Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando
+49
gsfteodoro
xdolfao
JCBASS
Cantão
M4RC0S
Boss2K
CaQuinhO
André Souza
Luanmn
carimbass
Grautos
Sávio Henrique
Edão
malka_aff
Fabio Linhares
deeecooo
Pedroswaldo
rmarigo
RodrigoBR
Anderson Bacha
Licas
WALLY
zanforlin
Juninho_Bass
JORGERA
talesbass
tfk
vcrz
jheanbass
siodoni
Andrezinho
afonsodecampos
LeoVanucci
piabives
Claudio
wodtke
Cristiano
erickandre
DUDUBASS
GusVCD
Fernando Zadá
joabi
_leorocha
José Augusto
SHIP ROOM ESTUDIO
dj jorge cafe
allexcosta
andremega
Cid
53 participantes
Página 9 de 9
Página 9 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando
Valeu Claudio, hoje eu trabalhei em paineis pro teto pra minha sala.... melhorou muito...ClaudioBass escreveu:Eu acho que você vai precisar colocar abafadores nas peças acústicas da bateria... e aquela reverberação da voz, dá pra resolver com um bom mosaico de Sonex no teto (que deve estar sendo o seu principal ponto de reflexão), de forma que cubra toda a área da bateria!
Cid- Moderador
Ah instalei o pc e o monitor ficou assim mesmo...
Aí esta sem um calço pra ele inclinar mais, ficou ótimo.
Aí esta sem um calço pra ele inclinar mais, ficou ótimo.
Cid- Moderador
Você podia fechar logo todas as quinas, não? Algo assim?
Tem esse esqueminha também pra sala pequena tipo a sua:
Tem esse esqueminha também pra sala pequena tipo a sua:
^Talvez com cantos eu nao tenho mais problemas desde a instalação daquele Bass Trap, mas talvez eu ainda tenho muitas paredes lisas pro tamanho da sala que é muito pequena.
Cid- Moderador
Pessoal, decidi fechar aquelas paredes, melhor uma sala "morta" que nao poder tocar, espero que isso absorva mais os impactos... hoje o porteiro interfonou avisando que o vizinho de baixo estava se queixando de ouvir uma bateria mas so nao sabia identificar onde, ... Ele so nao disse que era eu porque é meu chapa... imagino que ele nao esteja escutando a bateria e sim sua vibração que havia reportado antes pela parede lateral... vou fechar entao aquela parede lateral e ver se o problema vai embora...
Fico pensando se ela nao sentiu a bateria pois hoje eu abusei, toquei com os monitores + Sub projetando o som, deve ter sobrado mais grave que o costume...
Fico pensando se ela nao sentiu a bateria pois hoje eu abusei, toquei com os monitores + Sub projetando o som, deve ter sobrado mais grave que o costume...
Cid- Moderador
Opá, desculpe pelo sumiço Cid, estava em viagem, (infelizmente ainda não para Fortaleza)
Então o problema da sua sala pode consistir em um efeito chamado Flutter Echo, como nós temos duas parades lisas, retilíneas e bem perto uma da outra a reverberação se conecentra ali, inclusive algumas vezes amplificando notavelmente o som, por isso indiquei fechar uma parede inteira, porém achei que ia ser uma parede lateral...rs, mais nada que duas ou três placas de lã de rocha não resolvam !!!
A e parabéns pelas placas, ficaram lindas !!!
Valew !!!
Então o problema da sua sala pode consistir em um efeito chamado Flutter Echo, como nós temos duas parades lisas, retilíneas e bem perto uma da outra a reverberação se conecentra ali, inclusive algumas vezes amplificando notavelmente o som, por isso indiquei fechar uma parede inteira, porém achei que ia ser uma parede lateral...rs, mais nada que duas ou três placas de lã de rocha não resolvam !!!
Valew !!!
rmarigo- Membro
Cid, as placas do teto vc sustentou a lã em cima delas com ripas de madeira, como foram feitas ?
rmarigo- Membro
Que isso Rmarigo, não precisa se desculpar... pois é é bem possível que seja isso mesmo, só com a colocação daquelas placas no teto já melhorou muito mas ainda não o ideal, mas como você deve ter visto vou fechar aquela parede lateral pra ver se diminue a vibração, isso se essa vibração não for de impacto mesmo....rmarigo escreveu:Opá, desculpe pelo sumiço Cid, estava em viagem, (infelizmente ainda não para Fortaleza)
Valew !!!
Obrigado...
Eu fiz as do teto iguais às da paredes laterais com a única diferença no fundo e na sustentação.rmarigo escreveu:Cid, as placas do teto vc sustentou a lã em cima delas com ripas de madeira, como foram feitas ?
