Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes
Página 13 de 20
Página 13 de 20 • 1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 16 ... 20
Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I
Obrigado Allex!allexcosta escreveu:Litro útil é subtraído o volume do falante, das barras internas, do duto, etc...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Algo de estranho está estranho... esqueça a Teksound.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ruds, o pessoal da Teksound me passou que ela tem 45 litros "úteis" (não sei a que se refere tal expressão).
Com esses limites você já consegue iniciar os desenhos da caixa.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Disponho de um espaço de 45 cm de altura por 50 de largura, a profundidade que é pouca (é embaixo de uma mesa), mas acho que daria pra fazer com 40 cm...
Lembre que se for usar pés de borracha eles costumam ter uns 2cm de altura. Como o conector normalmente fica na parte traseira, pense que, durante o uso pelo menos, vai ser necessário um espaço de uns 8cm a 10cm livres atrás.
Provavelmrente com o volume que você obterá, o 12PW5 será minha sugestão. Até porque, baixo custo pra caixa média/pequena melhor que este eu não conheço.
O(s) duto(s) pode(m) ficar atrás sim, mas só iremos nos preocupar com isso quando você já tiver o volume interno líquido calculado, o falante e a sintonia definidos. Provavelmente melhor serão 2 de 4".Mauricio Luiz Bertola escreveu:Será que dá pra fazer com um duto só? (atrás da caixa?)
Cara, sugiro que você dê uma "folheada" nesse tópico e leia algumas partes pelo menos. Tem bastante informação e vários exemplos de caixas semelhantes a esta que você está querendo montar que podem te ajudar. Pense que isso faz parte do projeto e do tempo que projetar demanda.
Ruds- FCBR-CT
^Valeu Ruds!!!
Ruds,
O que achas desse falante:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609185360-auto-falante-eminence-basslite-s2012-150w-made-in-usa-_JM
Ele seria compatível com as medidas de caixa que te passei?
http://www.eminence.com/pdf/Basslite_S2012.pdf
O que achas desse falante:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609185360-auto-falante-eminence-basslite-s2012-150w-made-in-usa-_JM
Ele seria compatível com as medidas de caixa que te passei?
http://www.eminence.com/pdf/Basslite_S2012.pdf
^ Esse S2012 não é dos melhores, e só fica bom em caixas grandes. Não serve pra caixa pequena que você quer.
Eminence pra volume reduzido é o Kappalite 3012HO. Esse é top.
Dos importados, B&C também tem falantes que ficam bons em caixas pequenas.
Ruds- FCBR-CT
Ruds escreveu:^ Esse S2012 não é dos melhores, e só fica bom em caixas grandes. Não serve pra caixa pequena que você quer.
Valeu Ruds, vou ver o 12PW5 mesmo....
Ola a todos, sou novo no fórum.
Quero construir uma caixa p/ meu cabeçote 400 MB. Pretendo utilizar o Selenium 12PW5. Tenho a intenção de conseguir um bom SPL com boa definição, porém estou em dúvida entre construir 2 caixas de 1x12 ou uma de 2x12. Quais seriam as diferenças entre os 2 sets?
Obrigado.
Quero construir uma caixa p/ meu cabeçote 400 MB. Pretendo utilizar o Selenium 12PW5. Tenho a intenção de conseguir um bom SPL com boa definição, porém estou em dúvida entre construir 2 caixas de 1x12 ou uma de 2x12. Quais seriam as diferenças entre os 2 sets?
Obrigado.
Pedro-SB- Membro
^Eu acharía mais prático construir 2 caixas iguais 2X12 com os 12PW5.
Com 1 caixa vc usaría em lugares pequenos, ensaios e em casa, para estudo. Acrescentando mais uma vc tería, o amp funcionando em 4 ohms (aumentando a potência de saída e o SPL), e usaría em locais maiores, que assim o exigissem...
Simples assim.
