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Projetos de caixas "handmade" - Parte II

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Mensagem por Monisom Qui Set 08, 2016 11:30 pm

Bom, depois de várias tentativas finalmente consegui subir as fotos...heheProjetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 R9T3QcCProjetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 6euGVwxProjetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 SW5LmT7Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 RzdNqBzProjetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 X5lymCoProjetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 MPIowiPNessas images estão faltando as telas que coloquei depois, mas gostei bastante do resultado, e a cada vez que um baixista desce do palco eu sempre repito a mesma pergunta: E aí o que achou do set? e a resposta sempre é positiva.... ainda mais depois que digo que fui eu que projetei e construi...hehehe.

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Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por monteirofn Sex Set 09, 2016 7:16 am

Cara, meus parabéns pelo trabalho. Tem algum áudio ou vídeo delas em ação?
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Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Sex Set 09, 2016 9:20 am

bass32 escreveu:Ligando as duas caixas em paralelo, a impedância final será de 4 ohms?
Veja o que o Regis respondeu, pois ele fez comentários bem pertinentes. Mas tem algumas perguntas que você precisa responder antes de saber "qual impedância" vai resultar esse "set" que você quer fazer.

Por que você quer montar essas caixas dessa forma? (espero que não seja só porque tem os falantes a disposição)

Tem as especificações desses falantes?


Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ruds
Quais as dimensões mínimas para uma caixa (duto traseiro) com um Snake ESV610?
Depende de quanto você está disposto a sacrificar os graves da caixa. Quanto menor o volume, menos graves. Mas eu acho que menos de 35l pra esse falante não rola pra caixas de contrabaixo. 40l seria melhor.

Veja que o ESV610 não é muito forte nos graves, por isso colocar ele em uma caixa maior ajuda.

Se fizer com 40l, use sintonia de 55Hz (um duto de 4", 10cm de comprimento).

Não coloque o duto diretamente atrás do falante.

Regis Rocha escreveu:Seguem algumas fotos das minhas "crias"
claps claps claps

Regis Rocha escreveu:Pessoal indica qual falante de 10" nacional? Procuro algo em torno de 200W, para "tentar" encontrar algum que se encaixe na 4x10 de "doou" os eminence
Falantes de 10" nacionais são sofríveis. Mas entre os que existem, se eu tivesse que escolher, ficaria com o Eros E-510L. Projetar uma caixa pra ele não é tão simples, mas se bem feito pode ficar bom. Mesmo assim provavelmente precisaria de um eq pra ajudar nos graves, dependendo do gosto do baixista.

O Snake ESV610 seria uma segunda opção, um pouco mais barata e com menor desempenho.

Problema é que acho que nenhum desses dois seriam recomendáveis pra colocar na caixa que você já tem (não sei como é a caixa). Eles precisam de caixas bem específicas pra ficarem bons. Pra simplesmente colocar na caixa existente, falantes como os eminence basslite, deltalite ou mesmo o bp102 são mais amigáveis. Eles foram projetados pra ficarem bons nessas caixas "padrão".
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Mensagem por Guga Ramone Dom Set 11, 2016 11:26 am

Ruds, tenho uma caixa 4x10 e sinto que, com o driver desligado, ela peca um pouco na reprodução das altas frequências. Ao ligar o driver, os agudos ficam muito estridentes. Tem como atenuar os agudos que vão pro driver? Como faço isso?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 11, 2016 11:51 am

^Não sou o Ruds, mas... Ao invés da chave, vc pode usar um potenciômetro para o driver, daí, regula a atuação nele
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Mensagem por Ruds Seg Set 12, 2016 8:21 am

Guga Ramone escreveu:Ruds, tenho uma caixa 4x10 e sinto que, com o driver desligado, ela peca um pouco na reprodução das altas frequências. Ao ligar o driver, os agudos ficam muito estridentes. Tem como atenuar os agudos que vão pro driver? Como faço isso?

