Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 11 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Sex Nov 07, 2014 11:04 am

Ruds, minha caixa voltou a dar problemas hehehehe
Dessa vez ela fica muda por algum tempo e só volta a responder quando eu dou um ataque mais forte nas cordas do instrumento, ai estabiliza por mais algum tempo e depois torna a ficar muda. Por onde deve partir minha investigação parte elétrica ou falante?
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Roger William Sex Nov 07, 2014 4:16 pm

Por Favor me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

comprei um cabeçote da meteoro ultrabass (eu sei que nao é muito bom mais foi o que o dinheiro deu pra pagar)

e fiz duas caixas uma de 1 x15 com um alto-falante de 250wats 8 ohms da meteoro
e a outra de 2x10 com dois alto-falantes cone de alumínio da vox sound de 250wats 8ohms cada um

so que eu fiz a ligação errada e queimou um falante de 10
mandei arrumar

e preciso fazer a ligação certa

pergunta
como faço se tenho dois falantes de 10 de 8 ohms pra ligar em meu cabeçote?

Roger William
Membro

Mensagem por Roger William Sex Nov 07, 2014 4:20 pm

Por Favor me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

comprei um cabeçote da meteoro ultrabass (eu sei que nao é muito bom mais foi o que o dinheiro deu pra pagar)

e fiz duas caixas uma de 1 x15 com um alto-falante de 250wats 8 ohms da meteoro
e a outra de 2x10 com dois alto-falantes cone de alumínio da vox sound de 250wats 8ohms cada um

so que eu fiz a ligação errada e queimou um falante de 10
mandei arrumar

e preciso fazer a ligação certa

pergunta
como faço se tenho dois falantes de 10 de 8 ohms pra ligar em meu cabeçote?

Roger William
Membro

Mensagem por Ruds Sex Nov 07, 2014 5:08 pm

Jean Werlang escreveu:Ruds, minha caixa voltou a dar problemas hehehehe
Dessa vez ela fica muda por algum tempo e só volta a responder quando eu dou um ataque mais forte nas cordas do instrumento, ai estabiliza por mais algum tempo e depois torna a ficar muda. Por onde deve partir minha investigação parte elétrica ou falante?

Vc usa driver na sua caixa? ou é só o woofer?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sex Nov 07, 2014 5:12 pm

Roger William escreveu:Por Favor me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Calma, pequeno gafanhoto. Zen

Roger William escreveu:como faço se tenho dois falantes de 10 de 8 ohms pra ligar em meu cabeçote?

Se seu cabeçote soporta uma carga mínima de 4 ohms (maioria dos casos), e você quer ligar as duas caixas simultaneamente, vc deve ligar os falantes de 10" em série. Sua 2x10 vai ficar com 16ohms de impedância.

Pra isso, ligue o "+" do conector no "+" do primeiro falante. Daí ligue o "-" do primeiro falante no "+" do segundo. Por último, ligue o "-" do segundo falante no "-" do conector.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Roger William Sex Nov 07, 2014 5:26 pm

http://postimg.org/image/efnroh7nb/

a caixa ficou assim

Roger William
Membro

Mensagem por Roger William Sex Nov 07, 2014 5:28 pm

assim vai dar 16 ohms nao tem problema de queimar os falantes ou o cabeçote?

Roger William
Membro

Mensagem por Jean Werlang Sex Nov 07, 2014 5:58 pm

Ruds escreveu:
Jean Werlang escreveu:Ruds, minha caixa voltou a dar problemas hehehehe

Vc usa driver na sua caixa? ou é só o woofer?

Só o woofer
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Nov 08, 2014 8:39 am

Roger William escreveu:assim vai dar 16 ohms nao tem problema de queimar os falantes ou o cabeçote?
Queimar nao vai, mas a sensibilidade fica reduzida.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sáb Nov 08, 2014 8:42 am

Jean Werlang escreveu:Só o woofer
Entao deve ser o woofer o problema. Leve numa assistencia. Ou, se ainda estiver na garantia, leve na loja onde comprou.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por FireHawk Qui Nov 13, 2014 11:16 pm

Qual divisor de frequencia vocês indicam para o 12PW5 e o D202ti? Pensei no Nennis DF372TI.

