Projetos de caixas "handmade" - Parte II
+89
RenanLima
flmeneses
joemesquita
SeuRafinha
Christian
Cantão
DiegoBueno
gpascutti
Fernando Zadá
NESCAU
lzeduardo
deathenrique
fBraga
JPedroG
CSergio
Gabriel Alves
wassis
Gabriel_cwb
isaias pereira
dcfinger82
fdynys
GugaJr
Nelson Bass
MPSGODOY
fheliojr
Renato Aversari
Bruno Rossi
jackdaniels
RiquedaViola
Adanleao
FelipeSL
lfssp
osmanfortes
ailtonbr
vjgomes
denis_gracia
EduBh1978
Edvell
Magnus Floriano
Mau
Glaucio97
rodlburigo
Ramos_83
Rafael0
jeremiasb
andremanel
emerbras
Sandro Levi
BigBoy
Dogwood
Dardo
Emerson C Gomes
Vagner19942010
JORGE BATALHA
SILVIAO
natoventura
Willian Casagrande
Jean Werlang
Rafael Macedo
monteirofn
Monisom
afonsodecampos
joabi
charles lopes kuster
Guga Ramone
fabiofrediani
Franco_bass
Eliseumohr
Regis Rocha
Alfs
edumoraes
frediani
RodrigoBR
Douglas Fernandes
Alambike
Klausberg Sampaio
Paulo Penna
LuizP.Alcantara
GeTorres
caiogas
RógerKlein
bass32
Mauricio Luiz Bertola
Ruds
Cauê Duarte
gustaff.schildt
allexcosta
Raul S.
lucvon
93 participantes
Página 10 de 16
Página 10 de 16 • 1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16
Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II
Ruds, Muuuuto obrigado por cada dica.
* Inicialmente usei o mínimo de pregos só para montar ela (apenas 1 ou 2 por lado). Em seguida usei o máximo de parafusos que pude, para ficar bem firmes, visto que usei compensado de apenas 18mm.
* Estou cuidando para passar cola em todos os cantos, para sanar alguma imprecisão que tenha havido no corte.
PS. Quando usadas em conjunto, Um dos drivers será desligado, para evitar cancelamento nas altas. Para diminuir cancelamento entre os falantes, quando usar em conjunto, vou diminuir bastante o grave na 2x8 (ou zerar mesmo), e diminuir bastante o médio na 1x15 (ou zerar), daí vou testando para ver se compensa usar as duas em conjunto mesmo. Mas a minha maior intenção é na 1x15. Essa 2x8 servirá como caixa multi-uso em inúmeras situações, que não de Contrabaixo, mas está toda calculada como de Contrabaixo, rsrsrsrs.
Novamente, Ruds, Muuuuto obrigado por cada dica.
* Inicialmente usei o mínimo de pregos só para montar ela (apenas 1 ou 2 por lado). Em seguida usei o máximo de parafusos que pude, para ficar bem firmes, visto que usei compensado de apenas 18mm.
* Estou cuidando para passar cola em todos os cantos, para sanar alguma imprecisão que tenha havido no corte.
PS. Quando usadas em conjunto, Um dos drivers será desligado, para evitar cancelamento nas altas. Para diminuir cancelamento entre os falantes, quando usar em conjunto, vou diminuir bastante o grave na 2x8 (ou zerar mesmo), e diminuir bastante o médio na 1x15 (ou zerar), daí vou testando para ver se compensa usar as duas em conjunto mesmo. Mas a minha maior intenção é na 1x15. Essa 2x8 servirá como caixa multi-uso em inúmeras situações, que não de Contrabaixo, mas está toda calculada como de Contrabaixo, rsrsrsrs.
Novamente, Ruds, Muuuuto obrigado por cada dica.
Klausberg Sampaio- Membro
Boa tarde, sou novo no fórum e de antemão peço desculpas se houver algo de errado com o post, pois ainda estou aprendendo os detalhes. Fiquei com dúvida se calculei a litragem e sintonia de uma handmade que estou fazendo, após já estar quase acabando de fazê-la, descobri o fórum e li sobre um projeto com o mesmo alto falante, porém com medidas diferentes, se possível, queria a opinião de vocês.
Alto falante utilizado: Eminence legend cb158
Medida da caixa: 0,62 x 0,52 x 0,40, compensado naval de 1,8 e 2 dutos de 4`com 11cm de profundidade.
Abaixo imagens do Winisd (que estou aprendendo a usar lendo as dicas aqui do fórum):
https://i.imgur.com/fKQJUYI.png
https://i.imgur.com/1CJLnjG.png
https://i.imgur.com/Rhk1QQb.png
obrigado!!
Alto falante utilizado: Eminence legend cb158
Medida da caixa: 0,62 x 0,52 x 0,40, compensado naval de 1,8 e 2 dutos de 4`com 11cm de profundidade.