Sim. Você deve usar um L-pad : http://autosom.net/artigos/lpad.htm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Não sou o Ruds, mas... Ao invés da chave, vc pode usar um potenciômetro para o driver, daí, regula a atuação nele

Não um potenciômetro, mas sim um L-pad variável: http://www.parts-express.com/parts-express-speaker-l-pad-attenuator-50w-mono-1-shaft-8-ohm--260-255
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Mensagem por Guga Ramone Seg Set 12, 2016 11:04 am

Legal!

Minha caixa é 4 Ohms, creio que não haveria problema em usar um L-pad de impedância maior, tipo 8 ou 16 Ohms, certo? Sabe onde acho esses L-pads aqui no Brasil?
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Mensagem por Franco_bass Seg Set 12, 2016 11:45 am

Guga Ramone escreveu:Legal!

Minha caixa é 4 Ohms, creio que não haveria problema em usar um L-pad de impedância maior, tipo 8 ou 16 Ohms, certo? Sabe onde acho esses L-pads aqui no Brasil?

Guga, achar até acha , mas tem que caçar tipo no M.L ou OLX.

Procurei por bastante tempo, nas maiores lojas de componentes eletrônicos, mas só achei com 8ohm e 15w. Acho que o padrão para o nosso uso seria de 50w. O Ruds pode opinar melhor.

Uma alternativa é conversar com esse cara do link. Ele faz projetos personalizados atenuadores para Falantes e Twitter.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705886500-atenuador-l-pad-p-driver-tweeter-mid-range-e-full-range-_JM
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Mensagem por Ruds Ter Set 13, 2016 8:13 am

Guga Ramone escreveu:Legal!

Minha caixa é 4 Ohms, creio que não haveria problema em usar um L-pad de impedância maior, tipo 8 ou 16 Ohms, certo? Sabe onde acho esses L-pads aqui no Brasil?

Você deve usar um L-pad compatível com a impedância do driver/tweeter. (Que tal ler o link que postei? Não era minha resposta que você queria?)

L-pad variável não sei onde comprar aqui. Se puder ser o fixo, este você monta com resistores que se encontra na maioria das lojas de componentes eletrônicos.
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Mensagem por Guga Ramone Qui Set 15, 2016 9:40 am

Eu queria o variável, justamente pela versatilidade. Se não achar, acho que vou fazer com uma chave de 3 posições com diferentes níveis de atenuação.

Valeu, Ruds!
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Mensagem por Regis Rocha Dom Set 18, 2016 3:41 pm

Galera...segue um video rapido de um loop q gravei mais para testar as novas caixas e o pré Alembic F-1X.
Gravei direto do iphone com mic tascam iM2
Usei 4 tracks no looper. Infelizmente apenas no fone nao da p ter mt noção da profundidade e definição dos graves, mas p mim, realmente impressionou. As coisas vibram td aqui na sala.

https://www.youtube.com/watch?v=JffIUqMut6E
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Mensagem por edumoraes Seg Set 19, 2016 7:23 am

Ruds, bom dia, finalizei a readaptação da minha caixa 1x15 para 1x12 usando o 12pw5. Como tive que recuar a parte frontal da caixa para poder por tela, ela ficou com uma litragem um pouco menor ainda do que já estava, cerca de 48,7 litros sem descontar ainda o falante e os dutos, medidas internas em cm 42,5(A) x 42,5(L) x 27(P). Usei dois dutos de 4" com 18cm de comprimento como você havia sugerido, sendo um duto na frente e outro atrás.
Você acha que mesmo com essa litragem reduzida as medidas dos dutos estão corretas? A busca é por uma frequência entre 54 e 55hz.
Como faço para medir agora depois de pronta se a caixa está afinada corretamente para essa frequência?