FireHawk
Membro

Mensagem por Roger William Sex Nov 14, 2014 6:39 am

Ruds escreveu:
Roger William escreveu:assim vai dar 16 ohms nao tem problema de queimar os falantes ou o cabeçote?
Queimar nao vai, mas a sensibilidade fica reduzida.

ta ok vou pegar o falante hj e montar a caixa

mais se eu acrescentar um drive de 4ohms ou 8 ohms em paralelo ou em serie tem como baixar os ohm??

Roger William
Membro

Mensagem por Ruds Sex Nov 14, 2014 8:53 am

FireHawk escreveu:Qual divisor de frequencia vocês indicam para o 12PW5 e o D202ti? Pensei no Nennis DF372TI.
Esse aí serve.

Roger William escreveu:mais se eu acrescentar um drive de 4ohms ou 8 ohms em paralelo ou em serie tem como baixar os ohm??
Não.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por FireHawk Sáb Nov 15, 2014 11:00 am

Ruds escreveu:
FireHawk escreveu:Qual divisor de frequencia vocês indicam para o 12PW5 e o D202ti? Pensei no Nennis DF372TI.
Esse aí serve.

Se serve, ta bom...rsrs

Mas qual você recomenda Ruds...[/quote]

FireHawk
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Nov 15, 2014 12:13 pm

O melhor resultado você só consegue se projetar um crossover específico pra sua caixa. Isso depende dos falantes que se está usando (impedância e resposta), posição deles, disperão, resultado desejado e mais umas coisas ae. Não é tão simples de fazer e dá trabalho, mas é isso que eu considero o ideal.

Se você não manja de crossover, o melhor que pode fazer é usar um genérico. E esse aí que você apontou é adequado.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 Empty Dúvida

Mensagem por claudio.francioni.581 Sáb Nov 15, 2014 1:07 pm

Boa tarde, Ruds.

Acabei de comprar um cabeçote PROMETHEAN * 300 Watt/ 4 Ohm da Ibañez e tô em dúvida se compro a caixa ou mando fazer. O que vc me aconselharia em termos de falantes e potência?
O link do amp tá aqui: http://musicstore.de/en_EN/EUR/Ibanez-Promethean-P300H-Head-300W/art-BAS0005979-000

Obrigado
Cláudio
claudio.francioni.581
claudio.francioni.581
Membro

Mensagem por Ruds Dom Nov 16, 2014 10:14 am

Olá, Cláudio.

Se quiser uma sugestão mais precisa para o seu caso, leia essa postagem e tente me responder o máximo que puder.

Se não, uma idéia é montar uma 1x12 com o 12PW5. É o projeto mais discutido aqui no tópico.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por claudio.francioni.581 Dom Nov 16, 2014 10:53 pm

Beleza, Ruds. Obrigado. Vou dar uma lida aqui e qualquer dúvida te procuro de novo.
Abração
claudio.francioni.581
claudio.francioni.581
Membro

Mensagem por rogerio.silva.90834 Seg Nov 17, 2014 10:15 pm

Olá Galera, blz?

Com a valiosa ajuda do nosso amigo Ruds, tomei coragem e inciei a montagem da minha caixa. Ainda falta o acabamento, que não sei qual será. Vou tentar também desenvolver o Cross, medi as curvas utilizando o REW, acho que vou fazer o corte em 1 khz, e atenuar o driver nuns 10dBs. O que acham? Utilizei o 12PW5 e o driver da Oversound 2560 TI
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 WP_20141109_004
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 WP_20141109_005
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 WP_20141115_005
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 WP_20141117_023
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 WP_20141117_021
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 WP_20141117_022
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 11 Bass_cube

Criticas e sugestões são bem vindas.

Abração.

Rogerio Silva
rogerio.silva.90834
rogerio.silva.90834
Membro

Mensagem por Ruds Ter Nov 18, 2014 9:08 am

Parabéns pelo trabalho, Rogério! Quero ver o resultado final e suas impressões quando terminada.

É compensado de 18mm? Imagino que esteja bem rígida com esse sistema de reforços que você usou.

Ainda assim tenho algumas sugestões.

1) Eu aumentaria a sintonia pra algum valor entre 50Hz e 55Hz. Você ganharia eficiência nos graves e ainda estaria bem seguro quanto à excursão, mesmo para um 5 cordas.