Com 1 caixa vc usaría em lugares pequenos, ensaios e em casa, para estudo. Acrescentando mais uma vc tería, o amp funcionando em 4 ohms (aumentando a potência de saída e o SPL), e usaría em locais maiores, que assim o exigissem...
Simples assim.
Pedro-SB escreveu:Ola a todos, sou novo no fórum.
Obrigado.
A 2x12 te fornecerá graves mais cheios e profundos, caso seja construída sem economia grande de medidas. Um par de 1x12 apresentará volume similar, com um timbre mais médio-grave e portabilidade infinitamente melhor.
Se você toca muito reggae, dub e hip-hop com aquele som soprando, a 2x12 é a melhor opção. Caso contrário, eu ficaria com um par de 1x12.
allexcosta- Administrador
Uma duvida minha, fica boa a combinaçao 1x15+ 1x12?
SILVIAO- Membro
Ruds, uma 1x12 selada sem limitações de tamanho seria funcional para utilização com guitarra e eventualmente baixo num valvulado 7w em 8 Ohms? Ou haveria perdas significativas quando em uso com guitarra?
O uso seria apenas para estudo e gravações caseiras.
Sugere algum falante?
Obrigado
Sugere algum falante?
Obrigado
emachado- Membro
emachadoemachado escreveu:Ruds, uma 1x12 selada sem limitações de tamanho seria funcional para utilização com guitarra e eventualmente baixo num valvulado 7w em 8 Ohms? Ou haveria perdas significativas quando em uso com guitarra?
Sugere algum falante?
Obrigado
Longe de ser o Ruds, que sabe tudo disso, mas minha opinião é que uma caixa bem feita de baixo, com um bom falante, serve MUITO BEM para guitarra.
A recíproca é que NÃO É verdadeira.
Agora, ligar baixo num valvulado de 7WRMS acho pouco, pois ele vai distorcer no baixo, coisa que na guitarra é até desejável (essa é uma mera opinião).
Valeu Bertola, mas o volume é só para estudo mesmo. Se crunchar um pouco deve até ficar agradável.
emachado- Membro
Muito obrigado pessoal, acho que vou ficar com duas 1x12 mesmo. Quando eu montar posto fotos aqui.
Vlw!
Vlw!
Pedro-SB- Membro
Basicamente a modularidade e o custo de produção.Pedro-SB escreveu:Ola a todos, sou novo no fórum.
Obrigado.
Com duas 1x12 você tem a opção de carregar só uma caixa média/pequena. Foi o que o Bertola falou.
Mas o custo de produzir uma 2x12 é menor do que produzir duas 1x12, mantendo o mesmo padrão de qualidade e performance. O quanto depende muito do projeto, mas considere algo em torno de 20%. Isso depende de coisas como custo do falante e da mão de obra.
Ruds- FCBR-CT
Talvez seja um problema de definição dos adjetivos, mas mesmo assim me parece que não é bem poraí.allexcosta escreveu:Pedro-SB escreveu:Ola a todos, sou novo no fórum. [...]
A 2x12 te fornecerá graves mais cheios e profundos, caso seja construída sem economia grande de medidas. Um par de 1x12 apresentará volume similar, com um timbre mais médio-grave e portabilidade infinitamente melhor.
Se você toca muito reggae, dub e hip-hop com aquele som soprando, a 2x12 é a melhor opção. Caso contrário, eu ficaria com um par de 1x12.
Em termos de extensão de graves, o que mais importa é o volume interno de ar por falante, se o falante e a sintonia forem mantidos constantes.
Se o volume interno de uma 2x12 for maior do que duas vezes o volume interno de uma 1x12, então a 2x12 vai ter graves mais "profundos" (extensão de graves maior). Senão não. Por exemplo, para um mesmo falante e sintonia, uma 2x12 com 90l internos vai ter menos extensão de graves do que uma 1x12 com 55l. Ou seja, pra dub seria melhor as duas 1x12, nesse exemplo. O SPL máximo (dentro da largura de banda de cada caixa) será similar nos dois casos.
