Projetos de caixas "handmade" - Parte II
+89
RenanLima
flmeneses
joemesquita
SeuRafinha
Christian
Cantão
DiegoBueno
gpascutti
Fernando Zadá
NESCAU
lzeduardo
deathenrique
fBraga
JPedroG
CSergio
Gabriel Alves
wassis
Gabriel_cwb
isaias pereira
dcfinger82
fdynys
GugaJr
Nelson Bass
MPSGODOY
fheliojr
Renato Aversari
Bruno Rossi
jackdaniels
RiquedaViola
Adanleao
FelipeSL
lfssp
osmanfortes
ailtonbr
vjgomes
denis_gracia
EduBh1978
Edvell
Magnus Floriano
Mau
Glaucio97
rodlburigo
Ramos_83
Rafael0
jeremiasb
andremanel
emerbras
Sandro Levi
BigBoy
Dogwood
Dardo
Emerson C Gomes
Vagner19942010
JORGE BATALHA
SILVIAO
natoventura
Willian Casagrande
Jean Werlang
Rafael Macedo
monteirofn
Monisom
afonsodecampos
joabi
charles lopes kuster
Guga Ramone
fabiofrediani
Franco_bass
Eliseumohr
Regis Rocha
Alfs
edumoraes
frediani
RodrigoBR
Douglas Fernandes
Alambike
Klausberg Sampaio
Paulo Penna
LuizP.Alcantara
GeTorres
caiogas
RógerKlein
bass32
Mauricio Luiz Bertola
Ruds
Cauê Duarte
gustaff.schildt
allexcosta
Raul S.
lucvon
93 participantes
Página 11 de 16
Página 11 de 16 • 1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 16
Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II
Ruds escreveu:
Seguirei como base o projeto elaborado pelo Edvell.
Ruds,
Entraram lá em casa e me roubaram tudo! Baixo, cabeçote e minha caixa que tu tanto me ajudou a fazer!
Meu amigo, estava vendo uns projetinhos de ampli com o CI tda2050. Eu sei que é bem fraquinho mas é um Classe A e que pode chegar até 50W. A minha pergunta é: Qual o Woofer (4Ohms) eu poderia usar em um projeto desse? Valeria a pena o investimento?
Grande abraço meu irmão!
Edvell- Membro
Putz.... tomara que achem tudo!Edvell escreveu:Ruds escreveu:
Ruds,
Entraram lá em casa e me roubaram tudo! Baixo, cabeçote e minha caixa que tu tanto me ajudou a fazer!
Meu amigo, estava vendo uns projetinhos de ampli com o CI tda2050. Eu sei que é bem fraquinho mas é um Classe A e que pode chegar até 50W. A minha pergunta é: Qual o Woofer (4Ohms) eu poderia usar em um projeto desse? Valeria a pena o investimento?
Grande abraço meu irmão!
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Putz.... tomara que achem tudo!Edvell escreveu:Ruds escreveu:
Ruds,
Grande abraço meu irmão!
Valeu mesmo Paulo!
Edvell- Membro
Estou querendo colocar um drover ou twetter na minha caixa com um 15pw5 8 ohms, e usar no meu gk 1001rb mkII.
Um amigo está usando um snake que ficou muito bom, mas custa 500 reais!!!
Há algum driver bom e que seja com preço razoável?
O que recomenda Ruds?
O que recomenda Ruds?
Paulo Penna- Membro
Boa tarde foristas!
Abri um novo tópico para tirar umas dúvidas e fui sugerido a colocá-las neste tópico...
Estou para adquirir uma Aguilar SL112 novas nos EUA e queria aproveitar a viagem, trazer um Eminence Deltalite II 2512 para fazer um gabinete "clone" do Aguilar e eventualmente poder usar as duas juntas (por clone leia-se mesmas medidas externas e acabamento parecido, não uma falsificação...).
Mas não consegui ter certeza se a Aguilar usa este falante ou um driver OEM. Sei que a potência e a sensibilidade do falante da Aguilar são os mesmos divulgados pela Eminence (250w, 99.9).
Pelo q eu consegui pesquisar do pouco que entendo, o Eminence poderia ser aproveitado nas medidas da caixa:
Aguilar 38x49x46, descontando somente a espessura da madeira teria 69 litros, a eminence divulga para este falante caixa dutada com volume interno entre 32.56 e 127.43 litros (na minha ignorância acredito que duto, falante, tweeter e acabamento interno não ocupem mais de 30 litros).
Então, se eu não falei nenhuma besteira acima, SE de fato a Aguilar usar um driver OEM, a diferença entre os falantes tenderia a me dar um resultado ruim ao juntar as duas (por exemplo, cancelamento de frequências, ou dificuldade muito grande em timbrar)?
Segue aqui o link das especificações do Eminence:
https://www.parts-express.com/pedocs/specs/290-593--eminence-deltalite-ii-2512-specifications.pdf
Desde já, agradeço a todos!
Abri um novo tópico para tirar umas dúvidas e fui sugerido a colocá-las neste tópico...
Estou para adquirir uma Aguilar SL112 novas nos EUA e queria aproveitar a viagem, trazer um Eminence Deltalite II 2512 para fazer um gabinete "clone" do Aguilar e eventualmente poder usar as duas juntas (por clone leia-se mesmas medidas externas e acabamento parecido, não uma falsificação...).