2) Sobre o duto, um só de 4" é pouco se você pretende usar essa caixa até o limite dela. Vai comprimir. Dois dutos de 4" ficaria excelente.

3) O crossover em 1kHz eu acho muito baixo pra essa corneta que você está usando. Também pode forçar demais o driver. Corte por volta dos 2kHz (pelo menos 2a ordem) seria mais indicado. Controla melhor a dispersão e garante que o driver vai operar folgado. Além do que, a resposta do 12PW5 é muito boa até perto dos 2kHz, com o pico do "breakup mode" ocorrendo só depois dos 2kHz, inclusive confirmado pelo seu gráfico. Pense nisso quando for desenvolver o crossover.

4) Duratex é uma boa solução pra acabamento. Aspecto profissional e fácil de reparar possíveis "lascados".

Aproveitando, podia explicar melhor como que você fez suas medições? Método usado, se foi calibrado o microfone, posições, local, etc.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por rogerio.silva.90834 Ter Nov 18, 2014 9:52 am

Olá Rubs,

Sim, é compensado de 18mm, na parte frontal que fiz com o acabamento com 15mm.

1) Excelente. Esse foi o primeiro teste, vou ajustar depois pra frequência que falou.

2) tentei ao máximo montar com dois dutos, até comprei, mas no final decidi colocar um só na frente, e se colar um na parte de trás?

3) Boa, vou cortar em 2k. Realmente vai ficar ruim para o driver.

4) não conheço esse material, estava pensando em tinta emborrachada (batida de pedra). Vou pesquisar, valeu a dica.

Eu utilizei um mic simples no software REW, nessa faixa de frequência, entre 50 a 8k hz, a maioria dos mics funciona bem. Depois faço um descritivo melhor de como medi.

Abração.

Rogerio Dilva

rogerio.silva.90834
rogerio.silva.90834
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Nov 18, 2014 10:19 am

Ruds escreveu:4) Duratex é uma boa solução pra acabamento. Aspecto profissional e fácil de reparar possíveis "lascados".

Acha no Brasil?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Ruds Ter Nov 18, 2014 10:27 am

rogerio.silva.90834 escreveu:2) tentei ao máximo montar com dois dutos, até comprei, mas no final decidi colocar um só na frente, e se colar um na parte de trás?

Cara, uma dica: nunca subestime a importância de se projetar bem o duto.

Você pode colocar o segundo duto na parede de trás, sim. Só é bom evitar que ele fique diretamente atrás do woofer ou do outro duto.
Nessa tua caixa, o lugar ideal seria atrás da corneta/driver. Tem que medir o espaço e ver se ele caberá no comprimento (veja que com dois dutos o comprimento deles será maior), mas imagino que caiba. O ideal é deixar um espaço de 8 a 10cm livre depois do duto.
Se ficar muito apertado atrás, o duto também pode ir em uma parede lateral, sem problemas.

Última edição por Ruds em Ter Nov 18, 2014 10:32 am, editado 1 vez(es)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Ter Nov 18, 2014 10:29 am

allexcosta escreveu:
Ruds escreveu:4) Duratex é uma boa solução pra acabamento. Aspecto profissional e fácil de reparar possíveis "lascados".

Acha no Brasil?

Pois é, acho que não. Teria que importar.

Courvim também é uma alternativa que acho que dá um bom resultado. Pq eu já usei batida de pedra mas não gostei.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Ter Nov 18, 2014 10:32 am

Ruds escreveu:Teria que importar.

Se me lembro bem, não rola...

Tipo de produto que não é transportado por ar e/ou eles não vendem pra fora dos EUA. Quase certeza...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Ruds Ter Nov 18, 2014 10:35 am

allexcosta escreveu:
Ruds escreveu:Teria que importar.

Se me lembro bem, não rola...

Tipo de produto que não é transportado por ar e/ou eles não vendem pra fora dos EUA. Quase certeza...

Sei que um marceneiro uma vez usou em uma caixa que mandei fazer. Não sei como ele conseguiu então. Eu nunca tentei comprar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por dideivox Qui Nov 20, 2014 12:30 pm

Fala Ruds, tudo tranquilo?

