Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 16 de 20 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Dom Mar 29, 2015 12:37 am

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Moçada,
Hoje trabalhei 6 horas seguidas na caixa!
Trabalheira, hein? Mas com os cuidados que você está tomando vai ficar show!

Dardo escreveu:A suspensão é muito furada, da para ver claramente que em alguns pontos é mais fechada e em outros é vazada.
Realmente a Selenium já não é mais a mesma. Os meus que são de alguns anos atrás não têm esse problema.

Dardo escreveu:inclusive tive o trabalho de medir os parâmetros TL desse falante, e para minha surpresa ele é melhor que o fabricante diz... mas também com 15% de variação...
Você fez um "amaciamento" antes de medir?

Falante novo precisa de um tempo de "trabalho" pra, digamos, estabilizar os parâmetros. Chegar no estado estável de operação. Os fabricantes costumam deixar o falante trabalhando pesado por algumas horas pra só depois medirem os parâmetros. Isso dá uma diferença nos valores. Pouca coisa, mas dá. Vas aumenta, Fs e Qts diminuem um pouco. Não sei quão diferentes foram suas medidas, mas isso pode ter influenciado na diferença que você observou.

Ruds,

Deixei inicialmente umas 1/2 hora -6dB (75W) e depois amaciando por 4 horas @ -10dB da potência nominal (15W) com 25Hz.

Tentei usar o método do ESP (Elliot Sound Products) mas sem muito sucesso. Depois usei o método do Epanorama.net e consegui muito bem. Na primeira medição choveu no final dos testes... ai fiz novamente no dia seguinte de uma maneira mais aprimorada, construí um suporte decente para o falante e  calibrei a queda de tensão na faixa de frequência que eu sabia que seria analisado (30 até 56Hz). Inicialmente eu usei esse tapete de Yoga e apoiei o falante de boca para cima.... e de lado, mas foi muita gambiarra.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 12_PW5_suspenso_ar

Peguei a planilha no ESP ls-param.xls e preenchi. bateu tudo certinho com o site Measuring Speaker T-S Parameters Como tinha pesinhos de balança em casa, ficou fácil de achar a nova frequência de ressonância e consequentemente o Vas. Tive até o cuidado de alterar na planilha do ESP a pressão do ar aqui de "Belzonte", Temperatura e umidade na hora do teste.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 30g_massa_adicional

Outra coisa que fiz foi medir o Xmax: instalei um frequencímetro no meu celular e coloquei ele ao lado do falante. usando 28hz, fui aumentando o volume até que o frequencímetro ficasse louco, medindo harmonicos, aí reduzi o volume um cabelinho até que ele estabilizasse em 27,99 Hz e assumi que ele estava funcionando no limite de sua linearidade. coloquei uma régua, mas no olho eu consegui medir uns 5mm.
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Xmax_5mm

O deslocamento de limite eu fui no limite... imagino que seja os 19mm mesmo. era uma coisa espetacular. quanto escutei um barulho parararararrararar eu parei e voltei um cabelinho... só isso acho que já amaciou um pouco... hehehe

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 X_lim

Quase não sou nerd...  Cool

uauhauhauha

Vejam o resultado parcial da caixa ainda sem colar nada...

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Caixa_sem_colar_jpg

work work...

Dardo
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Dom Mar 29, 2015 12:38 am

Paulo Penna escreveu:A oficina do corte eu conhecia, mas o que fiz lá ficou um pouquinho fora do padrão, ai desanima....
A Leo Madeiras vende só a chapa inteira? corta na hora?

Na oficina do corte não sei se volto lá denovo não...

Na Leo Madeira só chapa inteira e se for dia de semana corta na hora... sábado é lotado.

Dardo
Membro

Mensagem por afonsodecampos Dom Mar 29, 2015 8:32 am

Muito bom o trabalho, este post é quase um tutorial. Eu nem imaginava o trabalho que dava pra fazer estes primeiros testes e medições. Muito esclarecedor...
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Dardo Dom Mar 29, 2015 10:32 am

afonsodecampos escreveu:Muito bom o trabalho,  este post é quase um tutorial. Eu nem imaginava o trabalho que dava pra fazer estes primeiros testes e medições.  Muito esclarecedor...

Afonso, o pior disso é que sem instrumentos bons, como por exemplo um multímetro que messa tensão AC numa escala de 200mV (RMS) não tem nem como fazer o teste adequadamente. Quando chega abaixo de 40hz o multimetro fica louco e invalida a mediçao. usei 2 multimetros que tenho em casa em paralelo, um dispirocou e o outro não... hehehe
Agora a placa de som do computador como gerador de onda funciona perfeitamente em casa decimal.

Ruds,

Estou com 2 dúvidas sobre o Slot Port, que não encontrei nenhuma informação sobre multiplos slots.

1- Não sei se a caixa vai tratar os 3 slots como um grande e único, por isso o duto foi cortado em 28cm (45hz) ou
se tenho que sintonizar cada duto independentemente, e nesse caso, tenho 3 dutos um pouco diferente um do outro: 3,5x18,4 / 3,5x17,1 / 3,5x15 cm e utilizando boxsim, tenho respectivamente 6,1 / 6,1 / 4 cm de comprimento para cada duto.

2- Outra coisa é a questão do volume utilizado para simular os dutos. O boxsim calcula o volume do duto pelo volume da caixa em litros ou pelas suas dimensões liquidas de LxAxP.
Seu eu colocar as dimensões liquidas os dutos são mais curtos ainda (5,1 / 5,2 / 3,5 cm), pois o volume é maior (73,3 l)e não tenho como descontar o volume do falante, corneta, divisor e principalmente das costelas de sustentação.
Fazendo a simulação com volume liquido descontado (67,72 l), excluindo falante, corneta, divisor frequência e costelas, resulta em comprimento dos dutos de 6,1 / 6,1 / 4 cm se forem tratados como individuais ou 28 cm para um duto único de 3,5x56,3cm.

Estou considerando o volume liquido descontado e um duto único. Duto único porque um duto afeta o funcionamento do outro e brincando com os dutos redondos no boxsim, reparei que a frequência aumenta a medida que a quantidade de dutos aumentam (mantendo o comprimento constante)

De qualquer maneira eu vou descobrir empiricamente hehehe e vou deixar registrado aqui para futuras consultas, mas se você já tivesse conhecimento nessa situação ia me economizar algumas horas de trabalho, pois terei que encurtar o duto. Ainda bem que peguei uma Tico-tico emprestado.