Mas não consegui ter certeza se a Aguilar usa este falante ou um driver OEM. Sei que a potência e a sensibilidade do falante da Aguilar são os mesmos divulgados pela Eminence (250w, 99.9).
Pelo q eu consegui pesquisar do pouco que entendo, o Eminence poderia ser aproveitado nas medidas da caixa:
Aguilar 38x49x46, descontando somente a espessura da madeira teria 69 litros, a eminence divulga para este falante caixa dutada com volume interno entre 32.56 e 127.43 litros (na minha ignorância acredito que duto, falante, tweeter e acabamento interno não ocupem mais de 30 litros).
Então, se eu não falei nenhuma besteira acima, SE de fato a Aguilar usar um driver OEM, a diferença entre os falantes tenderia a me dar um resultado ruim ao juntar as duas (por exemplo, cancelamento de frequências, ou dificuldade muito grande em timbrar)?
Segue aqui o link das especificações do Eminence:
https://www.parts-express.com/pedocs/specs/290-593--eminence-deltalite-ii-2512-specifications.pdf
Desde já, agradeço a todos!
Paulo Penna escreveu:Estou querendo colocar um drover ou twetter na minha caixa com um 15pw5 8 ohms, e usar no meu gk 1001rb mkII.
O que recomenda Ruds?
Paulo há várias recomendações nesse tópico. Dentre elas o JBL/Selenium D220ti.
Sandro Levi- Membro
Sandro Levi escreveu:Paulo Penna escreveu:Estou querendo colocar um drover ou twetter na minha caixa com um 15pw5 8 ohms, e usar no meu gk 1001rb mkII.
O que recomenda Ruds?
Paulo há várias recomendações nesse tópico. Dentre elas o JBL/Selenium D220ti.
Vou usar um 220ti mesmo. Ví que meu rb1001 tem bi amp e o agudo é só 50W, ai não precisa de driver monstro.
Paulo Penna- Membro
Caro EduBh1978,
A primeira e melhor opção seria você comprar duas SL112.
Dito isso, acho que você pode sim montar uma caixa com as mesmas medidas "externas" da SL112 e calcular a sintonia mais adequada para o DeltaLite II 2512 na nova caixa. Não acho que o resultado será ruim. Eu não ousaria colocar um tweeter na caixa construída, pois a diferença entre elas será mais evidente por conta do resultado obtido com o tweeter e o crossover originais.
Acho que será um bom projeto para se discutir aqui.
Boa diversão!
Dito isso, acho que você pode sim montar uma caixa com as mesmas medidas "externas" da SL112 e calcular a sintonia mais adequada para o DeltaLite II 2512 na nova caixa. Não acho que o resultado será ruim. Eu não ousaria colocar um tweeter na caixa construída, pois a diferença entre elas será mais evidente por conta do resultado obtido com o tweeter e o crossover originais.
Boa diversão!
Sandro Levi- Membro
Sandro Levi escreveu:Caro EduBh1978,
Boa diversão!
Bacana, Sandro!
A ideia não é colocar tweeter mesmo não. Quanto a comprar duas SL, complicado, mesmo trazendo de fora...$$$
EduBh1978 escreveu:Sandro Levi escreveu:Caro EduBh1978,
Boa diversão!
Bacana, Sandro!
A ideia não é colocar tweeter mesmo não. Quanto a comprar duas SL, complicado, mesmo trazendo de fora...$$$
Boa tarde!
Segui os conselhos do Alex e do Rud... li por inteiro os dois tópicos de handmade, mais o pictorial.... o resultado: vendo tanta gente montando e gostando dos resultados, estou pensando em deixar essa Aguilar de lado (até porque o dolar tem subido bem esses dias....) e tentar projetar as duas 1x12, uma com algum driver para médios/agudos, e outra somente com falante.
Já baixei o WinISD Pro e comecei a simular uns falantes, e estou deixando de lado o Deltalite pra usar o Kappalite 3012HO (ou talvez o B&C 12CL76). Mesmo lendo isso tudo, claro que ainda tenho muuuitas dúvidas. Mas vou fazer umas simulações e posto os resultados aqui para discussão e aprimoramento.
Obrigado a todos e parabéns pra todos que fizeram suas caixas e postaram aqui.. só caixa bonita, me animaram bastante a fazer uma pra mim também.
EDIT: Como já tenho a primeira simulação pronta, vou colocar aqui... por favor, me digam onde ainda posso melhorar..
Resumindo as pretensões: pequenas gigs, 100 a 150 pessoas no máximo. Portabilidade e peso são importantes, por isso os falantes de neodímio. Quanto ao som, gosto de tocar com o som mais "scooped", mas não há nada errado em buscar uma caixa mais flat... amplificador estou com um Markbass 500w (8ohm), sem nenhuma pretensão de aumentar a potência (mas talvez trocar por um Tone Hammer 350).
Por fim, minha praia é rock/pop, gosto de um grave com boa pressão e definido, acho que não chego até a profundidade do reggae.. estou com um Jazz Bass 4 cordas, mas planejando incluir um 5 cordas na família, estilo MM (estou ainda pensando no Sterling SUB com upgrade de captador e circuito, ou o Ray25, sem nenhum up). Isto dito, espero que seja o que importa... vamos às telas. Comecei com o Eminence Deltalite II 2512, e parti inicialmente das medidas externas da Aguilar SL112, mas não ficou muito legal, mas por pouco.. vou explicando.
https://2img.net/h/i1174.photobucket.com/albums/r611/badopp/curva%20ganho_zpsepqpszsu.jpg
Se interpretei tudo certo, precisei aumentar em um centímetro a altura da caixa (em relação à Aguilar) e usar um recuo do baffle de apenas 0,50cm (não sei se isso é viável na hora de construir, se não for, aumento mais na altura) para chegar a um volume interno de 58 litros (isso já descontando o volume do falante, do duto calculado para essa afinação e descontei mais 2 litros por conta de revestimento, driver, e se for colocar e reforços na estrutura).