*logo posto fotos dela aqui, está faltando cobrí-la com o revestimento e instalar a tela de proteção.
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Mensagem por Ruds Seg Set 19, 2016 8:23 am

^ Como o volume interno diminuiu e você manteve os mesmos dutos, a sintonia subiu. A solução é aumentar o comprimento dos dutos para voltar à sintonia desejada. Chuto que entre uns 20cm ou 22cm de comprimento.

Pra medir a sintonia você pode usar uma medida da impedância da caixa, ou usar o "método do arroz".

No caso do arroz:

1) Vire a caixa de forma que o falante fique voltado pra cima;
2) Jogue um punhado de arroz no cone;
3) Use um gerador de sinal com frequência ajustável (o winISD faz isso);
4) Ligue a caixa + amp + gerador de sinal em 100Hz. Ajuste o volume de forma que o falante se mova a ponto de "jogar" o arroz pra cima, mas não a ponto de ejetar eles completamente fora do cone;
5) Vá diminuindo a frequência em passos de 2Hz (ou menor) e observando o quanto o arroz pula;
6) Haverá uma frequência em que o arroz vai pular bem pouco, e depois (quando diminuir a frequência ainda mais) ele vai voltar a pular forte. A frequência em que o arroz menos "pulou" é sua frequência de sintonia.

Se quiser, ajuste de forma mais fina a frequência pra tentar achar o ponto de mínimo movimento do cone. Essa será a frequência de sintonia.

O método de medição de impedância é mais preciso, mas é menos "caseiro".
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Mensagem por edumoraes Seg Set 19, 2016 10:30 am

E como funciona esse gerador de sinal com frequência ajustável no WinISD? Liga um cabo p2 na saída do computador e liga na entrada do amplificador para sair o som no falante para verificar as vibrações? é isso?
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Mensagem por Ruds Seg Set 19, 2016 1:42 pm

^ Isso, liga a saída de áudio do PC no amp. Procure no WinISD por "generate" ou "Signal generator" ou algo do tipo. Daí acho que com o mouse no gráfico você pode mudar "em tempo real" a frequência. Só dar uma fuçada que você descobre. Mas pode usar qualquer programa que gere um sinal senoidal, não precisa ser o WinISD necessariamente.
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Mensagem por edumoraes Seg Set 19, 2016 7:24 pm

O teste do arroz não é nada preciso, mas a impressão que tive que realmente subiu a frequência do que era desejado, aparentemente nos 65hz o arroz vibra menos que nos 55 hz e qdo jogo acima nos 70hz volta a vibrar mais também. Então a caixa deve estar sintonizada em torno dos 65hz. Qdo ponho 64 ou 66hz não nota-se diferença.
O problema é que essa caixa tem pouca profundidade, se eu aumentar o duto vai sobrar pouco espaço entre o duto e a parede do fundo, atualmente está com 10cm esta distância.

EDIT: Chamei o pessoal aqui em casa pra dar uma opinião e parece que concluímos que nos 60hz vibra menos um pouco que nos 65hz, mas mesmo assim fica a dúvida.
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Mensagem por Ruds Ter Set 20, 2016 9:41 am

Se quiser tentar o método mais preciso: http://www.roomeqwizard.com/help/help_en-GB/html/impedancemeasurement.html
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Mensagem por edumoraes Ter Set 20, 2016 1:07 pm

Ruds escreveu:Se quiser tentar o método mais preciso: http://www.roomeqwizard.com/help/help_en-GB/html/impedancemeasurement.html

Blz Ruds, valeu, vou ler com calma e ver se consigo executar esse procedimento aí, já baixei o REW.
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Mensagem por edumoraes Seg Set 26, 2016 9:46 pm

Ruds, só uma dúvida, esse resistor que o esquema mostra é um resistor comum? Pelo que entendi seria um resistor de 100 Ohms se eu usar a entrada de microfone e 1 KOhm se usar entrada de linha, é isso?

