Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 17 de 20 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Abr 16, 2015 8:49 am

Dardo escreveu:Ruds,

Estava de férias e tinha tempo para escrever grandes posts... detalhados, bem agora acabou...

A caixa está grave, bem grave, com sintonia em 48,5Hz. O falante não está excurcionando muito, quase nada. Ela não vibra nada, está super sólida.

Já tentei sem o xover mas o resultado está o mesmo.

A primeira coisa que fiz foi medir a RF mas está relativamente "plana". não consegui identificar nada nos 110hz (D) que indicasse alguma anormalia. Pior é que com musica a caixa toca bacana!

Fico imaginando se por acaso não seria a espuma, ou falta de mais espuma...

abr,
Dardo
Acabou a moleza, é? hehehe

Ok, crossover descartado. Você diz que a caixa está sólida, sem vibração ou vazamentos... A sintonia está medida e dentro do esperado... Pergunta

Espuma só tem influência em ressonâncias de frequências mais altas, como eu disse antes (comprimentos de onda de até 4x a espessura da espuma). E o ganho de volume aparente é muito pequeno pra influenciar significativamente nos graves.

Esse seu caso está muito estranho. Inclusive testar com música costuma denunciar problemas de resposta em frequência como picos ou vales acentuados. Muito estranho estar boa com música mas ruim com o baixo. E se você mediu ela e não encontrou esse "excesso" de graves no gráfico... scratch

Talvez o falante tenha estragado. Podia medir os parâmetros dele novamente pra ver se ele ainda é o mesmo. Nem precisa medir Vas. Só Qes e Fs já indicariam se tem algo errado.

Dê também uma revisada no amp/baixo. Teste a caixa longe da parede e revise sua equalização. Revise também a parte elétrica e principalente as soldas/conexões.

Com que caixas você costumava tocar antes?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por bass32 Sáb Abr 25, 2015 9:33 pm

Ruds

Vi um modelo de cubo da Fender para contrabaixo da década de 70 que tinha a parte de tras aberta. (Open Back).

Minha pregunta: A caixa por ser open back será mais leve e portátil que uma caixa closed back, levando em consideracao a portabilidade, vc acha legal construir uma caixa open back para contrabaixo? vc acha que ficaria legal? Sendo Open Back nao precisarei me preocupar com os parametros Thielle Small, certo?

PS: lembrei que o cubo de estudo Onerr Block Bass 20 tbm é open back e foi elogiado em outro tópico!
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 25, 2015 10:19 pm

vc acha legal construir uma caixa open back para contrabaixo? vc acha que ficaria legal?
NÃÃÃOOOOOO....
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Dom Abr 26, 2015 9:38 am

bass32 escreveu:Ruds

Vi um modelo de cubo da Fender para contrabaixo da década de 70 que tinha a parte de tras aberta. (Open Back).

Minha pregunta:  A caixa por ser open back será mais leve e portátil que uma caixa closed back,  levando em consideracao a portabilidade, vc acha legal construir uma caixa open back para contrabaixo? vc acha que ficaria legal? Sendo Open Back nao precisarei me preocupar com os parametros Thielle Small, certo?

PS: lembrei que o cubo de estudo Onerr Block Bass 20 tbm é open back e foi elogiado em outro tópico!
Realmente, numa open back você não precisa nem pensar nos parâmetros TS, pq a caixa nem vai ter resposta de graves. É como se não existisse caixa, e o falante estivesse "ao ar livre".

Esse tipo de caixa não serve pra baixo, pq além de não ter grave nenhum, é praticamente certo que o woofer vai sofrer dano logo nos primeiros momentos de uso.

Esse tipo de caixa só funciona pra instrumentos sem graves, tipo a guitarra.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Dom Abr 26, 2015 9:43 am

Ruds escreveu:Esse tipo de caixa não serve pra baixo

Só como ênfase...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por malka_aff Ter Abr 28, 2015 12:52 am

as caixas onner são para estudos e devem ter um bom corte de frequencias baixas.

Não usem caixas de estudo como parâmetro.

