas página atrás, o cara usa um TN25 ... (seda)
Enfim, existe uma regra ou alguma tendência ?
Pra caixas maiores, com mais SPL, vc vai precisar de um driver pra conseguir acompanhar os woofers.
Como caixas pra baixo normalmente precisam de altos SPL, o mais comum é usar driver+corneta.
A via de agudos, no caso de caixas pra baixo, não é tão importante e nem precisa de tanta potência como num projeto de caixa de uso geral. Mas vai que o baixista adora timbre muito agudo ou usa muita distorção "abelhuda", daí a via de agudos vai trabalhar bastante. Por isso, eu costumo sugerir o mesmo padrão construtivo usado em caixas de uso geral.
Ruds- FCBR-CT
Geisom Giacomazzi escreveu:Caso use preenchimento interno, isso ajuda nas reflexões e na litragem da caixa, parecendo ser maior do que é para o falante.
Pelo que já li e ouvi, esse "ganho de volume" não é muito grande - de 5% a 10% - e só se a caixa for quase totalmente preenchida com material absorvente. Tenho até minhas dúvidas se isso é mesmo fato. Nunca vi modelo pra calcular isso. Como disse, não sei nem mesmo se isso procede.
Acho mais seguro você não considerar isso. Dificilmente você vai preencher toda a caixa com material absorvente. Até pq pra caixas de alta potência como são as de baixo, isso pode prejudicar muito a dissipação de calor do falante e do crossover, o que pode trazer mais dor de cabeça do que vantagens.
Pra quantidades moderadas de material absorvente, se houver uma mudança de volume interno "aparente" ela vai ser tão pequena que o comportamento da caixa vai ser praticamente o mesmo.
Ruds- FCBR-CT
Ruds poderia me indicar algumas opções de drive de titanio ou fenólico para fazer par com um falante de 15".A caixa é um Staner Bass Power.
SILVIAO- Membro
^
Titânio: Selenium D202Ti ou Snake SD145
Fenólico: Selenium DT150
Não esqueça de colocar um filtro passa-altas e um atenuador antes do driver.
Titânio: Selenium D202Ti ou Snake SD145
Fenólico: Selenium DT150
Não esqueça de colocar um filtro passa-altas e um atenuador antes do driver.
Ruds- FCBR-CT
Ruds o drive D100 da Selenium, o que vc acha?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566079613-driver-fenolico-40w-rms-selenium-d100-_JM
No meu caso, acredito que seria um upgrade e tanto, visto que antes utilizava o mesmo amplificador com um tweeter Leson,e 40 w de agudos deve ser suficientes.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566079613-driver-fenolico-40w-rms-selenium-d100-_JM
No meu caso, acredito que seria um upgrade e tanto, visto que antes utilizava o mesmo amplificador com um tweeter Leson,e 40 w de agudos deve ser suficientes.
Última edição por SILVIAO em Sáb Jun 21, 2014 9:20 pm, editado 1 vez(es)
SILVIAO- Membro
Esse D100 pra essa caixa vai bem também.
Use um filtro de segunda ordem pra corte entre 2kHz e 3kHz e atenuação de uns 8dB que ele deve aguentar tranquilamente.
Com certeza será um upgrade em relação ao Leson.
Use um filtro de segunda ordem pra corte entre 2kHz e 3kHz e atenuação de uns 8dB que ele deve aguentar tranquilamente.
Com certeza será um upgrade em relação ao Leson.
Ruds- FCBR-CT
Boa dia pessoal!
Me cadastrei ontem no fórum, embora antes sempre estivesse dando uma "fuçadinha" básica aqui hehe
Então é o seguinte...
Tenho hj 2 caixas c 4 x 10
Bem..são 8 falantes Eminence Legend BP102, com 200W cada.
O q acontece é q ACHO q estas caixas são meio q "padrões" p 4x10, e não especificamente feitas e equalizadas p estes falantes. (pois ja tinah usado uma caixa exatamente igual, mas com outros falantes nacionais (Keybass)
P resumir...
Estou querendo "desmontar" uma delas e montar DUAS com 2x10 mas com a certeza de tamanho e dimensoes corretas, e quem sabe, conferir as q ja tenho e se necessário, montar tbem UMA com 4x10 com as dimensões corretas.
O Ruds monta caixas p pessoal? Morando em Curitiba facilita e muito, pois moro bem próximo!
Abraços e obrigado!
ABração!
(Apenas para constar, ligo elas em um SWR SM 400)
Me cadastrei ontem no fórum, embora antes sempre estivesse dando uma "fuçadinha" básica aqui hehe
Então é o seguinte...
