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Projetos de caixas "handmade" - Parte II

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Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Klausberg Sampaio Ter Jan 12, 2016 11:35 am

Ruds, tive dificuldade em conseguir L-pad variável, então Chave de duas posições já me atende. QUAL CHAVE COMPRAR? COMO MONTAR?

O divisor deverá ser o NENIS Modelo : DF652TI

http://nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF652TI


Características Técnicas

Número de vias 2 (grave, médios+agudos)
Freqüências de corte 1,8 kHz
Máxima potência 650W RMS
Tipo de Filtro Linkwitz-Riley
Ordem driver: 2ª-ordem; falante: 1ª ou 2ª ordem
Dimensões 150 x 100 x 50 mm
Peso aproximado 540g
Atenuação 6 dB / 7,5 dB / 9 dB
Informações adicionais Parâmetros ajustáveis: Impedância alto-falante: 4 ou 8 Ohms; configuração alto-falante para 6 ou 12 dB/8ª; AJUSTE DE atenuação driver: 6, 7,5 ou 9 dB; AJUSTE DE Brilho no driver (On / Off). Fixação opcional por painel plástico.
Aplicação Um ou dois alto-falantes de 8 Ohms ou um alto-falante de 4 Ohms; e um driver de faixa estendida(Titanium) de 8 Ohms.
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Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Ter Jan 12, 2016 1:42 pm

^ Monte dois L-PAD em série com resistores e use o interruptor/chave para tirar um deles da sequência. Uma chave SPDT ON-ON resolve esse caso.

Se quiser desligar a via de agudos por completo, tem que usar um esquema diferente, que tire todo o crossover do circuito. Daí tem que usar uma DPDT ON-ON.
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Mensagem por Klausberg Sampaio Ter Jan 12, 2016 5:22 pm

Blz, como o Divisor da Nenis já vem com um, só vou incluir outro. Cada um dos 2 l-pads em série deve ser de -8dB? (ou nesse caso é diferente?)

No lugar da chave SPDT, posso usar um Potenciômetro para "tirar um deles da sequencia" (o segundo) de forma gradativa?
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Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Qua Jan 13, 2016 8:22 am

Klausberg Sampaio escreveu:Blz, como o Divisor da Nenis já vem com um, só vou incluir outro. Cada um dos 2 l-pads em série deve ser de -8dB? (ou nesse caso é diferente?)
Se o que você quer é -8dB / -16dB , sim.

Klausberg Sampaio escreveu:No lugar da chave SPDT, posso usar um Potenciômetro para "tirar um deles da sequencia" (o segundo) de forma gradativa?
Não.
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Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Klausberg Sampaio Qua Jan 13, 2016 11:12 am

Ruds escreveu:
Klausberg Sampaio escreveu:Blz, como o Divisor da Nenis já vem com um, só vou incluir outro. Cada um dos 2 l-pads em série deve ser de -8dB? (ou nesse caso é diferente?)
Se o que você quer é -8dB / -16dB , sim.

Busco as opções"Driver forte", e "Driver fraco".

No divisor Nenis, tem as opções de atenuar em: 6 dB / 7,5 dB / 9 dB.

Quais atenuações vc sugere? (No Nenis e no segundo atenuador?)
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Mensagem por Ruds Qua Jan 13, 2016 3:38 pm

^ Depende do que se espera da caixa, da forma de usar, de seu gosto pessoal, do que você considera "fraco" e "fornte"... mas ok, faça -7,5db / -14dB.
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Mensagem por Douglas Fernandes Qui Jan 28, 2016 5:43 pm

Galera, sou meio novo nessa onda de cabeçote e caixa, e tenho algumas duvidas...
Pesquisando por aqui eu conclui que o set legal pro som que faço (e minhas condições financeiras), seria o Sx+cabeçote master audio 200bs + caixas teksound, já adquiri os dois primeiros, mas tenho uma duvida em relação a ligação das caixas teksound.

