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A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender?

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A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender? - Página 2 Empty Re: A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender?

Mensagem por Pz123 Dom maio 03, 2020 12:13 am

Acho que um instrumento excessivamente pesado é tão ruim quanto um com neck dive..
Parem de querer escolher uma das duas coisas. Hahaha.
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A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender? - Página 2 Empty Re: A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender?

Mensagem por Rico Dom maio 03, 2020 2:39 am

^Nem tô...

Eu acho as duas coisas ruins, mas uma incomoda mais.
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Mensagem por JAZZigo Dom maio 03, 2020 2:55 am

Rico escreveu:Assim... São baixos legais, se você não esquentar muito pra essas coisas que a gente discutiu aqui. Tem neck dive, mas em contrapartida não é uma âncora como alguns MM que eu já peguei. O peso do instrumento me chateia mais que o neck dive.
Bom, talvez seja uma questão pessoal. Um baixo relativamente pesado, mas bem equilibrado não me cansa tanto quanto um com neck dive. Por exemplo, meu Les Paul (sem neck dive), com seus mais de 5,0 kg, só me faz lembrar da lombar depois de umas 2 horas tocando direto. Por outro lado, basta meia-hora com o SG (3,464 kg), que o pescoço e o ombro começam a incomodar, um desconforto significativo, sem mencionar as limitações na desenvoltura da mão esquerda.

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Mensagem por allexcosta Dom maio 03, 2020 9:43 am

Pz123 escreveu:Acho que um instrumento excessivamente pesado é tão ruim quanto um com neck dive..

Discordo completamente.

Baixo leve com neck-dive já incomoda na primeira música e com meia hora de gig você quer tocar fogo.

Baixo pesado cansa o corpo inteiro, mas não atrapalha a tocabilidade nem destrói especificamente seu braço esquerdo, que com neck-dive precisa se esforçar pra manter o baixo na posição correta.

Falo como alguém que cresceu tocando gigs de 8 horas.
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Mensagem por Convidado Dom maio 03, 2020 10:15 am

Isso explica muito sobre meu caso de amor com os Ibanez. Ainda compro um Prestige Oil s2'

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Mensagem por Pz123 Dom maio 03, 2020 10:26 am

Não destrói o braço esquerdo mas te proporciona uma hérnia de disco.. Hehe.

De qualquer forma, só quis expressar que abomino as duas coisas.
Também quero tacar fogo em baixo com neck dive, mas enxergo que 8h tocando um baixo de 6kg é péssimo pra sua saúde ortopédica.
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Mensagem por allexcosta Dom maio 03, 2020 10:32 am

Pz123 escreveu:Também quero tacar fogo em baixo com neck dive, mas enxergo que 8h tocando um baixo de 6kg é péssimo pra sua saúde ortopédica.

8h tocando um de 3kg também é, mas prefiro um de 6kg equilibrado que um de 3kg com neck dive. Por uma loooooooonga margem.

Aliás, tocar 8h é péssimo pra sua saúde, mesmo sentado ou com um instrumento feito de isopor. Destrói tendões, sangra os dedos, é uma zona...
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Mensagem por Pz123 Dom maio 03, 2020 10:49 am

allexcosta escreveu:
Pz123 escreveu:Também quero tacar fogo em baixo com neck dive, mas enxergo que 8h tocando um baixo de 6kg é péssimo pra sua saúde ortopédica.

8h tocando um de 3kg também é, mas prefiro um de 6kg equilibrado que um de 3kg com neck dive. Por uma loooooooonga margem.

A diferença é que com o de 3kg você vai passar raiva por 8h e acordar com dor no ombro.
Com o de 6 você vai ter que fazer uma ressonância de coluna lombar no dia seguinte.. Haha.

Bom.. nem tem o que ser discutido né. Isso vai de cada um.
Já tive instrumento com neck dive que anunciei no dia seguinte. Me irrita de verdade..
Mas também já tive instrumento que vendi por causa do peso.
Hoje tento evitar as duas coisas!
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Mensagem por Igor Canavarro Dom maio 03, 2020 10:51 am

Eu tenho espondilolistese (escorregamento de 3 vertebras lombares) e escoliose leve na coluna vertebral. Tocar um baixo excessivamente pesado está fora de cogitação na minha situação. Mas se existir um instrumento que seja meio termo, nem tão pesado que me arregace e nem tão leve que dê o tal neckdrive eu compro.
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Mensagem por Rico Dom maio 03, 2020 11:11 am

Minhas gigs eram lances de 90 minutos, e como não tenho problemas de coluna, dava pra aturar algum desconforto, mas o peso excessivo que encontrei em dois MM e num Giannini anos 80, detonou meus ombros.