Me desculpe caso esteja fazendo uma pergunta redundante..
Mas li o tópico, pesquisei bastante no google e não encontrei o que preciso..

Quero montar um gabinete 4x10 (ou talvez seria melhor um 4x12)?

Gostaria mesmo de um set 4x10 + 1x15 bergantino ligado num aguilar kk mas por hora preciso economizar e resolver meu problema da necessidade de um amp para os shows.

À princípio vou comprar um Behringer ultrabass
http://www.behringer.com/EN/products/BX4500H.aspx

A questão é, quem vai fazer pra mim é um amigo. E ele vai fazer meio "no zóio" hehe, então gostaria de um projeto adequado, com medidas e especificações básicas para ele seguir o modelo.
O tópico é carregado de informações técnicas que não tenho conhecimento "Spl, curva de frequencia, ressonância, ohms, etc".
Eu quero apenas um gabinete bom que cumpra missão e eu consiga economizar.
Algo que eu possa imprimir, levar pra ele e dizer "faça igual a esse". Entende?

Outro ponto, qual alto falante comprar? Ou qual alto falante "copiar"?

Agradeço a ajuda, um abraço!
dideivox
dideivox
Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 20, 2014 3:09 pm

dideivox,

projeto pronto, completo e bom eu só conheço as fEARful. Mas não sai barato fazer uma. O foco delas é alto desempenho, não baixo custo.

Se você não entende de projeto de caixas acústicas e não tem condições de aprender pra fazer o seu, sugiro comprar pronto. Temos no Brasil empresas que se especializaram em caixas de baixo custo. Dificilmente você conseguira fazer uma caixa mais barata do que uma empresa dessas consegue. Aqui no fórum mesmo você descobre essas empresas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por dideivox Qui Nov 20, 2014 3:38 pm

Olá Rud,
Na realidade é assim, esse meu amigo costuma fazer caixas.. mas não acho que ele tenha um conhecimento sobre a influência de medidas, posições etc..
O que queria era algo como uma planta..
Madeira com xx milímetros, com altura xx, largura xx, profundidade xx, com alto falantes tamanho xx posicionado xxxx
Entende?
Pelo que li aqui as medidas e posições de falantes, dutos, etc interferem bastante.. e eu tendo isso já ajudaria bastante.
dideivox
dideivox
Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 20, 2014 5:13 pm

dideivox escreveu:O que queria era algo como uma planta..
Madeira com xx milímetros, com altura xx, largura xx, profundidade xx, com alto falantes tamanho xx posicionado xxxx
Entende?
Sei, sei... especificando o falante xxxx, ligado do jeito xxxx, com o tal circuito xxxx, conector xxxx ... acho que entendi sim. Isso é um projeto.

Talvez o título do tópico te levou a pensar que eu forneço projetos. Não é o caso. Eu ajudo o pessoal que esteja querendo desenvolver seu próprio projeto. Mas eu não faço o projeto por eles. Quem dera eu tivesse todo esse tempo livre. Rolling Eyes

Se tua intenção não é entrar nessa "pira" de fazer o projeto e tal, o mais acertado é comprar pronto mesmo. Se o negócio é só resolver o problema de se escutar no palco, esse é o jeito mais rápido e barato.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por dideivox Qui Nov 20, 2014 5:37 pm

Ruds
Talvez o título do tópico te levou a pensar que eu forneço projetos.
Não, só me levou a pensar que tu me ajudaria a encontrar algum.

Se tua intenção não é entrar nessa "pira" de fazer o projeto e tal, o mais acertado é comprar pronto mesmo. Se o negócio é só resolver o problema de se escutar no palco, esse é o jeito mais rápido e barato.
Entendido. Obrigado pela dica! hehe
um abraço.
dideivox
dideivox
Membro