Com essa afinação, a caixa está atingindo 60,04 Hz em -3db (suficiente para o 5 cordas, certo)? O pico de menos de 2B perto e 100 Hz, pelo que li, também é aceitável, correto? Dúvida: Seria aconselhável aumentar a sintonia? Reduzindo o duto em 2cm, a afinação sobe para 55Hz e sem reflexo negativo na velocidade do duto...
https://2img.net/h/i1174.photobucket.com/albums/r611/badopp/maximun%20power_zps8j5t89jq.jpg
Esta curva eu não gostei, principalmente em relação aos outros dois falantes que estive testando. O "vale" me parece profundo demais, indicando 120W por volta de 85dB... esse vale é uma caracterísitica do falante? ou como resolver, mexendo na sintonia?
https://2img.net/h/i1174.photobucket.com/albums/r611/badopp/maximun%20spl_zpsfxpjjooy.jpg
Quanto ao SPL máximo... não sei se esse "desenho" de curva tem alguma anomalia... se não for, está com 115dB na frequencia de sintonia, razoável, certo? Ou precisaria de ficar mais proximo de 120 dB para ser ouvido junto com a banda?
https://2img.net/h/i1174.photobucket.com/albums/r611/badopp/velocidade%20do%20ar_zpssd6ogyi5.jpg
A excursão do cone ficou no limite Xmax com potencia alimentada de 120w. Também achei esse ponto negativo com relação aos demais falantes testados (que tem excursão de 6mm), mas teria como melhorar isso sem aumentar o gabinete? Ou já estou mesmo trabalhando no limite desse falante?
https://i1174.photobucket.com/albums/r611/badopp/velocidade%20do%20duto_zpscynuho16.jpeg
Por fim, a velocidade do duto. Desconfio que alguma coisa possa estar errada, pois ficou muito abaixo de 20m/s.. não consegui me lembrar do que seria (li mais de 40 páginas de tópicos em uma noite, me dêem um desconto....rsrsrs).
Espero que as imagens abram, espero ansioso um feedback de vocês!
15pw5
Boa noite galera ... Eu possuo um falante Selenium 15pw5 e gostaria de fazer uma caixa reduzida eu tenho uma 4x10 da hartke só que tem gigs que fica difícil de usar que nem cabe no palco...Rs eu tenho um teksoud de 15 tbm mas na real como disse quero algo menor que tanto pra estudo ou tocar em lugar pequeno fique mais fácil... Obrigado
denis_gracia- Membro
Pessoal, agradeço a confiança e atenção, mas no momento não tenho condições de seguir supervisionando este tópico. Já comuniquei os moderadores que irei me ausentar.
Boa sorte com seus projetos!
Ruds- FCBR-CT
Ruds escreveu:Pessoal, agradeço a confiança e atenção, mas no momento não tenho condições de seguir supervisionando este tópico. Já comuniquei os moderadores que irei me ausentar.
Obrigado pela dedicação e ajuda a todos. Já troquei o título do tópico.
Grande abraço.
allexcosta- Administrador
EduBh1978
Não consigo ver as imagens. Tive dificuldades para avaliar os resultados pela ausência das mesmas.
Não consigo ver as imagens. Tive dificuldades para avaliar os resultados pela ausência das mesmas.
Sandro Levi- Membro
andremanel
Esse projeto está bem interessante. Bem simples também. Seria interessante alterar a sintonia da caixa no software, para ver o resultado.
Esse projeto está bem interessante. Bem simples também. Seria interessante alterar a sintonia da caixa no software, para ver o resultado.
Sandro Levi- Membro
Ruds escreveu:Pessoal, agradeço a confiança e atenção, mas no momento não tenho condições de seguir supervisionando este tópico. Já comuniquei os moderadores que irei me ausentar.
Obrigado por todo o tempo dedicado, Ruds. Tópico que ajudou uma imensidão de gente. Somos todos gratos por todo o apoio e ensinamentos.
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:Ruds escreveu:Pessoal, agradeço a confiança e atenção, mas no momento não tenho condições de seguir supervisionando este tópico. Já comuniquei os moderadores que irei me ausentar.
Obrigado por todo o tempo dedicado, Ruds. Tópico que ajudou uma imensidão de gente. Somos todos gratos por todo o apoio e ensinamentos.
Paulo Penna- Membro
Reforçado o coro, queria além de agradecer, dizer da importância de se ter pessoas sérias e conhecedoras como o Ruds, patrocinando a evolução dos jovens que a buscam!
Sou muito grato a todos e em especial ao Ruds que está nos deixando.
Sou muito grato a todos e em especial ao Ruds que está nos deixando.
Sandro Levi- Membro
Sandro Levi escreveu:EduBh1978
Espero que agora funcione.. segue novo resumo, para facilitar a análise.
Caixa para utilização em pequenas gigs (100 pessoas, no máximo), baixo de 4 e de 5 cordas. Ampli um Aguilar TH350. Banda de Rock com baterista moderado.