Sei lá, pro meu gosto e pra realidade que eu encontrei, eu prefiro mais aturar desequilíbrio que peso.
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A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender? - Página 2 Empty Re: A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender?

Mensagem por allexcosta Dom maio 03, 2020 11:34 am

Durante 3 ou 4 anos, fiz 9 gigs de 90 minutos por semana. Maior parte do tempo usei um Fender JB 77 em ash que era bem pesado. Normalmente uso 5 cordas, mas tava querendo me familiarizar mais com baixos de 4 cordas.

Era um instrumento bem equilibrado e nunca tive problemas.

E sim, era mais de uma gig por dia.
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Mensagem por Convidado Dom maio 03, 2020 11:47 am

Fato é que ainda assim Gibson tem seu lugar ao sol... olha só o que está sendo discutido! Coisa boa não precisa de justificativa. É tipo aquela... você pode falar que um V8 é beberrão e ok, de fato ele é, mas ainda assim é um V8 Twisted Evil e é isso o que importa.

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Mensagem por JAZZigo Dom maio 03, 2020 11:59 am

Henri-Q escreveu:Fato é que ainda assim Gibson tem seu lugar ao sol... olha só o que está sendo discutido! Coisa boa não precisa de justificativa. É tipo aquela... você pode falar que um V8 é beberrão e ok, de fato ele é, mas ainda assim é um V8 Twisted Evil e é isso o que importa.
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Mensagem por Andremoura Dom maio 03, 2020 12:34 pm

Essa foto do Gibson DC me lembrou aquele cara que comprou um formigão por Gibson e brigou com todo mundo que falou que era falso...kkkk
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Mensagem por Bananoise Dom maio 03, 2020 12:40 pm

Esse Les Paul Jr dc eu teria fácil hein hehehe
Achei ele muito massa kkk Deve ser porque eu curto muito a guita
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Mensagem por Jãozeiro Dom maio 03, 2020 1:18 pm

Já toquei em algumas Les Paul daquelas mais baratas, as Studio.
O som é legal, típico. Mas pense numa guitarra com cara de instrumento barato, meio mal acabado. Eu vou jurar a vocês que meu Tagima Woodstock de 800 reais tem pintura e acabamento melhor.
Bom, mas proposta é essa, né, um instrumento de entrada com o "DNA sonoro" Gibson, mas num acabamento tosco.
Mas a turma paga 5k, 6k porque tá escrito Gibson.

Já falei em outro tópico do caso de um amigo meu. Ele tem uma Les Paul dessas que custam 12k. Num workshop a guita deu uma caidinha para o lado e tchau headstock. Simplesmente partiu ao meio.

E muitas vezes a turma compra coisa cara com esse argumento de construção, durabilidade e robustez...
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Mensagem por Rico Dom maio 03, 2020 1:27 pm

^Cara, eu nunca soube que qualquer Gibson tenha calcado sua propaganda em robustez, até porque o Head quebrado é historicamente conhecido com problema da Gibson.

Uma vez eu vi uma Custom Shop aberta na Music Color ...  As cavidades tinham acabamento nível aprendiz iniciante de Luthier. Mal cortado, mal lixado, mal pintado...

Ninguém acreditaria que aquela era uma Les Paul de 30k aqui em Banânia...
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Mensagem por Zubrycky Dom maio 03, 2020 3:14 pm

Sobre a questão do neck dive, eis aqui como acabar com esse problema de uma vez por todas.