Mensagem por djmmaster Sex Nov 21, 2014 3:47 pm

Ruds, um amigo meu tem uma caixa 1x15 e gostaria de adicionar outra caixa ao sistema (2x10) mas ele curte um som bem grave e usa um baixo de 5c, conversamos sobre o assunto e fiquei um pouco preocupado da 2x10 não suportar o grave utilizado e acabar atrapalhando o rendimento do sistema em baixas frequencias. me veio a idéia de fazer um atenuador e cortar as frequencias mais graves da 2x10, ai é que começam as duvidas

seria necessario criar tal dispositivo?
se sim, em que frequencia seria ideal que o corte ocorresse? (pensei em 80hz)

obs.: não havera utilização da 2x10 sozinha
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagem por Ruds Sex Nov 21, 2014 9:05 pm

djmmaster,

ser uma 1x15 ou 2x10 não diz praticamente nada sobre como a caixa se comporta nos graves, e nem nas outras coisas. Pra saber isso precisamos saber outros aspectos mais técnicos da caixa e que a maioria dos fabricantes não informa. Ainda mais que as áreas de cone de uma 1x15 e de uma 2x10 não são tão diferentes, basicamente não tem como prever qual conseguiria gerar mais graves. Basta os falantes de 10" terem uma excursão um pouco maior e eles podem superar a 1x15 em capacidade de mover ar.

E sem saber com mais detalhes a resposta das caixas, também não dá pra prever o resultado de se usar elas juntas. Mas geralmente não existe muita "combinação" útil em duas caixas com configurações de falantes tão diferentes. O resultado mais provável é uma bagunça na resposta em frequência e uma dispersão "lobulada" cheia de picos e vales. Mas se o teu amigo testar essa combinação no ambiente certo e na posição certa, pode ser que ele ache que o resultado ficou bom... ou que ficou ruim.

Só por esses dois motivos que citei já não tem razão pra essa tua preocupação. Se teu amigo está decidido, só diga pra ele ligar as duas juntas e ser feliz. Falar mais alto vai (em relação a só uma caixa).

EDIT: Ah, e nem me ocorreu o óbvio, mas deixa eu acrescentar que, mesmo que a 2x10 fale menos que a 1x15 nos graves, com certeza não é filtrando os graves da 2x10 que você vai conseguir mais graves. O que vai acontecer se você filtrar os graves da 2x10 é que você vai ter a mesma quantidade de SPL nos graves que só usando a 1x15. O ganho de SPL só aconteceria acima da frequência de corte do passa-altas, mas com aqueles problemas de dispersão que citei.

Enfim, melhor não usar nada. Sò ligar as duas juntas. Algum ganho de graves vai ter. Melhor ainda seria se as caixas realmente se combinassem.

Última edição por Ruds em Sex Nov 21, 2014 9:54 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar comentário)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por s.martyn Sáb Nov 22, 2014 11:02 pm

Olá Ruds, há bastante tempo penso em fazer uma caixa pra eu poder colocar na oficina pra testar os baixos, porém eu sinto que na minha situação a caixa deve ter uma voz mais natural possivel, bem flat pra que eu possa ter referencia do som que o instrumento produz naturalmente, eu sou meio cismado com esse lance de som, mas como sou luthier, quando construo um baixo gosto sempre de testar bastante antes de entregar ao cliente e ter certeza de que tudo está o melhor possivel, ou seja essa etapa de teste acaba sendo uma etapa de pesquisas tbm, então uma caixa com uma resposta linear creio que seria o mais indicado, me corrija se eu estiver errado Ruds.

Bem inicialmente eu pensei em fazer uma 4x10'', não sei pq mas tenho uma certa tara nessa configuração, e creio que não seja só eu, hehe.
mas tbm pensei em uma 2x12''.
enfim, realmente não sei tomar essa decisão com um cunho mais cientifico como um expert, como nosso amigo Ruds, pode toma-la.
gostaria de uma ajuda nessa decisão, nos seguintes pontos:

modelo da caixa.
quais falantes usar.
qual a litragem da caixa.
caso tenha que usar driver, qual divisor usar.

lembrando que não preciso de portabilidade.

desde já obrigado.
s.martyn
s.martyn
Membro

Mensagem por djmmaster Dom Nov 23, 2014 10:34 am

Valeu Ruds!! obrigado pela resposta
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagem por gpraxedes Dom Nov 23, 2014 10:36 am

Samuel, particularmente acho a 410 a configuração mais interessante.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Ruds Dom Nov 23, 2014 12:07 pm

s.martyn escreveu:Olá Ruds, há bastante tempo penso em fazer uma caixa pra eu poder colocar na oficina pra testar os baixos, porém eu sinto que na minha situação a caixa deve ter uma voz mais natural possivel, [...]