Abaixo imagens do Winisd (que estou aprendendo a usar lendo as dicas aqui do fórum):
https://i.imgur.com/fKQJUYI.png
https://i.imgur.com/1CJLnjG.png
https://i.imgur.com/Rhk1QQb.png
obrigado!!
Ramos_83- Membro
Ramos seja bem vindo.
Essas medidas são internas ou externas?
Qual o volume interno considerado? Qual a sintonia escolhida?
Pelas fotos, parece tudo ok. Fiz algumas simulações aqui e tudo me pareceu coerente. Agora é esperar a opinião dos demais ...
O Ruds deve apresentar seu veredicto e você acorre pro abraço!
Essas medidas são internas ou externas?
Qual o volume interno considerado? Qual a sintonia escolhida?
Pelas fotos, parece tudo ok. Fiz algumas simulações aqui e tudo me pareceu coerente. Agora é esperar a opinião dos demais ...
O Ruds deve apresentar seu veredicto e você acorre pro abraço!
Sandro Levi- Membro
Ramos_83,
pelas imagens que você postou o volume e a sintonia estão bons. Teria só que confirmar se a velocidade do ar está abaixo dos 20m/s, pois 2 dutos de 4" talvez seja pouco. Tente rodar o WinISD pro e verificar.
pelas imagens que você postou o volume e a sintonia estão bons. Teria só que confirmar se a velocidade do ar está abaixo dos 20m/s, pois 2 dutos de 4" talvez seja pouco. Tente rodar o WinISD pro e verificar.
Ruds- FCBR-CT
Sandro Levi,
As medidas são externas, considerei cerca de 87 litros descontando o recuo de 3cm na frente da caixa, assim como o espaço ocupado pelo falante, alças e drive. A sintonia eu fiz com 50,75hz.
Ruds,
Como não consegui utilizar o winisd pro, usei as medidas de dutos que a versão beta me deu, multiplicando o comprimento dos dutos por 0,8. Ainda estou tentando usar a versão pro, quando conseguir, digo a vocês como ficou.
Obrigado pela atenção de vocês!
Algumas fotos do processo de construção, ainda falta a grade, cantoneiras e carpete.
https://i.imgur.com/9UPY5iJ.jpg
https://i.imgur.com/VJxG4ls.jpg
https://i.imgur.com/64NzP0U.jpg
https://i.imgur.com/zE71ISR.jpg
As medidas são externas, considerei cerca de 87 litros descontando o recuo de 3cm na frente da caixa, assim como o espaço ocupado pelo falante, alças e drive. A sintonia eu fiz com 50,75hz.
Ruds,
Como não consegui utilizar o winisd pro, usei as medidas de dutos que a versão beta me deu, multiplicando o comprimento dos dutos por 0,8. Ainda estou tentando usar a versão pro, quando conseguir, digo a vocês como ficou.
Obrigado pela atenção de vocês!
Algumas fotos do processo de construção, ainda falta a grade, cantoneiras e carpete.
https://i.imgur.com/9UPY5iJ.jpg
https://i.imgur.com/VJxG4ls.jpg
https://i.imgur.com/64NzP0U.jpg
https://i.imgur.com/zE71ISR.jpg
Ramos_83- Membro
A respeito da caixa 3 vias (depois d muito tempo hehe) !
Sandro, Ruds...
A inversão de polaridade da "segunda" via realmente melhorou a resposta de médios.
Parece q ficou mais audível proximo a caixa. Mas ainda é nítida a projeção "mais longe" do som. não sei explicar.
Em local pequeno, fechado (minha sala) é o melhor som que ja cnsegui ouvir. Nos palcos, ela parece faltar um pouco de definição "em cima" da caixa, mas afastando um pouco, ela "aparece melhor"
Ficou ótima para palcos grandes. Duvido que precise de algo a mais que ela p dar conta do recado, e com uma resposta incrivelmente plana, e com uma definição de graves realmente absurda
Palcos peuqenos ainda estou procurando a melhor posição p ela. (pela primeira vez o resto da banda ouve melhor o baixo do que eu mesmo no palco rsrsrs)
Hoje tenho um show em uma casa grande com um palco descente; Acredito q será o melhor lugar p ela! Deposi coloco as impressões !
Agora, mudando de assunto, apenas para ter certeza (não encontrei uma literatura específica)...
Se montar uma caixa, por ex, com 2 falantes diferentes (1x10 + 1x12), ambos na mesma frequencia, ou mesmo em full R, terei problemas com fase ? (mesmo q sejam falantes de especificações similares, ou mesma "linha"- falando dos falantes da eminence- , apenas com tamanhos e potencias pouco diferentes )
Sandro, Ruds...
A inversão de polaridade da "segunda" via realmente melhorou a resposta de médios.
Parece q ficou mais audível proximo a caixa. Mas ainda é nítida a projeção "mais longe" do som. não sei explicar.