O método tem custo zero e funciona com qualquer guitarra e baixo. Ah, e não há necessidade de modificações. Wink

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Mensagem por BLZENI Dom maio 03, 2020 4:23 pm

A popularidade maior da Fender em relação a Gibson em contrabaixos se da por um motivo óbvio: a Gibson sempre focou mais em guitarras e violões. Os graves sempre foram segundo plano, por mais que el algumas vezes ela fez contrabaixos lendários..
Eu sempre fui fã dos instrumentos feitos pela Gibson. Ja tive varias guitarras e hoje possuo 4 baixos da marca. Um SG, um Les Paul, um EB13 e um Midtown. O unico que possui neckdive eh o Midtown, porem nao eh muito. O que me atrai neles é o timbre gordo e cheio, o visual e a construção. Os instrumentos Gibson sao muitas vezes antiquados em alguns aspectos, mas tudo eh questão de costume e adaptação. Como falaram ai, as cavidades dos captadores e potenciometros sao cheias de rebarbas e mal acabadas, tal qual os Fenders e Rickenbackers tambem sao. Eu nao troco meus Gibsons por outros baixos. Desde que experimentei o primeiro SG no inicio dos anos 2000, sempre almejei ter um.
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Mensagem por BLZENI Dom maio 03, 2020 4:37 pm

Sempre gostei do timbre cheio que Allen Woody tirou dos baixos dele. Isso sempre foi a minha referencia, mesmo ele não sendo minha maior influencia musical
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Mensagem por Bruno da Rosa Dom maio 03, 2020 6:28 pm

Andremoura escreveu:Essa foto do Gibson DC me lembrou aquele cara que comprou um formigão por Gibson e brigou com todo mundo que falou que era falso...kkkk

Esse tópico é muito comédia, ri só de lembrar
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Mensagem por Pz123 Dom maio 03, 2020 6:30 pm

BLZENI escreveu:a Gibson sempre focou mais em guitarras e violões.  Os graves sempre foram segundo plano, por mais que el algumas vezes ela fez contrabaixos lendários..

A Fender também, não?
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Mensagem por Convidado Dom maio 03, 2020 6:42 pm

Pz123 escreveu:
BLZENI escreveu:a Gibson sempre focou mais em guitarras e violões.  Os graves sempre foram segundo plano, por mais que el algumas vezes ela fez contrabaixos lendários..

A Fender também, não?

Volto a repitir...

Henri-Q escreveu:^
A resposta do Raul a princípio é bem satisfatória, mas o interessante é que a Fender também tem maior foco no mercado de guitarras. Isso posto, acho que o fato de terem acertado a mão em dois modelos (JB e PB) foi o ponto.

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Mensagem por Pz123 Dom maio 03, 2020 6:51 pm

Pois é!

Tenho dificuldade em entender esse argumento Razz
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Mensagem por Juninho Sampaio Dom maio 03, 2020 7:00 pm

allexcosta escreveu:A que se deve a grande popularidade da Fender em relação à Tutmarc, que fabricava guitarras e baixos elétricos antes da Fender?

A que se deve a grande popularidade do Facebook em relação ao Orkut?

Se duas marcas tivessem a mesma popularidade é que seria estranho, correto?

Óbvio! 
Questionamento da zorra esse, né?

Deve ser por a fender começa com "F"

Quanto ao peso...
Hoje vou pra gig com um determinado baixo, dependendo das condições oferecidas. 

Toquei em camarote no carnaval e sabia que ia tocar em pé e por 1h no máximo, pois é nos intervalos dos trios. 
Estava tocando e passou Ivete, parei..., Bel, parei...., Leo Santana, parei....., Banda Eva...e parei de vez.... (Acho que deu até menos de 1h)


Geralmente gig sentado, utilizo o TRB JP2 (ancora), em pé (Music Man) ou Fender (4 cordas). 
Quanto ao estilo musical, não vejo problema nenhum tocar com Fender Precision, axé, reggae ou até mesmo um João Bosco (com direito a solo do Nico, etc). 

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Mensagem por BLZENI Dom maio 03, 2020 7:55 pm

Pz123 escreveu:
BLZENI escreveu:a Gibson sempre focou mais em guitarras e violões.  Os graves sempre foram segundo plano, por mais que el algumas vezes ela fez contrabaixos lendários..

A Fender também, não?

Com certeza não. A Gibson atualmente fabrica esses 3 modelos citados, que tem variação apenas de cor. A Fender por si, tem vários modelos de Jazz e Precisions, de 4 e 5 cordas, versões ativas, custom shop, etc...
Quanto a fabricação de guitarras ser maior na Fender do que baixos, a resposta está no mercado: ha muito mais guitarristas ou pessoas almejando serem guitarristas do que baixistas.
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Mensagem por Pz123 Dom maio 03, 2020 8:07 pm

Então o carro-chefe da Fender não são as guitarras?