O 200bs tem apenas uma saída em 4 ohms e pretendo usar uma 1x15 reduzida e uma 4x8, mas a dúvida em questão seria: é possível ligar as duas caixas em apenas uma saída? sei que há a opção das caixas virem com uma entrada e uma saída (ou é padrão não entendi direito pelo que li no site), neste caso as mesmas ficariam em série ou paralelo? tenho essa dúvida por conta da impedância da saída da caixa...

Vi uma caixa 1x15 na olx hoje, porém a mesma é com o cone do falante em alumínio, por conta dos caps originais do Sx tendenciarem mais para o médio agudo, e o próprio cabeçote (por mais que com os controles bem atuantes) também tendenciar mais pro agudo, seria uma boa opção? ou o cone de celulose seria melhor?

caso alguém possa me ajudar agradeço desde já e peço desculpas antecipadamente se disse alguma bobagem aqui, novamente friso que sou novo na área.

Um grande abraço a todos.
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Mensagem por Ruds Sex Jan 29, 2016 8:24 am

^ Sim, é possível ligar as duas caixas nessa única saída, contanto que a impedância combinada seja igual ou maior do que 4 ohms.

Mas este tópico é pra auxiliar em projetos de caixas, e você não está fazendo um projeto. Para maiores informações sobre combinação de caixas e impedância, veja:

https://www.contrabaixobr.com/t32-entendendo-impedancia-e-ohms-somente-para-equipamentos-de-amplificacao-para-contrabaixo
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Mensagem por Douglas Fernandes Sáb Jan 30, 2016 2:39 am

Muito obrigado pela ajuda, e peço desculpas por ter postado a pergunta no tópico errado.
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Mensagem por RodrigoBR Ter Fev 02, 2016 11:51 pm

Olá Ruds tudo bem? Eu tinha uma caixa meteoro QX200 das novas, bem robusta, mas de uns tempos pra cá não vinha aguentando o tranco, tenho tocado em igrejas maiores. Decidi mudar o setup. Foi então que peguei um GK1001rb, e tive a intenção de fazer uma caixa com muita pressão sonora "sem rachar", deixando em segundo plano aquela qualidade...

Então tive a "sensacional" ideia de eu mesmo fazer a caixa, já que achei inviável as de marcas consagradas. Como não vi seu tópico antes, gostaria que analisasse, depois de pronto, a caixa, e se tem algo para poder melhorar.


Ela tem 57x60x38 interno,
Dois Oversound MG12 400, 400w 8 ohms.
1 Driver Seleniun D220 TRIO 80w
2 Dutos 100mm diametro com 100mm de comprimento cada.

Será que acertei ou está muito errado?

Obrigado!


Última edição por RodrigoBR em Qui Fev 04, 2016 10:43 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Ruds Qua Fev 03, 2016 8:24 am

A caixa ficou com uma aparência legal, mas, se tua intenção era alcançar alto SPL, esse woofer com 2mm de Xmax não é o mais interessante.

Fique a vontade pra explorar o tópico e ver se você seguiu as recomendações e os métodos que são sugeridos aqui. Pode também rodar o WinISD pra ver mais detalhadamente como a caixa ficou.

Mas você não gostou do resultado?
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Mensagem por RodrigoBR Qua Fev 03, 2016 8:57 am

Sobre o acabamento, eu nunca tinnha feito uma caixa desse porte antes, ficou meio grosseiro. Sobre o tesultado, gostei demais, poderia ser melhor se o falante reproduzisse abaixo dos 50hz. Mesmo assim o grave é muito. Agora sobre o deslocamento, acho eu, que esta medida seria em cm, nao em mm. Pois o deslocamento é visivelmente superior a 2mm, se eu estiver pensando certo.
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Mensagem por Ruds Qua Fev 03, 2016 11:45 am

É verdade, ficou grosseiro.

Xmax de 2cm? Acho que não. De qualquer forma, não confio nas especificações anunciadas da Oversound, então é bem possível que o Xmax seja outro. Só medindo, pq no "olhômetro" não tem como saber.