Nunca
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 07, 2015 4:15 pm

Editado....
Última forma...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucvon Dom Jun 14, 2015 1:52 pm

Boa Tarde Pessoal!

Ja venho acompanhando esse tópico algum tempo atrás cerca de 2 anos. Nesse período desenvolvi minha caixa de som baseada nas informações aqui contidas, portanto não sou tão novo assim no grupo. Então resolvi descrever minhas experiências somente agora para compartilha-las com vocês e principalmente com o Ruds, que é o cara que entende de projeto de caixas e quem sabe conseguir novas informações para meu novo projeto ehehe.

Meu nome é Luciano, sou engenheiro elétrico/eletrônico e também músico. Toco vários instrumentos como guitarra, teclado, violão, baixo e um pouco de trompete, mas meu instrumento de estudo e aperfeiçoamento constante é o teclado. Também possuo um homestudio onde faço minhas gravações e gravações da igreja onde congrego na qual tenho a função de musico.
O meu desafio foi construir uma caixa de som para ligar o meu teclado um Yamaha Motif XS7 para servir de retorno no palco e diversos outros propósitos com o teclado.
Pesquisei bastante sobre o assunto e descobri que o teclado é um instrumento de ampla faixa de resposta em frequência, então precisaria de uma caixa que responda desde as frequências subgraves até as mais agudas.
Então foi onde entrei no site www.contrabaixobr.com pois a resposta para minhas duvidas na faixa dos graves e subgraves deveria estar ali. Pois o pessoal que toca contrabaixo deve entender bastante dessa região do espectro sonoro.
Encontrei entao um topico do Ruds falando inicialmente de como utilizar um programa chamado WinISD para utilizar os parâmetros TS de Alto falantes para projetar caixas.
Foi então que iniciei minha empreitada no assunto, instalei o programa e comecei a simular.
Na época como ele estava ajudando um membro do grupo a construir uma caixa para contrabaixo acabei utilizando os mesmos parametros para minha caixa. E segui o conselho do Ruds de utilizar o bom e velho alto falante Selenium 12pw5.

Como eu estou de viagem nesse momento estou sem as fotos da caixa pronta, mas assim que chegar em casa eu vou postar as fotos do projeto e da caixa para todos olharem com detalhes da construção.

Quero frisar que além da construção da caixa, acabei construindo o amplificador também em uma espécie de cabeçote separado, como no formato padrão de grandes marcas como marshall etc no estilo classico vintage utilizando courvin preto no acabamento.

Nesse momento não quero entrar em detalhes na construção do amplificador que já é uma outra historia, mas se o grupo assim desejar discutir a respeito posso compartilhar algumas experiencias.

Mas voltando a caixa, utilizei o falante Selenium 12pw5 , um drive fenólico D250x e um duto de 4 polegadas. No divisor de frequencias acabei utilizando componentes discretos de primeira ordem como capacitores com 6db/oitava e na via do drive adicionei um resistor em serie para diminuir a potencia que chega no drive pois estava muito forte.

Após quase 2 anos de utilização da caixa proponho algumas melhorias como por exemplo a substituição do drive fenólico por um drive de titanio, a utilização de um crossover de segunda ordem 12db/oitava.

Quando comecei a utilizar a caixa parecia uma criança com brinquedo novo ehehe, minha esposa ja tava ficando "maluca" pois o telhado da casa parecia que ia se desprender de tanta frequencias graves. Era um som gostoso de ouvir, graves firmes e redondinhos sem embolados. Utilizava o teclado Motif XS7 com alguns timbres de baixo incriveis. Aqueles timbres de string e sinths mais graves ficaram perfeitos e envolventes. Depois desse projeto minhas experiencias com teclados nunca mais foram as mesmas, nunca havia percebido tanta riqueza dos timbres que meu Motif possuía. Simplesmente demais.

Assim que chegar em casa depois dessa viagem vou postar as fotos da caixa!