Tenho um bom exercício aqui..

Entre no site da Fender (americana ou brasileira, tanto faz), e me diga qual o primeiro instrumento que você vê estampado na primeira página.
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Mensagem por BLZENI Dom maio 03, 2020 8:24 pm

Pz123 escreveu:Então o carro-chefe da Fender não são as guitarras?

Tenho um bom exercício aqui..

Entre no site da Fender (americana ou brasileira, tanto faz), e me diga qual o primeiro instrumento que você vê estampado na primeira página.
Peço ao amigo ler o que escrevi sobre a fender no post logo acima novamente!
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Mensagem por Zubrycky Dom maio 03, 2020 8:44 pm

BLZENI escreveu:Sempre gostei do timbre cheio que Allen Woody tirou dos baixos dele. Isso sempre foi a minha referencia, mesmo ele  não sendo minha maior influencia musical

Allen Woody era um excelente baixista! hyper

E por falar nele, tenho um Epiphone Allen Woody Rumblekat Signature Bass. Um senhor instrumento!
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Mensagem por CSergio Dom maio 03, 2020 9:35 pm

JAZZigo escreveu:
Rico escreveu:Assim... São baixos legais, se você não esquentar muito pra essas coisas que a gente discutiu aqui. Tem neck dive, mas em contrapartida não é uma âncora como alguns MM que eu já peguei. O peso do instrumento me chateia mais que o neck dive.
Bom, talvez seja uma questão pessoal. Um baixo relativamente pesado, mas bem equilibrado não me cansa tanto quanto um com neck dive. Por exemplo, meu Les Paul (sem neck dive), com seus mais de 5,0 kg, só me faz lembrar da lombar depois de umas 2 horas tocando direto. Por outro lado, basta meia-hora com o SG (3,464 kg), que o pescoço e o ombro começam a incomodar, um desconforto significativo, sem mencionar as limitações na desenvoltura da mão esquerda.

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Sei que existem soluções para o neck dive, como usar uma correia de 3 pontos ou passar a correia pelo cinto etc., mas é que não curto muito ficar atado demais ao baixo.

O estilo guitarra SG já vi algumas vezes, mas o estilo Les Paul é novidade pra mim.
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Mensagem por Paulo Penna Dom maio 03, 2020 10:02 pm

Pode discutir peso, som,o que quiser, mas a resposta ao tópico inicial é simples, fender fez contrabaixos ótimos, tão bons que foram copiados e são base pra quase todos outros, a Gibson fez uns baixos estranhos, meio ruins de tocar, som opaco.
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Mensagem por Pz123 Dom maio 03, 2020 11:11 pm

^ É isso aí..
E isso não tem nada a ver com o fato da Fender ter 10 modelos de baixo e a Gibson 3..
Projeto ruim é projeto ruim..

Estou concordando com o Paulo pela primeira vez. Razz
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Mensagem por JAZZigo Seg maio 04, 2020 12:04 am

Paulo Penna escreveu:Pode discutir peso, som,o que quiser, mas a resposta ao tópico inicial é simples, fender fez contrabaixos ótimos, tão bons que foram copiados e são base pra quase todos outros, a Gibson fez uns baixos estranhos, meio ruins de tocar, som opaco.
Pz123 escreveu:^ É isso aí..
E isso não tem nada a ver com o fato da Fender ter 10 modelos de baixo e a Gibson 3..
Projeto ruim é projeto ruim..

Estou concordando com o Paulo pela primeira vez. Razz
Ledo engano, meus amigos.  nah

Tanto Fender quanto Gibson foram amplamente replicados, sobretudo pelos japoneses, nos anos 70 e início dos 80, como o Greco EB-3 da Kinga Glynk, nos vídeos que postei na página anterior.

A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender? - Página 2 Kinga-Glyk_3
Kinga Glynk’s Greco EB-3 Replica Bass
Made in Japan, 198?


