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A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender?

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Mensagem por Convidado Sáb maio 09, 2020 9:50 pm

Rico escreveu:
Henri-Q escreveu:^
Na minha época de guitar hero comprei uma semiacústica. Linda... mas só fez raiva. Levava para as gigs e o timbre não casava com nada, o drive ficava super estranho, susceptível a microfonia. Penso se esse tipo de baixo não é o mesmo tipo de enrrosco =/

Não sei como isso funciona, mas semi acústicas são usadas desde sempre. Deve ter algum detalhe...

Tem um amigo com quem toco às vezes que tem uma 335 e fica de boa quando toca. Na verdade, se eu fosse guitarrista, a ES 335 não Mickey Mouse seria minha escolha. Acho o design mais bacana de guita e me lembra um dos guitarras que mais gosto, Alvin Lee do Ten Years After.
Também acho top. Tanto que tenho pensado em pegar uma Ibanez Artcore ou uma Blues 3000 da Tagima, mais pra ter em casa aqui e brincar um pouco, tocar umas músicas pra minha filha cantar, já que hoje em dia só toco baixo em gigs. Mas passei esses perrengues aí.

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Mensagem por Zubrycky Sáb maio 09, 2020 11:23 pm

Vtrpira escreveu:Na minha opinião é porque o SG tem neck dive e Thunderbird é chocho.

Respeito a sua opinião, mas, dos 4 sgs que tenho, nenhum tem neck dive (Se bem que talvez isso seja explicado pelo fato de nenhum deles ser da Gibson... Ri Muito Vale ressaltar que o Epiphone SG que espanquei toquei certa vez em uma loja em Brasília tinha um senhor neck dive) e o som dos Thunderbirds que pude espancar tocar (ou ver outras pessoas tocando ) ao longo de todos estes anos está muito longe de ser chocho (Uma vez eu e um grande amigo meu - também baixista - ficamos muito impressionados com o som de um Epiphone Thunderbird que experimentamos em uma loja da rua Santa Ifigênia, aqui em SP).


Última edição por Zubrycky em Sáb maio 09, 2020 11:39 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Sáb maio 09, 2020 11:27 pm

Andremoura escreveu:Essa foto do Gibson DC me lembrou aquele cara que comprou um formigão por Gibson e brigou com todo mundo que falou que era falso...kkkk

Aquele baixo tinha um belo timbre.
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Mensagem por Zubrycky Sáb maio 09, 2020 11:37 pm

JAZZigo escreveu:
Paulo Penna escreveu:Pode discutir peso, som,o que quiser, mas a resposta ao tópico inicial é simples, fender fez contrabaixos ótimos, tão bons que foram copiados e são base pra quase todos outros, a Gibson fez uns baixos estranhos, meio ruins de tocar, som opaco.
Pz123 escreveu:^ É isso aí..
E isso não tem nada a ver com o fato da Fender ter 10 modelos de baixo e a Gibson 3..
Projeto ruim é projeto ruim..

Estou concordando com o Paulo pela primeira vez. Razz
Ledo engano, meus amigos.  nah

Tanto Fender quanto Gibson foram amplamente replicados, sobretudo pelos japoneses, nos anos 70 e início dos 80, como o Greco EB-3 da Kinga Glynk, nos vídeos que postei na página anterior.

(...)

Pesquisem Lawsuit Era Guitars no Google e vejam como foi essa história.

Concordo. Tenho a sorte de ser dono de um instrumento desses.

Rico escreveu:E o Triumph? Quem conhece???


Pude espancar testar um certa vez, no final dos anos 90, lá em Buenos Aires. Ô GAS!
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Mensagem por Jãozeiro Dom maio 10, 2020 12:03 am

Zubrycky escreveu:
Vtrpira escreveu:Na minha opinião é porque o SG tem neck dive e Thunderbird é chocho.

o som dos Thunderbirds que pude espancar tocar (ou ver outras pessoas tocando ) ao longo de todos estes anos está muito longe de ser chocho

Eu percebi que esse adjetivo é do gosto da turma aqui, Zubrycky. Se você não gosta de algum baixo, captador, o que seja, diga que é "chocho".
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Mensagem por Porrobertus Dom maio 10, 2020 12:18 am

Significado da palavra chocho:
adj. (adjetivo)
Que está engelhado; que não tem suco nem miolo.
Goro (ovo).
[Figurado] Oco, fútil.
Chato, insípido.
[Figurado] e Fam. Enfraquecido, adoentado.