Haaaa já ia me esquecendo de novo. Sobre o filtro de Notch RLC para a corneta, não consegui notar diferença alguma usando filtro paralelo de 3500 a 5000 hz -6dB. Estou usando o software ARTA para medir a resposta em frequência e não está alterando nada na curva. Qual você filtro você está usando?

abr
Dardo.

Dardo
Membro

Mensagem por Ruds Seg Mar 30, 2015 9:01 am

Dardo escreveu:Deixei inicialmente umas 1/2 hora -6dB (75W) e depois amaciando por 4 horas @ -10dB da potência nominal (15W) com 25Hz.
Excelente, cara! Tô vendo que você está fazendo seu dever de casa mesmo. Assim dá gosto de ajudar! hehehe

Dardo escreveu:1- Não sei se a caixa vai tratar os 3 slots como um grande e único, por isso o duto foi cortado em 28cm (45hz) ou se tenho que sintonizar cada duto independentemente, e nesse caso, tenho 3 dutos um pouco diferente um do outro: 3,5x18,4 / 3,5x17,1 / 3,5x15 cm e utilizando boxsim, tenho respectivamente 6,1 / 6,1 / 4 cm de comprimento para cada duto.
Considere como se fosse uma única slot port, somando a largura de todas. Mesmo elas tendo uma pequena diferença de largura, a aproximação é bem boa dessa forma usando o Boxsim. Esse comprimento de uns 28cm está coerente com a sintonia que você está buscando.

Lembre de deixar uns 6 a 8 cm de distância para a parede de trás pra não impedir o fluxo de ar.

Mas, sobre a sintonia, tem certeza que você quer 45Hz? Eu acho meio baixa pro 12PW5. Mesmo pra esse volume, acho que uns 50Hz ficariam melhor, não?

Dardo escreveu:2- Outra coisa é a questão do volume utilizado para simular os dutos. O boxsim calcula o volume do duto pelo volume da caixa em litros ou pelas suas dimensões liquidas de LxAxP.
Seu eu colocar as dimensões liquidas os dutos são mais curtos ainda (5,1 / 5,2 / 3,5 cm), pois o volume é maior (73,3 l)e não tenho como descontar o volume do falante, corneta, divisor e principalmente das costelas de sustentação.
Fazendo a simulação com volume liquido descontado (67,72 l), excluindo falante, corneta, divisor frequência e costelas, resulta em comprimento dos dutos de 6,1 / 6,1 / 4 cm se forem tratados como individuais ou 28 cm para um duto único de 3,5x56,3cm.
Use o volume interno líquido, já descontando tudo que ocupar espaço no interior.

Dardo escreveu:Estou considerando o volume liquido descontado e um duto único. Duto único porque um duto afeta o funcionamento do outro e brincando com os dutos redondos no boxsim, reparei que a frequência aumenta a medida que a quantidade de dutos aumentam (mantendo o comprimento constante)
É isso aí. É como se os dutos trabalhassem em conjunto. Leia sobre o ressonador de Helmholtz, que é o princípio físico de funcionamento do refletor de graves e você vai entender melhor.

Dardo escreveu:De qualquer maneira eu vou descobrir empiricamente hehehe e vou deixar registrado aqui para futuras consultas, mas se você já tivesse conhecimento nessa situação ia me economizar algumas horas de trabalho, pois terei que encurtar o duto. Ainda bem que peguei uma Tico-tico emprestado.
Se você está incerto quanto a precisão da sintonia, lembre que depois da caixa pronta é mais fácil aumentar o duto do que diminuir.

Nenhum software desses é perfeitamente preciso no cálculo da sintonia. Eles chegam bem próximos, mas existem vários detalhezinhos que influenciam um pouco no resultado final, e pra ter certeza só medindo mesmo.

Dardo escreveu:Haaaa já ia me esquecendo de novo. Sobre o filtro de Notch RLC para a corneta, não consegui notar diferença alguma usando filtro paralelo de 3500 a 5000 hz -6dB. Estou usando o software ARTA para medir a resposta em frequência e não está alterando nada na curva. Qual você filtro você está usando?
Eu usei um RLC série, ligado em paralelo com o driver. Daí ficou fácil pra eu ligar e desligar o filtro. E no meu caso fez diferença. O meu ficou com Q = 1,8 ; L=0,29mH (núcleo de ar), C=4,5uF e R=4,5ohms.

Qual é o "Q" do seu filtro? Se for muito alto você não vai perceber muita diferença mesmo.

Outra coisa, como você está medindo? onde está posicionado o microfone? Está fazendo medidas com "gate"?
Eu uso o REW, não o ARTA, mas qualquer um dos dois é pra medir certo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Dardo Seg Mar 30, 2015 10:11 am

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Deixei inicialmente umas 1/2 hora -6dB (75W) e depois amaciando por 4 horas @ -10dB da potência nominal (15W) com 25Hz.
Excelente, cara! Tô vendo que você está fazendo seu dever de casa mesmo. Assim dá gosto de ajudar! hehehe

hehehe Valeu Ruds! Tenho lido muito, muito!

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:1- Não sei se a caixa vai tratar os 3 slots como um grande e único, por isso o duto foi cortado em 28cm (45hz) ou se tenho que sintonizar cada duto independentemente, e nesse caso, tenho 3 dutos um pouco diferente um do outro: 3,5x18,4 / 3,5x17,1 / 3,5x15 cm e utilizando boxsim, tenho respectivamente 6,1 / 6,1 / 4 cm de comprimento para cada duto.
Considere como se fosse uma única slot port, somando a largura de todas. Mesmo elas tendo uma pequena diferença de largura, a aproximação é bem boa dessa forma usando o Boxsim. Esse comprimento de uns 28cm está coerente com a sintonia que você está buscando.

Lembre de deixar uns 6 a 8 cm de distância para a parede de trás pra não impedir o fluxo de ar.

Mas, sobre a sintonia, tem certeza que você quer 45Hz? Eu acho meio baixa pro 12PW5. Mesmo pra esse volume, acho que uns 50Hz ficariam melhor, não?

Então os 45hz foi escolhido porque eu estou me baseando nos novos valores T.S. medidos. A sugestão do WinISD é usar alinhamento C4/SC4 (sub) Chebyschev que dá uma cura flat em 67 litros e 45hz. pode ser que mude ao longo do tempo, mas é no que estou me baseando.

