Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II

+89
RenanLima
flmeneses
joemesquita
SeuRafinha
Christian
Cantão
DiegoBueno
gpascutti
Fernando Zadá
NESCAU
lzeduardo
deathenrique
fBraga
JPedroG
CSergio
Gabriel Alves
wassis
Gabriel_cwb
isaias pereira
dcfinger82
fdynys
GugaJr
Nelson Bass
MPSGODOY
fheliojr
Renato Aversari
Bruno Rossi
jackdaniels
RiquedaViola
Adanleao
FelipeSL
lfssp
osmanfortes
ailtonbr
vjgomes
denis_gracia
EduBh1978
Edvell
Magnus Floriano
Mau
Glaucio97
rodlburigo
Ramos_83
Rafael0
jeremiasb
andremanel
emerbras
Sandro Levi
BigBoy
Dogwood
Dardo
Emerson C Gomes
Vagner19942010
JORGE BATALHA
SILVIAO
natoventura
Willian Casagrande
Jean Werlang
Rafael Macedo
monteirofn
Monisom
afonsodecampos
joabi
charles lopes kuster
Guga Ramone
fabiofrediani
Franco_bass
Eliseumohr
Regis Rocha
Alfs
edumoraes
frediani
RodrigoBR
Douglas Fernandes
Alambike
Klausberg Sampaio
Paulo Penna
LuizP.Alcantara
GeTorres
caiogas
RógerKlein
bass32
Mauricio Luiz Bertola
Ruds
Cauê Duarte
gustaff.schildt
allexcosta
Raul S.
lucvon
93 participantes

Página 4 de 16 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Eliseumohr Sex maio 06, 2016 10:21 pm

Entendi ...

Na questão do driver com corneta ao instalar ele na caixa não altera a impedância ?

Quanto ao crossover achei muitas variáveis e como não entendo nada fiquei perdido.

Se você puder me indicar algum ficarei agradecido.

Olhei os projetos do Greenboy e são muito bons mas precisaria importar os falantes e agora não é possível $$.

Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Seg maio 09, 2016 8:52 am

Eliseumohr escreveu:Na questão do driver com corneta ao instalar ele na caixa não altera a impedância ?
Não.
Eliseumohr escreveu:Quanto ao crossover achei muitas variáveis e como não entendo nada fiquei perdido.

Se você puder me indicar algum ficarei agradecido.
Ruds escreveu:Pra isso você deve usar um crossover com atenuação de uns 8dB, corte perto dos 2kHz, 400W ou mais. Veja EAM e Nenis.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Qua maio 25, 2016 11:14 am

Ruds,

Ao calcular a litragem de uma caixa, além de adicionarmos o volume ocupado pelo falante, duto, etc..... temos tbm que calcular o volume ocupado pelo revestimento interno "manta acrílica"? Pois vi em alguns foruns um pessoal dizendo que deve-se aumentar o volume da caixa em 40% ao colocar revestimento interno.
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Ruds Seg maio 30, 2016 9:04 am

Pra caixas dutadas, onde só se usa revestimento e não preenchimento, não se considera aumento de volume interno. Calcule o volume normalmente, como se não houvesse a manta, mas sem aumentar nada.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Seg maio 30, 2016 11:07 am

Para caixas seladas tbm não se deve considerar o volume do revestimento interno?
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Ruds Ter maio 31, 2016 8:50 am

Se a caixa selada for totalmente preenchida (e não só revestida) com material absorvente, vai dar um efeito similar a se a caixa tivesse um volume interno um pouco maior.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Franco_bass Qui Jun 09, 2016 3:59 pm

Boa tarde, Ruds!

Férias e vou inventar o que fazer.... kkkkkk

Preciso de ajuda para fazer 2 caixas de modelo 1x12 com o falante 12pw5. Já cortei as chapas 20mm de compensado. Volume interno ficará em 56 litros de cada uma. Terão 2 dutos de 4" polegadas cada uma com 17cm de comprimento cada duto.

Vou comprar os componentes duplicados, cantos, falante, alça, jacks...etc...

Outra coisa, ainda não decidi se coloco drive em 1 delas.

Outra coisa, ainda não decidi se coloco drive em 1 delas. Se colocar drive o que acha do Crossover Nennis DF372TI , junto ao Drive Selenium D202TI. Ou seria melhor o D220TI ?