Mas, no final das contas se você gostou demais do resultado, acho que não tem mais muito o que se preocupar com a caixa.
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 04, 2016 1:07 pm

Pessoal, o fórum trancou o outro tópico automaticamente e criou esse aqui. Mesmo quanto tento abrir o outro, o fórum o tranca. Por favor, continuem as conversas aqui. Obrigado.
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Mensagem por Klausberg Sampaio Qui Fev 04, 2016 5:07 pm

Finalmente encontrei. Ruds, já comprei os falantes para meu projeto 1x15 + 2x8. Estou para adquirir os divisores nenis, mas me surgiu uma nova questão. Por que não usar um divisor de uma via apenas para o driver? Ou seja, qual é o problema caso o woofer reproduza algumas das frequencias do driver juntamente com ele? (assim eu poderia usar uma chavinha para desligar o drive e não perder completamente a reprodução de frequencias altas)
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Mensagem por Ruds Sex Fev 05, 2016 8:43 am

O problema é a interferência. A dispersão fica toda zoada na faixa de sobreposição. Com os lóbulos que se formam, a resposta em frequência fica cheia de picos e vales nessa região dos médio-agudos, que é justamente a faixa de frequências que nosso ouvido é mais sensível.

Ou seja, o timbre fica ruim e muito dependente da posição relativa do ouvinte. Seria mais difícil de se ouvir em um palco, por exemplo.
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Mensagem por Klausberg Sampaio Sáb Fev 06, 2016 12:55 pm

Cara quem sabe, sabe. Vc é o cara, Ruds.
Continuando, sobre o driver, eu preferiria usar o d220ti que é um pouco mais forte que o d202ti, visto que em algumas situações acabo usando minhas caixas para som mecânico ou como retorno para o ministério inteiro (mas isso é quebra galho, uso principalmente para o baixo mesmo). Daí pergunto: Além de ser mais pesado, o d220ti tem mais alguma desvantagem em relação ao d202ti para uso em caixa de contrabaixo? (por que se for apenas pelo motivo de algumas gramas a mais, vou preferir o mais forte, a não ser que isso prejudicasse de alguma forma o desempenho do sistema)
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Mensagem por Ruds Qua Fev 10, 2016 3:43 pm

As desvantagens do D220Ti são o peso e o preço. Fora isso, não tem problema. Mas repare que ele tem uma sensibilidade maior, então a atenuação também tem que ser maior.
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Mensagem por Klausberg Sampaio Qua Fev 10, 2016 4:19 pm

Ruds escreveu:As desvantagens do D220Ti são o peso e o preço. Fora isso, não tem problema. Mas repare que ele tem uma sensibilidade maior, então a atenuação também tem que ser maior.

Quanto a atenuação, o divisor Nenis vem com as opções de -6 dB / -7,5 dB / -9 dB. Pode ser -9dB? (o amplificador será de 500Wrms 8Ohm em cada caixa)

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Como é a ligação com a DPDT ON-ON para ter a opção de desligar a via de agudos por completo?
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Mensagem por Ruds Qui Fev 11, 2016 8:10 am

Klausberg Sampaio escreveu:Quanto a atenuação, o divisor Nenis vem com as opções de -6 dB / -7,5 dB / -9 dB. Pode ser -9dB? (o amplificador será de 500Wrms 8Ohm em cada caixa)
Cara, você consegue responder isso, com certeza. Me diga, qual é diferença de sensibilidade entre o D202Ti e o D220Ti?

Klausberg Sampaio escreveu:Como é a ligação com a DPDT ON-ON para ter a opção de desligar a via de agudos por completo?
Também deixo contigo essa. É um exercício de "ligar os pontos" (teria que desenhar). Numa posição da chave, o crossover deve estar ligado normalmente. Na outra, a entrada e saída (graves) dele devem estar desligadas, e a entrada da caixa deve estar ligada diretamente no woofer.
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Mensagem por Klausberg Sampaio Qui Fev 11, 2016 9:44 am

Ruds escreveu:
Klausberg Sampaio escreveu:Quanto a atenuação, o divisor Nenis vem com as opções de -6 dB / -7,5 dB / -9 dB. Pode ser -9dB? (o amplificador será de 500Wrms 8Ohm em cada caixa)
Cara, você consegue responder isso, com certeza. Me diga, qual é diferença de sensibilidade entre o D202Ti e o D220Ti?