Em local pequeno, fechado (minha sala) é o melhor som que ja cnsegui ouvir. Nos palcos, ela parece faltar um pouco de definição "em cima" da caixa, mas afastando um pouco, ela "aparece melhor"
Ficou ótima para palcos grandes. Duvido que precise de algo a mais que ela p dar conta do recado, e com uma resposta incrivelmente plana, e com uma definição de graves realmente absurda
Palcos peuqenos ainda estou procurando a melhor posição p ela. (pela primeira vez o resto da banda ouve melhor o baixo do que eu mesmo no palco rsrsrs)
Hoje tenho um show em uma casa grande com um palco descente; Acredito q será o melhor lugar p ela! Deposi coloco as impressões !
Agora, mudando de assunto, apenas para ter certeza (não encontrei uma literatura específica)...
Se montar uma caixa, por ex, com 2 falantes diferentes (1x10 + 1x12), ambos na mesma frequencia, ou mesmo em full R, terei problemas com fase ? (mesmo q sejam falantes de especificações similares, ou mesma "linha"- falando dos falantes da eminence- , apenas com tamanhos e potencias pouco diferentes )
Regis Rocha- Membro
Regis Rocha,
sim, falantes que não sejam idênticos atuando nas mesmas faixas de frequência vão interferir e não vão se somar tão bem quanto falantes idênticos. Não vejo razão pra querer fazer uma caixa assim.
sim, falantes que não sejam idênticos atuando nas mesmas faixas de frequência vão interferir e não vão se somar tão bem quanto falantes idênticos. Não vejo razão pra querer fazer uma caixa assim.
Ruds- FCBR-CT
Regis Rocha, que bom que o resultado foi satisfatório.
Continuo achando que você deve inclinar a caixa para a direção do seu ouvido em locais menores. Tenho sempre essa opção nas minhas. Existem muitas maneiras de fazer. Uma pra cada tipo de situação:
Continuo achando que você deve inclinar a caixa para a direção do seu ouvido em locais menores. Tenho sempre essa opção nas minhas. Existem muitas maneiras de fazer. Uma pra cada tipo de situação:
Sandro Levi- Membro
Mt Obrigado Ruds, Sandro !!
No último show q usei ela resolvi erguê-la em um suporte, e realmente o resultado fou mt bom!
Parece q perdeu um pouco a resposta do grave (não q faltou) e os médios sobressaíram bem mais , provável pq o 6" ficou quase à altura dos ouvidos!
Isso me deu a certeza q o posicionamento dela vai ser o "x" da questão , principalmente em palcos menores !
Com esses testes (tanto de som quanto de transporte) me levam a crer q as Greenboy Fearless F112 seriam as caixas "perfeitas" ! (só falta achar uma para teste, ou se aventurar a buscar os seus falantes e montar um aparecida )
No último show q usei ela resolvi erguê-la em um suporte, e realmente o resultado fou mt bom!
Parece q perdeu um pouco a resposta do grave (não q faltou) e os médios sobressaíram bem mais , provável pq o 6" ficou quase à altura dos ouvidos!
Isso me deu a certeza q o posicionamento dela vai ser o "x" da questão , principalmente em palcos menores !
Com esses testes (tanto de som quanto de transporte) me levam a crer q as Greenboy Fearless F112 seriam as caixas "perfeitas" ! (só falta achar uma para teste, ou se aventurar a buscar os seus falantes e montar um aparecida )
Regis Rocha- Membro
No embalo e na empolgação da 3 vias, estou começando novo projeto !
. Kappalite 3012 LF (sensibilidade média 95,5 dB)
. Alpha 6A (sensibilidade média 94dB)
. Tweeter BGH25-8
Cortes em 1Khz ~ 4Khz (com atenuação na via alta + L-pad)
. Tweeter BGH25-8
Regis Rocha- Membro
Regis Rocha escreveu:No embalo e na empolgação da 3 vias, estou começando novo projeto !
. Tweeter BGH25-8
Aí simmmm !!!!!!!!
Ficará um espetáculo . Sem pressa e com todo zelo possível Régis !
Franco_bass- Membro
Franco_bass escreveu:Regis Rocha escreveu:No embalo e na empolgação da 3 vias, estou começando novo projeto !
. Tweeter BGH25-8
Aí simmmm !!!!!!!!
Ficará um espetáculo . Sem pressa e com todo zelo possível Régis !
Valeu Franco ! É isso ae!
Aproveitando todo o tempo livre p trabalhar nisso, e fazer valer da melhor forma o $ que será investido hehe !!!!
Regis Rocha- Membro
Olá Pessoal do Graves!
Meu caso é o seguinte,
Eu tenho apenas a madeira com o carpet de um gabinete Harke 115XL, sem alto falantes, cantoneiras ou qualquer outro item.
A intenção é reaproveitar, mas estou em dúvida de qual alto falante utilizar. Ele vai ser doado à igreja que eu toco depois de pronto.
Aceito sugestões, sendo que o valor tem que ficar até uns R$ 300,00.