E , por final, precisaria de algum componente especial para se quiser ligá-las uma caixa na outra ? Como faria a ligação ?

Obrigado e desculpe tantas perguntas.
Abraço
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagem por Ruds Sex Jun 10, 2016 8:22 am

Franco_bass escreveu:Se colocar drive o que acha do Crossover Nennis DF372TI , junto ao Drive Selenium D202TI.  Ou seria melhor o D220TI ?
Pode usar esse crossover. Use a maior atenuação. O D202Ti é mais que suficiente pra essa caixa.

Franco_bass escreveu:E , por final, precisaria de algum componente especial para se quiser ligá-las uma caixa na outra ? Como faria a ligação ?
Nada especial. Só ligar as duas caixas juntas no amp. Mas tome cuidado pra manter a mesma polaridade nas ligações do woofer (o "-" do speakon/crossover no "-" do woofer, sempre).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

João Marcos Duduch gosta desta mensagem

Mensagem por fabiofrediani Seg Jun 13, 2016 7:28 pm

Boa noite...

Ao longo de minha curta trajetória com contrabaixo sempre utilizei combos como qx200...
Estou com muita vontade de fazer uma caixa 4x10, este tipo de caixa tem a capacidade de reproduzir graves com profundidade? Ou vou sentir falta das frequencias mais graves?
Uso um baixo de 5 cordas.

Outra dúvida... Estou aprendendo a mexer com o software WinSd. Neste estou tentando projetar uma caixa 4x10 e ainda não consegui entender o campo onde informo a frequência junto com o volume da caixa em litros. Existe um valor padrão para este campo de frequência? Neste caso 4x10 qual o valor?

Obrigado

fabiofrediani
Membro

Mensagem por Ruds Ter Jun 14, 2016 8:15 am

fabiofrediani escreveu:Estou com muita vontade de fazer uma caixa 4x10, este tipo de caixa tem a capacidade de reproduzir graves com profundidade?
Sim, é só escolher os falantes certos e projetar a caixa direitinho. Provavelmente uma caixa bem grande.

fabiofrediani escreveu:Outra dúvida... Estou aprendendo a mexer com o software WinSd. Neste estou tentando projetar uma caixa 4x10 e ainda não consegui entender o campo onde informo a frequência junto com o volume da caixa em litros. Existe um valor padrão para este campo de frequência?
Não existem valores padrão. Você deve primeiro entender os gráficos e como usar o WinISD. Pra isso eu sugiro duas leituras: 1) As primeiras páginas da PARTE I deste meu tópico, e 2) O tópico "Pictorial de WinISD".
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guga Ramone Ter Jun 14, 2016 4:48 pm

Ruds, o que acontece se eu fechar os dutos de uma caixa dutada? Pode danificar os falantes?
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por Ruds Qua Jun 15, 2016 4:35 pm

Guga Ramone escreveu:Ruds, o que acontece se eu fechar os dutos de uma caixa dutada? Pode danificar os falantes?
Ela vira selada e vai perder graves.

Pode sim danificar o falante em volumes normais/altos.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fabiofrediani Qua Jun 15, 2016 9:41 pm

Ruds escreveu:Não existem valores padrão. Você deve primeiro entender os gráficos e como usar o WinISD. Pra isso eu sugiro duas leituras: 1) As primeiras páginas da PARTE I deste meu tópico, e 2) O tópico "Pictorial de WinISD".
Boa noite segui suas orientações e fiz um projeto com este alto falante:

Impedância Nominal: 8 Ohms
Resp. de Frequência: 60~6.000 Hz
Freq. Mín. de Corte: 100 Hz
Sensibilidade: 95 dB
Potência RMS: 150 Watts
Potência Musical: 300 Watts
Diâmetro da Bobina: 2 Polegadas
Freq. de Ressonância: Fs 65 Hz
Resist. da Bobina: Re 6,5 Ω
Fator de Qual. Total: Qts 0.42
Fator de Qual. Mecânica: Qms 7
Fator de Qual. Elétrica: Qes 0.44
Vol. Equiv. do Falante: Vas 29 L
Área Efetiva do Cone: Sd 0.031 m²
Deslocamento Máximo: Xmax 2 mm

Segue algumas imagens do projeto:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 IjYscno

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 QLaAYIx

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 EutkIEB

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 XXTXXc1

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 SVPNFxK

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 SWgTm3d

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 EhoI5Pm

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 QxZjYf4

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 M9gpk0K

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 TFPG75b

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 H7KU0Gg

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 HLGreAM

Desculpa ai no excesso de imagens, mas quis dar um print em todas as telas que o programa oferece.