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Mensagem por Ruds Ter Set 27, 2016 8:21 am

Sim, resistor comum 1/4W, 5%. O valor do resistor depende da saída utilizada, não da entrada. Se você usar saída de fone de ouvido (recomendável), use 100 ohms mesmo.
Já entrada, use a de linha, não a de microfone.
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Mensagem por afonsodecampos Seg Out 03, 2016 10:07 am

Hoje fui ao Comércio e aproveitei pra ver como estão os preços da JBL/Selenium por aqui e fiquei surpreso ao saber pelo vendedor que os falantes da linha PW5 (10, 12 e 15) foram descontinuados pela empresa Sad

Confere? Vocês estão sabendo de alguma coisa?
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Mensagem por edumoraes Seg Out 03, 2016 1:37 pm

afonsodecampos escreveu:Hoje fui ao Comércio e aproveitei pra ver como estão os preços da JBL/Selenium por aqui e fiquei surpreso ao saber pelo vendedor que os falantes da linha PW5 (10, 12 e 15) foram descontinuados pela empresa Sad

Confere? Vocês estão sabendo de alguma coisa?


http://www.jbl.com.br/search/pw5


ferrou... preciso comprar algum 12pw5 disponivel no mercado pra poder fazer minha 2a caixa... Shocked
Qual será o modelo dos novos que substitui o 12pw5?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 03, 2016 3:01 pm

^ Corre que acha ainda....
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Mensagem por afonsodecampos Seg Out 03, 2016 3:43 pm

Putz, então é sério? Mas será que a Empresa não substituiu o produto? Simplesmente acabou?

Caramba...
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Mensagem por edumoraes Seg Out 03, 2016 4:31 pm

afonsodecampos escreveu:Putz, então é sério? Mas será que a Empresa não substituiu o produto? Simplesmente acabou?

Caramba...

Mandei um e-mail para eles questionando se o 12pw5 realmente saiu de linha, e se sim qual modelo dos novos seria o substituto direto, especifiquei que a aplicação seria caixa para instrumento musical, contrabaixo elétrico. Vamos ver se respondem.
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Mensagem por afonsodecampos Seg Out 03, 2016 5:08 pm

Beleza Edu :curti:
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Mensagem por Ruds Ter Out 04, 2016 8:08 am

Já fazem uns 3 anos que ouvi pela primeira vez que o 12PW5 sairia de linha. Será que dessa vez "vai"?

Se for é uma pena.
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Mensagem por edumoraes Qui Out 06, 2016 10:18 pm

Ruds escreveu:Sim, resistor comum 1/4W, 5%. O valor do resistor depende da saída utilizada, não da entrada. Se você usar saída de fone de ouvido (recomendável), use 100 ohms mesmo.
Já entrada, use a de linha, não a de microfone.

Ruds, instalei o REW e fiz o cabo pra ligar na caixa seguindo aquele esquema. Usei uma placa de som USB dessas que parece um pendrive pois não tive coragem de por a placa de som do notebook à risca. (detalhe a plaquinha esquentou um bocado durante o teste, achei até que ia queimar).
Bom, o REW emitiu rapidamente as frequências no autofalante e gerou um gráfico, me parece que não funcionou muito direito pois o gráfico está bem confuso para mim, para tanto repeti mais algumas vezes e cada hora gerou um gráfico diferente, segue as imagens abaixo:

Aqui como configurei os parâmetros:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 REW_Make_a_measurement
Inseri o valor do resistor 100 Ohms e a frequência inicial e final que o falante reproduz conforme manual da Selenium 50~4000 hz e o level -10db conforme consta no manual também. (não sei se fiz essa parte certo).

Os gráficos gerados:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 Teste_01

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 Teste_02

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 Teste_03

Bom, nos testes acima os dutos ainda estavam com 19 cm de comprimento e no teste do arroz fiquei na dúvida se a menor vibração estava nos 60 ou 65 hz.
Então recalculando os dutos no WinISD e usando o fator de correção de 0.8 a medida dos dutos para conseguir os 54hz deveria subir para 22cm.