Ruds- FCBR-CT
Não dá pra dizer muita coisa só com essa informação "1x15 + 1x12".SILVIAO escreveu:Uma duvida minha, fica boa a combinaçao 1x15+ 1x12?
Mas, por questões de coerência de fase e resposta em frequência, normalmente o resultado fica melhor quando se combinam caixas iguais. Se as caixas inclusive forem pensadas para serem combinadas (e em qual posição), melhor ainda.
Ruds- FCBR-CT
É o que o Bertola disse ali em cima.emachado escreveu:Ruds, uma 1x12 selada sem limitações de tamanho seria funcional para utilização com guitarra e eventualmente baixo num valvulado 7w em 8 Ohms? Ou haveria perdas significativas quando em uso com guitarra?
Sugere algum falante?
Obrigado
Eu só acrescento que pra guitarra não se costuma usar driver+corneta, porque fica muito "ardido" o timbre. Então se você quiser uma via de agudos na caixa de baixo, não esqueça de instalar uma chave pra desligar quando for usar pra tocar guitarra.
Ah, e uma selada, via de regra, não vai ter aquele gravão forte das dutadas.
O falante depende muito do seu objetivo em termos de performance e das limitações do projeto. Sem saber isso... ... Eminence BP102
Última edição por Ruds em Sex Jan 09, 2015 12:45 pm, editado 1 vez(es)
Ruds- FCBR-CT
Valeu Ruds. De fato minha intenção é a dutada mesmo.
O 12PW5 pode ser uma boa pedida para tal?
emachado- Membro
emachado escreveu:Valeu Ruds. De fato minha intenção é a dutada mesmo.
Não. Editei minha resposta, mas vc foi muito rápido... hehehe
Pra uma selada o 12PW5 é ruim.
EDIT: Pera, dutada ou selada afinal?
Na verdade, como falei, sem saber o que você busca fica dificil opinar. É como você me dizer: "quero comprar um carro pra dirigir. Qual você me recomenda?". sacou?
Ruds- FCBR-CT
Usei o termo errado, estava pensando na dutada mesmo. Desculpe a confusão.
emachado- Membro
emachado escreveu:Usei o termo errado, estava pensando na dutada mesmo. Desculpe a confusão.
Então vai no clichê do tópico: JBL/Selenium 12PW5
Ruds- FCBR-CT
Iniciei o projeto das minhas caixas com o Selenium 12PW5 e cheguei ao volume de 65L com dois dutos de 4"x 19,36cm sintonizado em 53 Hz. Gostaria de alguma opinião sobre o projeto, se preciso mudar algo nele. Abaixo seguem as imagens do projeto no WinISD.
Vlw!!!
Vlw!!!
Última edição por Pedro-SB em Sex Jan 09, 2015 7:19 pm, editado 1 vez(es)
Pedro-SB- Membro
Pedro-SB escreveu:Iniciei o projeto das minhas caixas com o Selenium 12PW5 e cheguei ao volume de 65L com dois dutos de 4"x 19,36cm sintonizado em 53 Hz. Gostaria de alguma opinião sobre o projeto, se preciso mudar algo nele.
Acho que está bom. Lembre que o WinISD tem um pequeno erro no cálculo do comprimento do duto. Pra sintonia que você quer, faça os dutos com cerca de 15cm de comprimento.
Só uma dúvida, você está usando algum filtro passa-altas?
Ruds- FCBR-CT
Olá, Ruds.
Volto com mais dúvidas! Acabei comprando caixas Oversound 12 Steel 400 porque não encontrei as 12PW5 para vender em São Paulo. Enfim. Gostaria de saber o quanto a falta de precisão das medidas pode afetar o projeto. Fiz uma caixa 2x12 dividida ao meio e cada compartimento ficou com aproximadamente 70 litros de volume interno - o WinISD falava em 69,8. Instalei pegas embutidas, que alteram ligeiramente o volume interno, além disso, não considerei o volume do falante ou dos dutos no cálculo.