Fala, Samuel!

Legal você ter esse objetivo. Acho que ter um sistema mais flat/neutro te ajudaria com certeza. Isso é possível, mas não é tão simples de alcançar. E construir uma handmade flat é um pouco desafiador. Tem que manjar de resposta de falantes, acústica e, principalmente, de eletrônica, porque o crossover é fundamental pra chegar no flat.

Uma idéia pra ganhar um pouco de tempo seria usar como ponto de partida o projeto das fEARful, possivelmente a 12/6/1. Mas o crossover teria que ser mudado, e essa parte seria complicada de fazer. Precisaria estudar os datasheets dos falantes e trabalhar com softwares de simulação de circuitos pra desenvolver um crossover que conseguisse ser flat. Isso proque as fEARful são ótimas e bem mais neutras que 95% das caixas do mercado, mas não chegam a ser o que eu chamaria de flat. Mas melhorando o circuito elas poderiam chegar bem perto.

Tem também a qustão do ambiente. O ambiente onde a caixa está influencia bastante no resultado final do som, e por isso, pra que o ouvinte ouça "flat" você deve tratar a sala onde a caixa for usada. Normalmente também vai precisar usar algum tipo de equalização pra corrigir modos de ressonância da sala. Pra simplificar não vou tratar disso aqui. mas é bom que você saiba que isso existe. O Joabi deve entender bem mais disso, e talvez ele também pudesse te ajudar nesse sentido.

Voltando às caixas, não sei se construir uma handmade seria a melhor solução, a menos que você tenha tempo pra estudar e projetar. Se quiser mesmo entrar nessa, pode contar comigo pra qualquer dúvida que você tenha, mas já te adianto que existem soluções mais baratas e rápidas prontas.

Se você não precisa de altos níveis de SPL, digamos, você só vai testar os baixos numa sala e não vai precisar competir com bateria e guitarristas surdos, não há dúvidas que a solução ideal pra você é monitor de estúdio. E não precisa de subwoofer. Um monitor que chegue até uns 50Hz nos graves é mais do que suficiente. Se for passivo, usaria também um amplificador de estúdio (não de contrabaixo!) de qualidade razoável. Liga o baixo numa mesinha e deixe ela flat. Voilá. Faltaria só equalizar o ambiente, mas isso seria uma segunda etapa.

Se você precisa de altos níveis de SPL, daí teria que correr atrás de caixas de PA e potências de alta qualidade, mas daí o preço sobe bastante, pq ter resposta flat em altos SPL sai bem caro. Ou então talvez as caixas da Acme, que prometem ser aproximadamente flat, mas acho que não ganhariam de caixas de PA na mesma faixa de preço.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Dom Nov 23, 2014 12:12 pm

gpraxedes escreveu:Samuel, particularmente acho a 410 a configuração mais interessante.

Foi bom você levantar essa questão. Era algo que eu gostaria de comentar faz já um tempo, e assim aproveito pra incrementar a resposta pro Samuel.

Uma 4x10 seria uma das piores soluções pra se chegar no som neutro e bem distribuído. Só ganharia talvez de um set 4x10+1x15, em que a festa é ainda mais "de arromba".

O principal problema dessa configuração 4x10 é a dispersão. A medida que você se movimenta na frente da caixa, o som varia radicalmente. E corrigir isso seria virtualmente impossível. Além da "montanha russa" em frequência, esse "quadradinho" com 4 falantes de 10" seria o equivalente a um falante de 21" ou 22" em relação ao "beaming" dos médios. Se você estiver exatamente na frente da caixa, até vai. Senão... Tonto Definitivamente eu não recomendo se a ideia é ser flat.

Em meios como sonorização profissional - e eu quero dizer profissional mesmo, não aquele do super-técnico-de-som-de-festa-de-casamento - você nunca vai encontrar uma caixa desse tipo voltada pra platéia. Pode procurar. Porque não? Porque ela é muito ruim para te dar uma resposta neutra e bem distribuída no ambiente, e os engenheiros de áudio sabem disso.

Bill Fitzmaurice, Dave Green, Alex Claber, nenhum deles sequer cogita projetar uma caixa desse tipo. E esses caras manjam.