Acredito ser este o tópico mais indicado!
Agradeço a todos!
Meu caso é o seguinte,
Eu tenho apenas a madeira com o carpet de um gabinete Harke 115XL, sem alto falantes, cantoneiras ou qualquer outro item.
A intenção é reaproveitar, mas estou em dúvida de qual alto falante utilizar. Ele vai ser doado à igreja que eu toco depois de pronto.
Agradeço a todos!
rodlburigo- Membro
rodlburigo escreveu:Olá Pessoal do Graves!
Meu caso é o seguinte,
Agradeço a todos!
Acredito que vão querer saber quantos litros tem sua caixa, e quais as medidas do duto. Em geral não se busca um falante para uma determinada caixa, mas sim se produz uma caixa para um determinado falante. Mas a galera mais entendida deverá confirmar se pode ser indicado algum. Talvez o 15PW5.
Ruds, para uma caixa de reforço de graves (trabalhar entre 40hz e 400hz), posso usar o 12pw5? É que as caixas de voz lá da igreja trabalham bem de 200hz até 20Khz. Mas quero colocar 2 reforços de grave (preferencia 12 polegadas cada). Mas depois da experiencia aqui, só penso no 12pw5. Parece que nada mais serve. Ele é bom e barato. Vc recomendaria outro? Além do baixo, reproduzirá toda a banda, inclusive teclado e BUMBO da bateria é plugado. Apenas PA lá na igreja, sem cubos individuais.
Klausberg Sampaio escreveu:
Acredito que vão querer saber quantos litros tem sua caixa, e quais as medidas do duto. Em geral não se busca um falante para uma determinada caixa, mas sim se produz uma caixa para um determinado falante. Mas a galera mais entendida deverá confirmar se pode ser indicado algum. Talvez o 15PW5.
Olá Klausberg Sampaio,
Primeiramente obrigado!
Normalmente é isso mesmo, faz-se a caixa para o alto falante, como já fiz algumas. Mas Este caso é diferente, por isso mesmo que acabei pedindo ajuda aqui. Vou medir a caixa hoje à noite e posto aqui!
Bom dia a todos!
rodlburigo- Membro
Olá Ruds,
Por acaso conhece os alto falantes Eld Power para contrabaixo?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-872558918-alto-falante-15-contrabaixo-200w-4-ohms-ampeg-gk-hartk-_JM
Achei uma alternativa interessante para colocar no gabinete do Hartke XL 115, mas não encontrei opiniões sobre eles.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-872558918-alto-falante-15-contrabaixo-200w-4-ohms-ampeg-gk-hartk-_JM
Achei uma alternativa interessante para colocar no gabinete do Hartke XL 115, mas não encontrei opiniões sobre eles.
rodlburigo- Membro
Klausberg Sampaio escreveu:Ruds, para uma caixa de reforço de graves (trabalhar entre 40hz e 400hz), posso usar o 12pw5? É que as caixas de voz lá da igreja trabalham bem de 200hz até 20Khz. Mas quero colocar 2 reforços de grave (preferencia 12 polegadas cada). Mas depois da experiencia aqui, só penso no 12pw5. Parece que nada mais serve. Ele é bom e barato. Vc recomendaria outro? Além do baixo, reproduzirá toda a banda, inclusive teclado e BUMBO da bateria é plugado. Apenas PA lá na igreja, sem cubos individuais.
Nesse caso você busca um subwoofer mesmo. O 12PW5 não vai tão grave assim. No seu caso, pense em usar um 12SWP, ou outro falante que seja mais pra graves e sub-graves.
Ruds- FCBR-CT
rodlburigo escreveu:Olá Ruds,
Não conheço esse.
Ruds- FCBR-CT
Ruds, preciso de sua ajuda, estou prestes a montar um combo com o EVS 650 da Snake de 8ohms, o falante tem 400wrms e irei aplicar 150wrms. Estou em dúvida quanto a litragem, pois no máximo uns 140 litros brutos(devido ao tamanho para transportar na mala de um carro) e 2 dutos de 4" por 12cm com a litragem de 140L daria que frequência de ressonância?! Compensa usar MDF?!
