Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando
+49
gsfteodoro
xdolfao
JCBASS
Cantão
M4RC0S
Boss2K
CaQuinhO
André Souza
Luanmn
carimbass
Grautos
Sávio Henrique
Edão
malka_aff
Fabio Linhares
deeecooo
Pedroswaldo
rmarigo
RodrigoBR
Anderson Bacha
Licas
WALLY
zanforlin
Juninho_Bass
JORGERA
talesbass
tfk
vcrz
jheanbass
siodoni
Andrezinho
afonsodecampos
LeoVanucci
piabives
Claudio
wodtke
Cristiano
erickandre
DUDUBASS
GusVCD
Fernando Zadá
joabi
_leorocha
José Augusto
SHIP ROOM ESTUDIO
dj jorge cafe
allexcosta
andremega
Cid
53 participantes
Página 4 de 9
Página 4 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando
Eita mah!
Agora vai!
Estou doido para ver o resultado final.!
Vai ficar muito bom, pelo que estou vendo até agora.!
Meus Parabéns.!!!!
Vai ficar muito bom, pelo que estou vendo até agora.!
Meus Parabéns.!!!!
Amanhã começa o Drywall....
Amanhã começa o Drywall....
Cid- Moderador
Primeiríssima....
A coisa é séria!
Cid- Moderador
Realmente Cidrack!
Licas- Membro
Hoje a obra foi devagar pois tivemos demora na entrega do material entao os caras trabalharam so na parte da tarde...
O resultado de hoje foi esse:
O resultado de hoje foi esse:
Cid- Moderador
Mais um Upgrade:
Cid- Moderador
Parabéns, Cid!
Sua esposa deve estar adorando a reforma! rsrs
joabi- Eterno Colaborador
KKKKKKK pense... até que ela não reclama rapaz, impressionante.... eu que peguei foi uma baita de uma coceira com a lã de vidro.joabi escreveu:
Parabéns, Cid!
Sua esposa deve estar adorando a reforma! rsrs
Mas ta comecando a criar forma o quartinho e que diferenca ja fez com a colocacao de algumas placas e a lã + a borracha. Os pedreiros no inicio da obra conversando alto dentro do quarto a gente ouvia no corredor dos quartos só passando pelo mesmo.
Agora com a sala ainda inacabada eu só escuto e muito longe se eu colar o ouvido na parede... imagino quando tudo estiver lacradinho...
Valeu Joabi.
Cid- Moderador
Meus parabens Cid, sei que obra é sempre enrolada, e te toma um tempo.
Continue postando mais fotos... abraço
Continue postando mais fotos... abraço
Anderson Bacha- Membro
Valeu Anderson...
Medidas oficiais da sala(cubículo) com as alterações:
3,44 X 1,83m
Era 3,60 X 2,00m
Medidas oficiais da sala(cubículo) com as alterações:
3,44 X 1,83m
Era 3,60 X 2,00m
Cid- Moderador
Hoje a sala era pra estar pronta faltando apenas acabamento e pintura mas devido a falta de planejamento do pessoal a obra atrasou por falta de material...
Paramos aqui:
Paramos aqui:
Cid- Moderador
Tá pegando forma...
Tá ficando muito legal Cid! Parabéns!
Licas- Membro
Pensando no Tratamento da sala
Meu amigos agora já estou pensando no tratamento...
Segue a foto da sala vista de cima ainda com as medidas originais dela.
A bateria só pode ficar nesse local da sala onde tem um tapete figurando, faltando definir pra qual dos 4 lados da sala a bateria vai ficar virada...
Queria que vocês me sugerissem então qual a melhor forma para tratamento....
Estou pensando em por um painel de Lã de Vidro em cima da bateria no teto.... e talvez um outro na parede atrás da bateria, ou virar o bumbo pra parede com o painel nessa parede pra abafar mais o bicho..... ou tambem pensei tambem em Bass Strap em 2 cantos da sala.... ou misturar as duas coisas..
Uma sugestão de painel é esse com suas especificações:
http://www.isover.com.br/isover/pdf/produtos_catalogos/Isosound.pdf
o que sugerem?
Segue a foto da sala vista de cima ainda com as medidas originais dela.