Por isso que eu falei que o 12PW5 está parecendo que é melhor do que o datasheet está falando... veja a comparação das curvas:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 COMPRARA_O]

é claro que é tudo teórico o pode ser tudo mentira hahahaha

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:2- Outra coisa é a questão do volume utilizado para simular os dutos. O boxsim calcula o volume do duto pelo volume da caixa em litros ou pelas suas dimensões liquidas de LxAxP.
Use o volume interno líquido, já descontando tudo que ocupar espaço no interior.

Blz!
Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Estou considerando o volume liquido descontado e um duto único. Duto único porque um duto afeta o funcionamento do outro e brincando com os dutos redondos no boxsim, reparei que a frequência aumenta a medida que a quantidade de dutos aumentam (mantendo o comprimento constante)
É isso aí. É como se os dutos trabalhassem em conjunto. Leia sobre o ressonador de Helmholtz, que é o princípio físico de funcionamento do refletor de graves e você vai entender melhor.

Vou ler!

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:De qualquer maneira eu vou descobrir empiricamente hehehe e vou deixar registrado aqui para futuras consultas, mas se você já tivesse conhecimento nessa situação ia me economizar algumas horas de trabalho, pois terei que encurtar o duto. Ainda bem que peguei uma Tico-tico emprestado.
Se você está incerto quanto a precisão da sintonia, lembre que depois da caixa pronta é mais fácil aumentar o duto do que diminuir.

Nenhum software desses é perfeitamente preciso no cálculo da sintonia. Eles chegam bem próximos, mas existem vários detalhezinhos que influenciam um pouco no resultado final, e pra ter certeza só medindo mesmo.

Pois eh, colocar uma ripinha pode ser mais fácil mesmo.

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Haaaa já ia me esquecendo de novo. Sobre o filtro de Notch RLC para a corneta, não consegui notar diferença alguma usando filtro paralelo de 3500 a 5000 hz -6dB. Estou usando o software ARTA para medir a resposta em frequência e não está alterando nada na curva. Qual você filtro você está usando?
Eu usei um RLC série, ligado em paralelo com o driver. Daí ficou fácil pra eu ligar e desligar o filtro. E no meu caso fez diferença. O meu ficou com Q = 1,8 ; L=0,29mH (núcleo de ar), C=4,5uF e R=4,5ohms.

Qual é o "Q" do seu filtro? Se for muito alto você não vai perceber muita diferença mesmo.

Outra coisa, como você está medindo? onde está posicionado o microfone? Está fazendo medidas com "gate"?
Eu uso o REW, não o ARTA, mas qualquer um dos dois é pra medir certo.

Não olhei o "Q", mas vou montar esse filtro aqui e medir novamente. As vezes essa página do DIYaudio está com problema, porque independente do valor que eu queria atenuar o resistor sempre é de 2,65ohms.

Estou posicionando o microfone de eletreto a 1 metro distância em linha com o driver, medindo com single-gated smoothed frequency response. Ainda não fiz o phantom de 9V para ele mas vou fazer.

Obrigado pelas informações e pela mega ajuda! Estão sendo muito úteis.

Abr,
Dardo

Dardo
Membro

Mensagem por Paulo Penna Seg Mar 30, 2015 11:03 am

Dardo, este seu projeto é baseado nas fearful?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Ruds Seg Mar 30, 2015 2:13 pm

Dardo escreveu:Então os 45hz foi escolhido porque eu estou me baseando nos novos valores T.S. medidos.
Você poderia postar aqui os parâmetros que você mediu?

Dardo escreveu:Estou posicionando o microfone de eletreto a 1 metro distância em linha com o driver, medindo com single-gated smoothed frequency response. Ainda não fiz o phantom de 9V para ele mas vou fazer.
Parece tudo ok.

Por acaso você está usando o WM-61A? Se for, tem que fazer o circuitinho pra alimentar ele. Sem isso ele não funciona.

Dardo escreveu:Obrigado pelas informações e pela mega ajuda! Estão sendo muito úteis.
De nada!  up
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Dardo Seg Mar 30, 2015 10:21 pm

Paulo Penna escreveu:Dardo, este seu projeto é baseado nas fearful?

Paulo, a minha inspiração principal foi o fEARful depois o fEARless 112, principalmente o fearless.

Fiz uma engenharia reversa pesada no fearless 112 mas no final decidi fazer algo um pouco diferente.

Dardo
Membro

Mensagem por Dardo Seg Mar 30, 2015 11:40 pm

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Então os 45hz foi escolhido porque eu estou me baseando nos novos valores T.S. medidos.
Você poderia postar aqui os parâmetros que você mediu?

Claro!

Qes: 0,411
Qms: 15,18
Qts 0,400
Fs: 45,5 Hz
Cms: 192,5
Re: 6.3 ohms ( só o falante é 6.2 ohms, mas como eu fiz toda a medição com um cabo de 2m 2x2,5mm² então incorporei ele no Re.)
Bl 15,72
Le 1,71 mh @ 1khz
Xmax 5mm

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Estou posicionando o microfone de eletreto a 1 metro distância em linha com o driver, medindo com single-gated smoothed frequency response. Ainda não fiz o phantom de 9V para ele mas vou fazer.
Parece tudo ok.

Por acaso você está usando o WM-61A? Se for, tem que fazer o circuitinho pra alimentar ele. Sem isso ele não funciona.

Dardo escreveu:Obrigado pelas informações e pela mega ajuda! Estão sendo muito úteis.
De nada!  up

Eu adoraria que minhas cápsulas fossem da Panasonic (WM-61A), as minhas tem "olhin puchado" lol. Ano passado construí um microfone para alta pressão sonora, ligando uma capsula em emitter follower para gravar ensaio da banda sem distorcer usando celular, ficou doido demais! Grava limpinho. O celular satura com 50mV. Então fiz 3 pre-sets: 0dB, -10dB e -20dB. Uso no studio -10dB. (Pena que celular ainda não grava stereo.)

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Microfone

Como a pinagem do celular é lesado demais eu não consigo usar para outra finalidade... além de microfone de gravação para celular. Inclusive tive que usar o fone de ouvido da Motorola para conseguir fazer funcionar. Um plug P2 de 4 contatos comum não funciona.