Poderia ser pior do que chocho: xexelento.
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Mensagem por Zubrycky Dom maio 10, 2020 12:19 am

Jãozeiro escreveu:
Zubrycky escreveu:
Vtrpira escreveu:Na minha opinião é porque o SG tem neck dive e Thunderbird é chocho.

o som dos Thunderbirds que pude espancar tocar (ou ver outras pessoas tocando ) ao longo de todos estes anos está muito longe de ser chocho

Eu percebi que esse adjetivo é do gosto da turma aqui, Zubrycky. Se você não gosta de algum baixo, captador, o que seja, diga que é "chocho".

Sugestão anotada!
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Mensagem por BLZENI Seg maio 11, 2020 8:26 am

Rico escreveu:E o Triumph? Quem conhece???

Sou louco pra ter um desses, juntamente com o EB-2 na foto ali embaixo

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Mensagem por BLZENI Seg maio 11, 2020 8:28 am

O Thunderbird é um dos baixos que mais tem punch e sustain que ja toquei... bem o contrário de chocho!
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Mensagem por Rico Seg maio 11, 2020 9:33 am

BLZENI escreveu:O Thunderbird é um dos baixos que mais tem punch e sustain que ja toquei... bem o contrário de chocho!

Concordo!
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Mensagem por allexcosta Seg maio 11, 2020 9:36 am

Jãozeiro escreveu:Eu percebi que esse adjetivo é do gosto da turma aqui, Zubrycky. Se você não gosta de algum baixo, captador, o que seja, diga que é "chocho".

Essa palavra é amplamente usada Brasil afora para descrever algo sem graça.

Talvez as pessoas de SP capital estranhem um pouco algumas palavras, já que vocês utilizam um dialeto muito peculiar na sua comunicação cotidiana. up
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Mensagem por WHead Seg maio 11, 2020 9:56 am

^Mas se cada instrumento tem a "própria voz", chamar de "chocho" é meio relativo, não é?
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Mensagem por allexcosta Seg maio 11, 2020 10:06 am

WHead escreveu:^Mas se cada instrumento tem a "própria voz", chamar de "chocho" é meio relativo, não é?

Tão relativo quanto dizer "bom", "poderoso", "graves definidos", etc... Acho que o problema que vocês têm é mais com a palavra mesmo, já que, como dito, vocês utilizam um dialeto.

Aliás, a audição humana é relativa.

Quando um membro de um fórum como o nosso posta algo como "tal baixo tem som assim ou assado", devemos sempre ler "para minha percepção auditiva, tal baixo tem o som assim ou assado".

Se as coisas em música fossem objetivas, bastaria termos um tópico "equipamentos que você deve comprar" e isso seria mais que suficiente.
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Mensagem por WHead Seg maio 11, 2020 10:19 am

^Entendi. Concordo com você: deveríamos sempre considerar que toda opinião deve-se em relação à propria percepção.
No outro tópico (do Fender Coronado) eu fiquei com uma dúvida que talvez você pudesse me ajudar a entender: comentaram lá sobre "som característico", "som específico" e "combinar". Penso que cada modelo tem especificidades (de construção etc) que resultam num determinado resultado, variando pouco entre seus pares (a não ser que haja alguma mudança radical de projeto ou especificações, por exemplo). É por aí? E esse negócio de "combinar"? Eu entendo que ninguém espera ver um baixista de forró se apresentando com um E-RM-95 DA., mas nada o impede - ou impede? Talvez o timbre destoe do convencional (o que em alguns caso é desejável) mas seria só isso, né?
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Mensagem por Jãozeiro Seg maio 11, 2020 10:38 am

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Eu percebi que esse adjetivo é do gosto da turma aqui, Zubrycky. Se você não gosta de algum baixo, captador, o que seja, diga que é "chocho".