Tenho hj 2 caixas c 4 x 10
Bem..são 8 falantes Eminence Legend BP102, com 200W cada.
O q acontece é q ACHO q estas caixas são meio q "padrões" p 4x10, e não especificamente feitas e equalizadas p estes falantes. (pois ja tinah usado uma caixa exatamente igual, mas com outros falantes nacionais (Keybass)
P resumir...
Estou querendo "desmontar" uma delas e montar DUAS com 2x10 mas com a certeza de tamanho e dimensoes corretas, e quem sabe, conferir as q ja tenho e se necessário, montar tbem UMA com 4x10 com as dimensões corretas.
O Ruds monta caixas p pessoal? Morando em Curitiba facilita e muito, pois moro bem próximo!
Abraços e obrigado!
ABração!
(Apenas para constar, ligo elas em um SWR SM 400)
Regis Rocha- Membro
^
Parece que o Rogério da Teksound vende apenas os gabinetes sem os falantes, conversa la com ele!
Parece que o Rogério da Teksound vende apenas os gabinetes sem os falantes, conversa la com ele!
fabio887- Membro
Regis,
vc pode fazer isso sim. Mas esses teus BP102 são 8 ohms?
Se forem, as 2x10" vão ficar com 4 ohms cada uma. Isso é um problema?
Se não for, pense que pra esses BP102 o bom é usar caixas GRANDES. Uma 2x10 vai ter que ter, no mínimo, uns 60l pra ficar razoável. Uma 4x10 vai ter que ser a maior que você puder montar e carregar. Uns 100l no mínimo eu recomendaria.
Sintonia em torno de uns 50Hz, mas isso depende do volume que for utilizado.
E eu não monto caixas pra "terceiros". Mas conheço um cara daqui de Ctba que monta e manda muito bem. Se precisar te passo o contato por MP.
vc pode fazer isso sim. Mas esses teus BP102 são 8 ohms?
Se forem, as 2x10" vão ficar com 4 ohms cada uma. Isso é um problema?
Se não for, pense que pra esses BP102 o bom é usar caixas GRANDES. Uma 2x10 vai ter que ter, no mínimo, uns 60l pra ficar razoável. Uma 4x10 vai ter que ser a maior que você puder montar e carregar. Uns 100l no mínimo eu recomendaria.
Sintonia em torno de uns 50Hz, mas isso depende do volume que for utilizado.
E eu não monto caixas pra "terceiros". Mas conheço um cara daqui de Ctba que monta e manda muito bem. Se precisar te passo o contato por MP.
Ruds- FCBR-CT
Bom dia povo!
Exato Ruds! BP 102 - 200W - 8 OHMS
A Idéia é manter a 4x10 8 OHMS e 2x10 4 ohms CADA.
O SM400 é stereo, então acredito q terei enorme versatilidade com esse setup.
Outra coisa q "pensei ser possivel" é fazer uma espécie de "caixinha" onde possa plugar as 2 caixas de 4 OHM e, internamente, fazer uma ligação em serie, com uma saída de 8 OHMS(como se fosse a ligação interna d propria caixa), caso queira usar as 2 caixas 2 x10 com uma saida total de 8 Ohms
(Breve devo estar pegando um Genz Benz streamline 600, então precisaria deste artificio caso precise usar os 8 falantes)
Vou tirar as medidas d caixa e uma foto p facilitar!
Se conseguir um contato aqui no PR seria bem mais fácil, mas caso não de certo, posso entrar em contato com o pessoal de campinas tbem!
Abraço e obrigado pessoal!
Exato Ruds! BP 102 - 200W - 8 OHMS
A Idéia é manter a 4x10 8 OHMS e 2x10 4 ohms CADA.
O SM400 é stereo, então acredito q terei enorme versatilidade com esse setup.
Outra coisa q "pensei ser possivel" é fazer uma espécie de "caixinha" onde possa plugar as 2 caixas de 4 OHM e, internamente, fazer uma ligação em serie, com uma saída de 8 OHMS(como se fosse a ligação interna d propria caixa), caso queira usar as 2 caixas 2 x10 com uma saida total de 8 Ohms
(Breve devo estar pegando um Genz Benz streamline 600, então precisaria deste artificio caso precise usar os 8 falantes)
Vou tirar as medidas d caixa e uma foto p facilitar!
Se conseguir um contato aqui no PR seria bem mais fácil, mas caso não de certo, posso entrar em contato com o pessoal de campinas tbem!
Abraço e obrigado pessoal!