Por favor faça uma avaliação e me ajude dizendo o que está certo e o que está errado, e como corrigir.

Muito obrigado

fabiofrediani
Membro

Mensagem por fabiofrediani Qua Jun 15, 2016 9:43 pm

^esqueci de citar acima que são 4 alto falantes de 10"

fabiofrediani
Membro

Mensagem por Ruds Qui Jun 16, 2016 8:30 am

^ Pelo que pude perceber você está entendendo. Você conseguiu ajustar o volume e sintonia pra ter uma resposta em frequência boa.

O problema é esse falante da Oversound, que tem a excursão muito pequena - só 2mm. Falantes de 10" nacionais são sofríveis mesmo. Repare que se você ajustar a potência de entrada do sistema para que a excursão fique sempre abaixo de 2mm, o SPL da caixa não vai ser muito alto.

Dê uma olhada nos falantes legend da Eminence. Ou o deltalite de 10". Esses são bons.
Ah, tem outras marcas boas tb, como Faital, 18sound, B&C.... não sou endorser da Eminence... hehehe.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por charles lopes kuster Ter Jun 21, 2016 2:18 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:RógerKlein
Construí a minha ...  com as seguintes medidas: 45 de largura X 50 de altura e 40 de profundidade.

Bertola, estas medidas que informou são as dimensões internas da caixa?

Charles.
charles lopes kuster
charles lopes kuster
Membro

Mensagem por Guga Ramone Qua Jun 22, 2016 10:58 am

Ruds escreveu:
Guga Ramone escreveu:Ruds, o que acontece se eu fechar os dutos de uma caixa dutada? Pode danificar os falantes?
Ela vira selada e vai perder graves.

Pode sim danificar o falante em volumes normais/altos.

Minha dúvida surgiu pois vi que alguns modelos da Ampeg são selados, então imaginei que não haveria problemas em fechar os dutos. O projeto duma caixa selada é muito diferente duma dutada? O que muda de uma para outra?
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por joabi Qua Jun 22, 2016 4:38 pm

Olá Ruds, tudo bem?

Estou com um falante da Eminence disponível e penso em construir uma pequena caixa 1x10 com ele. É um modelo custom, por isso tenho poucos dados sobre ele.

Você poderia me dizer se é possível desenvolver um projeto somente com os dados que tenho, que estão abaixo? Preciso ficar atento a algo em especial? Minha intenção é de uma caixa com boa sonoridade, mesmo que o SPL não seja tão alto e ela não seja muito pequena. Não terá tweeter e será usada basicamente para ensaios e tocar em casa.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 GNoqu64

Agradeço qualquer ajuda. up
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Ruds Qui Jun 23, 2016 9:17 am

Guga Ramone escreveu:Minha dúvida surgiu pois vi que alguns modelos da Ampeg são selados, então imaginei que não haveria problemas em fechar os dutos. O projeto duma caixa selada é muito diferente duma dutada? O que muda de uma para outra?
Os falantes são diferentes. Normalmente falantes que prestam pra dutadas não servem pra seladas, e vice-versa.
Seladas e dutadas são diferentes, e as características dependem muito de cada projeto específico. Mas em geral as dutadas terão graves mais pronunciados, devido ao ganho que a ressonância do duto proporciona.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Jun 23, 2016 9:39 am

joabi escreveu:
Olá Ruds, tudo bem?

Estou com um falante da Eminence disponível e penso em construir uma pequena caixa 1x10 com ele. É um modelo custom, por isso tenho poucos dados sobre ele.

Você poderia me dizer se é possível desenvolver um projeto somente com os dados que tenho, que estão abaixo? Preciso ficar atento a algo em especial? Minha intenção é de uma caixa com boa sonoridade, mesmo que o SPL não seja tão alto e ela não seja muito pequena. Não terá tweeter e será usada basicamente para ensaios e tocar em casa.

img

Agradeço qualquer ajuda. up

Olá, joabi.