Outra imprecisão está no corte dos dutos, mas já li você comentando que o cálculo do software não é muito preciso. Entrei com 4 x 3,8 cm (diâmetro interno) por compartimento e o software sugeriu dutos com 5,58 cm. Não consigo cortes tão precisos! Aliás, os meus não foram nada precisos: obtive 5,80 cm.
Posso ficar tranquilo com essas imprecisões ou elas podem afetar muito o resultado final do meu projeto?
Volto com mais dúvidas! Acabei comprando caixas Oversound 12 Steel 400 porque não encontrei as 12PW5 para vender em São Paulo. Enfim. Gostaria de saber o quanto a falta de precisão das medidas pode afetar o projeto. Fiz uma caixa 2x12 dividida ao meio e cada compartimento ficou com aproximadamente 70 litros de volume interno - o WinISD falava em 69,8. Instalei pegas embutidas, que alteram ligeiramente o volume interno, além disso, não considerei o volume do falante ou dos dutos no cálculo.
Outra imprecisão está no corte dos dutos, mas já li você comentando que o cálculo do software não é muito preciso. Entrei com 4 x 3,8 cm (diâmetro interno) por compartimento e o software sugeriu dutos com 5,58 cm. Não consigo cortes tão precisos! Aliás, os meus não foram nada precisos: obtive 5,80 cm.
Posso ficar tranquilo com essas imprecisões ou elas podem afetar muito o resultado final do meu projeto?
L. Gustavo- Membro
^ Pode ficar tranquilo que não tem problema. Erros na ordem de alguns poucos milimetros são perfeitamente aceitáveis e normais.
Ruds- FCBR-CT
Ruds escreveu:Pedro-SB escreveu:Iniciei o projeto das minhas caixas com o Selenium 12PW5 e cheguei ao volume de 65L com dois dutos de 4"x 19,36cm sintonizado em 53 Hz. Gostaria de alguma opinião sobre o projeto, se preciso mudar algo nele.
Acho que está bom. Lembre que o WinISD tem um pequeno erro no cálculo do comprimento do duto. Pra sintonia que você quer, faça os dutos com cerca de 15cm de comprimento.
Só uma dúvida, você está usando algum filtro passa-altas?
Então Ruds, pus um filtro passa altas de 40 Hz. Sabe me dizer se esse cabeçote já tem filtro na saída? Outra coisa, a sintonia dele ficou boa mesmo? Se eu precisar usar um volume alto do amplificador a caixa vai aguentar na boa?
Vlw!
Pedro-SB- Membro
Não sei qual cabeçote, mas muitos já têm algum tipo de filtro na entrada. Normalmente não é necessário usar um filtro adicional. Mesmo assim, se quiser garantir e for fácil pra você, monte esse aí e use quando for exigir muito da caixa. Sempre ajuda.Pedro-SB escreveu:Então Ruds, pus um filtro passa altas de 40 Hz. Sabe me dizer se esse cabeçote já tem filtro na saída?
Sim.Pedro-SB escreveu:Outra coisa, a sintonia dele ficou boa mesmo?
Depende o que você considera volume alto. O 12PW5 aguenta bastante, mas ainda assim é só uma 1x12. Se quiser cobrir palcos grandes ou locais maiores, use duas caixas.Pedro-SB escreveu:Se eu precisar usar um volume alto do amplificador a caixa vai aguentar na boa?
O negócio é sempre ficar de ouvidos atentos. Você vai perceber quando começar a exigir demais da caixa. Ela vai começar a distorcer um bom tanto antes de danificar. Então se começar a distorcer, é sinal que chegou no limite, daí é melhor aliviar no amp.
Ruds- FCBR-CT
A grande limitação será a excursão do falante. Se quiser abrir volume, tire o quanto de grave puder. E sempre observe o comportamento do falante quanto a sinais de stress...