Mas agora venho propor um novo projeto. Depois de 2 naos de uso da caixa eu fiquei mais exigente ainda e quero tirar o maximo proveito dos timbres do meu Motif. Durante esse periodo percebi uma falta de frequencias médias, uma certa ressonancia exagerada nos graves(nao sei qual frequencia exata, teria que medir mas chega a ser irritante) quando utilizo alguns timbres especificos do Motif XF8 samples, e o drive D250x não fica legal as notas agudas do piano, fica um agudo horrivel estalado/ardido parece até que altera o timbre do piano, não gostei nada. Deve existir algum drive que consiga manter as características do timbre do piano pois nesse não ficou legal.

Resumindo, nas frequencias graves a caixa ficou excelente, apenas ressona demais para alguns timbres do Motif que chega a ser irritante ao ponto de voce ter que parar de tocar, ou trocar de timbre ou diminuir muito os graves no equalizador, coisa que para outros timbres não precisaria. E também ficou ardido e irritante o som do drive para o timbre de piano nas notas mais agudas alterando o timbre.

Minha idéia futura é construir uma caixa de 3 vias utilizando crossover de 3 vias ativo e 3 amplificadores, um para cada via pois dessa forma eu consigo controlar a potencia em cada via, e se por acaso em algum timbre do teclado tiver exagero de alguma faixa de frequencia eu simplesmente baixo o volume daquela faixa de frequencia ou via ou diminuo o ganho no crossover ativo.

Tinha em mente fazer uma caixa unica, embaixo o falante de 12 polegadas 12pw5 com seu projeto utilizando parametros TS, logo acima outro compartimento da mesma caixa com 2 falantes de 8 polegadas e no compartimento mais acima o drive de titanio. A questão é que não como projetar o compartimento com 2 falantes de 8 polegadas.

Me ajuda ai Ruds, voce acha que vale a pena isso, daria certo. Voce acha que utilizando um compartimento com falantes de 8 polegadas eu resolvo o problemas da falta de medios. Pois eu acho que os médios que o drive fenolico reproduz não são legais ele altera muito o timbre do piano do teclado, ai pensei que alto falantes medios seriam melhores.

Agradeço desde ja a atenção de todos

Luciano von Mühlen

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Dom Jun 14, 2015 7:10 pm

Os parametros da caixa são:

Volume: 55 litros (ja desconsiderando volume ocupado pelo falante e duto)
Duto: cilindrico
Diametro duto: 4 polegadas
Comprimento do duto: 7cm
Frequencia de sintonia: 55 Hz
Alto Falante: Selenium 12pw5
Drive: Selenium D250x

Esses parametros sao os mesmos que o Ruds estava avaliando juntamente com o FireHawk para ele construir uma caixa em setembro de 2013.

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Dom Jun 14, 2015 7:29 pm

Agora falando no meu novo projeto proponho o seguinte: Por favor Ruds me corrija se minhas idéias não estão de acordo ou se existe algum detalhe técnico que não considerei.

Caixa única em madeira de 20mm de expessura com 4 compartimentos.
O primeiro compartimento de baixo para cima seria para os graves utilizando o 12pw5
O segundo compartimento seria para 2 falantes médios de 8'' ou 6'' não sei ao certo
O terceiro compartimento seria para o drive de titanio
O quarto compartimento seria para colocar o crossover ativo (3 vias) tipo rack 19'' paramétrico e os amplificadores de cada via que seriam 3 independentes com Knobs de ganho. Na parte superior no topo instalaria os pre amplificadores ou um mixer de 3 ou 4 canais o suficiente.

Oque voce acha dessa idéia Ruds

Como eu ainda tenho duvidas na questao dos falantes médios de 6" ou 8" preciso que voce me de uma opiniao, pois eles poderiam ser suprimidos se eu colocasse um drive de titanio e um crossover de 2 vias.

Mas será que eu chegaria ao ponto que desejo em termos de timbres para teclado pois como te falei, não gostei do som do drive fenolico pois ele altera o timbre. Então por isso pensei em colocar falantes médios até mesmo pela falta de médios.

Fica ai a minha idéia em um novo projeto!