Neste primeiro gráfico, caixa com 56,5 litros líquidos e afinação em 54hz, ponto de -3dB em 60,8 hz.. isso seria legal pra um 5 cordas (já que está "pegando" o primeiro harmônico do Si)? Seria aconselhável alterar esta sintonia?
Esta curva do Maximum power... é normal este ponto baixo? É característica do falante?
Os gráficos de SPL também me pareceram satisfatórios. 115db na frequencia de sintonia.
A excursão do falante extrapola o Xmax divulgado abaixo de 44hZ. A afinação da caixa em 54hZ significa que não preciso me preocupar com isso? Ou se eu tocar um sizão com muita potência alimentando a caixa pode dar ruim? Hoje com apenas uma caixa trabalhando em 8 ohm não corro risco, mas se eu colocar duas caixas (plano pro futuro) e trabalhar em 4 ohm o Aguilar teria 350W... poderia usar uma potência bem maior que os 140w que usei nesta simulação...
Por fim, velocidade do ar com dois dutos atingindo 11,6.. tranquilo. Com apenas um duto o pico chega a 23m/s.
Dessa vez espero que esta visível e aguardo os comentários dos amigos... já cheguei dos EUA com o falante, acabamento externo (tolex blonde e tela oxblood... tipo do Fender Bassman) e a construção já deve se iniciar na próxima semana.
Obrigado!
Ola Amigos, bom dia.
Sou novo por aqui e faço como hobby caixas de som residenciais, sei que não tem muito a ver com a finalidade do fórum mas gosto de estar por dentro do mundo da música de todas as maneiras possíveis, aprendendo sempre que é o que nos move, conhecimento.
Hoje para iniciar gostaria de sanar uma dúvida com vocês: Essas caixas que são feitas aqui pelos membros com woofer e driver ou Super Tweeter servem também para ouvir música? Pergunto porque fiz recentemente 2 pares de caixas de 3 vias com componentes Selenium/JBL para um cliente com 1 12PW5/ 1 8PW8 / 1 ST400.
Vejo que tem muito material com o 12PW5 e pergunto: Pode ser usado o mesmo projeto (volume interno/sintonia) para as caixas que eu faço para uso residencial? Pergunto porque quando foram encomendadas estas caixas o cliente me forneceu todos os componentes e entrei em contato com a Selenium eles me recomendaram para o 12PW5 um volume de 50L com 1 duto de 4" x 7cm de comp., mas vi que aqui a maioria usa 2 dutos de 4"x 16 a 18 cm de comp. Nas minhas posso usar os 2 dutos também?
Desculpem o jornal, mas achei necessário para poder explicar melhor a situação. Também gostaria de saber qual o modo mais fácil de inserir imagens nas postagens.
Obrigado e abraço a todos
Valter
Sou novo por aqui e faço como hobby caixas de som residenciais, sei que não tem muito a ver com a finalidade do fórum mas gosto de estar por dentro do mundo da música de todas as maneiras possíveis, aprendendo sempre que é o que nos move, conhecimento.
Hoje para iniciar gostaria de sanar uma dúvida com vocês: Essas caixas que são feitas aqui pelos membros com woofer e driver ou Super Tweeter servem também para ouvir música? Pergunto porque fiz recentemente 2 pares de caixas de 3 vias com componentes Selenium/JBL para um cliente com 1 12PW5/ 1 8PW8 / 1 ST400.
Vejo que tem muito material com o 12PW5 e pergunto: Pode ser usado o mesmo projeto (volume interno/sintonia) para as caixas que eu faço para uso residencial? Pergunto porque quando foram encomendadas estas caixas o cliente me forneceu todos os componentes e entrei em contato com a Selenium eles me recomendaram para o 12PW5 um volume de 50L com 1 duto de 4" x 7cm de comp., mas vi que aqui a maioria usa 2 dutos de 4"x 16 a 18 cm de comp. Nas minhas posso usar os 2 dutos também?
Desculpem o jornal, mas achei necessário para poder explicar melhor a situação. Também gostaria de saber qual o modo mais fácil de inserir imagens nas postagens.
Obrigado e abraço a todos
Valter
vjgomes- Membro
EduBh1978
Parece bom. Sua caixa deve apresentar um reforço na região de 100hz, que é uma característica encontrada em algumas marcas, mas vi que não é nada exagerado e não deve comprometer o resultado.
Fez bem seus estudos e vai conseguir um bom resultado, se mantiver o compromisso na montagem e acabamento.
Parabéns!!!
Parece bom. Sua caixa deve apresentar um reforço na região de 100hz, que é uma característica encontrada em algumas marcas, mas vi que não é nada exagerado e não deve comprometer o resultado.
Fez bem seus estudos e vai conseguir um bom resultado, se mantiver o compromisso na montagem e acabamento.
Parabéns!!!
Sandro Levi- Membro
vjgomes escreveu:Ola Amigos, bom dia.
Sou novo por aqui e faço como hobby caixas de som residenciais, Essas caixas que são feitas aqui pelos membros com woofer e driver ou Super Tweeter servem também para ouvir música? Pergunto porque fiz recentemente 2 pares de caixas de 3 vias com componentes Selenium/JBL para um cliente com 1 12PW5/ 1 8PW8 / 1 ST400...
Olá Valter, seja bem vindo
Não vejo problemas em usar as mesmas características de projeto... no seu caso , o resultado vai depender de vários outros fatores como o 8pw8 e o crossover usado.