Faltam alguns parâmetros pra confirmar, mas pelo que você postou parece que esse é um subwoofer pra caixas de tamanho reduzido, tanto que ali sugere caixa de 1 pé cúbico (28 a 29 litros) e sintonia bem grave, de 41Hz. Seria apropriado pra algo tipo um subwoofer de home theater. Bem gravão mesmo.

É possível medir os parâmetros do falante, mas se não rolar, acho que sua melhor aposta é fazer a caixa como o fabricante sugere. Só não espere muito, pois provavelmente não será muito boa pra contrabaixo. Sem agudos, médios ruins e baixa sensibilidade (se realmente for um subwoofer). Pra tocar em casa, com um bom equalizador, talvez atenda.

Mas não tenho certeza disso pq não temos o datasheet completo dele. Daí é tentativa e erro mesmo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joabi Seg Jul 11, 2016 11:54 pm

^ Oi Ruds. Então, esse falante é o mesmo usado na minha caixa Bergantino. Comprei direto deles, aproveitando uma promoção no site, e estou querendo usar para fazer essa pequena caixa. Acho que vou considerar o uso de um tweeter, para melhorar a inteligibilidade. Valeu pelas dicas. up
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 12, 2016 1:36 am

charles lopes kuster escreveu:
Construí a minha ...  com as seguintes medidas: 45 de largura X 50 de altura e 40 de profundidade.

Charles.
Não, externas.
Usei compensado naval de 20mm.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por charles lopes kuster Ter Jul 12, 2016 8:56 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
charles lopes kuster escreveu:

Charles.
Não, externas.
Usei compensado naval de 20mm.

Obrigado Bertola.
charles lopes kuster
charles lopes kuster
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Jul 12, 2016 12:30 pm

joabi escreveu:(...)

Acho que dá pra fazer uma engenharia reversa, já que você tem uma 2x10 e dá pra medir ela e o duto.

Mas já pensou em mandar um email pra o Jim? Ele responde.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi Ter Jul 12, 2016 3:55 pm

^ Boa, Alex. Vou tentar falar com ele.

Vou tentar primeiro conseguir o datasheet do falante, se não conseguir talvez eu abra a caixa.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Regis Rocha Qua Ago 03, 2016 3:50 pm

Boa tarde Galera !

Ruds...mais uma vez preciso de sua ajuda.
As 2 caixas que fiz com sua ajuda estão a todo vapor (Pag 7 da "parte I" ) (2 x10" eminence)

Bem... agora preciso montar mais 2 caixas, com os falantes similares(eminence legend BP102 200W 8 ohms) , porém...

Agora devem entrar em cada uma delas um driver Eminence APT50 (3,5Khz)

Estou vendo um divisor padrão, do mercado livre, de 2 vias, com corte em 3,5khz

As 2 q fiz anteriormente estão muito boas mesmo. Então gostaria de fazer +/- parecidas, mas como entra o drive, preciso aumentar a altura dela para caber a corneta.

as medias das 2 caixas que ja tenho, para comparação:

Medidas externas: 65cm (L) x 40cm (P) x 40cm (A)
Dutos: 3 dutos retangulares de 19cm (L) x 3cm (A) x 30cm (P)
Rebaixo do baffle frontal de 4cm

Bem... o q pensei, para tentar manter +/- a mesma "Litragem" seria diminuir a largura para aumentar a altura e um pouco a profundidade, tipo

60x44x42

quanto aos dutos, a princípio diminuiria um pouco a largura(pela pequena diminuição da largura da caixa), mas manteria as demais medidas.

Outar coisa que pensei foi usar compensado de 18mm, assim diminuiria um pouco o peso,e aumentaria um pouco a capacidade interna.

Q preciso fazer de correções Ruds?
(se for necessario montar com outras medidas completamente do "0" não tem problema), pois estas não serão usadas juntas com as outras que ja tenho)
Obrigado !
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Ruds Qui Ago 04, 2016 8:47 am

^ Ok, se quer a mesma resposta, mantenha o mesmo volume interno e a mesma sintonia. Pra deixar a mesma sintonia, não mude a área transversal do duto e nem o comprimento. Se mudar as dimensões ou madeira, faça os ajustes necessários pra atender essas condições.