As 4x10 só se "criam" no meio de caixas pra músicos, porque ele é cheio de mística, achismos e tradições. E se tem gente que compra, tem fabricante que produz. Lei do mercado pura e simples. Se tiver o logo da marca que o ídolo é endorser então, vix...
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por gpraxedes Dom Nov 23, 2014 12:36 pm

^ Realmente não é flat, mas geralmente tem um timbre ótimo para o baixo. Vou acompanhar o projeto, fiquei curioso.

Ruds, conhece as caixas da TC? Quem teve sempre fala de sua resposta bem flat.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por s.martyn Seg Nov 24, 2014 11:55 am

Ruds, acho que fui um pouco exagerado ao dizer "o mais natural possivel", vamos deixar esse axagero um pouco de lado e vamos fingir que eu quis dizer uma caixa de ''baixo'' mais flat, hehehe.
até pq não vou mixar nada aqui, só quero mesmo ouvir o som do baixo, ainda que de forma mais natural.
quanto a potencia não preciso de tanta, mas vou usar a caixa pra que os clientes tbm possam testaar seus baixos quando vierem busca-los.

te confesso que antes de vc falar já havia pensado na fearful 12/6, mas o problema é conseguir esses falantes, vc acha que conseguiriamos projetar essa caixa para falantes que conseguimos aqui no nosso Brasil?

fiquei animado com a Fearful por ser uma caixa que só ouço bons comentários a respeito dela, mas nunca vi de perto e tenho uma imensa curiosidade.
vamos amadurecendo a idéia.
s.martyn
s.martyn
Membro

Mensagem por joabi Seg Nov 24, 2014 12:25 pm

Caros Ruds e Samuel, acho que um combo da Acoustic Image se enquadra bem dentro do que o Samuel precisa. Que tal um desses?

http://www.gollihurmusic.com/product/2390-ACOUSTIC_IMAGE_CODA_SERIES_4PLUS_COMBO_AMPLIFIER.html

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por s.martyn Seg Nov 24, 2014 1:14 pm

joabi, ai vc já ta partindo pra ignorância né?
vamos pegar leve ai, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

cara sei que talvez esse combo fosse realmente o mais indicado, mas não posso gastar muita grana tbm não, hehe.

se eu ver que vai ficar além das minhas forças vou desistir do projeto, hehe.
s.martyn
s.martyn
Membro

Mensagem por joabi Seg Nov 24, 2014 1:24 pm

hahaha seus baixos merecem, Samuel. Very Happy

Eles vendem só a caixa também. Dá uma olhada no site que eu linkei. Não é tão fora da realidade assim, vai...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Ruds Seg Nov 24, 2014 3:09 pm

gpraxedes escreveu:Ruds, conhece as caixas da TC? Quem teve sempre fala de sua resposta bem flat.
Não conheço.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Seg Nov 24, 2014 3:10 pm

s.martyn escreveu:Ruds, acho que fui um pouco exagerado ao dizer "o mais natural possivel", vamos deixar esse axagero um pouco de lado e vamos fingir que eu quis dizer uma caixa de ''baixo'' mais flat, hehehe.
É que eu tenho um par de monitores bem simples, e ainda assim o detalhamento e a neutralidade do som não tem nem comparação com minha 1x12. E o quarto não tem tratamento acústico algum. Uso elas quando quero desenvolver circuitos, tipo meus pré-amps (ou só curtir o timbre dos meus baixos  Smile ). Pena que não treme o quarto como a 1x12 faz...  Rolling Eyes

Mas blz, acho que agora te entendi melhor, Samuel.

Não conheço as Acoustic Image, mas a fama delas é boa.
Tem também as caixas da Acme que eu já havia citado. As Acme têm fama de serem bem transparentes, além de terem uma resposta BEM extensa nos graves.

Descendo um pouco no custo, a fEARful 12/6 seria uma boa opção. Eu imagino que o custo final pra você que trabalha com madeira ficaria entre R$2000,00 e R$2500,00.

Se quiser mais barato, talvez o caminho seja uma caixa de PA full-range. A melhor que você conseguir comprar.