O 12pw5 é um alto-falante que tem características e resposta, bem interessantes para contrabaixo. Para o seu caso, só vai saber depois de pronto no projeto. Eu já usei uma caixa minha com o 12pw5 para amplificar voz e não gostei do resultado. Pode ser que no seu caso seja diferente , por conta dos outros componentes do projeto.
Como você não teve muita escolha, apronte e passe aqui para dividir sua experiência conosco.
Abraço!
Sandro Levi- Membro
Ola Sandro Levi, boa noite.
Obrigado pelo retorno e boas vindas. Esta é uma história complicada, pois um dos pares foi feito de acordo com o projeto da Selenium e o outro foi feito todo de acordo com um par de caixas que este cliente já tinha e que havia sido feito sem muito critério por uma marcenaria com woofer de 12 Selenium e 2 dutos de 2" x 10cm comp e ele gostava do som embora não gostasse do design e assim foi feito, mas de antemão foi avisado a ele que as caixas não teriam eficiência por conta dos dutos que não dariam conta e foi o que aconteceu. Agora tenho de tampar os dois dutos de 2"na frente e colocar dutos de 4" atrás das caixas. Complicado lidar com pessoas que acham que as coisas podem ser feitas assim, mesmo porque ele é um ótimo cirurgião plástico e certamente não faz suas cirurgias do jeito e com as técnicas que o cliente quer porque não vai funcionar certo?
Obrigado pelo retorno e boas vindas. Esta é uma história complicada, pois um dos pares foi feito de acordo com o projeto da Selenium e o outro foi feito todo de acordo com um par de caixas que este cliente já tinha e que havia sido feito sem muito critério por uma marcenaria com woofer de 12 Selenium e 2 dutos de 2" x 10cm comp e ele gostava do som embora não gostasse do design e assim foi feito, mas de antemão foi avisado a ele que as caixas não teriam eficiência por conta dos dutos que não dariam conta e foi o que aconteceu. Agora tenho de tampar os dois dutos de 2"na frente e colocar dutos de 4" atrás das caixas. Complicado lidar com pessoas que acham que as coisas podem ser feitas assim, mesmo porque ele é um ótimo cirurgião plástico e certamente não faz suas cirurgias do jeito e com as técnicas que o cliente quer porque não vai funcionar certo?
Última edição por vjgomes em Dom Nov 25, 2018 1:25 pm, editado 1 vez(es)
vjgomes- Membro
Sandro Levi escreveu:EduBh1978
Parabéns!!!
Obrigado Sandro! Torcendo pra ficar pronta até o feriado... Assim que chegar posto fotos aqui e comentários sobre o que achei do som.
Boa noite pessoal. Pessoal, eu estou desesperado!!!!!!!!! Preciso fazer um gabinete para contrabaixo com 4 falantes de 10 polegadas. O problema é que não acho um projeto decente. Já estou quase quebrando meu mouse de tanto pesquisar na net mas até agora não encontrei um projeto legal. Um projeto da Hartke 4110 Tp 4x10 ou Ampeg Svt 410 Hlf Classic. Se tiver a possibilidade de alguém conseguir pra mim um projeto desses ou um similar pra eu fazer minha caixa eu ficarei muito grato aos amigos. Poderia até comprar o projeto caso esteja dentro de um orçamento que minha esposa não peça o divórcio se eu comprar. kkk. Ser pobre é um problema. kkk.
ailtonbr- Membro
ailtonbr escreveu:Ser pobre é um problema. kkk.
E esse problema , geralmente não está associado às finanças...
Você encontrará a solução aqui.
Se não encontrar, encontra aqui
Lembre-se que um projeto, sempre é feito para um alto-falante específico e para uma função específica. Não existe receita de bolo para esses casos.
Bem vindo ao fórum!
Boa sorte.
Sandro Levi- Membro
Boa tarde a todos! Fiquei devendo um retorno sobre o meu projeto pronto... caixa 112 com tweeter, visual inspirado na aguilar SL 112 (pequena alteracao na altura e na profundidade, para aumentar a litragem e atender melhor ao falante).
A montagem foi feita pela Roxstage, atendimento e qualidade de construção e acabamento impecáveis.
Quanto ao resultado, tive a oportunidade de tocar com a banda no final de semana passado, usando parte do show com um cabeçote Markbass Little Mark Tube 500 e outra parte com o Aguilar Tone Hammer 350. Usei tambem um Sterling 5 cordas nas dois primeiros sets e um Fender Classic 70 4 cordas no último set.
A caixa aguentou o tranco tranquilo, sem reclamar, sem distorcer, tanto com 4 quanto com 5 cordas! tive um pouco de dificuldade de domar os agudos, o tweeter talvez tenha sido desnecessário, e chia bastante já com o atenuador no 4 ou 5. Nada que se perceba com a banda, mas com a caixa ligada aqui em casa, como disse minha esposa, parece que tem um ventilador ligado...
Principalmente com o Fender, achei o grave encorpado e bem definido. Foi a primeira vez que toquei com o Sterling, ainda não encontrei o melhor jeito de timbrá-lo, e como ele achei os médio-graves e os graves um pouco sem definição, não sei se o problema é o baixo, se sou eu ou se a caixa contribuiu.
Como a afinação ficou por minha conta, usando o método do arroz, consegui chegar em um valor próximo de 52hz (a meta era 50hz), com os dois dutos no cumprimento máximo (cerca de 28cm). Isso ficou um distante da simulação no WinIsd, que indicava cerca de 25cm para esta afinação, que em tese seria uns 20% acima do valor real, ou seja, os dutos deveriam ficar proximos de 20cm.. ou estou equivocado?