No PC ainda estou usando uma capsula de eletreto sem alimentação. Eu não vou fazer outro emitter-follower por enquanto, mas vou fazer o phantom com 9v. Já tenho tudo aqui, só não montei ainda porque falta  uma caixinha metálica e um gabinete para terminar. lol

Moçada,

O gabinete já ta quase pronto! Hoje consegui colar todas as peças de reforço interno.

Aproveitando, vou fazer um breve review da cola "Cascola Monta e Fixa PL500":

Ela é bem pastosa e não fica bom para unir as peças de madeira, como por exemplo as costelas com parafuso, pois as peças ficaram alta, com quase 1mm de separação. Usei 2 parafusos para apertar as peças e mesmo assim ficaram altas. Ainda prefiro usar cola de madeira, pois quando se coloca um parafuso, a cola é espremida pelas laterais mais facilmente e o contato fica quase madeira na madeira e depois que seca fica super rígido. Agora se for usar grampo sargento "C" ai deve ficar muito bom, pois a pressão é muito superior. Tem que tomar o cuidado para colocar uma ripa de madeira embaixo da peça a ser colada para não marcar.

Agora para encher brechas e fissuras a PL500 é show de bola pois não encolhe tanto quanto a cola de madeira.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Pe_as_coladas

Abr,
Dardo.

Dardo
Membro

Mensagem por Ruds Ter Mar 31, 2015 11:16 am

Dardo,

os parâmetros que você mediu (assumindo que suas medidas estejam precisas) pro 12PW5 estão bem diferentes. E mesmo que o falante ainda não tenha amaciado, não deve mudar muito. O seu é mais "subwoofer", e daí a sintonia um pouco mais baixa é mais interessante mesmo.

Eu chutaria que a bobina está um pouco mais longa no seu caso, e a suspensão mais maleável. Se for isso, o falante ganha um pouco de Xmax e extensão de graves, mas perde sensibilidade e agudos. Daí é mais importante ainda que a frequência de corte do crossover não seja alta. 1,5kHz seria melhor até que 2kHz, pra garantir, já que no seu caso o gráfico de resposta não deve mais ser aquele do datasheet.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Dardo Ter Mar 31, 2015 6:22 pm

Ruds escreveu:Dardo,

os parâmetros que você mediu (assumindo que suas medidas estejam precisas) pro 12PW5 estão bem diferentes. E mesmo que o falante ainda não tenha amaciado, não deve mudar muito. O seu é mais "subwoofer", e daí a sintonia um pouco mais baixa é mais interessante mesmo.

Eu chutaria que a bobina está um pouco mais longa no seu caso, e a suspensão mais maleável. Se for isso, o falante ganha um pouco de Xmax e extensão de graves, mas perde sensibilidade e agudos. Daí é mais importante ainda que a frequência de corte do crossover não seja alta. 1,5kHz seria melhor até que 2kHz, pra garantir, já que no seu caso o gráfico de resposta não deve mais ser aquele do datasheet.

Ruds, finalizei a construção. ainda não colei nada, está presa por 4 parafusos.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Caixa_semi_pronta

Fiz o primeiro teste de sintonia e deu conforme gráfico abaixo:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Sintonia_da_caixa_1

Me parece que está sintonizada em 30 Hz, bem abaixo de onde estimei hehehehe, só pra me dar mais trabalho.
Tem uma região estranha entre 59 e 65hz e um segundo pico aos 75hz

vou encurtar o slot port e ver no que dá.

O que você acha recomenda?

abr,
Dardo.

Dardo
Membro

Mensagem por edumoraes Ter Mar 31, 2015 8:26 pm

A disposição dos dutos altera alguma coisa? Estava testando opções de por eles na frente, mas estou achando melhor por na parte de trás caso esta caixa necessite de algum driver ou tweeter. O que vcs acham? Tanto faz no som da caixa os dutos serem na frente ou atrás?

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 13269_663155870456116_4538156300575395069_nProjetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 19791_663155987122771_1900916219194741977_nProjetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 10951104_663156063789430_1879655051881313340_n
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagem por Ruds Qua Abr 01, 2015 8:47 am

Dardo escreveu:Ruds, finalizei a construção. ainda não colei nada, está presa por 4 parafusos.
Gostei desse acabamento de mogno dos seus compensados. Ficou bacana!

Dardo escreveu:Me parece que está sintonizada em 30 Hz, bem abaixo de onde estimei hehehehe, só pra me dar mais trabalho.

Sempre que um falante está em uma bass reflex a impedância apresenta esses dois picos que você mediu nas frequências mais baixas. A caixa influencia MUITO na impedância do falante, a ponto de "criar" esse novo pico.

A sintonia da caixa sempre estará próxima do ponto de menor impedância entre esses dois picos. Então a sintonia da sua caixa está próxima dos 50Hz. Fique tranquilo que não está tão longe de onde você queria. O Boxsim é razoavelmente preciso no cálculo do duto.

A forma de saber exatamente a sintonia é medindo a fase da impedância. Exatamente na sintonia da caixa a fase será igual a zero (a impedância será uma resistência pura), bem próximo do ponto de mínimo da amplitude da impedância. Os outros dois pontos em que a fase é igual a zero é nos picos, mas esses não indicam a sintonia da caixa.

E realmente entre 57Hz e 65Hz a sua medida está estranha. Nessa região não deveria haver essa "anomalia", apenas curvas monotônicas. Acho muito provável que seja artefato de medida, porque se não for tem algo muito errado com o falante.

Uma dica: com o Room Equalization Wizard (REW - é freeware), uma placa de som com saída de headphone e entrada de linha e um resistor de 100 ohms você faz essa medida tranquilamente. Entre no site do REW e vá na parte da FAQ (ou tutorial) e dê uma lida. Certeza que você vai conseguir fazer essa medida e saber exatamente onde está a sintonia da sua caixa.

Última edição por Ruds em Qua Abr 01, 2015 8:52 am, editado 2 vez(es)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qua Abr 01, 2015 8:51 am

edumoraes escreveu:A disposição dos dutos altera alguma coisa? Estava testando opções de por eles na frente, mas estou achando melhor por na parte de trás caso esta caixa necessite de algum driver ou tweeter. O que vcs acham? Tanto faz no som da caixa os dutos serem na frente ou atrás?

Tanto faz na frente ou atrás. Só evite que o duto fique exatamente atrás do woofer. Tente colocar ele mais deslocado pros cantos.