Exigir volume alto com bastante grave é receita básica de queima de falante, inclusive de equipamento bom.
Exigir volume alto com bastante grave é receita básica de queima de falante, inclusive de equipamento bom.
allexcosta- Administrador
Blz então, vou montar uma primeiro depois monto a outra já que estou apenas ensaiando. Vlw pessoal, assim que montar a caixa posto umas fotos.
Pedro-SB- Membro
Obrigado, Ruds! O que você faz aqui não tem preço!
L. Gustavo- Membro
Então Ruds, enquanto eu estava pesquisando sobre o projeto da minha caixa me surgiu uma dúvida: qual a importância da velocidade do ar no duto? Por exemplo, fiz uma simulação da fearful 12 e vi que a velocidade do ar dela é de aproximadamente 10 m/s. Mas vi que alguns projetos ficam em torno de 17 m/s. Qual seria a principal diferença da velocidade do ar no duto?
Outra coisa, li que é bom deixar uma margem vazia em volta do duto. Por exemplo, no interior do caixa, um duto de 4" precisa estar distanciado 4" de qualquer objeto (falante, paredes, duto, reforço...). Procede essa informação?
Obrigado mesmo por toda ajuda até agora!
Outra coisa, li que é bom deixar uma margem vazia em volta do duto. Por exemplo, no interior do caixa, um duto de 4" precisa estar distanciado 4" de qualquer objeto (falante, paredes, duto, reforço...). Procede essa informação?
Obrigado mesmo por toda ajuda até agora!
Pedro-SB- Membro
A velocidade do ar não pode ser muito alta pra que o duto funcione corretamente. O recomendável é que o pico da velocidade não seja maior do que 20m/s. Tanto 10m/s como 17m/s são velocidades boas e que garantem que o duto ainda vai estar funcionando bem.Pedro-SB escreveu:Qual seria a principal diferença da velocidade do ar no duto?
Em velocidades muito altas, as perdas por fricção aumentam porque o ar começa a fluir de forma turbulenta. O duto começa a fazer um barulho de "sopro" e, o que é pior, perder rendimento. Acontece uma compressão de graves. É como se a sintonia diminuísse.
Essa margem é só atrás do duto, não nos lados. O duto pode estar "colado" na parede lateral sem problemas. Pense que o ar acelera no duto e continua em movimento ao longo de um certo espaço na direção em que o duto "aponta" (e isso acontece nas duas extremidades). Esse espaço não pode ter obstáculos. Se você deixar um espaço livre +- igual ao diâmetro já é suficiente.Pedro-SB escreveu:Outra coisa, li que é bom deixar uma margem vazia em volta do duto. Por exemplo, no interior do caixa, um duto de 4" precisa estar distanciado 4" de qualquer objeto (falante, paredes, duto, reforço...). Procede essa informação?
Ruds- FCBR-CT
Muito obrigado pela explicação Ruds. Acho que agora o projeto anda! Muito obrigado msmo!
Pedro-SB- Membro
Tentando contribuir com o tópico, achei esse trabalho sobre a construção de uma caixa bandpass de 4ª ordem. Achei alguns cálculos interessantes que coincidiram com alguns valores do WinISD. Segue o link:
LINK AQUI
Abç.
LINK AQUI
Abç.
Pedro-SB- Membro
Muito bom esse trabalho. Valeu Pedro-SB!
Ruds- FCBR-CT
Fantástico mesmo o trabalho do cara , só estranhei o uso do mdf, mesmo ele justificando a utilização (comumente) desse material, como está inscrito.
Excelente material para estudo.
Excelente material para estudo.
afonsodecampos- Membro
Disponham, se eu encontrar mais alguma coisa coloco aqui. Agora só mais uma dúvida uehuehuhee: esse duto da imagem dá mta diferença para os dutos comuns?
Imagem
Obrigado de novo!