Como eu ainda tinha pedaço de duto para acrescentar, cortei mais dois pedaços de 3 cm e acoplei nos dutos.

Fazendo novamente o teste do arroz (já que o teste com o REW não consegui um resultado satisfatório) notei que a frequência de afinação da caixa abaixou, mas agora fiquei na dúvida entre os 55hz e 60hz que apresenta uma vibração muito parecida, o bom é que agora nos 65hz o arroz vibra mais do que nas duas outras frequências que vibraram menos, o que sugere que a caixa está afinada nesta faixa de frequência entre 55 e 60hz.

Fiz um video do teste do arroz usando as seguintes frequências: 45hz, 50hz, 55hz, 60hz, 65hz e 70hz. O arroz apresentou menor vibração nos 55 hz e 60 hz mas visualmente a diferença entre as duas frequências pra mim é imperceptível.



Segue imagens da caixa:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 P_20161006_222657

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 P_20161006_222741

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 P_20161002_165229_1

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 P_20161002_204450_1
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Mensagem por Ruds Sex Out 07, 2016 10:21 am

edumoraes,

a medição da impedância não está certa. Você está basicamente medindo ruído. Comece revisando as ligações. Certifique-se de que ligou nas saídas e entradas certas da placa de som. Veja se conectou todos os terras/malhas juntos (devem estar todos conectados juntos). Veja se não está conectando fios que não deveriam estar conectados. Veja se o resistor está bem conectado e ligado nos lugares certos. Também veja se a placa de som está bem configurada e funcionando. Enfim, revise geral.

Depois tente medir novamente, mas mude alguns parâmetros para:
Start Freq: 10 Hz
End Freq: 10.000 Hz
Sweeps: 2

Sobre suas experiências com aumentar o duto, elas estão conforme o esperado. Aumentou o duto, diminuiu a sintonia. Pelo jeito o seu duto com 22cm já está chegando na sintonia desejada. O problema é ele ficar muito colado na parede da caixa, e quando precisar de mais SPL, vai começar a dar turbulência e perder rendimento.
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Mensagem por edumoraes Sex Out 14, 2016 12:12 am

A Selenium JBL não respondeu meu email até hoje.

Será que esse falante seria um bom substituto ao 12pw5?

http://www.jbl.com.br/som-externo-e-trio/woofer/woofer-jbl-12mg1000_1349302?utm_source=criteo&utm_medium=cpc&utm_campaign=lowerfunnel

especificações técnicas:
http://i-jbl.a8e.net.br/static/pdf/woofer-12mg1000.pdf
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Mensagem por Ruds Sex Out 14, 2016 8:41 am

Definitivamente não. Péssimo.
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Mensagem por edumoraes Sex Out 14, 2016 4:55 pm

Entrei no site da JBL Selenium de novo e solicitei um atendente pelo chat online, a atendente me disse que teria que mandar um e-mail para Harman e eles me responderam que o 12pw5 continua em produção, mas ainda não vejo listado no site deles. Vai entender...

Prezado Cliente,
Agradecemos o seu contato com a Harman do Brasil.
Informamos que o produto 12PW5 ainda continua em linha.


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Mensagem por Ruds Sex Out 14, 2016 5:06 pm

É... ainda não foi dessa vez.

Valeu por compartilhar a resposta deles aqui, edumoraes! up
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Mensagem por Rafael Macedo Ter Out 18, 2016 5:52 pm

Boa tarde Ruds e pessoal.
A um tempo tento acompanho este forum e li muito sobre este tema, li tambem a parte 1, mas não consigo ver as imagens (aparece apenas uma ou outra, não sei pq disso), acho que isso esta me atrapalhando um pouco a entender melhor os resultados de todos, já que sou bem leigo no assunto.