Ou, por exemplo, a Burny (Fernandes), que produzia pérolas como esta abaixo, com “direito” ao "moustache" Gibson no headsotck inclusive:

A que se deve a falta de popularidade da Gibson em relação à Fender? - Página 2 IMG_9873_1200x1200
Burny EB-2 Rivoli Bass
Made in Japan, 198?


Etc.

Pesquisem Lawsuit Era Guitars no Google e vejam como foi essa história.
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Mensagem por Pz123 Seg maio 04, 2020 12:38 am

Haha.. Conheço esses instrumentos, Jazz!

Já tive um Yamaha dessa época.. um Pulser Bass 400 que o colega Bodão trouxe do Japão com a tua ajuda, por sinal.
Um belíssimo PB..
Esse baixo está com o Andrews hoje em dia, outro colega aqui do FCBR!
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Mensagem por lucian.cupin Seg maio 04, 2020 2:55 am

JAZZigo escreveu:

Tanto Fender quanto Gibson foram amplamente replicados


a Fender também produziu modelos SG por anos enquanto foi dona da Guild
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Mensagem por BLZENI Seg maio 04, 2020 9:06 am

Aqui estão os meus famigerados Gibsons
Se pouca gente gosta, deixa que fico com eles!
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Mensagem por BLZENI Seg maio 04, 2020 9:36 am

E meu único Fender, é talvez o Fender mais Gibson ja fabricado (ou Fender com menos cara de Fender)
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Mensagem por Rico Seg maio 04, 2020 9:44 am

Belos baixos! Parabéns!!!

Eu realmente não dou muita atenção a neck dive. Tem formas de minimizar o problema. O som e o visual deles compensa...
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Mensagem por BLZENI Seg maio 04, 2020 10:12 am

Rico escreveu:Belos baixos! Parabéns!!!

Eu realmente não dou muita atenção a neck dive. Tem formas de minimizar o problema. O som e o visual deles compensa...

Obrigado
por incrivel que pareça, o que mais tem neck dive desses aí o Fender.
O midtown preto tem um pouco. os outros nenhum.

O Les Paul é bem pesado, mas é extremamente equilibrado com correia, tanto que ele não cansa muito de tocar (fisicamente)
porém, é complicado de tocar com ele ao vivo, pelo fato dele engolir a banda. ele se sobressai demais, tanto que preciso diminuir bastante os médios do amp. o som dele é cheio de médios e graves, porém é super definido, mas chega uma hora que satura os ouvidos.
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Mensagem por WHead Seg maio 04, 2020 10:18 am

Eu já li (ou ouvi) que o Telecaster Bass (a segunda versão (1971–1979), com humbucker no braço) seria uma tentativa da Fender de se aproximar dos modelos Gibson. Também já ouvi (ou li) que o Grabber tinha um "estilo meio Fender" e isso selou o seu destino. Por outro lado os EBs, LPs e Thunderbirds eram bem distintos, o que garantiu a longevidade de suas linhas. Faz algum sentido? Acham possível? Abraço.
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Mensagem por allexcosta Seg maio 04, 2020 10:22 am

WHead escreveu:Faz algum sentido? Acham possível?

Só um funcionário que viveu essa época dentro das empresas poderia te dizer.

Lendas existirão sempre. Aliás, delas vive boa parte desse mercado.
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Mensagem por Juninho Sampaio Seg maio 04, 2020 10:46 am

Gibson SG é o campeão! 

Da pior ponte já existente no planeta terra!
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg maio 04, 2020 11:02 am

JAZZigo escreveu:Simples: a diferença é que a Gibson nunca teve um gênio irrequieto e inovador como o de Clarence Leonidas Fender no comando das ideias.


Acredito muito nisso, além é claro do posicionamento da marca Fender no mercado. A Fender sempre buscou ser linha de frente, ser protagonista. Uma outra questão, é que os modelos Gibson nunca caíram muito no gosto das pessoas. O Leo Fender não foi o criador do baixo elétrico em si, mas o criador do baixo que acabou atendendo às expectativas e demandas dos músicos. A Fender, de certa maneira, acertou.
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Mensagem por Maurício_Expressão Seg maio 04, 2020 11:29 am

Na minha modesta opinião, os baixos da Fender soam melhor ao ouvido dos músicos que os baixos Gibson.
Acho que este é o segredo.