O D202Ti tem SPL de 106dB e o D220Ti tem SPL de 109dB, o que dá uma diferença de 3db de sensibilidade. Então, se a atenuação para o D202Ti era de -8dB, para o D220Ti que é 3dB mais sensível, terei que atenuar os -8dB -3dB que seria igual a -11db. Seria isso? scratch


Ruds escreveu:
Klausberg Sampaio escreveu:Como é a ligação com a DPDT ON-ON para ter a opção de desligar a via de agudos por completo?
Também deixo contigo essa. É um exercício de "ligar os pontos" (teria que desenhar). Numa posição da chave, o crossover deve estar ligado normalmente. Na outra, a entrada e saída (graves) dele devem estar desligadas, e a entrada da caixa deve estar ligada diretamente no woofer.
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Mensagem por Ruds Qui Fev 11, 2016 12:09 pm

Klausberg Sampaio escreveu:O D202Ti tem SPL de 106dB e o D220Ti tem SPL de 109dB, o que dá uma diferença de 3db de sensibilidade. Então, se a atenuação para o D202Ti era de -8dB, para o D220Ti que é 3dB mais sensível, terei que atenuar os -8dB -3dB que seria igual a -11db. Seria isso? scratch
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Mensagem por frediani Dom Fev 14, 2016 6:47 pm

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 3 <a href=

Boa tarde

Estou querendo fazer uma caixa 4x10 com alto falantes SNAKE ESV-610. Lancei as seguintes informações no sistema winISD beta:

Qts: 0,42
Vas: 26,9 L
Fs: 74 Hz
Re: 5,00 ohm
Le: 0,82 mH
Xmax: ...
Z: 8,00 ohm
Qms: 6,63
Qes: 0,45
SPL: 97,30 dB
Pe: 600,0 W
BL: ...
dia: ... m
Sd: 0,364 m^2

E obtive os resultados acima. Uma caixa de 122 litros aproximadamente.
Estranhei a necessidade de dois dutos de ar de 4"x14cm

Alguém pode me dizer se está correto o que eu fiz.

Obrigado
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Mensagem por Ruds Seg Fev 15, 2016 8:45 am

^ A imagem não aparece.

122l é bem grande, mas ainda praticável.

Dois dutos de 4" talvez sejam até pouco pra essa caixa. Use o WinISD pro e veja a velocidade do ar nos dutos. A versão beta não de dá essa e nem outras informações importantes.
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Mensagem por frediani Seg Fev 15, 2016 2:16 pm

^ Ruds boa tarde.

Já tentei instalar o WinISD pro no meu pc e não está dando certo.

Será que você poderia rodar as informações do alto falante SNAKE ESV-610 e me dizer de quantos litros deve ficar a caixa junto com a questão dos dutos.

Outra questão: Nessa configuração 4x10 é necessário colocar tweeter?

Estou querendo esta caixa em 4ohms, pretendo usar 4 alto falantes de 4ohms, sendo duas ligações em série e duas ligações em paralelo. Ao colocar o tweeter essa conta se mantém? Como faço a ligação do tweeter?

Em relação a madeira: Já vi que alguns preferem mdf e outros preferem compensado Naval. Na sua opinião qual ficaria melhor neste projeto?

Me desculpa por tantas perguntas, é que eu nunca fiz nada parecido e estou me aventurando neste mundo pela primeira vez.