Aguardo sugestões

Luciano

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qua Jun 17, 2015 12:41 pm

Ja vi caixas fearfull 12/6/1 com apenas um falante de 6 polegas e fico me perguntando qual seria o SPL desse falante de 6 polegdas la fora do Brasil, pois aqui no Brasil pelo menos na marca selenium nao encontrei falante de 6 polegadas com SPL maior que 91db. Sendo que o 12pw5 tem 96db. Não ficaria um som equilibrado, mas se colocasse 2 falantes de 6 polegadas acho que conseguiria um aumento no SPL de 6db talves, oque poderia equilibrar com o 12pw5. E se ainda utilizasse 3 amplificadores separados para cada via com crossover ativo teria um maior controle de cada via. Oque voce acha Ruds

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qua Jun 17, 2015 1:06 pm

Dando uma pesquisada no google encontrei os parametros do 6ND410 utilizado em uma caixa fearful 12/6 , nossa ele tem nada mais nada menos que 102 db de SPL, ao contrario doque eu pensava em fazer com um selenium por aqui, esse teria que atenuar ainda para equilibrar com o woofer 12pw5 ehehehe. Alguem aqui conhece algum midrange no Brasil que tenha 102 db de SPL

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qua Jun 17, 2015 1:14 pm

Realmente os midrange 6" e 8" da selenium são fraquinhos em SPL nao passam de 91db, mas tem essa marca chamada oversound que tem dois midrange de 6" e 8" com SPL de 99db e 100db será que dá para confiar nesses dados.

lucvon
Membro

Mensagem por Ruds Qua Jun 17, 2015 1:56 pm

Bem vindo ao tópico, Luciano!

Acho um projeto de caixa de 3 vias com crossover ativo e um amp por via o melhor em termos de alta fidelidade. É caro e trabalhoso, mais do que uma caixa de 3 vias passiva, mas se todas as partes forem feitas com cuidado, é difícil bater o resultado. Se você está disposto a entrar nessa, manda bala!

Minha sugestão inicial é você estudar bem os fEARful, que são excelentes: http://greenboy.us/fEARful/

Pra uma caixa de 3 vias, eu acho melhor mudar o woofer. Usar um mais focado em graves do que o 12PW5. Algo mais próximo de um sub-woofer. Tipo o 3012LF.

A madeira pra uma caixa desse tamanho pode ser 18mm, ou até mais fina se você usar reforços internos. Isso impacta muito no peso da caixa, especialmente se você usar falantes de neodímio.

Sobre os mid-range, realmente os nacionais são uma catástrofe. E eu não confio nos dados da Oversound.
O 6ND410 é ignorante mesmo, inclusive no preço, mas não sei se já não saiu de linha. O 6NM410 é o substituto, com cerca de 100dB de sensibilidade. Sem dúvida são uma ótima opção. Veja os Eminence e os Faital de 5" e 6" também. Tem uns muito bons.
E com um amp pra cada via, não precisa se preocupar em casar sensibilidade. Foque em qualidade e veja se ele consegue acompanhar o woofer no limite de SPL.

Nos agudos, o grande segredo não é tanto o driver (se é fenólico ou whatever), mas mais a corneta. Aqui no Brasil é mais difícil, mas lá fora tem muita corneta interessante. No seu caso isso é muito importante porque você vai usar a caixa pra teclado. O greenboy sugere umas bem interessantes.

Só joguei umas ideias pra você pensar. Mas talvez até mais importante que isso é saber duas coisas:

Quanto você tem disponível de tempo e dinheiro pra esse projeto?
Pq esse é um projeto avançado e sai caro se você quer componentes de qualidade.