Imagem
Obrigado de novo!
Pedro-SB- Membro
Pedro-PB,
esse é um duto circular que tem nas terminações um flare. Conheço como flared port (não sei a tradução). Nunca lidei com esse tipo de duto. Sò conheço da literatura.
Como o flare proporciona uma transição mais gradual entre o ar em movimento no interior do duto e o ar parado fora do duto, o limiar para a turbulência aumenta. Ou seja, com o flare a velocidade máxima recomendável é maior. Por consequência, o duto pode ser menor em relação a um duto com terminação convencional. Essa é a vantagem de se usar um flare. A desvantagem, além de ser mais difícil de projetar, é que a abertura do duto fica bem maior.
Como em caixas de instrumento a sintonia não costuma ser muito baixa e os dutos não costumam ser muito longos, isso não é uma preocupação comum. Mas em caixas de subwoofer pode ser uma vantagem usar um flare.
esse é um duto circular que tem nas terminações um flare. Conheço como flared port (não sei a tradução). Nunca lidei com esse tipo de duto. Sò conheço da literatura.
Como o flare proporciona uma transição mais gradual entre o ar em movimento no interior do duto e o ar parado fora do duto, o limiar para a turbulência aumenta. Ou seja, com o flare a velocidade máxima recomendável é maior. Por consequência, o duto pode ser menor em relação a um duto com terminação convencional. Essa é a vantagem de se usar um flare. A desvantagem, além de ser mais difícil de projetar, é que a abertura do duto fica bem maior.
Como em caixas de instrumento a sintonia não costuma ser muito baixa e os dutos não costumam ser muito longos, isso não é uma preocupação comum. Mas em caixas de subwoofer pode ser uma vantagem usar um flare.
Ruds- FCBR-CT
Certo, vou manter os normais msm. Projeto terminado no Corel e Sketchup, agora só montar. Vlw Ruds!!!!
Pedro-SB- Membro
Projeto terminado com falante 12'' JBL Selenium 12PW5.
Valeu Ruds!
Valeu Ruds!
Gabriel Alves- Membro
Ruds, montei duas caixas monitor pro meu pc com falantes MBQuart 5'1/4 e twitter MBQuart TI, das antigas made in Germany.
Montei em caixas seladas que deu 5.5L, mas a ideia era que fossem dutadas, mas não cortei os dutos ainda.
Usei o ISI e deu que seria um duto de 3/4 com 0,081m para sintonia a 75Hz.
Esta sintonia esta legal?
Elas tem o som show, mas falta um pouco de médio grave, compensado em parte pelo sub de 8' da Logitech que uso para apoiar o monitor.
As caixas serem vented reforçarão os médios graves?
Muda alguma coisa o furo ser na frente ou na parte traseira?
Tks in advance.
Montei em caixas seladas que deu 5.5L, mas a ideia era que fossem dutadas, mas não cortei os dutos ainda.
Usei o ISI e deu que seria um duto de 3/4 com 0,081m para sintonia a 75Hz.
Esta sintonia esta legal?
Elas tem o som show, mas falta um pouco de médio grave, compensado em parte pelo sub de 8' da Logitech que uso para apoiar o monitor.
As caixas serem vented reforçarão os médios graves?
Muda alguma coisa o furo ser na frente ou na parte traseira?
Tks in advance.
Paulo Penna- Membro
^ Tanto faz o duto ser na frente ou atrás.
Médio-graves o duto não reforça. O reforço é nos graves (ou sub-graves, mas não nesse seu caso). Abaixo de 150Hz basicamente.
Se você está usando outra caixa como subwoofer, 75Hz me parece uma boa frequência. Mas isso também depende do falante e caixa. Todo o conjunto deve ser levado em conta. Por isso, pra ter certeza, só simulando com o software.
Médio-graves o duto não reforça. O reforço é nos graves (ou sub-graves, mas não nesse seu caso). Abaixo de 150Hz basicamente.