Essas são as especificações do falante:
Diâmetro nominal 15 (380mm)
Impedância nominal 8 Ohms
Potência máxima contínua 400W RMS
Potência de programa musical 800W
Sensibilidade 97dB SPL (1W/m)
Resposta em freqüência 30Hz a 3,9KHz
Diâmetro da bobina móvel 3 (76mm)
Máxima excursão sem dano —
Peso líquido 5,4kg
PARÂM. THIELE/SMALL:
Fs: 38,69 Hz
Re: 4,9 ohms
Qms: 5,222
Qes:0,555
Qts: 0,502
Vas : 231,719 litros (8,182 pés cúbicos)
Sd: 0,088m
Le: 1,040 mH
Bl: 13,129 T/m
no: 2,3%
Mms: 80,287g
Essas são as especificações do falante:
Diâmetro nominal 15 (380mm)
Impedância nominal 8 Ohms
Potência máxima contínua 400W RMS
Potência de programa musical 800W
Sensibilidade 97dB SPL (1W/m)
Resposta em freqüência 30Hz a 3,9KHz
Diâmetro da bobina móvel 3 (76mm)
Máxima excursão sem dano —
Peso líquido 5,4kg
PARÂM. THIELE/SMALL:
Fs: 38,69 Hz
Re: 4,9 ohms
Qms: 5,222
Qes:0,555
Qts: 0,502
Vas : 231,719 litros (8,182 pés cúbicos)
Sd: 0,088m
Le: 1,040 mH
Bl: 13,129 T/m
no: 2,3%
Mms: 80,287g
Glaucio97- Membro
Glaucio97,
essa sua dúvida você resolve simulando a caixa no WinISD.
MDF é mais indicado se a caixa não for ser transportada frequentemente.
essa sua dúvida você resolve simulando a caixa no WinISD.
MDF é mais indicado se a caixa não for ser transportada frequentemente.
Ruds- FCBR-CT
Ruds, peguei uma caixa GK 410MBX com os 4 falantes travados. O que você poderia comentar sobre recondicionamento de falantes? Alguma dica específica? Alguém aqui em Curitiba que faça o serviço por um preço em conta?
Já pensando na alternativa de substituir os falantes, apareceu um tal de ELD Power, empresa de SP que, pelos reviews que li, parece oferecer um bom custoXbenefício. Os parâmetros do falante são:
100W
97,3Db
Resposta em Frequência de 52Hz a 5,2khz.
Thiele & small parameters
(fs)53Hz
(Re): 6,8
(Le); 0.67mH
(Qms): 8.14
Qes): 0.52
(Qts): 0.49
(Vas): 60.1 liters / 2.1 cu. ft.
(BL): 9.6 T-M
(Xmax): 3.0mm
(Xlim): 8.6mm
Poderia tecer algum comentário sobre eles?
Obrigado!
Já pensando na alternativa de substituir os falantes, apareceu um tal de ELD Power, empresa de SP que, pelos reviews que li, parece oferecer um bom custoXbenefício. Os parâmetros do falante são:
100W
97,3Db
Resposta em Frequência de 52Hz a 5,2khz.
Thiele & small parameters
(fs)53Hz
(Re): 6,8
(Le); 0.67mH
(Qms): 8.14
Qes): 0.52
(Qts): 0.49
(Vas): 60.1 liters / 2.1 cu. ft.
(BL): 9.6 T-M
(Xmax): 3.0mm
(Xlim): 8.6mm
Poderia tecer algum comentário sobre eles?
Obrigado!
Guga Ramone- Membro
Emerson C Gomes escreveu:Esse fds fiz as alterações conforme as orientações do Ruds e demais parceiros aqui do fórum e acreditem, é IMPRESSIONANTE a diferença que os dutos fazem na caixa!!!
O timbre mudou da água pro vinho.
Primeiro fixei uma barra de compensado na parede de trás com cola e parafuso para evitar vibrações.
Fiz o segundo furo pra colocar o duto e os ajustei para 16cm cada um.
Coloquei o falante e os dutos na caixa e fiz o teste, sem revestimento interno.
Me impressionei com o resultado! O som ficou limpo e bem definido, com graves e agudos na medida certa em flat. Depois retirei tudo e fiz o revestimento interno: 3 paredes com a espuma de 5cm e 2 paredes com o feltro (apesar de não haver necessidade de revestir, cobri mesmo assim pra assegurar de não haver ressonâncias ou aquele 'eco' que havia relatado). Seguem os registros:
Fiquei muito satisfeito com o resultado! Quero agradecer profundamente ao Ruds e aos demais colegas pelo auxílio e paciência
Valeu muito a pena as noites de trabalho, foi um grande aprendizado.
Como os furos do falante e dos dutos ficaram meio desalinhados, bolei um projeto nas condições ideais que pretendo fazer futuramente pra substituir essas caixas:
Agradeço mais uma vez, e boa sorte aos próximos aventureiros
Emerson, buenas?
Passados uns bons meses, como estão as tuas impressões a respeito deste projeto?
Feliz da vida ainda?
Ou já achou algo a ser alterado nesta última versão do projeto?
Abraço!
Mau- Membro
Obrigado Ruds!
Glaucio97- Membro
Emerson, buenas?
Passados uns bons meses, como estão as tuas impressões a respeito deste projeto?
Feliz da vida ainda?
Ou já achou algo a ser alterado nesta última versão do projeto?
Abraço!
Fala garoto!
O projeto continua excelente.. não mudei nada nele.
Eu tinha feito as caixas com medidas de altura e largura idênticas, daí o Ruds disse que isso poderia ter sido a causa pra uma espécie de 'eco' que senti assim que terminei as caixas. Mas foi só fazer o revestimento interno e ajustar o comprimento do duto que o problema foi solucionado.