Obrigado
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Mensagem por Ruds Qua Fev 17, 2016 10:05 pm

frediani escreveu:Será que você poderia rodar as informações do alto falante SNAKE ESV-610 e me dizer de quantos litros deve ficar a caixa junto com a questão dos dutos.
Eu posso te ajudar com orientações e dicas, mas não tenho como fazer o projeto pra você. Tente mais um pouco que você consegue. Dê uma lida neste tópico (na parte I também). Você vai aprender muita coisa útil.
frediani escreveu:Nessa configuração 4x10 é necessário colocar tweeter?
Se você quiser os agudos que um tweeter proporciona, sim.
frediani escreveu:Estou querendo esta caixa em 4ohms, pretendo usar 4 alto falantes de 4ohms, sendo duas ligações em série e duas ligações em paralelo. Ao colocar o tweeter essa conta se mantém? Como faço a ligação do tweeter?
Sim. Pra usar um tweeter (ou driver + corneta) você deve usar um crossover para fazer a ligação.
frediani escreveu:Em relação a madeira: Já vi que alguns preferem mdf e outros preferem compensado Naval. Na sua opinião qual ficaria melhor neste projeto?
Se sua caixa não vai pegar estrada, MDF. Se vai, compensado.
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Mensagem por Alambike Qui Fev 25, 2016 3:28 am

Ruds escreveu:
Alambike escreveu:Você poderia indicar um projeto de caixa compacta para um falante de 15'' ?
Por favor, leia de novo o que escrevi antes. Pra fazer um projeto, você precisa dos parâmetros do falante. Esse é o jeito certo.

Sem parâmetros, não tem projeto. Daí é só colocar o falante na caixa e você achar mais "bacana" e cruzar os dedos. Esse é o jeito fácil.

Certo, vou estudar os parâmetros e o software que você me indicou.

Um problema que terei é que o Xmax do falante não foi medido pelo rapaz que recondicionou o falante.

PS - Não foi por falta de pedir, pois comentei que seria necessário para fazer um projeto de caixa acústica. Na verdade ele demorou um pouco para recondicionar por conta do excesso de serviço na loja dele e talvez nem lembrou desse "detalhe"...
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Mensagem por Klausberg Sampaio Sáb Fev 27, 2016 11:24 am

Ruds escreveu:
Klausberg Sampaio escreveu:Como é a ligação com a DPDT ON-ON para ter a opção de desligar a via de agudos por completo?
Também deixo contigo essa. É um exercício de "ligar os pontos" (teria que desenhar). Numa posição da chave, o crossover deve estar ligado normalmente. Na outra, a entrada e saída (graves) dele devem estar desligadas, e a entrada da caixa deve estar ligada diretamente no woofer.

Ruds, pesquisei (inclusive uma postagem anterior sua) e cheguei a este esquema. Está correto? Fiquei com duvida na conexão que pintei de AMARELO (a saída "-" do Cross para Woofer.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 3 Esquema_dpdt

me baseei numa postagem sua para o Edvell, em que vc diz:

Ruds escreveu: A DPDT tem 6 terminais (1 a 6). Faça a ligação nos terminais da seguinte forma:

1) Saída "+" do amp;
2) Entrada "+" do crossover;
3) Saída "-" do amp;

4) Saída do crossover "+" para woofer;
5) Entrada "+" do woofer;
6) Saída "+" do amp;

Ligue as entradas "-" do crossover e do woofer diretamente na saída "-" do amp.
O tweeter fica ligado da mesma forma como você desenhou.


Última edição por Klausberg Sampaio em Sáb Fev 27, 2016 11:30 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ajuste no texto)
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Mensagem por Ruds Dom Fev 28, 2016 10:12 pm

Klausberg Sampaio escreveu:Ruds, pesquisei (inclusive uma postagem anterior sua) e cheguei a este esquema. Está correto? Fiquei com duvida na conexão que pintei de AMARELO (a saída "-" do Cross para Woofer.

Está tudo certo. Esse em amarelo também está certo.
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Mensagem por Klausberg Sampaio Seg Fev 29, 2016 11:41 am

Ruds escreveu:
Klausberg Sampaio escreveu:Ruds, pesquisei (inclusive uma postagem anterior sua) e cheguei a este esquema. Está correto? Fiquei com duvida na conexão que pintei de AMARELO (a saída "-" do Cross para Woofer.

Está tudo certo. Esse em amarelo também está certo.

Bom dia, pode ser uma DPDT daquelas MINI-CHAVE, bastante utilizadas em instrumentos? (achei ela, visualmente, fraquinha) Ou precisa ser uma mais robusta?