Estava a procura de uma caixa 1x12 e nas minhas procuras um amigo me ofereceu 2 já prontas que ele não utiliza mais e so ocupavam espaço, as caixas estão sem os alto falantes. Ah! Elas não eram utilizadas para instrumento.
As caixas são pequenas e tem medidas externas de 37 altura, 33,5 largura, 50 profundidade, as madeiras são de 18 mm e elas tem 2 cm de recuo na parte frontal para o falante e grade.
Os dutos são aqueles pequenos de 2 polegadas e tem 2 desses na parte frontal.

Com elas eu comprei 1 12pw5 para instalar em uma e fazer o teste.

Minha duvida:
Qual a sintonia que poderia utilizar para ela com este falante?
Esta sintonia tem que ficar no "0" do grafico?
baixei o programa que indicou, consegui cadastrar o 12pw5, mas no resto me atrapalhei inteiro nos calculos e graficos.
E os dutos preciso abrir mais ou aumentar?

já dei uma olhada no topico do Alex sobre o programa, mas tambem não consigo ver a maioria das imagens.

Sei que a caixa já está pronta o que dificulta, mas gostaria de uma direção.

desde já muito obrigado e desculpa se falei demais ou fiz perguntas muito simples.
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Mensagem por Ruds Qua Out 19, 2016 8:22 am

Pelas medidas que você passou, a caixa é pequena pra esse falante. Calcule o volume interno pra saber exatamente.
2 dutos de 2" é muito pouco pro 12PW5. Recomendo 2 de 4".
Sintonia depende de algumas coisas, mas não use acima de 55Hz pra contrabaixo. Sintonia não tem nada a ver com "ficar no 0 do gráfico".

Sem usar o software fica difícil projetar a caixa. Qual parte do software você não entendeu?
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Mensagem por Rafael Macedo Qua Out 19, 2016 1:42 pm

Obrigado pela ajuda Ruds!

Imaginei mesmo que a caixa era muito pequena e que os dutos tambem eram pequenos.
Em casa eu tenho o winisd e vou jogar todas as informações e passar as duvidas exatas.

quanto a ficar no zero, eu me expressei errado, desculpe o erro!
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Mensagem por Rafael Macedo Qui Out 20, 2016 3:35 pm

boa tarde Ruds!

antes não estava conseguindo achar quantos litros tinha a caixa e não conseguia entrar na opção Box Shape que fica dentro da aba Box no Winisd 0.50a7, baixei o Beta parafazer o teste e consegui entrar e ir ajustando o volume até atingir o que eu tinha de dimenções da caixa, deu 44 litros, já descontando os 2 cm frontais para a grade, falante e entradas do duto.

o winisd beta me deu uma frequencia de 55 hz e como comentou que teria que ser menor eu diminui para 52 hz pq vi que a curva no grafico ficou mais suave e no final da curva ficou paralela com a linha vermelha do grafico (onde está o 0) não sei se fiz o correto, esse tipo de informação que fico com muitas duvidas, peço que me corrija se fiz errado.

na Aba Vents mudei para 2 com 4" de diametro, no comprimento deu 31,94 cm com velocidade de 0,03. esta bom assim?

ah, passei a litragem para o winisd 0.50a7 e tive resultados um pouco diferentes, mas vou revisar o cadastro do 12pw5 nas duas versões do programa para ver se ah algo de errado.

não sei se estou indo no caminho certo ou não, mas como eu posso saber qual seria a frequencia melhor para esta caixa? eu sei que se analisa a curva e se não está tendo picos, saber para que vai ser utilizada, mas realmente fico na duvida nesta parte.

mais uma vez muito obrigado.