As paredes laterais fiz o fundo com um tecido cru de algodão, coisa bem barata mesmo e cola de contato pra fixar...
As do teto, como a minha ideia seria fixar com velcro, eu precisava de um fundo meio rígido, coloquei entáo fórmica e colei velcro...
No geral eu fiz mais ou menos como esse cara fez:
Cid- Moderador
Meu, a anos visito tópicos sobre acústica, inclusive em foruns de acústica nacionais e internacionais, este tópico é disparado o melhor e mais completo que já vi, fico feliz em estar contribuindo, e tudo isso graças a seu projeto Cid,
Até !!!
Até !!!
rmarigo- Membro
Vc deixo as placas sendo seguradas somente pelo tecido ?
rmarigo- Membro
Sim e não... porque o ponto de contato é tecido mas o tecido está muito colado na madeira... e com cola de contato em todo o perímetro o painel ficou bem rígido na parede. .rmarigo escreveu:Vc deixo as placas sendo seguradas somente pelo tecido ?
Cid- Moderador
Pessoal eu vou meio que partir pra ignorancia aqui... vou fechar aquelas duas paredes deixando lisas apenas a parede que dá pra cozinha/parte externa do prédio....Alem disso comprei mais chapa de compensado de 18mm pra por atras dessas placas novas no intuito de oferecer mais barreira acústica... espero que dê um bom resultado...
A sala ta ficando espremida hehe...
A sala ta ficando espremida hehe...
Cid- Moderador
Resultado da trabalheira...
Cid- Moderador
O mais engraçado desse tópico é a palavra "finalizado".
... ou a conta que ainda não "finalizou" ...allexcosta escreveu:O mais engraçado desse tópico é a palavra "finalizado".
Atualiza o somatório aí pra nóis, meninu Cid ....
Boss2K- Membro
Cara tenho que tirar o chapéu pela sua coragem... Tenho certeza que você ficou satisfeito com o resultado porém algumas não não irão mudar: Você construiu um estúdio dentro de um apartamento e as leis da física não mudarão ( pelo menos eu acho rsrsr ) curte o bichão e os vizihos que se explodam...
carimbass- Membro
Agora falou uma coisa certa kkkkkallexcosta escreveu:O mais engraçado desse tópico é a palavra "finalizado".
Tu quer saber os Gastos?Boss2K escreveu:... ou a conta que ainda não "finalizou" ...allexcosta escreveu:O mais engraçado desse tópico é a palavra "finalizado".
Atualiza o somatório aí pra nóis, meninu Cid ....
Você está totalmente certo com a questão física... eu segui tudo como recomendado só que o complicador pra mim foi o tamanho da sala... o ideal era ter 20cm espaço entre o drywall e a parede alvenaria... pela limitação do meu espaço usei apenas 5cm e tentei compensar isso com mais outras coisas como borracha, chapa dupla de gesso e agora mais chapa de compensado...carimbass escreveu:Cara tenho que tirar o chapéu pela sua coragem... Tenho certeza que você ficou satisfeito com o resultado porém algumas não não irão mudar: Você construiu um estúdio dentro de um apartamento e as leis da física não mudarão ( pelo menos eu acho rsrsr ) curte o bichão e os vizihos que se explodam...
Incomodar os vizinhos é realmente uma coisa que não gosto... espero que como mais essa nova alteração aqui tenha amenizado mais... no mais é tocar com moderação e em horários que isso não possa incomodar...
valeu.
Cid- Moderador
Isso .... o último tava em R$ 12.238,30 ... não é isso?Cid escreveu:Tu quer saber os Gastos?
Será que o metro quadrado desse estúdio já está fazendo frente ao mercado imobiliário de Fortaleza?
PS: Tô brincando com você, viu Cid?, não se aborreça comigo ...
Boss2K- Membro
Nao me aborrece nem um pouco Boss....Boss2K escreveu:Isso .... o último tava em R$ 12.238,30 ... não é isso?Cid escreveu:Tu quer saber os Gastos?
Será que o metro quadrado desse estúdio já está fazendo frente ao mercado imobiliário de Fortaleza?
PS: Tô brincando com você, viu Cid?, não se aborreça comigo ...
Sobre os custos eu parei de fazer calculos desde a ultima conta, a parte do tratamento que estou fazendo, como a mào-de-obra é minha mesmi, ou seja, eu mesmo estou fazendo, os custos não dão 1/10 do que gastei na construção...
E sinceramente eu nao estou nem um pouco preocupado se vou gastar 15000 ou 30000 nesse quarto, se estou jogando dinheiro fora ou não, isso pra mim é diversão e prazer puro,'isso aqui é a minha cachaça...