A bateria só pode ficar nesse local da sala onde tem um tapete figurando, faltando definir pra qual dos 4 lados da sala a bateria vai ficar virada...
Queria que vocês me sugerissem então qual a melhor forma para tratamento....
Estou pensando em por um painel de Lã de Vidro em cima da bateria no teto.... e talvez um outro na parede atrás da bateria, ou virar o bumbo pra parede com o painel nessa parede pra abafar mais o bicho..... ou tambem pensei tambem em Bass Strap em 2 cantos da sala.... ou misturar as duas coisas..
Uma sugestão de painel é esse com suas especificações:
http://www.isover.com.br/isover/pdf/produtos_catalogos/Isosound.pdf
o que sugerem?
Cid- Moderador
^e aí alguma sugestão?
Cid- Moderador
^ Caraca Cid! Muito Show! Quando terminar seu projeto, se puder medir a atenuação efetiva do isolamento seria muito bom!
Cid, a respeito do tratamento, acho prudente testar como vai ficar o som da sala depois de pronto o isolamento. Monta a bateria e pede para alguém tocar, assim você ouve cada local da sala. Talvez seja até mais simples do que você imagina... tive a impressão que o isolamento ficou muito bom.
Se puder ir até o apartamento inferior/superior seria melhor ainda.
joabi escreveu:Se puder ir até o apartamento inferior/superior seria melhor ainda.
Será? Sei não, melhor não dar idéia! Melhor nego não ficar sabendo de nada... vizinhança de condomínio é complicado!
Claro, que seria o correto, Joabi!
Pois é, sei disso, Afonso... kkk
O problema é que se ainda estiver vazando muito som, esse é o momento que ainda dá pra alterar o projeto e tentar vedar mais durante o tratamento. Ter que mexer no isolamento depois da obra pronta dá muito mais trabalho...
De qualquer forma na teoria precisará sim de tratamento, principalmente pelo tamanho da Sala X comprimento das ondas... e se eu jogar alguns paineis isso ajudará também no isolamento. Pelo menos dois lados eu irei fazer isso....joabi escreveu:
Cid, a respeito do tratamento, acho prudente testar como vai ficar o som da sala depois de pronto o isolamento. Monta a bateria e pede para alguém tocar, assim você ouve cada local da sala. Talvez seja até mais simples do que você imagina... tive a impressão que o isolamento ficou muito bom.
Se puder ir até o apartamento inferior/superior seria melhor ainda.
afonsodecampos escreveu:joabi escreveu:Se puder ir até o apartamento inferior/superior seria melhor ainda.
Será? Sei não, melhor não dar idéia! Melhor nego não ficar sabendo de nada... vizinhança de condomínio é complicado!
Claro, que seria o correto, Joabi!
Nesse caso aí eu vou ficar com o Afonso hehe, medo de perguntar e o cara reclamar... meu termômetro será o interfone do apartamento hehe. Mas de qualquer forma farei testes sem entrar no apartamento de ninguem só pra eu verificar o vazamento e sua intensidade nas áreas do prédio
Cid- Moderador
Estou viajando e a obra continua lá... segue as ultimas fotinhas tiradas pela minha mulher:
Cid- Moderador
Se tudo correr bem, amanha será feito a pintura da sala, na sexta será colocado o piso laminado e no sábado a porta....
Cid- Moderador
Está quase...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Falta Pouco...!!!!!!!!!!
Falta Pouco...!!!!!!!!!!
Ancioso para ver pronto!
Ancioso para ver pronto!
É meu amigo... ta quase. Tomara que não atrase mais pois já era pra estar pronto desde sábado passado. Hoje era pra ter ido um eletricista fazer as ligações e não foi....WALLY escreveu:Está quase...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Falta Pouco...!!!!!!!!!!
Que bom que está sendo útil...LeoVanucci escreveu:Esse seu projeto esta rendendo grande ajuda para o meu que esta em contrução!
Ancioso para ver pronto!
Abraço.
Cid- Moderador
Caraca... Tá ficando um show!!!!
Sem entrar na sala e analisar o som, eu já tô chutando aqui:
Uma das paredes vai precisar de umas placas de SONEX, pra cortar algumas frequências mais agudas, pq vai ter reverb de agudos com as paredes lisas!