Regis Rocha- Membro
^ Se você não usar corneta/tweeter em nenhuma das caixas, dá pra fazer o seguinte:
Instalar em cada uma das 2x10" uma chave DPDT de 10A (mínimo) que mude internamente a ligação dos falantes entre série (16 ohms) e paralelo (4 ohms). Quando quiser usar o set completo, mude as 2x10" para 16 ohms. Nesssa configuração, ligando só as duas 2x10" juntas você terá 8 ohms. E se ligar tb a outra 4x10" você terá 4 ohms no final. E nem precisa de uma caixinha a mais.
Instalar em cada uma das 2x10" uma chave DPDT de 10A (mínimo) que mude internamente a ligação dos falantes entre série (16 ohms) e paralelo (4 ohms). Quando quiser usar o set completo, mude as 2x10" para 16 ohms. Nesssa configuração, ligando só as duas 2x10" juntas você terá 8 ohms. E se ligar tb a outra 4x10" você terá 4 ohms no final. E nem precisa de uma caixinha a mais.
Ruds- FCBR-CT
Boa Rud! Até tinha pensado em algo parecido!
MAs mesmo usando os drivers, não daria p ligá-los em paralelo com o Jack de saida, depois de todo o chaveamento (ja tava quebrando a cabeça aqui p ver como ficaria a ligação da chave hehe) ? Pretendo ligar os drivers
A verdade é q eu sempre ignorei a impedancia de drivers e tweeters, mas não entendo ao certo a influencia deles nesse ponto.
Se puder me passar o contato do pessoal de Curitiba q monta caixas por MP, ou por aqui mesmo, Agradeço!
A principio vou "transformar" minha 4x10 em 2 caixas c 2x10, mas quero confirmar se as dimensões dessas q tenho estariam mt fora do correto.
Tbem gostaria de montar as caixas meio q no mesmo padrão de montagem e acabamento .
MAs mesmo usando os drivers, não daria p ligá-los em paralelo com o Jack de saida, depois de todo o chaveamento (ja tava quebrando a cabeça aqui p ver como ficaria a ligação da chave hehe) ? Pretendo ligar os drivers
A verdade é q eu sempre ignorei a impedancia de drivers e tweeters, mas não entendo ao certo a influencia deles nesse ponto.
Se puder me passar o contato do pessoal de Curitiba q monta caixas por MP, ou por aqui mesmo, Agradeço!
A principio vou "transformar" minha 4x10 em 2 caixas c 2x10, mas quero confirmar se as dimensões dessas q tenho estariam mt fora do correto.
Tbem gostaria de montar as caixas meio q no mesmo padrão de montagem e acabamento .
Regis Rocha- Membro
^ Se a caixa tiver corneta, significa que terá um crossover, e aí não basta uma chave pra mudar a impedância de entrada da caixa. Vai precisar de um outro crossover. Então a caixa terá que ter dois circuitos internos totalmente independentes (maior custo e manutenção). E pelo que pensei meio "por alto", vai precisar de 6 comutadores. Então ou usa uma chave 6PDT - que não sei se existe - ou duas chaves 3PDT que deverão ser acionadas juntas sempre, tendo risco de queimar os crossovers se for esquecido de mudar uma delas.
Complica.
Se ao invés de um crossover usar só um filtro na via de agudos, serão dois circuitos de filtro e uma chave 4PDT. Menos custoso e complicado, mas como são falantes de 10", não vai sobrar muita banda pra corneta, que vai acabar meio inutilizada desse jeito.
Só ligar o driver em paralelo não funciona, pq além da diferença de impedâncias na via de agudos e de graves, você terá uma diferença muito grande de sensibilidade quando mudar a posição da chave.
Mas em todas você quer pôr corneta?
Se fosse usar corneta só na 4x10 evitaria esses problemas, pq a impedância dela seria fixa. E poderia só colocar uma chave pra diminuir a atenuação quando se quisesse ligar todas as caixas juntas.
Complica.
Se ao invés de um crossover usar só um filtro na via de agudos, serão dois circuitos de filtro e uma chave 4PDT. Menos custoso e complicado, mas como são falantes de 10", não vai sobrar muita banda pra corneta, que vai acabar meio inutilizada desse jeito.
Só ligar o driver em paralelo não funciona, pq além da diferença de impedâncias na via de agudos e de graves, você terá uma diferença muito grande de sensibilidade quando mudar a posição da chave.
Mas em todas você quer pôr corneta?
Se fosse usar corneta só na 4x10 evitaria esses problemas, pq a impedância dela seria fixa. E poderia só colocar uma chave pra diminuir a atenuação quando se quisesse ligar todas as caixas juntas.
Ruds- FCBR-CT
Página 6 de 20 • 1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 20