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Mensagem por Jean Werlang Qui Out 20, 2016 7:01 pm

Boa tarde pessoal!! Vim pedir uma grande ajuda há todos. Eu fiz um projeto handmade com um JBL 12wp5 ano passado, inclusive tem fotos da caixa montada aqui. Acontece que semana retrasado levei ela para tocar e no transporte para o carro acabou ocorrendo uma colisão da caixa com uma quina de parede, chegou a quebrar a cantoneira. A pancada não chegou a atingir diretamente o falante. Entretanto ao chegar em casa ele começou a ter uma chiado. Como se houve-se algo raspando dentro dele. O que pode ter acontecido? Será que existe concerto?
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Mensagem por edumoraes Qui Out 20, 2016 7:10 pm

Jean Werlang escreveu:Boa tarde pessoal!! Vim pedir uma grande ajuda há todos. Eu fiz um projeto handmade com um JBL 12wp5 ano passado, inclusive tem fotos da caixa montada aqui. Acontece que semana retrasado levei ela para tocar e no transporte para o carro acabou ocorrendo uma colisão da caixa com uma quina de parede, chegou a quebrar a cantoneira. A pancada não chegou a atingir diretamente o falante. Entretanto ao chegar em casa ele começou a ter uma chiado. Como se houve-se algo raspando dentro dele. O que pode ter acontecido? Será que existe concerto?

O ímã é bem pesado, não sei direito se foi isso que aconteceu, mas a força de inércia na pancada que a caixa levou, dependendo da força, pode entortar um pouco a estrutura do auto falante e se o cone não estiver mais alinhado com a bobina pode começar a raspar, e isso acho que basta frações de milímetros pra acontecer. Alguém me corrija se estiver errado nesta dedução.
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Mensagem por Jean Werlang Qui Out 20, 2016 7:31 pm

Isso implicaria em descartar-lo?
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Mensagem por edumoraes Qui Out 20, 2016 8:28 pm

Jean Werlang escreveu:Isso implicaria em descartar-lo?

Talvez não, pode ser que tenha como recondicionar, procure algum profissional que faça isso.
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Mensagem por Ruds Sex Out 21, 2016 10:52 am

Rafael Macedo,

Você descontou a espessura da parede tb? Lembre que é volume interno, não externo. Interessa o volume de ar que tem dentro da caixa, não a madeira.

Confira o volume interno, depois ajuste a sintonia pra ter a resposta que você procura. 52Hz tá dentro do limite aceitável, mas acho que 55Hz vai ficar melhor com essa caixa pequena, especialmente por causa do comprimento dos dutos.

Dois dutos de 4" tá bom. Multiplique o comprimento que o WinISD indicar por 0,8 que você terá o comprimento do duto corrigido. Deve ficar entre uns 22cm e 26cm eu imagino.

Não esqueça de forrar o interior com espuma ou manta acrílica.
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Mensagem por Jean Werlang Sex Out 21, 2016 1:01 pm

O problema não era falante não, era uma solda do conector. OBrigado pela ajuda Edumoraes.

Qual a função de colocar material acústico dentro da caixa?
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Mensagem por edumoraes Sáb Out 22, 2016 12:12 am

Jean Werlang escreveu:O problema não era falante não, era uma solda do conector. OBrigado pela ajuda Edumoraes.


Ufa! menos mau! Que bom que resolveu sem maiores prejuízos!
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Mensagem por edumoraes Sáb Out 22, 2016 9:25 pm

Pessoal, só pra registrar e para os interessados em fazer sua própria caixa handmade segue uns áudios que fiz gravando a caixa com microfone.

Microfone usado: Sennheiser e835
Interface Tascam US-144MKII USB
Baixo: Squier Vintage Modified jazz bass V com cordas Elixir e captadores Seymour Duncan 67/70
Amplificador Ampeg B2R 200w@8ohms e 350w@4ohms, com ganho e volume em 12hs e equalização toda flat, equalizador gráfico desligado. *exceto nas faixas 07 e 08.