Dois cantos vão receber muito bem um par de bass traps em cada.
Talvez um ou dois painéis móveis (tipo biombo) vão ser úteis também!
E acho que só isso mesmo!!!!
Uma das paredes vai precisar de umas placas de SONEX, pra cortar algumas frequências mais agudas, pq vai ter reverb de agudos com as paredes lisas!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Nossa Cid, só agora que reparei neste tópico, trabalho com acústica aqui em minha região (ABC- Paulista) realmente a obra de isolamento ficou perfeita vista pelas fotos, em questão de condicionamento estamos utilizando placas de lã de rocha, ignorando assim sonex, ou outras formas, existem estas placas da Isover, realmente são fantásticas, porém são muito caras, aqui em minha região sai em média de R$ 300,00 cada, para isso estamos construindo paineis com lã de rocha dentro revestidas com tecido ortofônico (leia: qualquer tecido que passe luz) o preço cai 5 vezes, se utilizando uma lã de rocha de boa qualidade como a da RockFibras - PSE 64 consegue-se ótimos resultados, ainda mais de forem colocadas duas de 51mm criando praticamente um painel absorvedor de faixa ampla, a moldura utilizamos simples pedaços de compensado, sem contar que se pode colocar o painel afastado algun milímetros da parede para assim se atenuar mais as ondas graves, o acabamento fica maravilhoso e totalmente profissional,
Vou procurar algumas fotos para postar em breve !!!
rmarigo- Membro
Valeu André...Andrezinho escreveu:Caraca... Tá ficando um show!!!!
Na verdade esses paineis que estou querendo colocar eles agem em todas as frequências...
Legal RMARIGO, fiquei feliz por saber que você trabalha com acústica e tenha aprovado o meu projeto que foi feito baseado em cima de pesquisas em Internet e livro...rmarigo escreveu:Nossa Cid, só agora que reparei neste tópico, trabalho com acústica aqui em minha região (ABC- Paulista) realmente a obra de isolamento ficou perfeita vista pelas fotos, em questão de condicionamento estamos utilizando placas de lã de rocha, ignorando assim sonex, ou outras formas, existem estas placas da Isover, realmente são fantásticas, porém são muito caras, aqui em minha região sai em média de R$ 300,00 cada, para isso estamos construindo paineis com lã de rocha dentro revestidas com tecido ortofônico (leia: qualquer tecido que passe luz) o preço cai 5 vezes, se utilizando uma lã de rocha de boa qualidade como a da RockFibras - PSE 64 consegue-se ótimos resultados, ainda mais de forem colocadas duas de 51mm criando praticamente um painel absorvedor de faixa ampla, a moldura utilizamos simples pedaços de compensado, sem contar que se pode colocar o painel afastado algun milímetros da parede para assim se atenuar mais as ondas graves, o acabamento fica maravilhoso e totalmente profissional,
Pois é, essa placa da Isover, que é a isosound custa nessa faixa mesmo... muito cara. Quanto que esta saindo uma placa dessas PSE64?
Me tira so uma duvida por favor... no quadro de coeficiente de absorção do PSE64 na faixa de 125 Hz, o coeficiente de absorção dela foi de 0,13. A placa da Isover nessa faixa de frequencia deu coeficiente de 0,26, isso quer dizer que nessa faixa de frequência a placa da Isover é duas vezes mais eficiente? Pois nas demais faixas elas são praticamente iguais. Pra ter o mesmo resultado só se essa PSE64 tivesse uma densidade maior que 64kg/m3?
Abraço e Fico no aguardo das fotos...
Cid- Moderador
Oh negócio difícil é mão-de-obra... já me deram cano hoje de novo...
Mas segue fotos melhorzinhas do local.
Cid- Moderador
Cid escreveu:Oh negócio difícil é mão-de-obra... já me deram cano hoje de novo...
Eu babo neste tópico.
Parabéns Cid, vai ser obra de referencia quando eu for fazer o meu, daqui uns dois ou tres anos.
ps.: Deixa a patroa saber que vc chamou as fotos que ela tirou de ruinzinhas...
Legal RMARIGO, fiquei feliz por saber que você trabalha com acústica e tenha aprovado o meu projeto que foi feito baseado em cima de pesquisas em Internet e livro...