A mini-chave: 6A 125VAC / 3A 250VAC

A mais robusta: 20A 125VAC / 15A 250VAC
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Mensagem por Ruds Seg Fev 29, 2016 5:24 pm

Use a mais robusta. Nem cogite essas mini-chaves. E use cabos 2,5mm2 para fazer as ligações.
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Mensagem por edumoraes Qua Mar 09, 2016 12:01 pm

Comprado falante e dutos, agora a modificação na caixa sai.
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Mensagem por Paulo Penna Sex Mar 18, 2016 8:03 pm

Ruds, estou montando uma Marshall plexi, de guitarra, e quero fazer uma caixa 2x12 vented.
Tem projetos? quais a diferenças das de baixo?
Sei que a maioria das de guitarra são abertas, mas acho o som das vented mais redondo.
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Mensagem por Ruds Seg Mar 21, 2016 8:34 am

Caixa pra guita não tem necessidade de projetar os graves. Guita não tem graves. O que importa é como o falante se comporta nos médios. Dispersão também é uma preocupação com essas caixas.
Por isso mesmo não precisa ser vented. Aliás, não lembro de uma caixa de guitarra com dutos. Só vi seladas ou abertas.
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Mensagem por Paulo Penna Seg Mar 21, 2016 10:15 am

Qual a diferença no som das seladas e abertas?
Estou tentando achar um projeto da marshall 1936 e não acho.
Coisa estranha, projeto de amplificador de guitarra tem montanhas, de baixo, quase nada.
De caixa de baixo, montanhas, de guitarra, nada....
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Mensagem por Ruds Seg Mar 21, 2016 10:23 am

Caixa selada fica com timbre mais grave (na proporção de "grave" de guitarra). Mas não tenho muita experiência com caixas de guitarra.
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Mensagem por Alfs Qua Abr 06, 2016 10:49 am

Ruds,

Quero fazer minha primeira caixa 12" de medidas 45x50x40 o falante é o 12PW5. Semelhante ao projeto do Mauricio Bertola. Será uma caixa simples, apenas falante e 2 dutos.

Minha pergunta é: Existe uma posição ideal para os dutos? Tanto faz na parte dianteira ou traseira da caixa, acima ou abaixo do falante, ao centro ou mais proximo das cantoneiras ? Obrigado.
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Mensagem por Ruds Qui Abr 07, 2016 8:05 am

^ Não tem posição ideal. A única dica é, se for colocar os dutos na parte traseira, evite de deixá-los atrás do falante. E lembre que os dutos tem que estar pelo menos com uns 10cm livres, tanto por dentro, como por fora. Se for usar a caixa encostada na parede, o duto não pode ficar atrás.
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Mensagem por Regis Rocha Ter Abr 26, 2016 5:00 pm

Fala Galera !
Ruds... Uma pergunta q acredito q possa servir para muitos outros tbem..

A caixa "Padrão" 4x10 da TEKSOUND, com 600x600x380 mm, 2 dutos de 3 polegadas na tampa traseira
Se adequaria bem a 4 falantes eminence legend BP102 200W ?
Alguma vantagem ou desvantagem em usar esta caixa "pronta", principalmente com relação ao som propriamente dito?
ABraço!
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Mensagem por Ruds Qua Abr 27, 2016 8:27 am

Esses falantes servem pra esse tipo de caixa padrão. Só sintonizar a caixa de acordo.

A vantagem é que já está pronta. A desvantagem é que esse tipo de caixa 4x10 em "quadrado" tem uma dispersão muito ruim.