Lembre de usar um crossover adequado para as impedâncias das vias de graves e agudos, que pelo que entendi serão 4ohms e 8ohms respectivamente.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Regis Rocha Qui Ago 04, 2016 1:21 pm

Entendi Ruds!
E apenas por curiosidade...
- O que influenciaria o ligeiro aumento de volume interno?
- E se diminuir um pouco a área do duto, implicaria em que tipo de mudança na prática?

Mt obrigado Ruds !
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Ruds Sex Ago 05, 2016 8:13 am

Só aumentar o volume muda a resposta da caixa, e isso depende de cada caixa. Mas um ligeiro aumento provavelmente só causará uma ligeira diferença. Simule a sua e veja o que acontece.

Só diminuir a área transversal do duto aumenta diminui a frequência de sintonia e aumenta a velocidade do ar no duto. Também possível de observar na simulação.

Última edição por Ruds em Sex Ago 05, 2016 12:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de informações.)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Regis Rocha Sex Ago 05, 2016 5:35 pm

Ruds...Houve uma mudança grande no "projeto" da caixa. Antes era na horizontal pq seriam usadas com outras caixas, mas agora serão usadas apenas as 2 juntas
Não tenho ideia de como mexer com o software(na vdd nem sei ao certo qual é), mas "por conta" consegui entender alguns parâmetros, pelo manual do falante.
Resumindo, comecei do "0" ,mas tomando como partida as medidas (e volume interno principalmente) da outra q vc ja tinha me passado uns anos atraz ( que por sinal ficou boa demais)
O respiro q foi mais no chute (mas tbem me baseei na área da caixa anterior)

Bem...fiz um desenho simples da caixa, no paint, p se ter uma ideia de como será.
VocÊ poderia dar uma olhada e ver se tem algo mt errado com ela?

(Compensado 18mm)

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Caixapictures upload

Obrigado Ruds!
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Regis Rocha Dom Ago 07, 2016 9:36 pm

Ops, em tempo...a profundidade da caixa será 37cm, e não 35 (esqueci de considerar 2cm de rebaixo do baffle )
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Ruds Seg Ago 08, 2016 9:41 am

Regis, não tenho mais condições de analisar detalhes de projetos e fazer os cálculos. Vou ter que deixar isso pra você. Mas te recomendo tentar mais uma vez aprender a usar o software WinISD. E esse duto triangular é mais chato de acertar, mesmo usando o Boxsim (outro software). Talvez precise montar a caixa e ir medindo a sintonia e mexendo no duto até acertar. Visualmente, pelo desenho que você passou, não vejo problemas.

Mas mesmo com o formato diferente e o duto triangular, pra ter a mesma resposta nos graves você deve manter o volume interno e a sintonia iguais aos da outra caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Regis Rocha Seg Ago 08, 2016 11:02 am

OK..vou atrás do softwAre !
Eu so me baseei pelo volume, tanto da caixa como tambem calculei o "volume interno" dos dutos da outra caixa, e passei para essa, mas em um formato diferente.
Sei q o volume interno, no geral esta compatível. Msa quando entra na parte de sintonia, acabo ficando meio "no ar"

Quanto ao divisor, descobri que não consigo manter uma entrada de 8 ohms se quero ligar 2 falantes em 4 ohms no divisor.
Eu achava que o divisor era projetado em cima da impedancia dos falantes (no caso 4ohms), e "fornecia" uma entrada com impedancia "à escolher" (no caso 8 ) determinada pelo circuito, mas vi q a impedancia de entrada será sempre a impedancia de saida dos woofers. Ou seja, não consigo fazer o amplificador "enxergar" 8 ohms se tenho ligado woofers em 4 ohms no divisor.
Diante disso, mantenho o divisor de 2 vias, ou posso usar apenas o de 1 via para o drive e manter os falantes em full (substitui o apt50 da eminence pelo selenium 202ti)

Muito obrigado mais uma vez Ruds !