Por fim, somente depois da caixa pronta é que pensei se os dois dutos tá grandes (em diâmetro) e mais o jackplate, todos na parede do fundo da caixa, podem de alguma forma prejudicar estruturalmente a caixa... comparando com a minha caixa anterior (Markbass 112), achei essa caixa falando mais alto com o mesmo volume no ampli, e percebi tambem que ela vibra muito mais (na MB eu deixava o amplificador sobre ela, com essa caixa tive que deixá-lo na mesa de som ao lado pois o ampli movimentava muito om a vibração da caixa...
na terça feira vou levá-la para o estudio de ensaio e fazer um teste A/B dela com uma Markbass 210... não tem a mesma configuração, mas como tambem havia comparado essa 210 com a minha antiga MB 112, vou ter algum parâmetro para avaliar a caixa nova...
Obrigado a todos que palpitaram e me ajudaram de alguma forma a atingir esse resultado, pelo menos por enquanto estou muito satisfeito e ja pensando em fazer uma segunda unidade (sem tweeter) para usar em conjunto.
A montagem foi feita pela Roxstage, atendimento e qualidade de construção e acabamento impecáveis.
Quanto ao resultado, tive a oportunidade de tocar com a banda no final de semana passado, usando parte do show com um cabeçote Markbass Little Mark Tube 500 e outra parte com o Aguilar Tone Hammer 350. Usei tambem um Sterling 5 cordas nas dois primeiros sets e um Fender Classic 70 4 cordas no último set.
A caixa aguentou o tranco tranquilo, sem reclamar, sem distorcer, tanto com 4 quanto com 5 cordas! tive um pouco de dificuldade de domar os agudos, o tweeter talvez tenha sido desnecessário, e chia bastante já com o atenuador no 4 ou 5. Nada que se perceba com a banda, mas com a caixa ligada aqui em casa, como disse minha esposa, parece que tem um ventilador ligado...
Principalmente com o Fender, achei o grave encorpado e bem definido. Foi a primeira vez que toquei com o Sterling, ainda não encontrei o melhor jeito de timbrá-lo, e como ele achei os médio-graves e os graves um pouco sem definição, não sei se o problema é o baixo, se sou eu ou se a caixa contribuiu.
Como a afinação ficou por minha conta, usando o método do arroz, consegui chegar em um valor próximo de 52hz (a meta era 50hz), com os dois dutos no cumprimento máximo (cerca de 28cm). Isso ficou um distante da simulação no WinIsd, que indicava cerca de 25cm para esta afinação, que em tese seria uns 20% acima do valor real, ou seja, os dutos deveriam ficar proximos de 20cm.. ou estou equivocado?
Por fim, somente depois da caixa pronta é que pensei se os dois dutos tá grandes (em diâmetro) e mais o jackplate, todos na parede do fundo da caixa, podem de alguma forma prejudicar estruturalmente a caixa... comparando com a minha caixa anterior (Markbass 112), achei essa caixa falando mais alto com o mesmo volume no ampli, e percebi tambem que ela vibra muito mais (na MB eu deixava o amplificador sobre ela, com essa caixa tive que deixá-lo na mesa de som ao lado pois o ampli movimentava muito om a vibração da caixa...
na terça feira vou levá-la para o estudio de ensaio e fazer um teste A/B dela com uma Markbass 210... não tem a mesma configuração, mas como tambem havia comparado essa 210 com a minha antiga MB 112, vou ter algum parâmetro para avaliar a caixa nova...
Obrigado a todos que palpitaram e me ajudaram de alguma forma a atingir esse resultado, pelo menos por enquanto estou muito satisfeito e ja pensando em fazer uma segunda unidade (sem tweeter) para usar em conjunto.
Substituir dutos por saída retangular de igual volume
Boa tarde Senhores...
Estou procurando uma dúvida minha aqui e não encontro... desculpe pela falta de competência...
A dúvida é a seguinte: posso substituir os dutos por uma saída de ar retangular de mesmo volume que os dutos?
Grato e desculpe pela pergunta, caso já tenha a resposta em algum lugar...
Estou procurando uma dúvida minha aqui e não encontro... desculpe pela falta de competência...
A dúvida é a seguinte: posso substituir os dutos por uma saída de ar retangular de mesmo volume que os dutos?
Grato e desculpe pela pergunta, caso já tenha a resposta em algum lugar...
osmanfortes- Membro
Pode. Caixas Gallien Krueger usam um sistema similar.
Guga Ramone- Membro
Amigos, qual é a maneira correta de fixar o alto-falante no tampo?
Vi que alguns fixam o falante por dentro da caixa, aproveitando a aderência da borracha frontal do falante mas outros fixam os falantes por fora da caixa. Qual seria o mais indicado?
Vi que alguns fixam o falante por dentro da caixa, aproveitando a aderência da borracha frontal do falante mas outros fixam os falantes por fora da caixa. Qual seria o mais indicado?
lfssp- Membro
Não acho que alguma maneira seja mais ou menos indicada. A caixa não deve ter vazamento , nem vibrações. Isso é básico.
A maneira de fixar o alto-falante, você.decide baseado no seu projeto.
A maneira de fixar o alto-falante, você.decide baseado no seu projeto.