Um problema do duto atrás é que você não poderá encostar a caixa na parede. Tem que sempre ter uns 15cm de distância atrás do duto pra caixa funcionar corretamente.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Dardo Qua Abr 01, 2015 5:29 pm

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Ruds, finalizei a construção. ainda não colei nada, está presa por 4 parafusos.

Gostei desse acabamento de mogno dos seus compensados. Ficou bacana!

Obrigado!

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Me parece que está sintonizada em 30 Hz, bem abaixo de onde estimei hehehehe, só pra me dar mais trabalho.

Sempre que um falante está em uma bass reflex a impedância apresenta esses dois picos que você mediu nas frequências mais baixas. A caixa influencia MUITO na impedância do falante, a ponto de "criar" esse novo pico.

A sintonia da caixa sempre estará próxima do ponto de menor impedância entre esses dois picos. Então a sintonia da sua caixa está próxima dos 50Hz. Fique tranquilo que não está tão longe de onde você queria. O Boxsim é razoavelmente preciso no cálculo do duto.

A forma de saber exatamente a sintonia é medindo a fase da impedância. Exatamente na sintonia da caixa a fase será igual a zero (a impedância será uma resistência pura), bem próximo do ponto de mínimo da amplitude da impedância. Os outros dois pontos em que a fase é igual a zero é nos picos, mas esses não indicam a sintonia da caixa.

E realmente entre 57Hz e 65Hz a sua medida está estranha. Nessa região não deveria haver essa "anomalia", apenas curvas monotônicas. Acho muito provável que seja artefato de medida, porque se não for tem algo muito errado com o falante.

Uma dica: com o Room Equalization Wizard (REW - é freeware), uma placa de som com saída de headphone e entrada de linha e um resistor de 100 ohms você faz essa medida tranquilamente. Entre no site do REW e vá na parte da FAQ (ou tutorial) e dê uma lida. Certeza que você vai conseguir fazer essa medida e saber exatamente onde está a sintonia da sua caixa.

Ruds,

Obrigado pela dica!!! Fiz a medição usando o LIMP da mesma família do ARTA. A sintonia da caixa bateu com a do BOXSIM, porém com as dimensões internas liquidas e não volume interno liquido (descontando as costelas, falante e coisa e tal).

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Medi_o_impedancia_2

Impressionante a precisão desses softwares!

Realimentando o WinISD com a Fb de 43Hz, joga a curva para baixo de um jeito que eu não gostei. Vou subir a frequência de sintonia da caixa para 46Hz que é onde a curva fica mais flat. é firula, mas já que posso alterar a sintonia, porque não? Em termos auditivos toquei um pouco, para testar, mas estou estranhando o som...  tá bom demais. Pelo menos com volume baixo. quando eu aumento a caixa ressona toda, pois tá sem colar ainda. Uma ou outra nota um pouco mais "aguda" na corda D, que tá soando mais forte... no mais já tá lindo o som. até mesmo no final do braço perto dos captadores ta saindo tudo muito bem mesmo sem o driver.

Com relação a colocar uma espuma por dentro em uma lateral e no fundo da caixa você acha que vale a pena? para tirar um pouco de ressonância das ondas estacionárias? sei que isso afeta o volume aparente para o falante, mas tem outras vantagens também.

abr
Dardo

Dardo
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 01, 2015 6:02 pm

Ruds
Ví um alto-falante Selenium 12PW7.
Ele pode ser usado para baixo?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Penna Qua Abr 01, 2015 6:04 pm

Dardo escreveu:

Paulo, a minha inspiração principal foi o fEARful depois o fEARless 112, principalmente o fearless.

Fiz uma engenharia reversa pesada no fearless 112 mas no final decidi fazer algo um pouco diferente.

Me deu vontade de fazer uma, mas onde achar os eminence kappalite?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 01, 2015 6:06 pm

Paulo Penna escreveu:
Dardo escreveu:

Esse aí eu também não achei...
Por isso a pergunta acima...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Penna Qua Abr 01, 2015 6:11 pm

Bertola, o Ruds já me respondeu isso e falou que o 12pw7 é muito pior que o 12pw5....

Dardo, me fale depois se tem como vc nos passar as medidas da sua caixa e poste o resultado aqui.
Mais uma coisa, o teste de sintonia vc fez na caixa ou fez teórico?
Se foi na caixa, eu li que vc não colou ela ainda, ai vaza por todo lado e vai dar resultados errados.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 01, 2015 6:39 pm

Paulo Penna escreveu:Bertola, o Ruds já me respondeu isso e falou que o 12pw7 é muito pior que o 12pw5....

Dardo, me fale depois se tem como vc nos passar as medidas da sua caixa e poste o resultado aqui.
Se foi na caixa, eu li que vc não colou ela ainda, ai vaza por todo lado e vai dar resultados errados.

Putz!
Muito obrigado Paulo Penna!
Esse PW7 tá bem mais barato... E como estou "numa pior" de grana... Very Happy
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Dardo Qua Abr 01, 2015 11:29 pm

Paulo Penna escreveu:
Dardo escreveu:

Paulo, você pode encomendar nessa loja de São Paulo:
CV AUDIO Com. Imp. e Exp. Ltda.
R: Pedro Cacunda 337
Jardim Sao Paulo-SP CEP 02046-090

55-11 2203-9752
eminence@cvaudio.com.br
www.cvaudio.com.br

Dardo
Membro

Mensagem por Dardo Qua Abr 01, 2015 11:33 pm

Paulo Penna escreveu:Bertola, o Ruds já me respondeu isso e falou que o 12pw7 é muito pior que o 12pw5....

Paulo,
A sintonia foi medida com PC. A caixa em si ficou com poucas frestas, só tinha uma grande no fundo. Coloquei livros por cima para fazer peso e vedar. Ficou bem selada. Mas como a medição é feira com pequenos sinais, não sei se influência muito no resultado final. Ate comparei com e sem os livros mas ficou praticamente com o mesmo resultado.

Te passo as medidas. Deixa só eu fazer alguns testes e se ficar boa eu te passo.

Abr,
Dardo

Dardo
Membro

Mensagem por Ruds Qui Abr 02, 2015 2:00 pm

Dardo escreveu:Fiz a medição usando o LIMP da mesma família do ARTA.
Ainda estou achando meio ruidosa essa sua medição. Mas de qualquer forma, concordo que é uma boa aumentar a sintonia.