Pois é, essa placa da Isover, que é a isosound custa nessa faixa mesmo... muito cara. Quanto que esta saindo uma placa dessas PSE64?
Me tira so uma duvida por favor... no quadro de coeficiente de absorção do PSE64 na faixa de 125 Hz, o coeficiente de absorção dela foi de 0,13. A placa da Isover nessa faixa de frequencia deu coeficiente de 0,26, isso quer dizer que nessa faixa de frequência a placa da Isover é duas vezes mais eficiente? Pois nas demais faixas elas são praticamente iguais. Pra ter o mesmo resultado só se essa PSE64 tivesse uma densidade maior que 64kg/m3?
Se não me engano está saindo por volta de R$ 40,00 cada placa tenho que confirmar,
Então ensaio de absorção sonora é algo complicado, quando mando algo para ensaio no IPT ou no WEAL que é um laboratório californiano, ambos apresentam resultado diferentes, ainda mais quando não mando no mesmo IPT porém com uma montagem diferente dentro da sala, também muda e muito os resultados, o ideal é sempre comparar os resultados do mesmo fabricante, pois muda de fabricante, muda de laboratório, montagem, etc, até umidade relativa modifica o ensaio, portanto resumindo: Pela lógica é pra ser igual, porém teste de absorção sonora somente é 100% confiável quando é o mesmo laboratório e o mesmo modelo de montagem,
Porém convenhamos que é o dobro, o que pode estar ajudando nesta frequência é o simples painel colocado em frente a lã de rocha, porém para atenuar estas ondas, recomendo construir o painel com uma saia de madeira por volta de 5 cm de sobra entre o painel e a parede, depois coloco uns desenhos para facilitar o entendimento,
Em questão da densidade a partir de 64Kg/m3 os paines de lã de rocha passam a não ser tão eficiêntes, como pode se observar no site da própria rockfibras http://www.rockfibras.com.br/produtos_LR_paineis_PSE80.html , o de 80 já perde por 0,02 na frequência como pode ser observado, portanto o 64Kg/m3 é o ideal, bem vamos conversando !!!
rmarigo- Membro
Obrigado... fico no aguardo dos desenhos ou fotos pra ilustrar.
Abraço.
Abraço.
Cid- Moderador
Então, minah duvida sobre a compraracao tambem é porque sao paineis de materiais diferentes, um em lã de vidro de densidade 40 e outro de la de rocha de densidade 64... eu nao sei se 64 de la de rocha seria a equivalente em densidade quando se compara os dois materias diferentes, mas li que a equivalente em la de rocha sempre é em numero superior a la de vidro.rmarigo escreveu:Legal RMARIGO, fiquei feliz por saber que você trabalha com acústica e tenha aprovado o meu projeto que foi feito baseado em cima de pesquisas em Internet e livro...
Se não me engano está saindo por volta de R$ 40,00 cada placa tenho que confirmar,
Então ensaio de absorção sonora é algo complicado, quando mando algo para ensaio no IPT ou no WEAL que é um laboratório californiano, ambos apresentam resultado diferentes, ainda mais quando não mando no mesmo IPT porém com uma montagem diferente dentro da sala, também muda e muito os resultados, o ideal é sempre comparar os resultados do mesmo fabricante, pois muda de fabricante, muda de laboratório, montagem, etc, até umidade relativa modifica o ensaio, portanto resumindo: Pela lógica é pra ser igual, porém teste de absorção sonora somente é 100% confiável quando é o mesmo laboratório e o mesmo modelo de montagem,
Porém convenhamos que é o dobro, o que pode estar ajudando nesta frequência é o simples painel colocado em frente a lã de rocha, porém para atenuar estas ondas, recomendo construir o painel com uma saia de madeira por volta de 5 cm de sobra entre o painel e a parede, depois coloco uns desenhos para facilitar o entendimento,
Em questão da densidade a partir de 64Kg/m3 os paines de lã de rocha passam a não ser tão eficiêntes, como pode se observar no site da própria rockfibras http://www.rockfibras.com.br/produtos_LR_paineis_PSE80.html , o de 80 já perde por 0,02 na frequência como pode ser observado, portanto o 64Kg/m3 é o ideal, bem vamos conversando !!!