Sandro Levi- Membro
Normalmente as caixas de contrabaixo tem os falantes presos por fora da caixa, pois ela é toda selada. Mas nada impede que seja feito o contrário, sempre cuidando com eventuais vazamentos.
Guga Ramone- Membro
Pessoal bom dia.
Vou comprar 4 falante de 10 polegadas da oversound; cada falante tem 8 ohms. Como faço pra deixar essa caixa com saída de 8 ohms ? Qual seria a melhor ligação desses falantes ? E gostaria de colocar um tweeter ou drive pra ter um agudo mas com opção de desligar.
Preciso que ela tenha a saída de 8 ohms, pois tenho uma caixa com falante de 15 de 8 ohms, pra ficar certinho o ohms e não correr o risco de queimar meu cabeçote um portaflex 500 da ampeg que tem saída de 4/8 ohms. Alguém do grupo pode me ajudar ?
Vou comprar 4 falante de 10 polegadas da oversound; cada falante tem 8 ohms. Como faço pra deixar essa caixa com saída de 8 ohms ? Qual seria a melhor ligação desses falantes ? E gostaria de colocar um tweeter ou drive pra ter um agudo mas com opção de desligar.
Preciso que ela tenha a saída de 8 ohms, pois tenho uma caixa com falante de 15 de 8 ohms, pra ficar certinho o ohms e não correr o risco de queimar meu cabeçote um portaflex 500 da ampeg que tem saída de 4/8 ohms. Alguém do grupo pode me ajudar ?
FelipeSL- Membro
Felipe, este tópico abaixo pode ajudar.
Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo
Entendendo impedancia e ohms - Somente para equipamentos de amplificação para contrabaixo
afonsodecampos- Membro
FelipeSL escreveu:Pessoal bom dia.
Vou comprar 4 falante de 10 polegadas da oversound; cada falante tem 8 ohms. Como faço pra deixar essa caixa com saída de 8 ohms ? Qual seria a melhor ligação desses falantes ?
Adiantando, ligue 2 em série e 2 em paralelo, mas leia o tópico que o Afonso sugeriu, para entender o porquê.
joabi- Eterno Colaborador
Ok. Pessoal vou ver obrigado pela ajuda.
FelipeSL- Membro
Alguém sabe sobre os novos 12pwpró JBL?
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Alguém sabe sobre os novos 12pwpró JBL?
Paulo, não sei se as mudanças serão positivas, mas a linha PW5 também vai sair de linha. Vai entrar a LX700 no lugar. Pelo que entendi, as mudanças foram mais mecânicas. Aumenta o X-max, mas o qts, o vas e consequentemente a Eff caíram um pouco. Os cones permanecem os mesmos. Vamos ver como irão se comportar...
Se eu conseguir alguma informação nova, passo aqui...
Sandro Levi- Membro
Não achei so site os falantes nem os dados deles...
Paulo Penna- Membro
Alguém entende de divisores de frequência?
Um amigo quer montar uma caixa com um falante de 15 polegadas (provavelmente um jbl 15pw5 ou pro) e um driver jbl ti220 de 90W rms.
O problema é que o amplificador dele é um mesa 800+, que não tem bi amp, portanto tem de atenuar bastante a potencia do driver pra não fritar o dito cujo, além de não ser caro pacas!
Pesquisei no fórum e resolvi a questão..... eu já tinha perguntado a mesma coisa e nem me lembrava..... putz.
Um amigo quer montar uma caixa com um falante de 15 polegadas (provavelmente um jbl 15pw5 ou pro) e um driver jbl ti220 de 90W rms.
O problema é que o amplificador dele é um mesa 800+, que não tem bi amp, portanto tem de atenuar bastante a potencia do driver pra não fritar o dito cujo, além de não ser caro pacas!
Pesquisei no fórum e resolvi a questão..... eu já tinha perguntado a mesma coisa e nem me lembrava..... putz.
Paulo Penna- Membro
nada ainda sobre os falantes JBL para contrabaixo?
No site jbl eles nem aparecem mais....
No site jbl eles nem aparecem mais....
Paulo Penna- Membro
Por enquanto, os de 12 e 15(PW5) polegadas, estão ok. Para os alto-falantes de 10 polegadas, as mudanças foram muito complicadas. Essa linha PW8 não é boa como a PW3 e PW5.
Esperemos.
Esperemos.
Sandro Levi- Membro
Peavy TNT 115S upgrade
Boa tarde
Por favor preciso de uma ajuda
Gostaria de saber si valeria a pena fazer esse upgrade em um Peavy TNT 115S
Ele é 150w falante de 15 Sheffield
Uso ele nos pequenos shows que a banda faz, é um bom amplificador apesar de antigo e super pesado "kilos" eu gosto bastante dele.
Eu queria melhorar a sonoridade dele, acrescentando 1 Super Tweeter Selenium de 150w e um Driver corneta selenium de 150w e ligar os 3 em um Crossover passivo de 3 vias: Tweeter/driver/Woofer Sheffield
A borda do cone meu falante está meio rasgada, eu ja trocaria por uma de alumínio, gosto do som do cone de aluminio.
Eu gostaria de um resultado melhor nesse amplificador e nas frequências dele com esse upgrade, vou gastar em torno de 500 reais com mão de obra e materiais.
Gostaria da opinião de vocês que são mais experientes
As fotos dos produtos são essas.