Dardo escreveu:Com relação a colocar uma espuma por dentro em uma lateral e no fundo da caixa você acha que vale a pena? para tirar um pouco de ressonância das ondas estacionárias? sei que isso afeta o volume aparente para o falante, mas tem outras vantagens também.

Como em uma bass reflex você só reveste com espuma, e não preenche o interior, a diferença de volume aparente é negligenciável. Como nesse tipo de caixa existe movimento de ar no interior, especialmente próximo a saída do duto, deve-se tomar cuidado pra não gerar locais de obstrução no interior da caixa. O revestimento teoricamente serve pra diminuir ressonâncias só em frequências mais altas, em que a espessura do revestimento chegue a 1/4 do comprimento de onda.

Eu acho que vale a pena, e eu uso nas minhas. Inclusive revisto todas as paredes livres do interior das minhas com espuma acústica ou uma camada densa de fibra de poliéster. Mas não tenho muita evidência de se isso realmente é eficaz e quanta diferença faz no resultado final. O pessoal mais experiente diz que ajuda, e eu vou nessa "onda". Pelo menos fazendo o teste da batida dá pra perceber que o interior da caixa fica bem mais "abafado", que é o objetivo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 02, 2015 2:13 pm

Ruds,
Tem aqui a explicação de como se faz a "sintonia" da caixa?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Qui Abr 02, 2015 3:43 pm

Ola Ruds!

Me dá mais uma dica por favor!

Eu tenho aqui um oversound 12 steel 300 em 8 ohms, então pensei em ligar ele em paralelo com um oversound 450w10 de 8ohms, para assim obter os 4 ohms que preciso, fiz um projeto no Winsd (segue em anexo), a linha branca é do 450w10 e a amarela do 12 steel 300, ambos deram uma resposta bem linear e as caixas não ficaram grandes.
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Projeto_zps41e0148f

Segue especificações:

Steel 300: 96db SPL, Xmax 4mm, 8 ohms, 300w rms
450W10: 95db SPL, Xmax 2mm, 8 ohms, 150w rms

Vou fazer caixas separadas, e empilha-las, a de 12 em baixo e a de 10 em cima.
Vc acha esse projeto legal? não posso gastar muito dinheiro, por isso optei pelo 450W10 que custa aqui em Brasília 150 reais novo na loja e como já tenho o 12 steel 300, penso que ficará um projeto econômico.

Qual a sua opinião?

Desde já agradeço pela atenção.
Abçs!!!!!!!!!!
bass32
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Ruds Sex Abr 03, 2015 11:25 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ruds,

Se você se refere a como escolher um valor pra sintonia, isso você faz durante a simulação da caixa usando o WinISD ou outro software. Você deve determinar um volume interno e escolher uma sintonia de forma que a curva de resposta fique do jeito que você quer, além de levar em conta questões como a excursão do falante, se será usado para 4 ou 5 cordas, etc. Podem existir alguns valores mais recomendáveis ou comuns, mas na verdade não existe um valor "certo". Depende de cada caso, dos objetivos do projetista, etc.

Se sua dúvida é sobre como fazer a caixa ter a sintonia que você quer, isso você faz construindo um duto que tenha as dimensões corretas pra se chegar no valor da sintonia desejada. Você normalmente determina a secção transversal - o diâmetro (duto circular) ou largura/altura (retangular) - e o software te calcula o comprimento. A secção você escolhe de forma que o pico da velocidade do ar no duto seja menor do que 20m/s na maior potência de utilização da caixa.

O WinISD calcula comprimento de dutos, mas ele não é muito preciso nessa conta. O Boxsim é mais preciso. No entanto, como falei pro colega acima, existem muitas variáveis que influenciam um pouco na sintonia, e pra ter certeza da sintonia da caixa só medindo. Mas não se preocupe, a precisão do Boxsim é suficiente pra um projeto padrão, então pode se basear nele.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Mensagem por Ruds Sex Abr 03, 2015 11:39 am

bass32 escreveu:Vou fazer caixas separadas, e empilha-las, a de 12 em baixo e a de 10 em cima.
Vc acha esse projeto legal? não posso gastar muito dinheiro, por isso optei pelo 450W10 que custa aqui em Brasília 150 reais novo na loja e como já tenho o 12 steel 300, penso que ficará um projeto econômico.

Qual a sua opinião?

Na minha opinião, seria melhor você usar duas caixas com o 12 steel 300. É sempre mais interessante do ponto de vista acústico combinar caixas idênticas. Além disso, nesse seu caso, se você ligar as duas caixas em paralelo, a 1x10 vai distorcer bem antes da 1x12. Com as duas caixas 1x12 iguais você vai poder chegar no limite das duas juntas, e isso te dará mais SPL.

Digo isso porque você disse que gostaria de usar uma em cima da outra. Mas se tua intenção é ter uma caixa grande e outra pequena, sua ideia inicial pode ser uma alternativa boa.

Apesar que o baixo Xmax do 450W10 é um fator bem limitante nesse falante. Não vai "falar" muito alto essa 1x10, então talvez só sirva pra ensaios com baterista e guitarrista moderados.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Sex Abr 03, 2015 1:33 pm

Ok, vou fazer uma 2x12, obrigado pela dica.
O que seria melhor fazer? Uma caixa com os dois falantes de 12 juntos ou duas caixas com um falante em cada uma?
Em termos de portabilidade fazer em caixas separadas seria melhor, mas em termos de qualidade fazer uma caixa para os dois falantes juntos seria melhor?
bass32
bass32
Membro

Mensagem por bass32 Sex Abr 03, 2015 1:41 pm

Outra pergunta: Sintonizar a caixa ou as caixas com a frequência F3 em 60hz seria bom para contra baixo? pois para eu conseguir uma frequência F3 abaixo de 60hz no 12 steel 300 eu terei que fazer uma caixa maior, porém com a F3 em 60hz eu posso fazer uma caixa mais compacta.
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 03, 2015 2:46 pm

Ruds escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ruds,

Se você se refere a como escolher um valor pra sintonia, isso você faz durante a simulação da caixa usando o WinISD ou outro software. Você deve determinar um volume interno e escolher uma sintonia de forma que a curva de resposta fique do jeito que você quer, além de levar em conta questões como a excursão do falante, se será usado para 4 ou 5 cordas, etc. Podem existir alguns valores mais recomendáveis ou comuns, mas na verdade não existe um valor "certo". Depende de cada caso, dos objetivos do projetista, etc.