Esse outro projeto que você citou acima eu não executei, mas acredito que seria o ideal pra esses falantes.
Emerson C Gomes- Membro
Emerson C Gomes escreveu:
Fala garoto!
O projeto continua excelente.. não mudei nada nele.
Eu tinha feito as caixas com medidas de altura e largura idênticas, daí o Ruds disse que isso poderia ter sido a causa pra uma espécie de 'eco' que senti assim que terminei as caixas. Mas foi só fazer o revestimento interno e ajustar o comprimento do duto que o problema foi solucionado.
Esse outro projeto que você citou acima eu não executei, mas acredito que seria o ideal pra esses falantes.
Opa! Obrigado pelo retorno.
Entendi! A que tu executou foi o modelo anterior, a caixa com as dimensões "quadradas". Esse novo layout/modelo que eu linkei acima seria a versão 2.0 da tua caixa, a qual não foi executada (ainda).
Tu chegou a recalcular os dutos? São 2 de 16cm para cada caixa independente das medidas dela (quadrada ou retangular)?
Forte abraço!
Mau- Membro
Isso mesmo. Os dutos são determinados mediante o volume interno e as especificações técnicas do falante. Portanto, as dimensões dos dutos continuam as mesmas se não mudar a litragem; 16cm com a forração interna de espuma e 17cm sem a forração. Lembrando que esse modelo de caixa é adequado pro JBL 12pw5.. Se for fazer com outro falante aí tem que calcular tudo.
Emerson C Gomes- Membro
Emerson C Gomes escreveu:Isso mesmo. Os dutos são determinados mediante o volume interno e as especificações técnicas do falante. Portanto, as dimensões dos dutos continuam as mesmas se não mudar a litragem; 16cm com a forração interna de espuma e 17cm sem a forração. Lembrando que esse modelo de caixa é adequado pro JBL 12pw5.. Se for fazer com outro falante aí tem que calcular tudo.
Perfeito! Valeu pelas dicas, Emerson... e sim, vou usar o mesmo falante, para "facilitar" a minha vida (visto que a minha necessidade/aplicação é muito semelhante à tua).
Forte abraço!
Mau- Membro
Legal. Então boa sorte no projeto e depois compartilha o resultado aqui com a gente.
Emerson C Gomes- Membro
Visitando o site da Eros, encontrei projetos de caixas acústicas para o modelo E-315 LC. No caso, é só seguir o projeto do fabricante? Ou seriam necessários ajustes?
andremanel- Membro
Tenta listar os parâmetros Thiele/Small do falante, as dimensões da caixa e posta tudo aqui. Com essas informações acho que o Ruds pode te ajudar.
Emerson C Gomes- Membro
"
Emerson, esses são prints do manual e do projeto, ambos do site da Eros. Vamos aguardar um pronunciamento do ruds.
Emerson, esses são prints do manual e do projeto, ambos do site da Eros. Vamos aguardar um pronunciamento do ruds.
andremanel- Membro
As vezes eu penso em copiar as medidas do Staner BS150/BX200 e fazer uma caixa com um alto falante Eros desses em 8ohms, mais uma caixa 2x10.
Alguém já fez isso?
Alguém já fez isso?
emerbras- Membro
Eu não fiz isso, mas calculei o volume interno e medi a sintonia dos dutos.
VB = 50l
FB = +/- 60hz
Com essas informações, pode-se simular o resultado de alguns alto falantes nessas condições e planejar algo do tipo que você descreveu. Eu mesmo já pensei nisso, mas não concretizei.
VB = 50l
FB = +/- 60hz
Com essas informações, pode-se simular o resultado de alguns alto falantes nessas condições e planejar algo do tipo que você descreveu. Eu mesmo já pensei nisso, mas não concretizei.
Sandro Levi- Membro
Baseando no projeto oferecido pela Eros, joguei esse projeto no BassBox 6 Pro para análise do Ruds e demais amigos do fórum. Apontem meus erros e acertos pois ainda estou aprendendo. Fiz tomando como base o falante em 4 ohms.
Segue as imagens do projeto
Segue as imagens do projeto
andremanel- Membro
andremanel escreveu:Baseando no projeto oferecido pela Eros, joguei esse projeto no BassBox 6 Pro para análise do Ruds e demais amigos do fórum. Apontem meus erros e acertos pois ainda estou aprendendo. Fiz tomando como base o falante em 4 ohms.
O volume, a sintonia e os dutos estão ok. O que precisa melhorar são as medidas (AxLxP) que estão com valores muito próximos. Tente deixar as medidas mais diferentes, pra caixa não ficar tão parecida com um cubo.
Ruds- FCBR-CT
Ruds, minha caixa ficou com 54x58x38 = 119L.