Essa palavra é amplamente usada Brasil afora para descrever algo sem graça.

Talvez as pessoas de SP capital estranhem um pouco algumas palavras, já que vocês utilizam um dialeto muito peculiar na sua comunicação cotidiana. up

Isso aí. E com orgulho. Cool
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Mensagem por allexcosta Seg maio 11, 2020 10:40 am

WHead escreveu:^Entendi. Concordo com você: deveríamos sempre considerar que toda opinião deve-se em relação à propria percepção.
No outro tópico (do Fender Coronado) eu fiquei com uma dúvida que talvez você pudesse me ajudar a entender: comentaram lá sobre "som característico", "som específico" e "combinar". Penso que cada modelo tem especificidades (de construção etc) que resultam num determinado resultado, variando pouco entre seus pares (a não ser que haja alguma mudança radical de projeto ou especificações, por exemplo). É por aí? E esse negócio de "combinar"? Eu entendo que ninguém espera ver um baixista de forró se apresentando com um E-RM-95 DA., mas nada o impede - ou impede? Talvez o timbre destoe do convencional (o que em alguns caso é desejável) mas seria só isso, né?

A repetição de associações entre estímulos visuais e auditivos gera uma espécie de fenômeno psicoacústico na audiência, especialmente naquela pouco experiente.

É comum se associar a aparência de um instrumento a um tipo de caráter sonoro, ou mesmo à uma certa obrigação de tal instrumento ser usado nesse ou naquele estilo.

Testes cegos demonstram todos os dias que esses fenômenos são mais psicológicos que qualquer outra coisa.

Por exemplo, o timbre de um viola bass é bem característico e foi um baixo amplamente usado pelos Beatles, que é uma das maiores bandas da história. Muita gente termina associando aquele timbre àquele tipo de música. Mas o baixo Hofner pode ser usado em qualquer estilo. Sim, ele terá o som dele, e parafraseando o bobo do Planalto, e daí?

Um JB com captador do braço solado é surpreendentemente similar a um PBass. Ouça:



Portanto, como eu venho dizendo há anos, se você cresceu dentro do rock, com suas regrinhas tacanhas, com seus mitos infundados, com suas lendas de pessoas trocando todo o sangue do corpo, com paredes de amps falsos, faça um esforço e saia um pouco da sua zona de conforto, e perceba que o mundo real é mais caótico, mais livre e, poderia até dizer, mais feliz...
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Mensagem por Rico Seg maio 11, 2020 10:46 am

WHead escreveu:^Entendi. Concordo com você: deveríamos sempre considerar que toda opinião deve-se em relação à propria percepção.
No outro tópico (do Fender Coronado) eu fiquei com uma dúvida que talvez você pudesse me ajudar a entender: comentaram lá sobre "som característico", "som específico" e "combinar". Penso que cada modelo tem especificidades (de construção etc) que resultam num determinado resultado, variando pouco entre seus pares (a não ser que haja alguma mudança radical de projeto ou especificações, por exemplo). É por aí? E esse negócio de "combinar"? Eu entendo que ninguém espera ver um baixista de forró se apresentando com um E-RM-95 DA., mas nada o impede - ou impede? Talvez o timbre destoe do convencional (o que em alguns caso é desejável) mas seria só isso, né?

Boa colocação, que vai de encontro com muito do que se disse já no fórum a respeito de que com qualquer instrumento (no caso do baixo) tudo se toca.

Porque de fato, tudo se toca, mas existem coisas bem específicas em alguns estilos musicais, que podem exigir características diferentes, como o caso de um C na 5a corda. Um produtor certamente vai cobrar isso, se for o caso.

Então, como se diz, é permitido mas não convém... Foi o que concluí.
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Mensagem por WHead Seg maio 11, 2020 10:50 am

^Concordo com vocês, Allex e Rico.
Penso que existem necessidades específicas e ferramentas específicas para determinadas necessidades e que todos os universos tem suas "regras" - o rock talvez seja onde elas mais são exacerbadas, é verdade - mas nada melhor do que conhecer as regras para subvertê-las. Abraço.
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Mensagem por Juninho Sampaio Seg maio 11, 2020 1:20 pm

Allex,

A diferença é pra quem tem muita sensibilidade, pois eu demorei pra sentir qual é qual. 
Mas, acertei!