Quão "alto" deve falar essa caixa? Qual é o SPL mínimo que te atende?
Isso influencia na escolha do woofer.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucvon Qua Jun 17, 2015 7:34 pm

OK, vamos começar pelo subwoofer então. Já que é uma caixa 3 vias concordo em trocar o bom e velho 12pw5 por um subwoofer. Mas avaliando esse 3012LF em um primeiro momento pensei em colocar um subwoofer de 4ohms pelo fato de extrair mais potencia de um amplificador feito para 4ohms doque utilizar um amplificador projetado para impedancia minima de 4ohms em um falante de 8ohms, não estaria tirando toda potencia que ele foi projetado para entregar. Ai me deparei com o datasheet do 3012LF http://www.parts-express.com/eminence-kappalite-3012lf-4-high-power-neo-12-subwoofer-4-ohm--290-4518

No datashet informa que o SPL do 3012LF em 4ohms é de 92.9 db e em 8 ohms ele é 95.5
Oque voce acha disso Ruds. Seria um problema para esse projeto? Voce recomendaria utilizar a versao 4ohms mesmo assim? Ou melhor é utilizar o 8ohms com um amplificador que entregue toda a potencia dele em 8ohms sem danos por sobrecarga?

Dando uma olhada nos Subwoofer nacional, a selenium tem o 12swp, ja vi alguem comentando sobre esse modelo aqui, oque voce acha?

Outra coisa, no Brasil existe esse subwoofer a venda ou apenas importando? Conhece alguem aqui no brasil que comercializa? Caso contrario conhece alguma loja lá fora que vende e envia para o Brasil? Quais os preços praticados? Nesse site encontrei por 189 dolares.

lucvon
Membro

Mensagem por fernando.busko Qua Jun 17, 2015 11:21 pm

Beleza Galera! cheers Então, to pensando em construir duas caixas 4x10". E aí, é que eu to pensando em usar os 10pw7 da Selenium. Eles tem 95dB de sensibilidade e 150W, acho q chega a uns 116dB, mas nao tenho certeza se eles são bons e/ou se o SPL é suficiente pra um show... o q vcs me dizem? To priorizando o preço mesmo hahah tongue mas se puderem me indicar outros falantes seria bom tbm hahah. Ah, procuro extrair um som sem graves muito profundos, timbre a lá Seve Harris/Frank Bello... um timbre que priorize os medio-agudos (1khz à 2.5khz) e a faixa entre 100 e 200HZ por aí, eu acho. E Obrigado desde ja! Muito prazer participar deste forum com grandes feras Ô Locooo
fernando.busko
fernando.busko
Membro

Mensagem por bass32 Qui Jun 18, 2015 11:37 am

Ruds!

Estou encomendando uma caixa 1x12 na Teksound. O Rogério me passou as medidas internas da caixa de 35x35x31,8 cm. Tenho um falante Oversound 12 Steel 300, que nessa caixa da Teksound o melhor resultado seria o seguinte: F3 de 63,2HZ com um pico de 1,02DB em 114HZ (Simulado no WinISD e fazendo a devida alteração no comprimento do duto de 3"). Gostaria de saber se esse resultado seria legal ou se é melhor eu comprar a caixa já com o falante da Vox Sound que a Teksound disponibiliza? Preço da caixa sem falante 390,00 reais, preço da caixa com falante Vox Sound 630,00 reais. *Valores sem adição do frete. Desde já agradeço.
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Ruds Qui Jun 18, 2015 12:14 pm

lucvon escreveu:OK, vamos começar pelo subwoofer então. [...]
Se você vai construir um amplificador dedicado pro woofer, não tem muito porque se preocupar com a impedância nominal. Por isso, se a sensibilidade do 8 ohms é maior, use 8 ohms. A sensibilidade sendo maior, você consegue chegar no limite do falante com menos potência.

Não conheço o 12SWP. Se você tiver os parâmetros/datasheet dele me passe que te digo minha opinião.

Não sei quem vende falantes importados aqui no Brasil. Pra comprar fora acho que você terá que usar um serviço de redirecionamento de encomendas.

Última edição por Ruds em Qui Jun 18, 2015 12:18 pm, editado 1 vez(es)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Jun 18, 2015 12:15 pm

fernando.busko escreveu:[...] to pensando em construir duas caixas 4x10". [...] To priorizando o preço mesmo hahah tongue [...]
Não recomendo o 10pw7. O Snake ESV610 é "passável". Importados existem bons, mas são caros.