Tem dois retangulos de compensado para isolar as alças de aprox. 27x20x6x2 (a confirmar)= 6,48L
falate jbl 15pw5 = 4,3L
(3,27x2) volume dos dois dutos 4" por 10cm
119-6,48-3,4-3,27-3,27 = 101,68L
pelo winisd esta afinada com Fr de 51,9HZ
As fotos do winisd estão com volume de 102,4, mas conferi e os valores corretos são os que estão ai agora.
para a mesma afinação a diferença é de 1mm no comprimento do duto, e acredito que não faça diferença.
Com volume baixo o som fica ótimo, um pouco boomie no gk 1001 rb flat, em volume mais alto fica uma bosta, parecendo corneta (parece ter um pouco de distorção).
O que está errado?
image hosting over 5mb
image url upload
Tem dois retangulos de compensado para isolar as alças de aprox. 27x20x6x2 (a confirmar)= 6,48L
falate jbl 15pw5 = 4,3L
(3,27x2) volume dos dois dutos 4" por 10cm
119-6,48-3,4-3,27-3,27 = 101,68L
pelo winisd esta afinada com Fr de 51,9HZ
As fotos do winisd estão com volume de 102,4, mas conferi e os valores corretos são os que estão ai agora.
para a mesma afinação a diferença é de 1mm no comprimento do duto, e acredito que não faça diferença.
Com volume baixo o som fica ótimo, um pouco boomie no gk 1001 rb flat, em volume mais alto fica uma bosta, parecendo corneta (parece ter um pouco de distorção).
O que está errado?
image hosting over 5mb
image url upload
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Com volume baixo o som fica ótimo, um pouco boomie no gk 1001 rb flat, em volume mais alto fica uma bosta, parecendo corneta (parece ter um pouco de distorção).
O que está errado?
Difícil dizer sem ver a caixa. Talvez a velocidade do ar nos dutos esteja um pouco alta, mas daí o efeito deveria ser gradual a medida que se eleva a intensidade do som. E mesmo assim não deveria ser tão marcante quanto você está descrevendo (parecer uma corneta imagino que seja ausência quase completa de graves).
Pode ser falante com problemas, ou algum vazamento de ar muito grande e que só aparece quando o som está alto. Mesmo se as paredes da caixa estivessem vibrando muito não deveria dar esse efeito tão pronunciado.
O volume da caixa e a sintonia estão ok.
Ruds- FCBR-CT
Ruds escreveu:Paulo Penna escreveu:Com volume baixo o som fica ótimo, um pouco boomie no gk 1001 rb flat, em volume mais alto fica uma bosta, parecendo corneta (parece ter um pouco de distorção).
O que está errado?
Difícil dizer sem ver a caixa. Talvez a velocidade do ar nos dutos esteja um pouco alta, mas daí o efeito deveria ser gradual a medida que se eleva a intensidade do som. E mesmo assim não deveria ser tão marcante quanto você está descrevendo (parecer uma corneta imagino que seja ausência quase completa de graves).
Pode ser falante com problemas, ou algum vazamento de ar muito grande e que só aparece quando o som está alto. Mesmo se as paredes da caixa estivessem vibrando muito não deveria dar esse efeito tão pronunciado.
O volume da caixa e a sintonia estão ok.
Ruds, sobre corneta não é falta de grave, o som fica um pouco fanho, parecendo caixa ruim, e me parece distorcido.
Pode ser excesso de curso do falante?
Pelo winisd a velocidade estaria baixa, mas colocando a mão na frente do duto dá pra sentir o vento já em volume médio, onde o som começa a piorar.
Seria caso de colocar mais um duto?
É normal sentir o vento na frente do duto?
Vou alterar umas vedações para conferir se há vazamentos e ver se resolve.
Paulo Penna- Membro
Depois de um bom tempo, e muuuiiito quebrar a cabeça :
" />
Kappalite 3012LF (ainda não chegou)
AlphaLite 6A
ASD1001
Confesso...parti da Fearfull 12/6/1 cube. Queria uma 3way "definitiva" !
Nada a mais, nada a menos...apenas caaaso um dia precisar , empilhar outra dessa espelhada
Via de graves, aproximados 69Lts, 48/49Hz
Via de médios seladas
Crossover tbem baseado nos greenboy, cortes em 850Hz~3000Hz (n lembro agora de cabeça o HP, mas é perto disso mesmo). Por sinal um divisor bem curioso. Diferente dos q encontramos de "prateleira"
" />
AlphaLite 6A
ASD1001
Nada a mais, nada a menos...apenas caaaso um dia precisar , empilhar outra dessa espelhada
Via de médios seladas
Crossover tbem baseado nos greenboy, cortes em 850Hz~3000Hz (n lembro agora de cabeça o HP, mas é perto disso mesmo). Por sinal um divisor bem curioso. Diferente dos q encontramos de "prateleira"
Regis Rocha- Membro
Huds e demais membros!
Fiz um gabinete novo para um Harke 115XL para substituir a original, comida por cupins!
Fiz em pinus tratado e fiquei satisfeito com o resultado!