Bem difícil mesmo.

Será que um roqueiro advinha?
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Mensagem por WHead Seg maio 11, 2020 1:30 pm

Eu errei (pra variar).
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Mensagem por Juninho Sampaio Seg maio 11, 2020 1:33 pm

^Relaxe. Foi só pra ferrar uns e outros!
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Mensagem por Jãozeiro Seg maio 11, 2020 1:40 pm

Juninho Sampaio escreveu:Allex,

A diferença é pra quem tem muita sensibilidade, pois eu demorei pra sentir qual é qual. 
Mas, acertei!

Bem difícil mesmo.

Será que um roqueiro advinha?

Eu não sou roqueiro e uma metade ali eu acertei escutando rápido no celular sem fone. Mas são bem parecidos e numa situação de mix, num alto e bom som, ou numa banda ao vivo, seria a mesma coisa.

Mas há quem jure que são radicalmente diferentes.
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Mensagem por Rico Seg maio 11, 2020 1:59 pm

Eu acertei mais que a metade, honestamente. Na mix não dá pra saber não.
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Mensagem por Cantão Seg maio 11, 2020 3:00 pm

Rico escreveu:Eu acertei mais que a metade, honestamente. Na mix não dá pra saber não.
(2)... Wink
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Mensagem por WHead Seg maio 11, 2020 3:13 pm

Retomando o tópico e aproveitando que o assunto timbre está em foco, achei legal compartilhar algumas amostras dos principais modelos das duas marcas (citadas pelo colega BLZENI):

Gibson Thunderbird


Gibson SG


Gibson LP Junior DC


Fender PBass USA


Fender JBass USA


Fender Vintera 70s Jazz Bass


Fender Vintera 50s Precision Bass


Fender Player Precision Bass


Fender Player Jazz Bass


Acho que os timbres das duas fabricantes são distintos e mais fácil de identificar, não?
Abraço.
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Mensagem por CSergio Seg maio 11, 2020 3:24 pm

allexcosta escreveu:

Um JB com captador do braço solado é surpreendentemente similar a um PBass. Ouça:



Acertei o desafio Jazz --- Precision.
Em 2:30 quando tocou Money do Pink Floyd, fiquei em dúvida, soaram muito parecidos.
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Mensagem por Stormbringer Seg maio 11, 2020 3:38 pm

Alguém tem o contato do Anlei?
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Mensagem por Cantão Seg maio 11, 2020 3:40 pm

Stormbringer escreveu:Alguém tem o contato do Anlei?
..... Medo
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Mensagem por BLZENI Seg maio 11, 2020 3:44 pm

Sempre acreditei que qualquer baixo se possa tocar qualquer estilo musical, cada um soando melhor ou pior à sua caracteristica.

WHead. obrigado pelos videos. sempre é muito bom analisar os timbres por estes tipos de videos.

uma dica pra voce, que gosta de baixos diferentes: façao um tópico sobre os baixos Serek, um fabricante norte americano que fabrica alguns baixos que me acomentem de GASes fortes, principalmente o modelo Midwestern.
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Mensagem por WHead Seg maio 11, 2020 3:47 pm

BLZENI escreveu:Sempre acreditei que qualquer baixo se possa tocar qualquer estilo musical, cada um soando melhor ou pior à sua caracteristica.

WHead. obrigado pelos videos. sempre é muito bom analisar os timbres por estes tipos de videos.

uma dica pra voce, que gosta de baixos diferentes: façao um tópico sobre os baixos Serek, um fabricante norte americano que fabrica alguns baixos que me acomentem de GASes fortes, principalmente o modelo Midwestern.

Não conhecia. Vou pesquisar. up
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Mensagem por CSergio Seg maio 11, 2020 4:12 pm

allexcosta escreveu:
Portanto, como eu venho dizendo há anos, se você cresceu dentro do rock, com suas regrinhas tacanhas, com seus mitos infundados, com suas lendas de pessoas trocando todo o sangue do corpo, com paredes de amps falsos, faça um esforço e saia um pouco da sua zona de conforto, e perceba que o mundo real é mais caótico, mais livre e, poderia até dizer, mais feliz...