Por favor
Obrigado
Por favor preciso de uma ajuda
Gostaria de saber si valeria a pena fazer esse upgrade em um Peavy TNT 115S
Ele é 150w falante de 15 Sheffield
Uso ele nos pequenos shows que a banda faz, é um bom amplificador apesar de antigo e super pesado "kilos" eu gosto bastante dele.
Eu queria melhorar a sonoridade dele, acrescentando 1 Super Tweeter Selenium de 150w e um Driver corneta selenium de 150w e ligar os 3 em um Crossover passivo de 3 vias: Tweeter/driver/Woofer Sheffield
A borda do cone meu falante está meio rasgada, eu ja trocaria por uma de alumínio, gosto do som do cone de aluminio.
Eu gostaria de um resultado melhor nesse amplificador e nas frequências dele com esse upgrade, vou gastar em torno de 500 reais com mão de obra e materiais.
Gostaria da opinião de vocês que são mais experientes
As fotos dos produtos são essas.
Por favor
Obrigado
Sobre os médio-agudos, um bom driver de titanium já resolveria. Trocar o cone do alto-falante, por outro que não seja o original, você deve uma chance em 99 de dar errado.
Eu não faria.
Eu não faria.
Sandro Levi- Membro
Se o rasgado for pequeno, cola e papel resolve. Se quiser muito um driver, jbl220ti e um Crossover passivo de dois canais com potência e impedância apropriadas.
Paulo Penna- Membro
Olá pessoal!
Estou montando uma Caixinha/Cubo pra usar com Contra-Baixo, é pra estudos e pequenas apresentações, as vezes tocar na igreja/missas. Eu já tenho um Cubo de verdade, um Hartke, que uso para apresentações maiores.
Pra essa caixinha, estou usando um Falante de 12" Novik (antigo uns 15 anos), tem 150W 8 Ohms, foi recondicionado e esta ok, funciona direitinho, em testes simples, ele começa a tocar bem(mais alto), frequências acima de 110hz. A Caixa é de Compensado 18mm, e esta dentro das medidas indicadas pra esse falante.
Eu gostaria de fazer um corte de frequência direto no wofer, em 80 ou 90 hz. Pesquisei bastante e achei algumas formulas e tabelas pra usar capacitor e até montei uma plaquinha com capacitores( pra fazer o passa alta, quero que passe acima de 80hz e atenue tudo que seja abaixo ). Testei, mas não gostei do resultado.
Nessa tabela que encontrei, é indicado usar um Capacitor 180uF, para cortar 12db/8 - 80hz, mas não gostei, achei que atenua demais e se eu deixar sem o corte, o falante tenta tocar essas frequências e "abre""racha", distorce, ah, o amplificador é um cabeçote Oneal, que toca no máximo uns 150w em 4 ohms( 90-100w em 8ohms)
Alguém tentou fazer algo parecido?
Obrigado,
Abs,
Estou montando uma Caixinha/Cubo pra usar com Contra-Baixo, é pra estudos e pequenas apresentações, as vezes tocar na igreja/missas. Eu já tenho um Cubo de verdade, um Hartke, que uso para apresentações maiores.
Pra essa caixinha, estou usando um Falante de 12" Novik (antigo uns 15 anos), tem 150W 8 Ohms, foi recondicionado e esta ok, funciona direitinho, em testes simples, ele começa a tocar bem(mais alto), frequências acima de 110hz. A Caixa é de Compensado 18mm, e esta dentro das medidas indicadas pra esse falante.
Eu gostaria de fazer um corte de frequência direto no wofer, em 80 ou 90 hz. Pesquisei bastante e achei algumas formulas e tabelas pra usar capacitor e até montei uma plaquinha com capacitores( pra fazer o passa alta, quero que passe acima de 80hz e atenue tudo que seja abaixo ). Testei, mas não gostei do resultado.
Nessa tabela que encontrei, é indicado usar um Capacitor 180uF, para cortar 12db/8 - 80hz, mas não gostei, achei que atenua demais e se eu deixar sem o corte, o falante tenta tocar essas frequências e "abre""racha", distorce, ah, o amplificador é um cabeçote Oneal, que toca no máximo uns 150w em 4 ohms( 90-100w em 8ohms)
Alguém tentou fazer algo parecido?
Obrigado,
Abs,
RiquedaViola- Membro
12dB/Oitava em crossover passivo só com capacitor existe mesmo? Sempre achei que o máximo que se conseguia eram 6dB/Oitava. Pode compartilhar dessas tabelas conosco?
Guga Ramone- Membro
Pessoal, boa tarde
Estou reativando o meu projeto.
Eu quero utilizar os seguintes dados
Dimensões (A x L x P mm): 520x460x460
Volume da Câmara do Alto Falante 80 Litros
Duto de ar no formato retangular (A x L x P mm): 60x430x215
Frequência de Sintonia da Caixa 55Hz
A minha duvida é quanto ao falante se devo usar o 15PW5 ou 15PW8
Estou reativando o meu projeto.
Eu quero utilizar os seguintes dados
Dimensões (A x L x P mm): 520x460x460
Volume da Câmara do Alto Falante 80 Litros
Duto de ar no formato retangular (A x L x P mm): 60x430x215
Frequência de Sintonia da Caixa 55Hz
A minha duvida é quanto ao falante se devo usar o 15PW5 ou 15PW8
jackdaniels- Membro
15pw5 é bom, não conheço o pw8, mas com 80 litros me parece ser muito pouco.
Paulo Penna- Membro
Página 11 de 16 • 1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 16