Aliado a isso tem o que chamo de referência, ou seja, eu cresci ouvindo o som roncado e presente de um Jazz Bass e um Precision na cabeça. Então é esse o som que gosto de sentir quando toco (tocava).

Acho que isso acontece com a maioria dos baixistas: tem mais referência em JB e Precision que EB3, por exemplo.

O fato de dar mais atenção a guitarras e baixos é natural. Existem muito mais guitarristas que baixistas...

Mas, na fábrica da Fender, pude perceber que uns 40% da linha normal eram de baixos e 60% de guitarras. Já na Custom Shop, 98% eram guitarras e uns 2% eram baixos...
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Mensagem por allexcosta Seg maio 04, 2020 11:33 am

Acho que não existe nenhuma "falta de popularidade" dos baixos Gibson.

Os produtos Fender é que são um pouco fora da curva por motivos que colegas já explicaram aqui.

E a Gibson não tem obrigação de ser tão popular quanto a Fender, que tampouco deve fatias de popularidade pra Gibson.

Cada um na sua, com suas próprias estratégias pra conquistar uma fatia do mercado.
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Mensagem por WHead Seg maio 04, 2020 11:47 am

Não sei se vocês conhecem esse estudo:

"Gibson vs. Fender: Innovation paths in the early Electric Guitar Industry (1945–1984)"
XXVIIe Conférence Internationale de Management Stratégique - 2018.

https://www.strategie-aims.com/events/conferences/29-xxviieme-conference-de-l-aims/communications/5079-gibson-vs-fender-innovation-paths-in-the-early-electric-guitar-industry-19451984/download

É bem interessante e mostra como os caminhos escolhidos pelas duas marcas (mesmo que originalmente ambas tivessem contado com o acaso) orientou a produção de suas guitarras até a década de oitenta (Fender associada à engenharia e Gibson associada à tradicão). Trata das guitarras mas é próximo à realidade dos baixos, creio eu. Um dos detalhes que me chamou a atenção foi o destaque dado aos modelos Gibson que na época de seus lançamentos não obtiveram sucesso mas hoje, (quando relançados) têm alta demanda. A bibliografia citada também é bem interessante.
Abraço.
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Mensagem por joabi Seg maio 04, 2020 12:08 pm


É que a Gibson não usa madeira do Lago Toba e não tem muito churume, portanto não tem a voz dos anjos, como qualquer instrumento com o logo Fender, mesmo aqueles feitos na fábrica da Fender na China.
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Mensagem por Dennis Messa Seg maio 04, 2020 2:34 pm

Ao meu ver, o principal fator de sucesso da Fender foi o design (projeto/produção). Tanto que todo mundo sabe quem foi Léo. O formato do braço/corpo, materiais, o tipo de captador, robustez, ponte com carrinhos.. a facilidade em produzir que também barateava a produção.. enfim, nem precisa dizer muito. É só comparar com os Gibsons, Ricks e Hofners da época. Apesar de achar todos sensacionais, um Fender JB sempre vai me parecer mais barato, eclético e seguro.
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Mensagem por Maurício_Expressão Seg maio 04, 2020 2:42 pm

Acho que o fator custo também influencia um pouco. Guitarras Gibson são bem mais caras nas lojas americanas que guitarras Fender. Acredito que nos baixos deve acontecer a mesma coisa!

Se bem que nunca perguntei preço de baixo Gibson em lojas americanas em que já estive... Mas acho que nunca vi baixos Gibson nas lojas em que já estive...
Pelo menos não assim, exposto bem a vista!
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Mensagem por Jãozeiro Seg maio 04, 2020 2:53 pm

Dennis Messa escreveu: É só comparar com os Gibsons, Ricks e Hofners da época. Apesar de achar todos sensacionais, um Fender JB sempre vai me parecer mais barato, eclético e seguro.

Sem contar que essas outras marcas precisaram de algum ídolo para alavancar seus baixos. Por exemplo, o que seria o baixo Hofner na história se não fosse Paul McCartney?

Detalhe: o baixo que o Paul sonhava era um Fender Jazz Bass, e já li em algum lugar que ele quase comprou um Gibson EB-0 lá pelos 1959/1960.

Imaginem só...a história desse baixo seria um pouco diferente, e talvez víssemos estampado na pagina inicial da Gibson o baixo SG.
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