Última edição por Regis Rocha em Seg Ago 08, 2016 7:34 pm, editado 3 vez(es)
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Empty Divida do BoxSim

Mensagem por Klausberg Sampaio Seg Ago 08, 2016 6:05 pm

Boa noite,

Caro Ruds, estou de volta. Concluindo a versão final do projeto para produzir as caixas esse mês.

No WinIsd ficou assim:

Aqui tenho os picos abaixo de 2db (evitando boomy). Também o cruzamento nos -3db logo após 52hz (na 1x15"), e em cerca de 55hz (na 2x8"). Sempre abaixo de 60Hz para garantir o Grave.
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 WczGe19

Aqui se percebe que elas começam a distorcer logo após 250W. O amp tem 500wRms. Então o pot. de "volume" deve ficar lá pelos 50%.
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 VgRsV9f

Aqui um SPL próximo dos 120db começando antes dos 60Hz. A caixa com 1x15" tem maior SPL nas frequências mais baixas.
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 YiyJGCA

Aqui o sinal de potência ajustado para manter os falantes dentro lo limite de excursão (Xmax). Meu amplificador tem filtro subsônico na entrada (em 25Hz)
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 9oGJPG9

Aqui os dutos ajustados para velocidade do ar abaixo de 20m/s
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 SU5eJ3e

SERÁ QUE TEM ALGUM ERRO AINDA?

PARA O COMPRIMENTO DO DUTO

Apareceu uma dúvida. No BoxSim é pedido o volume da caixa incluindo o volume do duto (L).

A pergunta é: Devo considerar/incluir também o volume do Driver, Falante e Corneta?

Veja na imagem abaixo, onde digitei 54,17 (por exemplo):

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 ZaUul6k
Klausberg Sampaio
Klausberg Sampaio
Membro

Mensagem por Ruds Ter Ago 09, 2016 8:49 pm

Regis,

essa questão de impedância não tem relação com usar ou não o crossover. Só que claro que você deve usar o crossover adequado às impedâncias das vias. No seu caso, tem que ser crossover pra woofer de 4 ohms e tweeter de 8 ohms.

Eu acho melhor manter o crossover, pra reduzir a faixa de interferência entre os falantes.

Klausberg,

a caixa 1x15" está muito boa. Não vejo problemas no que você postou.

Já sua caixa 2x8" está com a sintonia acima do que eu recomendaria pra contrabaixo. Veja que a excursão está muito elevada nos 50Hz e abaixo. Talvez seja melhor você trocar um pouco de ganho por extensão, pra garantir que não vai estar excursionando demais os falantes. Sintonia abaixo de 60Hz é mais segura. Eu não uso acima de 55Hz.

Sobre suas dúvidas do Boxsim, é isso mesmo. Ele desconta o volume do duto, mas não das outras coisas. Ele não sabe nada sobre o driver, falante ou corneta, por isso você deve descontar esses.

Mas ele te diz qual é o valor do volume geométrico calculado ali no quadro amarelo. Se você quiser pode calcular o volume na mão e comparar pra ver se confere. Pode ter diferença por causa da parede do duto, se ela for espessa, mas normalmente é uma diferença pouco significativa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Klausberg Sampaio Qua Ago 10, 2016 9:17 am

Bom dia,

Caro Ruds, agora complicou para mim.

Diminuí o "signal" de 250w para 230w. Isso resolveu o Pico de excursão, mas não deslocou o Vale para a esquerda, antes dos 50Hz.

Para deslocar o vale para a esquerda (50Hz), só baixando a sintonia (como vc recomendou).

OPÇÃO-A: Para sintonia em 50Hz, a linha corta o -3db numa frequência mais alta (75,82Hz). Melhora a excursão, perdendo muito os graves.

OPÇÃO-B: Sintonizado em 60Hz, a linha cruza -3db numa frequência mais baixa (55,23Hz). Melhora os graves, prejudicando muito a excursão.

OPÇÃO-C: Um "meio-termo", sintonizado em 55Hz, a linha cruza os -3db em 67,88Hz. Temos graves e excursão não bons.

E agora? Qual opção escolher? Talvez inserir uma bobina indutora na via do falante (como filtro passa altas de 1ª ordem com corte em 50Hz) ?
Socorro. Me dá essa força aí. Sei que esses falantes não são ideais, mas qual seria a melhor sintonia possível com eles?