Se você está usando outra caixa como subwoofer, 75Hz me parece uma boa frequência. Mas isso também depende do falante e caixa. Todo o conjunto deve ser levado em conta. Por isso, pra ter certeza, só simulando com o software.
Ruds- FCBR-CT
Gabriel Alves escreveu:Projeto terminado com falante 12'' JBL Selenium 12PW5.
Ruds- FCBR-CT
Deixo ela selada ou faço o duto?Ruds escreveu:^ Tanto faz o duto ser na frente ou atrás.
Paulo Penna- Membro
^ Simule e veja o resultado. Daí escolha baseado no que você busca.
Mas dependendo em que frequência você está cortando o subwoofer, pode não fazer muita diferença.
Mas dependendo em que frequência você está cortando o subwoofer, pode não fazer muita diferença.
Ruds- FCBR-CT
http://postimg.org/image/5u980ius3/
Ruds, a comparação das duas. Me dê sua opinião.
Ruds, a comparação das duas. Me dê sua opinião.
Paulo Penna- Membro
^ Mantenha a caixa selada e faça o corte do subwoofer em torno de 150Hz.
Ruds- FCBR-CT
Tomei coragem e resolvi iniciar meu projeto...
O meu projeto ficou com 63cm de largura, 36cm de altura e 30cm de profundidade. Quer dizer 68 litros... Eu usei massa plásticas para os buracos das alças. Com isso acredito que diminua uns 2 litros em cada alça.
Acredito que no total tenha ficado (com os aerodutos e alto-falante) com uns 64 litros...
Estou usando o Alto falante Selenium 12PW5 e Drive Selenium D202TI.
Vou usar um Crossover JaoVOX de 12DB e uma chave DTDP para alternar com o Driver de médio ou só o falante...
Ruds,
Estou na dúvida dos tamanhos dos dutos? Estou usando 2 de 4"... Mas não sei o cumprimento?
O meu projeto ficou com 63cm de largura, 36cm de altura e 30cm de profundidade. Quer dizer 68 litros... Eu usei massa plásticas para os buracos das alças. Com isso acredito que diminua uns 2 litros em cada alça.
Acredito que no total tenha ficado (com os aerodutos e alto-falante) com uns 64 litros...
Estou usando o Alto falante Selenium 12PW5 e Drive Selenium D202TI.
Vou usar um Crossover JaoVOX de 12DB e uma chave DTDP para alternar com o Driver de médio ou só o falante...
Ruds,
Estou na dúvida dos tamanhos dos dutos? Estou usando 2 de 4"... Mas não sei o cumprimento?
Edvell- Membro
Ruds escreveu:Sem problemas. Me pareceu uma caixa muito bem feita a dele.Edvell escreveu:Rud,
Posso seguir o projeto do Vinícius Andrade Pinto (pág 6)?Se você quer os agudos que o drive proporciona, precisa colocar. Senão não. Sugiro você ouvir caixas c/ drive que tenham chave pra desligar. Compare os dois timbres e decida qual você prefere.Edvell escreveu:Você acha que tem a necessidade de colocar drive? Ou só o 12PW5 basta?O volume interno da caixa dele está quase no limite máximo. Eu não recomendo um volume interno líquido maior do que 65l pra esse falante. O ideal é entre 45l e 60l. A do Vinícios tem 65l bruto (uns 61l liquidos eu chuto).Edvell escreveu:As medidas são boas ou posso fazer um pouco maior?
As dimensões você pode mudar sem maiores problemas, mas tome cuidado pra não aumentar o volume da caixa.
Ruds,
Vou ter que cortar minha caixa... Ele ficou com 68 litros e duvido que as alças, mesmo com a quantidade exagerada de massa plástica, mas a resina que usei para isolar as madeiras tirem esses 8 litros.
Tem alguma sugestão?
Edvell- Membro
Página 13 de 20 • 1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 16 ... 20