Cid- Moderador
Rmarigo, qual a sua sugestão em tratamento na colocacao de paineis pra essa sala....
Eu tinha imaginado a possibilidade de por um painel em cima da bateria, e outro painel na parede que vai a bateria...
Colocar Bass Trap nessa sala seria uma boa?
A maior dificuldade em relacao a essa sala é o tamanho da mesma, não dá pra por um painel de 100mm de espessura senao acaba o tamanho da sala, mas 50mm já daria... Eu tenho alguns cantos(mortos) nessa sala que eu poderia pendurar paineis sem comprometer o espaço...
QUal sua opinião? Abraço.
Eu tinha imaginado a possibilidade de por um painel em cima da bateria, e outro painel na parede que vai a bateria...
A maior dificuldade em relacao a essa sala é o tamanho da mesma, não dá pra por um painel de 100mm de espessura senao acaba o tamanho da sala, mas 50mm já daria... Eu tenho alguns cantos(mortos) nessa sala que eu poderia pendurar paineis sem comprometer o espaço...
Cid- Moderador
Atualizando os custos:
Atualizando os custos:
Barrotes + chapas de compensado Naval - R$ 660,00
Piso Laminado + rodapé - R$ 950,00
Ar Condicionado + Instalação Mecânica - R$ 1380,00
Instalação Elétrica - 350,00
Cola - R$ 120,00
Porta Acústica sem acabamento - R$ 1800,00
Drywall Teto e Paredes com Chapa dupla + Lã de vidro de 50mm de espessura - R$ 3600,00
Instalação do Piso + Lã de vidro pro piso - R$ 542,00
Mantas de borracha Kemper isoladoras Piso e Paredes + Frete - R$ 2400,00
Borracha pros Barrotes - R$ 150,00
Luminarias - R$ 180,00
Material Pintura - R$ 314,00
Mão de obra acabamento(pintura+massa) - R$ 400,00
Total ate agora R$ 12846,00 reais e acho que acabou por aí... os outros gastos serão com tratamento da sala eu espero.
Atualizando os custos:
Barrotes + chapas de compensado Naval - R$ 660,00
Piso Laminado + rodapé - R$ 950,00
Ar Condicionado + Instalação Mecânica - R$ 1380,00
Instalação Elétrica - 350,00
Cola - R$ 120,00
Porta Acústica sem acabamento - R$ 1800,00
Drywall Teto e Paredes com Chapa dupla + Lã de vidro de 50mm de espessura - R$ 3600,00
Instalação do Piso + Lã de vidro pro piso - R$ 542,00
Mantas de borracha Kemper isoladoras Piso e Paredes + Frete - R$ 2400,00
Borracha pros Barrotes - R$ 150,00
Luminarias - R$ 180,00
Material Pintura - R$ 314,00
Mão de obra acabamento(pintura+massa) - R$ 400,00
Total ate agora R$ 12846,00 reais e acho que acabou por aí... os outros gastos serão com tratamento da sala eu espero.
Cid- Moderador
Nossa, tá quase lá...
Pois é... o de lascar é que já deveria estar pronta desde a semana passada... hoje estão emassando e amanha recebe a pintura... a porta nao sei se sera instalada amanha. E o piso fica pra segunda feira.... no pior cenário, fica próxima semana...GusVCD escreveu:Nossa, tá quase lá...
Cid- Moderador
Bom, pensa pelo outro lado: se fosse um baixo, vc teria q esperar por 6 meses, plus atrasos...
COtei ontem com uma loja daqui o preço dos paineis... A Isosound sai por 320 reais a placa. A PSE64 da Rockfibras sai por 44 reais o m2.
Rmarigo, tem algum contato de loja que eu pudesse comprar e enviar pra mim? A loja aqui me informou que a fábrica pede um pedido mínimo de 100 placas, você conhece algum local que poderia ter elas em estoque?
GRato.
Rmarigo, tem algum contato de loja que eu pudesse comprar e enviar pra mim? A loja aqui me informou que a fábrica pede um pedido mínimo de 100 placas, você conhece algum local que poderia ter elas em estoque?
GRato.