Se sua dúvida é sobre como fazer a caixa ter a sintonia que você quer, isso você faz construindo um duto que tenha as dimensões corretas pra se chegar no valor da sintonia desejada. Você normalmente determina a secção transversal - o diâmetro (duto circular) ou largura/altura (retangular) - e o software te calcula o comprimento. A secção você escolhe de forma que o pico da velocidade do ar no duto seja menor do que 20m/s na maior potência de utilização da caixa.

O WinISD calcula comprimento de dutos, mas ele não é muito preciso nessa conta. O Boxsim é mais preciso. No entanto, como falei pro colega acima, existem muitas variáveis que influenciam um pouco na sintonia, e pra ter certeza da sintonia da caixa só medindo. Mas não se preocupe, a precisão do Boxsim é suficiente pra um projeto padrão, então pode se basear nele.

Mais uma vez, obrigadão!!!
No meu caso, é o famoso 12PW5 mesmo. Uma caixa de menor tamanho possível (já tinha te passado isso anteriormente), mas com boa resposta de graves.
Tentei instalar o programa WinSID no meu PC, mas não funcionou! facepalm Isso ocorreu pois eu não tenho nenhum "traquejo" com coisas de informática pc Maluco
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sáb Abr 04, 2015 5:55 pm

bass32 escreveu:Ok, vou fazer uma 2x12, obrigado pela dica.
O que seria melhor fazer? Uma caixa com os dois falantes de 12 juntos ou duas caixas com um falante em cada uma?
Em termos de portabilidade fazer em caixas separadas seria melhor, mas em termos de qualidade fazer uma caixa para os dois falantes juntos seria melhor?
Uma 2x12 ou duas 1x12, bem feitas, em termos de qualidade e performance dá na mesma. A diferença é que uma 2x12 sai mais barato de construir do que duas 1x12, mas duas 1x12 te dá a possibilidade de só usar uma caixa menor se você não precisar de muito SPL.

bass32 escreveu:Outra pergunta: Sintonizar a caixa ou as caixas com a frequência F3 em 60hz seria bom para contra baixo? pois para eu conseguir uma frequência F3 abaixo de 60hz no 12 steel 300 eu terei que fazer uma caixa maior, porém com a F3 em 60hz eu posso fazer uma caixa mais compacta.
Na minha opinião, 60Hz é o limite máximo pra f3. Então acho que ainda seria bom sim, mas não mais alto do que isso.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Sáb Abr 04, 2015 5:58 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:No meu caso, é o famoso 12PW5 mesmo. Uma caixa de menor tamanho possível (já tinha te passado isso anteriormente), mas com boa resposta de graves.
Tentei instalar o programa WinSID no meu PC, mas não funcionou! facepalm  Isso ocorreu pois eu não tenho nenhum "traquejo" com coisas de informática pc Maluco
Talvez então você queira seguir o padrão já consagrado aqui deste tópico para o 12PW5, de 56l internos líquidos e 54Hz de sintonia, usando dois dutos circulares de 4" de diâmetro e 17cm de comprimento. Assim não precisa se preocupar com o WinISD.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 04, 2015 9:34 pm

Ruds escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:No meu caso, é o famoso 12PW5 mesmo. Uma caixa de menor tamanho possível (já tinha te passado isso anteriormente), mas com boa resposta de graves.
Tentei instalar o programa WinSID no meu PC, mas não funcionou! facepalm  Isso ocorreu pois eu não tenho nenhum "traquejo" com coisas de informática pc Maluco
Talvez então você queira seguir o padrão já consagrado aqui deste tópico para o 12PW5, de 56l internos líquidos e 54Hz de sintonia, usando dois dutos circulares de 4" de diâmetro e 17cm de comprimento. Assim não precisa se preocupar com o WinISD.

Tu é o cara!!!
cheers cheers cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Ter Abr 07, 2015 11:30 am

Ruds!

Fiz um projeto aqui de uma caixa compacta com o Steel 12 300, ficou assim:

- 46 litros
- F3 de 58,6 hz
Obs: Deu um pico de menos de 1db entre 92hz a 123hz de aproximadamente 0,8db.

Levando em consideração o tamanho compacto dessa caixa 1x12, 40x45x35cm (medidas externas), será que essa caixa me dará além da portabilidade uma certa qualidade?

bass32
bass32
Membro

Mensagem por bass32 Ter Abr 07, 2015 11:32 am

Escrevi o nome do falante errado, é 12 steel 300 da Oversound.
bass32
bass32
Membro

Mensagem por bass32 Ter Abr 07, 2015 11:38 am

Outra pergunta:
Qual a diferença eu eu usar 1 duto ou dois dutos? pois é possível fazer o cálculo no Winisd com 1 duto ou mais, porém não sei se mais de um duto faz diferença ou não.
No meu projeto seria masi viável usar 1 ou 2 dutos? Poderia me explicar? Desde já agradeço, Abçs!
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Ruds Ter Abr 07, 2015 5:07 pm

bass32,

para corrigir erros de escrita use a função "edit". Não precisa criar uma postagem nova só pra dizer que errou.

Quando a sua postagem for a última do tópico, também use o "edit" para acrescentar mais informações ou fazer novas perguntas. Suas três últimas postagens poderiam ser uma só.

bass32 escreveu:Levando em consideração o tamanho compacto dessa caixa 1x12, 40x45x35cm (medidas externas), será que essa caixa me dará além da portabilidade uma certa qualidade?
Como já te disse, com f3 menor ou igual a 60Hz acho que pode ficar boa. E esse ganho de 0,8dB não é problema.

bass32 escreveu:Outra pergunta:
Qual a diferença eu eu usar 1 duto ou dois dutos? pois é possível fazer o cálculo no Winisd com 1 duto ou mais, porém não sei se mais de um duto faz diferença ou não.
No meu projeto seria masi viável usar 1 ou 2 dutos? Poderia me explicar? Desde já agradeço, Abçs!
Nesse caso, usar dois dutos de 4" é melhor do que só um porque a velocidade do ar fica menor. No tópico já tem explicação mais detalhada sobre isso.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Sáb Abr 11, 2015 12:11 pm

Ruds!

Ligar 2 falantes iguais em paralelo (mesmo modelo, spl, potência, etc...) me dará mais SPL?
O Eminence B102 possui 92db de SPL, se eu ligar 2 B102 em paralelo (caixa 2x10) o SPL será de quanto?
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Abr 11, 2015 1:28 pm

^ Se todo o restante se mantiver igual/equivalente, ligar dois falantes em paralelo aumenta tanto a sensibilidade (referente à tensão) como o SPL máximo da caixa em 6dB em relação a um único falante.