Não conheço essa caixa pronta em específico, então não tenho como dizer mais do que isso sobre a qualidade.
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Mensagem por Regis Rocha Qua Abr 27, 2016 9:14 am

Então...quanto a sintonia, eles somente informam 2 dutos de 3 polegadas.
Acredito ser esses dutos padrões , comprados em loja de som, de 3" x 10,5mm (ou 55mm)
É q vi uma pessoalmente, e achei mt bem construida, e um bom tamanho p transporte tbem.
Ja vi gente comentando em algum lugar que pegou uam caixa dessas com falantes B&C e colocou 2 dutos de 4", no lugar dos de 3, e que e a resposta melhorou bastante.
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Mensagem por Ruds Qui Abr 28, 2016 9:07 am

^ Pois é, me parece que só dois dutos de 3" pra quatro BP102 não vai ficar bom.
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Mensagem por Regis Rocha Qui Abr 28, 2016 10:06 am

Então aumentando para 4" esses 2 dutos, ja melhoraria a resposta?
Na pratica, o que mudaria na resposta da caixa Ruds?
( a portabilidade destas caixas esta me "Instigando bastante" )
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Mensagem por edumoraes Qui Abr 28, 2016 1:24 pm

Regis Rocha escreveu:Então aumentando para 4" esses 2 dutos, ja melhoraria a resposta?
Na pratica, o que mudaria na resposta da caixa Ruds?
( a portabilidade destas caixas esta me "Instigando bastante" )

Esse tipo de coisa não dá pra fazer no olhômetro, tem que calcular num software próprio com vários dados dos auto-falantes, litragem da caixa, etc... e ele mostrará o comprimento ideal desses novos dutos de 4" para obter uma sintonia mais fina da caixa.

Mesmo que no teste empírico o som melhore você pode estar correndo o risco de danificar os falantes se caso a excursão do cone dos falantes estiver excessiva, essas coisas...
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Mensagem por Ruds Qui Abr 28, 2016 4:52 pm

edumoraes escreveu:
Regis Rocha escreveu:Então aumentando para 4" esses 2 dutos, ja melhoraria a resposta?
Na pratica, o que mudaria na resposta da caixa Ruds?
( a portabilidade destas caixas esta me "Instigando bastante" )

Esse tipo de coisa não dá pra fazer no olhômetro, tem que calcular num software próprio com vários dados dos auto-falantes, litragem da caixa, etc... e ele mostrará o comprimento ideal desses novos dutos de 4" para obter uma sintonia mais fina da caixa.

Mesmo que no teste empírico o som melhore você pode estar correndo o risco de danificar os falantes se caso a excursão do cone dos falantes estiver excessiva, essas coisas...
É isso aí. Valeu edumoraes! up
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Mensagem por Eliseumohr Ter maio 03, 2016 9:40 pm

Boa noite pessoal !
Estou com uma dúvida e gostaria de opiniões dos profissionais .

Tenho uma caixa  115 que fiz com ajuda do pessoal da selenium , usando um falante 15 pw5
e sinto o som meio aberto "xoxo"  sem punch , ressaltando que a caixa tem um volume bem satisfatório!


A solução para isso seria encher a caixa com manta? (aquela usada em enchimentos de estofados) lembrando que já revesti as paredes da caixa com manta !

Diminuir os dutos ?

Ou usar algumas travas internas para evitar a vibração das paredes da caixa?
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Mensagem por Franco_bass Ter maio 03, 2016 10:17 pm

Eliseumohr escreveu:Boa noite pessoal !
Estou com uma dúvida e gostaria de opiniões dos profissionais .

Tenho uma caixa  115 que fiz com ajuda do pessoal da selenium , usando um falante 15 pw5
e sinto o som meio aberto "xoxo"  sem punch , ressaltando que a caixa tem um volume bem satisfatório!


A solução para isso seria encher a caixa com manta? (aquela usada em enchimentos de estofados) lembrando que já revesti as paredes da caixa com manta !

Diminuir os dutos ?

Ou usar algumas travas internas para evitar a vibração das paredes da caixa?


Amigo, um falante de 15 não é um falante de punch em minha opinião.
Deixa eu te perguntar: Esta caixa sempre teve este som ? Se sim, ela está correta e foi projetada para isso, emitir frequências mais graves. Pois a caixa gira em torno dos padrões deste falante.  Ao meu ver, o amigo precisa de outra caixa com falantes menores 2x10 ou 1x12 para chegar ao som que busca, juntando ou não o som desta de 15.