Veja nas imagens abaixo a linha azul

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 BzdiGaC

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 71CAuzj

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 E2t4uWk

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 XO26dNz

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 PHvME64

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 NDZZbZR
Klausberg Sampaio
Klausberg Sampaio
Membro

Mensagem por Regis Rocha Qua Ago 10, 2016 5:01 pm

Foto de como vai ficar finalmente. So fiquei com pouco de duvida c relação ao duto mesmo. Cnsegui instalar o Winisd, mas nao tive tempo habil para entender bem.
E esse duto triangular "quebrou as pernas"

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Caixaclick image upload
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 10, 2016 5:51 pm

Regis, não sei se já vistes um tópico do Alex que ensina a usar este programa, é bem explicativo, segue o link:

https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Regis Rocha Qua Ago 10, 2016 7:37 pm

Oi Afonso ! Sim..esse topico do Alex ajudou mt.
Comentei a respeito por conta do duto triangular, que dificult aas coisas, mas me baseei pela area do duto quadrado, "transpondo" para a área do triangular.

A principio, (por esse método, q não sei se esta certo) está td ok! Ficou perfeita (e bem similar a outar caixa que peguei como referencia)

Mas mesmo assim, mt obrigado Afonso up
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Ruds Qui Ago 11, 2016 9:37 am

Klausberg,

acho que melhor usar 55Hz. Alivia bastante a excursão. Lembre que você pode compensar depois com equalização se precisar. Outra opção é usar o ambiente pra ganhar graves, por exemplo posicionando a caixa no chão, próximo de cantos de paredes.

Filtro passivo, tipo esse indutor que você falou, não é uma boa ideia. Vai bagunçar toda a resposta da tua caixa.

Regis,

é possível medir a sintonia depois de montada a caixa. Se você quiser, pode montar ela com o duto um pouco mais curto. Daí vai medindo e alongando o duto com pequenos pedaços de madeira até chegar na sintonia desejada. É uma dica pra resolver o problema de não conseguir simular a sintonia da caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Regis Rocha Dom Ago 21, 2016 12:58 pm

Ruds...uma coisa com relação ao divisor (Nenis DF652TI), quanto as atenuações...

Claro que vou testar as diferentes possibilidades ( inclusive o fabricante sugere inverter a polaridade da via de agudo)
Mas gostaria de saber sua sugestão, ou mesmo um ponto de partida para as ligações de atenuação:

Via de agudos (corte 12dB/8va - 1,8Khz)

- Atenuação 6 / 7,5 / 9 dB
- Opção reforço de brilho 5kHz (On/Off)

* Drive utilizado - JBL /Selenium 220ti (800Hz - 20000Hz) 80/90W - 109dB

Via de grave
- Corte para falante 6 / 12 dB 8va

* 2 Falantes utilizados - Eminence Legend BP102 (40Hz - 2000Hz) 200W - 91,8dB

Comparando os graficos de resposta de frequencia entre o falante e o drive, achei q casou perfeito. Onde a curva começa a cair, próximo dos 2Khz no falante, o divisor faz o corte

P.S. As caixas ja estao prontas. Só faltando agora a ligação e o acabamento Very Happy
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Ruds Seg Ago 22, 2016 10:04 am

^ Use a atenuação de 9dB. Se depois achar que ficou muito agudo, coloque mais um L-pad antes do D220Ti.

Opção de brilho acho melhor não usar. Depende da corneta.

Pra definir a a polaridade é melhor você ouvir as duas opções e escolher a que você prefere.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Penna Seg Ago 22, 2016 12:37 pm

Vixi, troquei o falante da minha velha caixa por um jbl selenium 15pw5..... ficou muito estranho....
Ficou grave pacas...
Ruds, sabe se mudou alguma coisa nos 15pw5 de dois anos para cá?
Tinha calculado a caixa para ele mas só agora troquei e ficou ruim....
Nunca entendi o winisis muito bem, devo ter feito algo muito errado.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Regis Rocha Seg Ago 22, 2016 1:26 pm

Blz Ruds ! É exatamente o como tinha imaginado as ligações da via "alta"!

E o corte dos falantes falantes, pensei em deixar em 6dB, ou vc acha melhor 12 dB tbem?