Se teu foco é baixo custo, recomendo comprar pronta. Tipo as da Teksound, que são baratas.

Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Jun 18, 2015 12:17 pm

bass32 escreveu:Estou encomendando uma caixa 1x12 na Teksound.[...]
O volume interno até é aceitável. O que está ruim é o duto, que é muito pequeno. O ideal seriam dois de 4", mas acho que não caberia nessa caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 1:05 pm

O datasheet do 12SWP esta nesse link https://mega.nz/#!AQgjCZ6Z!8WeWfuzctg95Ouf19nQBQexcen4bWOh5uLNE_yqlk1E

Existe um dado chamado "Ref eff:" que é dado em porcentagem que define a eficiência do transdutor. Ele da uma noção da porcentagem da potencia que o falante recebe e que é transformada em som.

No caso do 12swp o valor é 1.32% , no 12pw5 é 2.4% já no 3012LF eu nao encontrei essa informação, mas deve ser maior pois ele tem neodimio no imã acredito eu.

Ruds da uma olhada no datasheet desse 12swp com seu olho clinico e me diga se vale a pena ou não para esse projeto.

lucvon
Membro

Mensagem por bass32 Qui Jun 18, 2015 1:52 pm

Ruds!

Na sua opinião: compro a caixa com o falante VoxSound da Teksound ou compro a caixa vazia e coloco o meu Oversound?
bass32
bass32
Membro

Mensagem por fernando.busko Qui Jun 18, 2015 3:24 pm

Bom eu ia comprar os 10pw7 porque achei q o SPL ja ia dar pro gasto haha, mas vou dar uma olhada nuns esx310 da snake e tbm procurar umas caixas prontas como sugerido. Ruds vc, ou mais alguem ai sabe mais ou menos quanto SPL eh preciso num show de rock/metal? No caso a caixa do baixo seria meu retorno e meu "PA". Vlw por responder Ruds! Abraço a todos
fernando.busko
fernando.busko
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 3:53 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 7grs51w2d

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 3:55 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 IMG_5178

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 3:58 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 IMG_5179

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 4:00 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 IMG_5176

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 4:04 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 IMG_5167

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 4:06 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 IMG_5175

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 4:10 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 IMG_5173

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 4:12 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 IMG_5172

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 4:16 pm

Estao ai as imagens prometidas da caixa que construi baseado nas informações desse topico. Desculpe pela qualidade das fotos que nao são muito boas pois foram tiradas com iphone, outro dia tiro fotos com mais qualidade.

lucvon
Membro

Mensagem por Ruds Qui Jun 18, 2015 8:46 pm

lucvon escreveu:No caso do 12swp o valor é 1.32% , no 12pw5 é 2.4%  já no 3012LF eu nao encontrei essa informação, mas deve ser maior pois ele tem neodimio no imã acredito eu.
Não se preocupe com esse parâmetro. O que importa é a sensibilidade, e isso não depende do material do imã.

lucvon escreveu:Ruds da uma olhada no datasheet desse 12swp com seu olho clinico e me diga se vale a pena ou não para esse projeto.
Esse 12SWP é bem subwoofer mesmo. Vai precisar necessariamente de um mid-range.

Segundo o datasheet, esse 12SWP vai ficar bom em caixas maiores, de pelo menos uns 60l. Se você quiser graves bem profundos trabalhe com uns 70l ou mais e sintonias um pouco mais baixas, de 42Hz a 45Hz. Mas daí o SPL máximo vai cair. É um compromisso, não tem jeito. Pelo menos a excursão é alta, então "tímido" ele não deve ficar.

Se ele é adequado pra você eu não sei dizer. Vai depender de quanto SPL você precisa, e de até que frequência grave você quer que ele chegue. Defina seus limites e simule pra ver se te atende.

E pra falantes com excursão alta, é bom usar amplificadores de potência fortes pra aproveitar bem o falante. Nesse caso uns 500W em 8 ohms seria uma boa.