Pois não... passou batido  lol!

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Mensagem por Jãozeiro Seg maio 11, 2020 11:50 pm

Olha aí o baixo sem versatilidade e coisa roqueiro:

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Mensagem por Jãozeiro Seg maio 11, 2020 11:55 pm

Alguns comentários do vídeo são os piores:

"Não sabia que o baixo Sg tem esse som todo";
"Nunca pensei que sairia esse timbre nesse baixo."

Quando alguém disser que tal baixo é só pra rock, ou que tal baixo não é versátil, desconfiem MUITO dessa pessoa.
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Mensagem por Cantão Ter maio 12, 2020 12:17 am

Sonzeira véio... claps
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Mensagem por Rico Ter maio 12, 2020 9:12 am

Jãozeiro escreveu:Olha aí o baixo sem versatilidade e coisa roqueiro:


Muito bacana o vídeo! Sonzeira!!



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Mensagem por Paulo Penna Ter maio 12, 2020 9:29 am

Pós produção vc faz o que quiser praticamente.
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Mensagem por allexcosta Ter maio 12, 2020 9:49 am

Jãozeiro escreveu:Olha aí o baixo sem versatilidade e coisa roqueiro:

Desculpe, mas só um roqueiro diria que um determinado baixo é "coisa de roqueiro".

Você jamais veria alguém de outro background dizer um absurdo desses.

A gente pode até dizer que calça spandex com um monte de colar de metal é coisa de roqueiro, pode dizer também que paredes falsas de amps são coisa de roqueiro, mas um baixo é só um baixo e você toca o que quiser com ele.
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A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender? - Página 5 Empty Re: A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender?

Mensagem por JAZZigo Ter maio 12, 2020 11:20 am

allexcosta escreveu:A gente pode até dizer que calça spandex com um monte de colar de metal é coisa de roqueiro, pode dizer também que paredes falsas de amps são coisa de roqueiro, mas um baixo é só um baixo e você toca o que quiser com ele.
E essa discussão já rendeu aqui no FCBR...
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Mensagem por allexcosta Ter maio 12, 2020 11:27 am

JAZZigo escreveu:E essa discussão já rendeu aqui no FCBR...

Única e exclusivamente porque aqui no FCBR temos maioria esmagadora dos membros criados em ambiente rock.

Sente numa mesa de bar com um baixista de jazz, um de forró, um de salsa, um de banda baile, um de samba e fale assim: "galera, sabia que dá pra tocar cumbia com um baixo SG?" ou mesmo "sabia que é possível tocar bebop com um baixo Warwick?" e todo mundo olhará pra você como se você tivesse batido a cabeça na parede ou fosse retardado.
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Mensagem por JAZZigo Ter maio 12, 2020 11:28 am

ˆ
up
Sim, sempre concordei com isso.
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Mensagem por allexcosta Ter maio 12, 2020 11:30 am

JAZZigo escreveu:Sim, sempre concordei com isso.

Eu sei.
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Mensagem por Jãozeiro Ter maio 12, 2020 11:31 am

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Olha aí o baixo sem versatilidade e coisa roqueiro:

Desculpe, mas só um roqueiro diria que um determinado baixo é "coisa de roqueiro".

Você jamais veria alguém de outro background dizer um absurdo desses.

Eu te desculpo, Allex. E a fim de informação: o Juninho Sampaio já vi mais de uma vez dizer que tal baixo é de roqueiro. Razz
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Mensagem por allexcosta Ter maio 12, 2020 11:35 am

^ O Juninho faz pra botar pilha.

Conheço o senso de humor do pessoal da minha terra.

Na verdade ele só consegue conceber esse tipo de piada pela convivência aqui. Se você falar disso com um baixista médio de Salvador que não frequenta o FCBR ele vai ficar voando no assunto.
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Mensagem por Convidado Ter maio 12, 2020 12:16 pm

Concordo 100% com o fato de que um baixo é só um instrumento e com ele se toca o que quiser, isso é irrefutável!