Então os dois B102 em paralelo terão uma sensibilidade (2,83 Vrms) de 98dB SPL, e a 2x10 "falará" até 6dB a mais do que a 1x10. Isso se a 2x10 tiver exatamente o dobro do volume interno da 1x10 e a sintonia for a mesma.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por LBorges Sáb Abr 11, 2015 2:24 pm

^Como é feito esse calculo?? Achava que aumentasse só em 3dB.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagem por Ruds Sáb Abr 11, 2015 6:00 pm

^ A sensibilidade em relação à potência (mantendo a potência constante) aumenta em 3dB, mas em relação à tensão (mantendo a tensão constante) aumenta em 6dB. Eu acho a segunda forma de se medir sensibilidade mais útil.

Pra manter a potência constante da 1x10 pra 2x10, você teria que diminuir o "volume" no amplificador, já que a impedância da 2x10 é menor. Pra manter a tensão constante não se mexe no amplificador, só troca uma caixa pela outra.

Claro que pra ter os 6dB a mais de SPL máximo no caso da 2x10 o amplificador precisa forneçer o dobro da potência que seria necessária pra se alcançar o SPL máximo na 1x10. Mas hoje em dia o amplificador não costuma ser o limitante, pelo menos no caso de uma 2x10.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Seg Abr 13, 2015 3:57 pm

Obrigado pelas respostas!!!!!!!!!

Outra pergunta:
Vou ter perda de qualidade ou estragar o falante se eu utilizar um amp de aproximadamente 60w rms em um falante que suporta 150w rms, porém com um xmax de apenas 2mm?
Mesmo o amp sendo de menor potência em relação à potência suportada pelo falante, pode correr algum risco em utilizar este falante de xmax de 2mm?
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Ruds Seg Abr 13, 2015 5:11 pm

^ Nesse caso provavelmente não. Isso você vê no gráfico de excursão do cone no WinISD.

Mas se lembre que:

Xmax = Máxima excursão antes da distorção.

Xlim = Máxima excursão antes do dano.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Seg Abr 13, 2015 5:14 pm

Saberia me informar onde eu vejo o gráfico de excursão no winisd? eu tenho instalado aqui a versão beta, pois a versão pro não rodou no meu computador.
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Dardo Seg Abr 13, 2015 9:14 pm

Ruds,

Consegui finalizar a caixa:

Coloquei espuma tipo caixa de ovo por dentro, mas não em todas as paredes. na parte superior e na lateral onde é o slot port por exemplo não tem:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Pronta

Caixa pronta:
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 16 Pronta_2

Parece que eu fiz um ressonador de Helmholtz!!!  Minha caixa está dando uns picos muuito altos nas notas Lá, e tem algumas notas tipo ré# que sai rouca...

Quando eu tiro o grave, coloco o knob na posição de 21h mininui drasticamente os picos de grave deixando a caixa bem agradavel, mas se deixar flat a caixa ressona demais da conta!  mad

O que eu faço?

Dardo
Membro

Mensagem por Ruds Ter Abr 14, 2015 10:08 am

bass32 escreveu:Saberia me informar onde eu vejo o gráfico de excursão no winisd? eu tenho instalado aqui a versão beta, pois a versão pro não rodou no meu computador.
Eu só uso o pro, então não sei do beta. Procure ho help ou no google.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Ter Abr 14, 2015 10:09 am

Dardo escreveu:Parece que eu fiz um ressonador de Helmholtz!!!  Minha caixa está dando uns picos muuito altos nas notas Lá, e tem algumas notas tipo ré# que sai rouca...

Quando eu tiro o grave, coloco o knob na posição de 21h mininui drasticamente os picos de grave deixando a caixa bem agradavel, mas se deixar flat a caixa ressona demais da conta!  mad

O que eu faço?
Caixas do tipo bass reflex são ressonadores, então tecnicamente falando você fez um sim. What a Face

Mas esses picos que você disse são estranhos mesmo. Apesar que não entendi direito o que está acontecendo. A caixa está muito grave? Ou ela está vibrando demais?

Como que ficou seu crossover? Tente experimentar sem ele, só com o woofer.

Se você conseguisse medir a resposta, mesmo que grosseiramente, talvez ajudasse a "diagnosticar" o problema.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Dardo Qua Abr 15, 2015 8:34 pm

Ruds escreveu:
Dardo escreveu:Parece que eu fiz um ressonador de Helmholtz!!!  Minha caixa está dando uns picos muuito altos nas notas Lá, e tem algumas notas tipo ré# que sai rouca...

O que eu faço?
Caixas do tipo bass reflex são ressonadores, então tecnicamente falando você fez um sim. What a Face

Mas esses picos que você disse são estranhos mesmo. Apesar que não entendi direito o que está acontecendo. A caixa está muito grave? Ou ela está vibrando demais?

Como que ficou seu crossover? Tente experimentar sem ele, só com o woofer.

Se você conseguisse medir a resposta, mesmo que grosseiramente, talvez ajudasse a "diagnosticar" o problema.

Ruds,

Estava de férias e tinha tempo para escrever grandes posts... detalhados, bem agora acabou...

A caixa está grave, bem grave, com sintonia em 48,5Hz. O falante não está excurcionando muito, quase nada. Ela não vibra nada, está super sólida.

Já tentei sem o xover mas o resultado está o mesmo.

A primeira coisa que fiz foi medir a RF mas está relativamente "plana". não consegui identificar nada nos 110hz (D) que indicasse alguma anormalia. Pior é que com musica a caixa toca bacana!

Fico imaginando se por acaso não seria a espuma, ou falta de mais espuma...

abr,
Dardo

Dardo
Membro

Mensagem por Paulo Penna Qua Abr 15, 2015 11:01 pm

A espuma não seria para "amortecer" ressonância em frequência mais alta?
A minha caixa apresentou uma ressonância acentuada em 82Hz, que é múltiplo de 41Hz.... se tocar a nota e deixar o falante frita.
Mas não sei pq isso só acontece com captação ativa, com meu frank pj com emg.

Dardo, a nota A não é múltiplo de 55Hz??? Não é ressonância?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 16 de 20 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte

Ir para o topo