Obrigado !
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Ruds Ter Ago 23, 2016 8:34 am

Paulo:

Não sei. Dá uma revisada na tua caixa.

Regis:

Use 12dB.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bass32 Qua Set 07, 2016 10:34 am

Ruds,

Tenho aqui em casa um cabeçote handmade com saída de 4 ohms e uma caixa de contrabaixo handmade com woofer de 10" em 4 ohms.
Tenho aqui também dois woofer de 6 polegadas em 4 ohms cada.

Gostaria de fazer uma caixa para os woofer de 6 polegadas, ligando eles em paralelo e colocando um capacitor para cortar as baixas frequências e assim ligar essa caixa em paralelo com a caixa do woofer de 10 polegadas.

Ligando as duas caixas em paralelo, a impedância final será de 4 ohms?

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Cabeote%20baixo_zpsbrtvmhxb
bass32
bass32
Membro

Mensagem por Monisom Qua Set 07, 2016 1:49 pm

Olá a todos! Depois de um longo período sem aparecer, dou as caras novamente...hehehe. Dessa vez para mostrar a conclusão do meu projeto, o qual busquei ajuda aqui lá pelo segundo semestre de 2014 ainda...rsrs. Construí um set 1x15 +4x10 para usar no palco pois tenho uma pequena sonorização e trabalho basicamente com bandas de baile aqui do sul. Só por favor me digam como colocar as imagens aqui.......Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 A>

Última edição por Monisom em Qui Set 08, 2016 1:22 pm, editado 1 vez(es)

Monisom
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 07, 2016 2:07 pm

Ruds
Quais as dimensões mínimas para uma caixa (duto traseiro) com um Snake ESV610?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Regis Rocha Qui Set 08, 2016 5:58 pm

Salve pessoal !
Seguem algumas fotos das minhas "crias"

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Full_Size_Renderimage hoster

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 Full_Size_Render_2uploadimage

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 4 IMG_4295picture sharing

Aproveitei a oficina de um aluno que faz móveis p usar o espaço e as ferramentas dele hehe

A chave "desliga" o crossover e o drive, deixando os falantes em Full.
A atenuação mantive apenas do próprio divisor da nenis. Gostei mais do drive ligado com polaridade invertida (estou pensando em colocar apenas um resistor a mais em serie, para atenuar minima coisa a mais e usar as 2 caixas)

Ontem fiz um show e levei apenas 1 delas. Ficaram sensacionais. Adorei as caixas. Inclusive usei o amp com volume mais baixo que o de costume, no mesmo palco !
Agora me deu vontade de montar uma de 3 vias com um legend BP122 (12") + um Legend BP102 (10"- iguais a estes q usei nestas das fotos ) + um medio de 6" e um tweeter.
Gostei demais dessa "brincadeira" de caixas com vias separadas. E fiquei ainda mais impressionado com os eminence

Agradeço ao pessoal e especialmente ao Ruds pelas ajudas (muitas pelas pequisas no forum, outras com perguntas diretas para ele).
Depois que comecei a aprender a mexer com o Winsd, esse negócio ta viciando !
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Mensagem por Regis Rocha Qui Set 08, 2016 6:10 pm

Bass 32...
Com esse cabeçote q vc tem, vc só poderá ligar o falante de 10" (da forma como vc mostrou cima).
Se ligar os 2 de 6" provável vai queimar por aquecimento (metade da impedancia minima de trabalho).
Se ligar os 2 x 6" + 10" em paralelo, provavel que queime mais rápido ainda, pois estara trabalhando com pouco mais de 1 OHM.

Não sei se é boa idéia ligar esses de 6" apenas com capacitor. Acredito q com esses falantes, o ideal seria um divisor com os cortes certos para esse médios de 6" e manteria o woofer de 10" para graves (mantendo assim os 4ohms) mas vc precisaria das especificaçoes desses falantes

Mas sou mero aspirante no assunto. Pessoal mais gabaritado logo comenta ae !

P.S. Esqueci de perguntar antes...
Pessoal indica qual falante de 10" nacional? Procuro algo em torno de 200W, para "tentar" encontrar algum que se encaixe na 4x10 de "doou" os eminence
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 16 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10 ... 16  Seguinte

Ir para o topo