Outra coisa, projete muito bem o duto. Isso é fundamental pra se ter bons graves. Acho que pra esse aí vai precisar de uns 3 dutos de 4". Melhor talvez um duto retangular usando uma das paredes da caixa. Mas vai ter que ter uma boa área de seção transversal.

Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Jun 18, 2015 8:46 pm

bass32 escreveu:Ruds!

Na sua opinião: compro a caixa com o falante VoxSound da Teksound ou compro a caixa vazia e coloco o meu Oversound?
Compra já com o falante VoxSound.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Jun 18, 2015 8:48 pm

fernando.busko escreveu:Bom eu ia comprar os 10pw7 porque achei q o SPL ja ia dar pro gasto haha, mas vou dar uma olhada nuns esx310 da snake e tbm procurar umas caixas prontas como sugerido. Ruds vc, ou mais alguem ai sabe mais ou menos quanto SPL eh preciso num show de rock/metal? No caso a caixa do baixo seria meu retorno e meu "PA". Vlw por responder Ruds! Abraço a todos
Pelo menos 120dB. Mas isso depende muito de quão grave é o seu timbre, e de quão "surdos" são os colegas metaleiros. Pode ser que precise mais que isso.
Se quiser garantir, uns 125dB.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 10:33 pm

Então Ruds, com relação a aplicação dessa caixa imagina um ambiente com 200 a 300 pessoas em local fechado, um salão que comporte no máximo 300 pessoas. Mas também vou utilizar em casa no meu homestudio e também em festas no quintal de minha casa, que abriga cerca de 150 pessoas no máximo. Dá para ter uma idéia de SPL que vou precisar?

Atualmente utilizo essa caixa que fabriquei com o 12pw5 e ela atende tranquilamente essa minha aplicação.

Com relação ao amplificador para sub pretendo utilizar um de 600 watts rms estereo classe AB 2 canais de 300 watts em 4ohms ligado em ponte. Oque dá 600 watts em 8 ohms.

Com relaçao as frequencias como será utilizado com Teclado, então quanto mais grave eu conseguir projetar a caixa melhor, pois um teclado de 76 teclas toca notas bem graves, ainda mais que o teclado tem o recurso de transposição e octave.

Com relação ao duto voce disse uma vez que o winisd tem erros no calculo do comprimento do duto e que voce utiliza um fator de correção de 0,8 , posso utilizar esse fator de correção? E qual o limite de velocidade nesses dutos para não ser turbulento.

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 11:23 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 DSC01192

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 11:26 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 DSC01191

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 11:30 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 DSC01188

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 11:32 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 DSC01194

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 11:37 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 DSC01185

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Qui Jun 18, 2015 11:40 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 DSC01184

lucvon
Membro

Mensagem por Ruds Sex Jun 19, 2015 9:10 am

lucvon escreveu:Atualmente utilizo essa caixa que fabriquei com o 12pw5 e ela atende tranquilamente essa minha aplicação.
Se um 12PW5 te atende bem, você precisa de cerca de 119dB de SPL máximo.

E se quanto mais grave a caixa alcançar melhor, você já sabe o que precisa pra projetar.

Acho que esse 12SWP te atenderá, mas confirme com o WinISD.

lucvon escreveu:Com relação ao duto voce disse uma vez que o winisd tem erros no calculo do comprimento do duto e que voce utiliza um fator de correção de 0,8 , posso utilizar esse fator de correção? E qual o limite de velocidade nesses dutos para não ser turbulento.
A velocidade máxima do ar no duto deve ser de 20m/s quando o falante estiver no limite de excursão.

Se usar duto circular no WinISD use esse fator de correção de 0,8. Mas lembre que isso é uma aproximação.

O BoxSim é mais preciso nesse cálculo de comprimento de duto.

Pra máxima precisão, só mesmo construindo a caixa, medindo e ajustando o comprimento até alcançar o valor exato. Mas nem sempre é necessária uma precisão tão alta. Uma variação de até uns 5% na sintonia não é muito perceptível e causa pouca diferença no funcionamento da caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucvon Sex Jun 19, 2015 5:34 pm

Ruds, tenho algumas duvidas com relação aos parametros que devo entrar no winisd do subwoofer 12swp. Veja a figura abaixo do cadastro do falante no winisd.