Mas consigo rir só de imaginar uma cena em onde um baixista contratado por um empresário de uma banda de forró (desses modernão) chega na gig com um Thunderbird... parafraseando Paulo, o apóstolo: - é lícito mas não convém Ri Muito

Penso bem parecido com o Panta. Não existem regras, mas podemos fazer associações (que para efeito prático funcionam bem).


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Mensagem por WHead Ter maio 12, 2020 12:53 pm

Eu nunca sei se "o que convém" é a parte estética ou sonora.. Acho que é aí que reside parte da confusão.. Penso que um músico contratado deve atender ao que lhe é proposto estética e musicalmente (em maior ou menor grau), simples assim. Outros músicos podem optar por adaptar a própria identidade estética/sonora para se aproximar dessa ou daquela tendência já reconhecida ou usar a própria identidade estética/sonora nos projetos que lhe surgirem, criando uma espécie de "assinatura", gerando algo que pode ir do "bizarro" ao "criativo", "interessante", "autoral" até o "vanguardista". Acho que os músicos diferenciados mesmo conseguem até fazer uma mescla dessas duas possibilidades.. Mesmo no "amador" já vi gente vender o próprio instrumento pra comprar outro mais "compatível esteticamente" com o novo projeto e já vi gente buscando outro instrumento, com outro timbre, pra tocar outro gênero.. Ah! Já vi gente que tocava em diversas bandas de estilos diferentes, com instrumentos diferentes (ou não) e ainda assim soava consistente e mantinha a sua identidade reconhecível estética e musicalmente! Enfim, o assunto rende mas acho que no fundo não tem regra - a não ser aquela que a gente mesmo se impõe. Abraço.
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Mensagem por Convidado Ter maio 12, 2020 1:50 pm

WHead escreveu:Eu nunca sei se "o que convém" é a parte estética ou sonora
IMHO, no caso de apresentações ao vivo, a estética tem um maior peso, afinal, se você estiver numa GIG de reggae e um baixista tocar tudo com um timbre agudo em demasia, pode ser que o leigo nem perceba, ou note algo diferente, mas sem saber o que, de fato. Ainda assim a parte sonora tem lá seu peso... se você fizer um cover de Iron Maiden com um MM (porque é o baixo que vc usa e é uma Aces High no meu de um repertório amplo), a música vai rolar, mas a ausência do roncão de um precision vai chamar a atenção.

Tem coisas e coisas... eu não levo o 6 cordas para igreja. Motivo, o pessoal lá é rockeiro, nessa onda meio Alternativo/Indie (não só os músicos, inclusive uma fatia expressiva dentre os membros) e não adianta tentar mudar a idiossincrasia da igreja. IMO, quando uso o 6 cordas na igreja é tipo como usar uma batera de bumbo duplo numa banda cover de Legião Urbana. No meu projeto instrumental com amigos da mesma igreja o 6 cordas é o baixo oficial, tocamos uma onda parecida com 4Action (guardadas as devidas proporções).

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Mensagem por JAZZigo Ter maio 12, 2020 1:59 pm

Ah, mas para certos estilos de música, existem baixos bem específicos, tipo:

A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender? - Página 5 4b0c7c884c57a52887e7f77418fe370c

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Mensagem por Convidado Ter maio 12, 2020 2:22 pm

^
Pancadão não usa baixo, ainda

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Mensagem por allexcosta Ter maio 12, 2020 3:07 pm

Henri-Q escreveu:se você estiver numa GIG de reggae e um baixista tocar tudo com um timbre agudo em demasia, pode ser que o leigo nem perceba, ou note algo diferente, mas sem saber o que, de fato.

(...)

se você fizer um cover de Iron Maiden com um MM (porque é o baixo que vc usa e é uma Aces High no meu de um repertório amplo), a música vai rolar, mas a ausência do roncão de um precision vai chamar a atenção.

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Mensagem por Convidado Ter maio 12, 2020 3:14 pm

rsrsrs

Rolou uma contradição aí né?

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