Cid- Moderador
Pintadinha esperando a tinta secar.... faltando apenas a porta e o piso...
Cid- Moderador
Cid, não tinha visto esse tópico cara, acabei de ler ele inteiro!
Muito bom o seu projeto, que Deus abençoe cara, estou gostando muito e estarei acompanhando o desfecho da história
Abraço.
Muito bom o seu projeto, que Deus abençoe cara, estou gostando muito e estarei acompanhando o desfecho da história
Abraço.
deeecooo- Membro
Cid escreveu:Rmarigo, qual a sua sugestão em tratamento na colocacao de paineis pra essa sala....
Desculpe pela demora para responder, este fds estive meio ocupado, mais vamos lá !
Então em caso de condicionamento acústico, primeiramente colocamos algumas placas deste tipo, depois de tudo pronto vamos acertando os detalhes, come medições e tal, como as medidas são pequenas, fica difícil prever o resultado de reverberação, (RT60) o ideal mesmo é distribuir algumas placas pela sala, e depois de tudo pronto ir acertando os detalhes, e assim dando uma "ajeitada" nas frequências que estão sobrando,
Em questão do posicionamento vamos lá, de início aconselho em média de 8 placas dete tipo, que já estará ótimo devido ao tamanho de sua sala, geralmente não aconselho Bass trap`s logo de início, porém sua sala tem 2 x 3,60, tem muitos cantos próximos, portanto aconselharia pelo menos em 2 cantos, que podem ser onde irá se encontrar a a bateria, com estas placas vc mesmo consegue instala-las, é so parafusar ganchos ou prateleiras para segura-las nos cantos superiores, como elas são grandes vão dar conta do trabalho,
Em questão do posicionamento, vamos supor que iremos trabalhar com 8, 2 para os cantos para o bass trap, 1 para tras da bateria, 1 para a parede da frente, em ambas as paredes de 2m, 2 para uma das paredes de 3,6m, somente em uma das paredes para economizar espaço, e outras duas distribuidas no teto, a altura aconselhavel para os paineis é são por volta de 1,50 seu inicio se estendendo até o teto, para o que fica atrás do baterista a altura pode ser um pouco menor, por volta de 1,20,
A vantagens destes painéis é que são removiveis podendo ser distribuidos a hora que desejar, por exemplo, se vamos gravar uma bateria, poderiam ser pendurado ganchos e melhorarmos o condicionamento para aquele instrumento mudando as placas de lugar, e assim também permitindo várias experimentações de posicionamento, como ao invés das 2 em uma parede, serem colocadas ambas paralelas a bateria, e por ai vai !!!
rmarigo- Membro
Cid escreveu:Cotei ontem com uma loja daqui o preço dos paineis... A Isosound sai por 320 reais a placa. A PSE64 da Rockfibras sai por 44 reais o m2.
Grato.
Opá estou cotando aqui para ti, em qual estado vc se encontra ?
Aqui mesmo em Santo André a CIASUL tem elas em estoque !!!
rmarigo- Membro
Valeu Rmarigo... estou em Fortaleza - Ce. Se puder cotar a PSE48 tambem agradeço... comprando direto deles o preco sai por 23,80 o m2, mas o pedido minimo é de 2500 reais.rmarigo escreveu:Cid escreveu:Cotei ontem com uma loja daqui o preço dos paineis... A Isosound sai por 320 reais a placa. A PSE64 da Rockfibras sai por 44 reais o m2.
Grato.
Opá estou cotando aqui para ti, em qual estado vc se encontra ?
Aqui mesmo em Santo André a CIASUL tem elas em estoque !!!
Muito obrigado.
Cid- Moderador
Então Cid acabei de orçar aqui, o pacote sai por R$ 76,00 e contém 8 placas, porém aqui eles só trabalham com a PA-ROCK, achei o bom o preço, já que cada placa sai po R$ 9,50 !!!
A PA-ROCK é melhor para tratamento acústico, sua densidade é única, se eu não me engano é 32, tenho que confirmar !
A PA-ROCK é melhor para tratamento acústico, sua densidade é única, se eu não me engano é 32, tenho que confirmar !
rmarigo- Membro
E nada da obra andar hoje, pense....
Cid- Moderador
Página 4 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9