O valor de "Le" eu não tenho.
"Pe" é a potencia RMS? 450 watts?
O "BL" não seria 16 T.m
O que significa o parametro "dia" qual valor dele para esse subwofer
"z" deve ser a impedancia? 8 ohms?

https://2img.net/h/s14.postimg.cc/vbe65rzsx/foto1.jpg

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Sex Jun 19, 2015 5:35 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 Foto1

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Sáb Jun 20, 2015 4:04 pm

Na verdade eu estava utilizando outra versao do WinISD, agora é a versao pro alpha como mostra a figura abaixo.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 Foto2

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Sáb Jun 20, 2015 4:11 pm

Como pode ver na figura acima alguns dados não encontrei no datasheet do 12SWP.

Tem alguma idéia de como obtelos e quais são seus valores?

fLe , Xlim, Dd(oque siginidica Dd), KLe (oque significa), USPL, Le, Mms, Rms.

Alguns parametros são calculados autamaticamente quando se insere alguns dados.

No caso da potencia utilizo o valor RMS do falante? 450 w

lucvon
Membro

Mensagem por lucvon Sáb Jun 20, 2015 4:30 pm

Estou tendo alguns problemas no WinISD para entrar com os dados TS.

Coloquei os valores exatamente como no datasheet da selenium do 12SWP, mas ele esta encontrando inconsistencias nos parametros qualitativos como mostra a mensagem ao tentar salvar os dados Qts Qms Qes.

Outra coisa é com relação ao SPL que foi automaticamente calculado pelo software para 93,44 db e tem esse USPL que nao sei oque significa e deu um valor de 94,92db

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 Foto3

lucvon
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Jun 20, 2015 4:38 pm

^ Eu ia mesmo te recomendar a versão pro.

Os parâmetros estritamente necessários pra uma simulação completa são: Qes, Qms, Fs, Vas, Sd, Xmax e Pe.
Mms, Re, Le, Bl e Xlim afetam pouca coisa em alguns casos mas não são fundamentais. Os demais são desnecessários, e alguns o programa calcula baseado nos primeiros que citei. Não se preocupe se não tiver todos. Tendo os primeiros 6 que citei você conseguirá fazer o seu projeto, e esses você já tem.

E a potência (Pe) é o valor RMS sempre.

Aliás, sobre o WinISD pro, é até bom que você não entre com valores de parâmetros que ele calcula sozinho (os em azul, por exemplo Qts - não entre com esse aí que você resolve seu problema), pq assim você evita que ele dê aquele erro de inconsistência de parâmetros. Isso já fez alguns colegas desistirem dessa versão, mas com um pouco de prática você se acostuma a quais valores deve digitar, e quais deve deixar o programa calcular sozinho.

Quanto aos valores calculados de SPL, eles são mais confiáveis do que os publicados em datasheets. O "SPL" é referente a 1W. Já o USPL "corrige" o valor de SPL para o caso de 2,83V. Essa diferença existe porque a impedância do falante não é fixa em 8 ohms ao longo da faixa de frequências utilizável. Então SPL em relação a potência constante (SPL) é diferente de SPL em relação a tensão constante (USPL).

Última edição por Ruds em Sáb Jun 20, 2015 8:46 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de colocar Sd entre os necessários)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucvon Sáb Jun 20, 2015 6:35 pm

Ok Ruds , etapa de cadastro de alto falante conlcuída com sucesso.

Após o cadastro do falante criei um novo projeto com o 12SWP e sem mexer em nada o proprio programa sugere uma caixa de 124 litros e frequencia de 39,97 Hz.

Sei que posso apartir de agora alterar os parametros da caixa como volume, duto e frequencia de afinação, mas porque o software de cara ja apresenta esses valores.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 17 Foto4

lucvon
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 17 de 20 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte

Ir para o topo