Cid- Moderador
Cid escreveu:
E sinceramente eu nao estou nem um pouco preocupado se vou gastar 15000 ou 30000 nesse quarto, se estou jogando dinheiro fora ou não, isso pra mim é diversão e prazer puro,'isso aqui é a minha cachaça...
rmarigo- Membro
eita kkkkkrmarigo escreveu:O Cid, em questão de barreira acústica, o gesso acartonado é muito superior a madeira, 3 cm de gesso equivale a 10 cm de compensado.
Cid- Moderador
Hahaha agora já foi né, mais o gesso é bem mais denso, no próprio livro do Solon do valle tem essa tabela, hahaha mais concerteza vai ficar ótimo !!!
rmarigo- Membro
É verdade.... de qualquer forma o gesso ia precisa terceiriZar a mão de obra e ia bem mais trabalho....rmarigo escreveu:Hahaha agora já foi né, mais o gesso é bem mais denso, no próprio livro do Solon do valle tem essa tabela, hahaha mais concerteza vai ficar ótimo !!!
vamos ver se assim resolve...
Cid- Moderador
E aí o que achou do visual dos painéis?
Cid- Moderador
OK! Perfeito Cid!Cid escreveu:E sinceramente eu nao estou nem um pouco preocupado se vou gastar 15000 ou 30000 nesse quarto, se estou jogando dinheiro fora ou não, isso pra mim é diversão e prazer puro,'isso aqui é a minha cachaça...
Eu só perguntei porque, se você abriu o tópico pra compartilhar a sua experiência em montar essa sala, muitos colegas também acompanharam e/ou contribuiram com idéias, talvez tivessem curiosidade nessa informação, em função de erros e acertos do projeto.
A questão do "finalizado", também me parece estranho, e se permite uma sugestão, talvez fosse melhor abrir outro tópico para discussão/acompanhamento dos melhoramentos e/ou alterações do projeto. Este tópico aqui ficaria como "Construindo uma Sala de Estúdio: Concepção e Construção", e no outro "Construindo uma Sala de Estúdio: Ajustes de Isolamento e Tratamento" ... Algo assim ...
Boss2K- Membro
Vou editar o título... já era pra ter feito mas esqueci.
Criar um outro ou desmembrar sobre tratamento e isolamento complica pois no meu caso ações de tratamento foram tomadas também pra auxiliar no isolamento....
Criar um outro ou desmembrar sobre tratamento e isolamento complica pois no meu caso ações de tratamento foram tomadas também pra auxiliar no isolamento....
Cid- Moderador
Cid escreveu:E aí o que achou do visual dos painéis?
Eita, esse gosta de ganhar elogio eim, hahaha
Tem nem o que dizer rapaiz, como diria um desconhecido no final do jogo: Perfect !!!
rmarigo- Membro
Bem pessoal... depois dos ultimos paineis, a acustica da sala ficou excelente...
Tenho tocado a alguns dias e sem nenhuma reclamação... So nao estou aloprando na força pra evitar qualquer problema principalmente no bumbo, mas tocando numa pressão ótima pro timbre e sem problemas aparentemente com os vizinhos...
Eu mudei o posicionamento da bateria no intuito de secar mais a mesma virando a bateria no sentido de um Bass Trap....
Segue a ultima fotinha de como ficou:
Tenho tocado a alguns dias e sem nenhuma reclamação... So nao estou aloprando na força pra evitar qualquer problema principalmente no bumbo, mas tocando numa pressão ótima pro timbre e sem problemas aparentemente com os vizinhos...
Eu mudei o posicionamento da bateria no intuito de secar mais a mesma virando a bateria no sentido de um Bass Trap....
Segue a ultima fotinha de como ficou:
Cid- Moderador
Que bom que tudo foi resolvido Cid, fico feliz por você, depois de todo o e$forço finalmente a recompensa!
Cid,
Quando faz um levada no chimbal, o cotovelo não rala na parede? Mesmo mudando a empunhadura da baqueta?
Quando faz um levada no chimbal, o cotovelo não rala na parede? Mesmo mudando a empunhadura da baqueta?
Boss2K- Membro
Valeu...afonsodecampos escreveu:Que bom que tudo foi resolvido Cid, fico feliz por você, depois de todo o e$forço finalmente a recompensa!
Boss2K escreveu:Cid,
Ola Boss... nem um pouco meu amigo...
Ah, tinha me perguntado sobre os custos... nao somei o total no final, mas pra quem quiser saber quanto em media custa fazer um painel segue o preço...
Um painel pronto da Isover custa mais de 300 reais... o cara que trabalhou no isolamento ele faria os paineis por uma media de 200 reais... o mesmo painel feito por mim, na medida de 1,20 X 0,60m não sai por mais de R$ 50 reais cada.