Faixa 01 - Microfone no centro do auto falante - No baixo usando os 2 captadores e tone full.
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take01

Faixa 02 - Microfone no centro do auto falante - No baixo usando captador do braço e tone full.
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take02

Faixa 03 - Microfone no centro do auto falante - No baixo usando captador da ponte e tone full.
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take03

Faixa 04 - Microfone na borda do auto falante - No baixo usando os 2 captadores e tone full.
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take04

Faixa 05 - Microfone na borda do auto falante - No baixo usando captador do braço e tone full.
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take05

Faixa 06 - Microfone na borda do auto falante - No baixo usando captador da ponte e tone full.
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take06

Faixa 07 - Microfone na borda do auto falante - No baixo usando os 2 captadores e tone full.
No Ampli Limit ligado e equalizador ligado cortando um pouco dos médios
SLAP
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take07

Faixa 8 parecido com a 7 só mudei um pouco a equalização
https://soundcloud.com/edumoraes-1/take08

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 5 P_20161002_204450_1
Caixa modificada de 1x15 para 1x12 com Selenium JBL 12pw5 de 12"
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Mensagem por Ruds Seg Out 24, 2016 8:10 am

Jean Werlang escreveu:Qual a função de colocar material acústico dentro da caixa?

Revestir com material absorvente diminui as ressonâncias da caixa. Deixa o som mais natural.
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Mensagem por frediani Qui Out 27, 2016 5:06 pm

Ruds boa tarde

Estou fazendo um projeto de uma caixa 1x12 com alto falante eros 312 lc.

Surgiu uma dúvida em relação a excursão do cone. Pois quando simulei o sinal em 300w a excursão do cone ultrapassou o limite nas frequencias abaixo de 47hz.

Existe algum problema em ficar dessa forma, ou existe alguma alternativa para que todas as frequencias fiquem abaixo do limite de excursão do cone?

Veja os prints que tirei da tela

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Mensagem por Ruds Qui Out 27, 2016 10:08 pm

frediani,

é assim mesmo. Abaixo da frequência de sintonia a excursão dispara. Esse é um dos motivos que limitam a escolha da frequência de sintonia. Mas o seu caso está bom pra usar com contrabaixo. Apesar que eu ainda abaixaria pouca coisa, pra ficar entre 50Hz e 52Hz.

De todo modo, se você acha que seu timbre terá muito sub-graves (incomum em contrabaixo) ou você estará usando pra outra coisa além de contrabaixo elétrico, pode usar um filtro passa-altas com corte próximo de 40Hz pra garantir que o falante estará trabalhando mais seguro.
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Mensagem por frediani Sex Out 28, 2016 11:04 am

^Ruds outra dúvida

Sobre o duto de ar no meu projeto estou utilizando um duto de ar de 4" de diâmetro.

Na tela "rear port - air velocity". Obtive o seguinte resultado:

43 m/s em 52hz.

Algum problema nessa velocidade do ar?

Outra dúvida o duto pode ser montado na tampa traseira da caixa? Existe alguma recomendação?

Tenho preferência em por o duto na tampa traseira, pois na tampa frontal onde vai estar o alto falante pretendo colocar um tecido ortofônico.

Sobre o tecido ortofônico é mais por questão de estética que estou querendo por. Ele vai interferir no som?

Muitas dúvidas vão surgindo. Grato
frediani
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Mensagem por Ruds Sex Out 28, 2016 1:46 pm

frediani escreveu:Algum problema nessa velocidade do ar?
Sim, está muito alta. O máximo deve ser 20m/s. Veja se com dois de 4" fica dentro desse limite.

frediani escreveu:Outra dúvida o duto pode ser montado na tampa traseira da caixa? Existe alguma recomendação?
Sim. Só não monte ele diretamente atrás do falante.

frediani escreveu:Sobre o tecido ortofônico é mais por questão de estética que estou querendo por. Ele vai interferir no som?
Se for um tecido bom não vai afetar significativamente, ainda mais se você não for usar corneta/tweeter. Deixe ele bem esticado.
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