O que pode fazer é informar as medidas dela , se tem dutos, drive...etc....

Mas acho que o amigo errou na escolha do tamanho do falante, consequentemente na caixa, visto que quer punch e uma caixa 1x15 não dará.
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Mensagem por Ruds Qua maio 04, 2016 9:34 am

Franco_bass escreveu:
Eliseumohr escreveu:Boa noite pessoal !
Estou com uma dúvida e gostaria de opiniões dos profissionais .
[...]

Amigo, um falante de 15 não é um falante de punch em minha opinião. [...]

Só o tamanho do falante não diz nada sobre o resultado final da caixa. Veja https://www.contrabaixobr.com/t34297-teste-cego-tamanhos-de-falantes-e-seus-timbres

Desfeita a confusão, vamos pro problema do Eliseumohr.

Uma caixa dutada não pode ser preenchida com material absorvente. Só revestida, e ainda deve se tomar o cuidado de não obstruir dos dutos. Mas isso não deve ter nada a ver com seu problema, pq não afeta os graves (supondo que "punch" = "graves").

O 15PW5 em uma caixa bem feita deveria dar bons graves. O seu caso talvez seja problema de sintonia, compressão de graves ou estrutura fraca.

1) Qual é o volume e sintonia dessa sua caixa?

2) Qual o tamanho dos dutos utilizados?

3) Qual é a madeira utilizada e o esquema de reforços internos? (uma foto ajudaria bastante)
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Mensagem por Eliseumohr Qui maio 05, 2016 12:22 am

Ruds , a caixa tem 55,7 x 56,5 x 31.4 L x A x Profundidade.

1) 98 liros e 47 hertz
2) 2 dutos de 4" com 15 cm comprimeno
3)compensado naval 18 mm sem nenhum reforço !

Segundo você mesmo me ajudou a calcular ela estava em 47 hertz quando contruí a caixa você me deu umas dicas .

Acho que o problema é eu não ter usado nem um reforço interno , pois a caixa anda quando toco a nota A , e se ajudar nas informações estou usando um cabeçote all tube 200 wats
do Tmiranda .


Sinto falta de agudos e médio agudo , teria como instalar tuiter ?

Também gostaria de saber se tenho que usar algum tipo de crosover ? Pois o falante ta ligado direto ao jack sem nada pra cortar os sub graves que sobram .


Quanto ao reforço aceito sugestões ... Laughing
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Mensagem por Ruds Sex maio 06, 2016 9:05 am

A caixa "andar" quando toca é um sinal muito óbvio de que ela está com a estrutura fraca. Está vibrando demais, e isso "rouba" energia dos graves. Você precisa colocar reforços que prendam as paredes. Os que mais funcionam são os que "cruzam" o interior, ligando o meio de paredes paralelas (opostas). procure as fEARful no google e veja como o greenboy fez os reforços na caixa 1x15" dele. E vai colocando reforço até que você possa deixar uma lata de cerveja sobre a caixa tocando alto sem ela cair (um copo com água tb serve, pros abstêmios Smile ).

Essa sua caixa está com uma sintonia grave, e a resposta deve estar razoavelmente plana. Ocorre que alguns baixistas, especialmente os que curtem timbres mais "vintage", não gostam de respostas flat e graves profundos, mas preferem graves mais altos, de 100Hz a 150Hz. Caixas dutadas antigas costumavam ter um "pico" em torno dessas frequências, e pra quem gosta desse tipo de timbre, pode achar que uma caixa como a sua não tem graves. Se for esse o seu caso, você poderia experimentar usando dutos gradualmente mais curtos e testando se gosta do resultado. Seus graves vão ficar mais pronunciados perto de 100Hz, mas com menos extensão. Dê uma pensada se isso faz sentido no seu caso.

Se você quer agudos sugiro instalar um driver tipo o DT150 da JBL-Selenium ou o D202Ti + corneta. Pra isso você deve usar um crossover com atenuação de uns 8dB, corte perto dos 2kHz, 400W ou mais. Veja EAM e Nenis.
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