Cid- Moderador
Eu vendo aqui a R$ 120,00, o que fabrico reforço o fundo com ripas de madeira, tipo estrado de cama, e faço as bordas com uma ripa de madeira bem simples, vc utilizou mais ou menos isso né Cid so que sem o de madeira,
Só não faço um vídeo ensinando a fazer pq o senhor Claudio T. que me ensinou poderia ficar puto comigo...rs, porém eh bem simples o vídeo acima ilustra bem !!!
Só não faço um vídeo ensinando a fazer pq o senhor Claudio T. que me ensinou poderia ficar puto comigo...rs, porém eh bem simples o vídeo acima ilustra bem !!!
rmarigo- Membro
Ow Cid, você gosta da Série K da Zildjian???
Nos meus tempos de baterista, passava raiva com eles, tem que ter braço pra tocar com eles!!!
Nos meus tempos de baterista, passava raiva com eles, tem que ter braço pra tocar com eles!!!
Eu usei compensado nas molduras, e no forro usei um tecido de algodão cru... como os paineis iriam ficar colados aqui, nao havia necessidade no meu caso de fazer fundo de madeira ou reforça-los...rmarigo escreveu:Eu vendo aqui a R$ 120,00, o que fabrico reforço o fundo com ripas de madeira, tipo estrado de cama, e faço as bordas com uma ripa de madeira bem simples, vc utilizou mais ou menos isso né Cid so que sem o de madeira,
Cara não sabia nem que tinha essa que prato X tem que ter mais braço, pra mim era tudo igual hehe... eu to começando a tocar bateria agora.Sapão¹³ escreveu:Ow Cid, você gosta da Série K da Zildjian???
Comprei a serie K por ser a linha Top da Zildjian.
Abraço.
Cid- Moderador
Cid escreveu:
Cara não sabia nem que tinha essa que prato X tem que ter mais braço, pra mim era tudo igual hehe... eu to começando a tocar bateria agora.
Comprei a serie K por ser a linha Top da Zildjian.
Abraço.
Esses pratos da série K São voltados mais para Metal e afins, o timbre deles é seco e cortante. Como o Orion série Solo Pro Master...
A Zildjian tem outras séries top, deles a minha favorita é a A. Também gosto da B8 da Sabian, e a Série Groove da Octagon, o melhor nacional na minha opinião...
Voltando ao assunto, parabéns pela montagem do estúdio agora é só colocar uns instrumentos top e sair fazendo o som!!!
Sapão, discordo totalmente, a série K nem de longe é voltada pra metal, aliás procure ver quem usa e você vai ver que não é a galera do metal...Sapão¹³ escreveu:
Esses pratos da série K São voltados mais para Metal e afins, o timbre deles é seco e cortante. Como o Orion série Solo Pro Master...
A Zildjian tem outras séries top, deles a minha favorita é a A. Também gosto da B8 da Sabian, e a Série Groove da Octagon, o melhor nacional na minha opinião...
Valeu... obrigado.Sapão¹³ escreveu:Voltando ao assunto, parabéns pela montagem do estúdio agora é só colocar uns instrumentos top e sair fazendo o som!!!
Cid- Moderador
Alô alô galera... só dando uma passadinha pra matar saudades... Cid... tá mto maneiro o estúdio!!! te mandei uma mensagem particular a respeito de alguns detalhes q tu construiu... pode ajudar a resolver os problemas q tu está tendo...
No mais tá bem legal!!!
Saudades de todos vocês galera!!! Tô aqui na ralação do dia a dia e com meus bacuris cada vez mais levados e crescendo!!!
Té mais e boas festas a todos!!!
No mais tá bem legal!!!
Saudades de todos vocês galera!!! Tô aqui na ralação do dia a dia e com meus bacuris cada vez mais levados e crescendo!!!
Té mais e boas festas a todos!!!
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
^Apareça mais Wellington.
Cantão- Moderador
Lembro de ter falado em placas de gesso acartonado de boa qualidade, com placas de Sonex coladas... Ou espuma caixa-de-ovo de alta densidade....
Ganharia em tempo, grana e até um pouco na estética!
Ganharia em tempo, grana e até um pouco na estética!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Em placas de gesso acartoando temos 3 no brasil, a Knauff, a Placo e a Lafarge, as 3 possuem praticamente a mesma qualidade, e em questão do sonex, ele sai caro e não possui nem a metade da eficiência de uma placa de lã de rocha, muitas vezes eles até deixam a sala com problemas acústicos pois não possuem propriedades que absorverm as ondas graves, por isso sempre aconselhamos placas !!!
rmarigo- Membro
É bem por aí mesmo.... sonex só age numa gama de frequencias, já o painel ele é como se fosse flat, ele age em todas....
Cid- Moderador
Página 9 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9