Construir uma caixa você mesmo só dá um resultado melhor que uma caixa de PA se você projetar um crossover personalizado. Daí é possível construir uma caixa razoavelmente flat mesmo com o "famoso" 12PW5 + corneta. O custo seria menor mas o tempo gasto seria bem grande, e dependeria da tua experiência com projeto de filtros analógicos.

Mais barato e fácil que isso já perderia o foco do flat/neutro. Daí sobra tentar fazer uma caixa de baixo boa. Nesse caso, seguiria a maioria dos projetos aqui do tópico. Eu te recomendaria um 12PW5 pruma caixa pequena/média, um 15PW5 ou WPU1509 pra uma caixa grande (maior SPL). Colocaria um D100 ou um D202Ti numa corneta apropriada e um crossover da EAM ou Nenis.

Em qualquer situação, sugiro usar potências de PA, que são flat, além de terem um custo por watt BEM menor do que amps de baixo. Ou pelo menos usar um amp de baixo que tenha loop send-return e ligar o baixo no return, pra bypassar o timbre do amp.

Um "macete" pra ter uma idéia de quão neutro é o sistema amp+caixa seria você tocar um mp3 de uma música que você conheça bem (e que tenha sido bem mixada) nesse sistema. Isso ajuda a ter uma noção do timbre, e é bem fácil de fazer.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por s.martyn Seg Nov 24, 2014 7:27 pm

Bem acho que por enquanto vou na idéia do Ruds de fazer uma boa caixa de baixo tentando chegar num resultado mais flat.
troquei umas MPs com o Ruds e vou tentar fazer um projeto que ele já tem lá com o 12PW5e driver.

mas digamos que ainda não perdi a vontade de fazer uma fearful.
s.martyn
s.martyn
Membro

Mensagem por edsonbrjr Seg Nov 24, 2014 8:04 pm

Vem de Lá, preciso de ajuda. Comprei um cabeçote warwick wa300, e fiz uma caixa 2x10. Coloquei falantes subwoofer automotivos que eu tinha em casa e ficou uma m$%&. Segue as especificações da caixa: 60cmx48x34. Eu quero colocar uns falantes bons pra falar bem com essa caixa. Ela foi feita em compensado de 15mm, e coloquei um duto frontal de 3mm. Também gostaria de saber se coloco um duto maior, ou mais um duto. Não revesti a caixa internamente. Desde já agradeço pela ajuda.
edsonbrjr
edsonbrjr
Membro

Mensagem por claudio.francioni.581 Seg Nov 24, 2014 10:51 pm

Boa noite, Ruds. Cá estou eu a lhe perturbar novamente.
Comprei o 12PW5.
Segundo li em tuas sugestões por aqui, uma caixa de aproximadamente 55l com um duto de 4" resolvem meu problema (cabeçote de 300w), certo?
claudio.francioni.581
claudio.francioni.581
Membro

Mensagem por Ruds Ter Nov 25, 2014 8:21 am

edsonbrjr escreveu:Vem de Lá, preciso de ajuda. Comprei um cabeçote warwick wa300, e fiz uma caixa 2x10. Coloquei falantes subwoofer automotivos que eu tinha em casa e ficou uma m$%&. Segue as especificações da caixa: 60cmx48x34. Eu quero colocar uns falantes bons pra falar bem com essa caixa. Ela foi feita em compensado de 15mm, e coloquei um duto frontal de 3mm. Também gostaria de saber se coloco um duto maior, ou mais um duto. Não revesti a caixa internamente. Desde já agradeço pela ajuda.

Sugiro 2 Snake ESV610. Use dois dutos de 4" com 12cm de comprimento +-. Revista as paredes internas com espuma acústica ou fibra de poliester densa se quiser um timbre mais natural.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Ter Nov 25, 2014 8:22 am

claudio.francioni.581 escreveu:Boa noite, Ruds. Cá estou eu a lhe perturbar novamente.
Comprei o 12PW5.
Segundo li em tuas sugestões por aqui, uma caixa de aproximadamente 55l com um duto de 4" resolvem meu problema (cabeçote de 300w), certo?

Isso, ~ 55l fica ótimo. Mas se possível use dois dutos de 4". Fica melhor do que com só um. Sintonize entre 50Hz e 55Hz.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 11 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para o topo