Valeu!
Fiz um gabinete novo para um Harke 115XL para substituir a original, comida por cupins!
Fiz em pinus tratado e fiquei satisfeito com o resultado!
Valeu!
rodlburigo- Membro
Regis Rocha escreveu:Depois de um bom tempo, e muuuiiito quebrar a cabeça :
" />
AlphaLite 6A
ASD1001
Via de médios seladas
Regis, tem os esquemas desta e da de 15 polegadas?
Tem a planta de cortes de madeira?
Paulo Penna- Membro
Olá pessoal! recentemente ganhei dois falantes de 12 polegadas de um amigo aos quais são os antigos Novik instrumentos musicais, minha dúvida é: Vale a pena investir em um projeto para esses alto-falantes?
Alguém já fez algum projeto com eles?
Procurei algumas informações na net mas não obtive muito sucesso, vou deixar algumas fotos aqui se alguém puder ajudar, não gastarei quase nada para a construção pois tenho um amigo que é marceneiro e faz praticamente de graça, só preciso das medidas, litragem ideal, tamanho dos dutos .. valeu 🤘🏿
Alguém já fez algum projeto com eles?
Procurei algumas informações na net mas não obtive muito sucesso, vou deixar algumas fotos aqui se alguém puder ajudar, não gastarei quase nada para a construção pois tenho um amigo que é marceneiro e faz praticamente de graça, só preciso das medidas, litragem ideal, tamanho dos dutos .. valeu 🤘🏿
Magnus Floriano- Membro
Magnus, não tendo os parâmetros T&S , fica praticamente impossível fazer alguma coisa. Infelizmente.
Edit: Você poderia tentar um gabinete grande Closed box. Já que você consegue fazer com o custo baixo, o máximo que pode acontecer é virar um porta treco. Pelo que lembro essa geração de falantes da novik tinha QTS bem alto. Os anteriores ( que você colocou foto) eram mais versáteis.
Boa sorte.
Edit: Você poderia tentar um gabinete grande Closed box. Já que você consegue fazer com o custo baixo, o máximo que pode acontecer é virar um porta treco. Pelo que lembro essa geração de falantes da novik tinha QTS bem alto. Os anteriores ( que você colocou foto) eram mais versáteis.
Boa sorte.
Última edição por Sandro Levi em Seg Jun 18, 2018 3:48 pm, editado 1 vez(es)
Sandro Levi- Membro
Cra, do que me lembro estes novik eram muito piores que os selenium...
Paulo Penna- Membro
Paulo, usei basicamente o projeto aberto da greenboy, so adequei p compensado de 15mm (original é 12mm) e ficou pouquíssima coisa maior (algo em torno de 54x 49x 37); e o crossover q estou vendo ainda, mas ficará similar ao original!
Caixa de 15 q vc diz é aquela q montei anteriormente, ou a 15/6/1 greenboy ? (tbem tem aberta no site deles).
Na vdd não estou c as caixas aqui agora em mãos, nem as medidas (não lembro de cabeça) .
Tive problemas com a entrega do Kappalite. Procurando similar nacional (p não ficar mais uns meses esperando), cada vez mais percebo q esse eminence 3012LF é um monstro. Nem outros importados consigo encontrar algum que ao menos chegue perto dele.
Alias, tem um Eros E-412MG q "belisca". Quase experimentando. Apenas o Xmax dele q não da metade do Eminence, mas ta quase convencendo
Caixa de 15 q vc diz é aquela q montei anteriormente, ou a 15/6/1 greenboy ? (tbem tem aberta no site deles).
Na vdd não estou c as caixas aqui agora em mãos, nem as medidas (não lembro de cabeça) .
Tive problemas com a entrega do Kappalite. Procurando similar nacional (p não ficar mais uns meses esperando), cada vez mais percebo q esse eminence 3012LF é um monstro. Nem outros importados consigo encontrar algum que ao menos chegue perto dele.
Alias, tem um Eros E-412MG q "belisca". Quase experimentando. Apenas o Xmax dele q não da metade do Eminence, mas ta quase convencendo
Regis Rocha- Membro
Boa noite, podem me ajudar neste projeto?
O projeto é de uma caixa 4x10 com alto falantes EROS 310 LC.
O amplificador que vou utilizar tem um hi-pass filter de 50hz (filtro subsonico) Behringer EP2000
Seguem os prints:
O projeto é de uma caixa 4x10 com alto falantes EROS 310 LC.
O amplificador que vou utilizar tem um hi-pass filter de 50hz (filtro subsonico) Behringer EP2000
Seguem os prints:
frediani- Membro
Esta semana toquei numa caixa com falante snake 15" w corneta jbl. Muito bonito o som, muito melhor que eu esperava. A caixa foi projetada com ajuda de um técnico da snake.
Alguém sabe sobre estes falantes?
Alguém sabe sobre estes falantes?
Paulo Penna- Membro
Página 10 de 16 • 1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16