Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)
+42
Fernando Zadá
Brunocarvalhosc
Aguinaldo
flmeneses
gpraxedes
evenme
Diogo Kurz
NETOULTRA
MPSGODOY
lobo bassman
Groovictor
Luciano Zani
Pedro Jack
dalton_lopes
Dja
Pedroswaldo
Alexandre Lopes
AJIFU
andremega
Thales_Sr
MarcioBass
Lapetina
Hil
Daniel Magalhães
korg
GPBass-RJ
Claudio Jardim
alvesbarbosa4
SILVIAO
NESCAU
Cantão
Alexandre Lima (MioJ0)
Rafael FindanS
José Carlos
GusVCD
Rico
Alex Guimaraes
leopeixoto
URSOBHZ
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
renan-sd
46 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)
Allexcosta escreveu:Falando nisso, você já testou os falantes da Faital?
Eu já ouvi falar e pesquisei sobre eles, mas nunca tive o prazer de testá-los e até mesmo vê-los na minha frente.
Esses falantes são extremamente raros por aqui. Até os 18sound e ou os Eletro Voice mais populares por ai são raros aqui! Os mais comuns aqui são os JBL e EAW.
Hil- Membro
Hil escreveu:Fb em 52Hz para um falante de Fs= 70Hz é um valor muito baixo. Vai causar uma resposta não linear e como já disse o falante excursionará alem do permitido. E pensando na prática não acho viável uma caixa possuir 101 litros com compactos falantes de 10 polegadas. Isto será um trambolhão para carregar nos eventos!
Um falante que poderia servir para seu projeto é o Snake ESX310 ou algo mais inovador o Eros E310 Neo. Os parâmetros deles "aceitam" melhor uma caixa com resposta estendida e considerável eficiência nos graves.
A selenium possui um sistema chamado Set de Contrabaixo. São modelos de caixas disponibilizadas gratuitamente com opções de caixas e falantes da própria marca. Um baixista que usa este sistema e é patrocinado pela Selenium e StudioR é o Jorge Pescara.
Ele comenta que a combinação dos falantes 10pw3 e wpu1509 é incrível. O resultado sonoro agregado a amplificação StudioR Heavy Duty proporciona um som único!
Desculpem o texto longo, mas devem ter notado minha “queda” pelos produtos Selenium e StudioR.
Abraço a todos.
Bom, fiz novo cálculo usando:
Snake ESX310... Caixa de 62L Fb=49,8Hz F3=322,6Hz (?) Duto 4" 10cm
Eros E310 Neo... Caixa de 62l Fb=53,8Hz F3=178Hz (?) Duto 4" 10cm (faltou dados p/ volume do falante)
Selenium 10B1... Caixa 60l Fb=64Hz F3=60Hz Duto 4" 10cm
Não entendi pq o F3 ficou com valor tão alto comparado ao falante da selenium... pelo olho de um leigo, o snake ficou melhor...
Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #25
Daniel Magalhães- Membro
[quote="Daniel Magalhães"]
Já conheço esse projeto da Selenium... muito grande esse set... quero algo que dê pra estudar em casa e transportar pra tocar em lugares pequenos também! quaso 2x10 não fique legal, vou da uma olhada em 1x12...
Eros E310 Neo... Caixa de 62l Fb=53,8Hz F3=178Hz (?) Duto 4" 10cm (faltou dados p/ volume do falante)
Não entendi pq o F3 ficou com valor tão alto comparado ao falante da selenium... pelo olho de um leigo, o snake ficou melhor...
Hil escreveu:Fb em 52Hz para um falante de Fs= 70Hz é um valor muito baixo. Vai causar uma resposta não linear e como já disse o falante excursionará alem do permitido. E pensando na prática não acho viável uma caixa possuir 101 litros com compactos falantes de 10 polegadas. Isto será um trambolhão para carregar nos eventos!
Um falante que poderia servir para seu projeto é o Snake ESX310 ou algo mais inovador o Eros E310 Neo. Os parâmetros deles "aceitam" melhor uma caixa com resposta estendida e considerável eficiência nos graves.
A selenium possui um sistema chamado Set de Contrabaixo. São modelos de caixas disponibilizadas gratuitamente com opções de caixas e falantes da própria marca. Um baixista que usa este sistema e é patrocinado pela Selenium e StudioR é o Jorge Pescara.
Ele comenta que a combinação dos falantes 10pw3 e wpu1509 é incrível. O resultado sonoro agregado a amplificação StudioR Heavy Duty proporciona um som único!
Desculpem o texto longo, mas devem ter notado minha “queda” pelos produtos Selenium e StudioR.
Abraço a todos.
Já conheço esse projeto da Selenium... muito grande esse set... quero algo que dê pra estudar em casa e transportar pra tocar em lugares pequenos também! quaso 2x10 não fique legal, vou da uma olhada em 1x12...
Daniel Magalhães- Membro
Daniel Magalhães escreveu:Já conheço esse projeto da Selenium... muito grande esse set... quero algo que dê pra estudar em casa e transportar pra tocar em lugares pequenos também! quaso 2x10 não fique legal, vou da uma olhada em 1x12...
Daniel, o set era apenas como ponto de partida para surgir idéias. Também acho grande demais o sistema completo, mas usar 2x10 com 1x15 seguindo o set acredito que ficaria excelente.
No seu caso entre usar 1x12 ou 2x10 obviamente 2x10" será muito mais eficiente tanto em resposta, pressão sonora e alcance das freqüências.
Realmente pelas suas simulações o Snake obteve menor valor de sintonia da caixa (Fb), mas note que você usou os mesmos valores de duto para todos os falantes e isso fez variar bruscamente o F3, valor no qual está relacionado à sintonia do duto e os parâmetros do falante. Neste caso você teria que informar ao programa de simulações um valor de F3 próximo a Fs ou até mesmo o valor de Fb, que ele lhe dará as novas medidas do duto.
Hil- Membro
Hil,
Estava analisando aqui, acho que é impossivel fazer uma caixa utilizando falantes sem ser especifico pra tal... não vou consegui chegar a 40Hz em uma caixa 2x10 com 60L... acho que o irei fazer uma 1x15...
Os falantes Snake são bons? obtive melhor resultado com eles...
Utilizando o Snake ESX 155... Fb=36,5Hz | F3=47,4Hz | Duto 4" 6,7cm | 108L.
Acho que está tudo certinho com as especificações do falante, corriga se estiver errado! no mais é isso...
Abs!
Estava analisando aqui, acho que é impossivel fazer uma caixa utilizando falantes sem ser especifico pra tal... não vou consegui chegar a 40Hz em uma caixa 2x10 com 60L... acho que o irei fazer uma 1x15...
Os falantes Snake são bons? obtive melhor resultado com eles...
Utilizando o Snake ESX 155... Fb=36,5Hz | F3=47,4Hz | Duto 4" 6,7cm | 108L.
Acho que está tudo certinho com as especificações do falante, corriga se estiver errado! no mais é isso...
Abs!
Daniel Magalhães- Membro
Daniel Magalhães escreveu:Hil,
Abs!
Camarada não seja tão radical. Os falantes de 15 polegadas serviram para dar reforço aos de 10 polegadas. Usá-los sozinho terás um resultado velado e "cavernoso". Os falantes de cone grande não emitem médios agradáveis e não alcançam as altas freqüências como os de 10". Eu acho besteira migrar para apenas 1x15". Uma opção seria escolher um bom falante de 12" e se caso sentir falta de altas freqüências utilizar um tweeter ou um driver de titanium.
Eu indicaria o falante Snake ESV 612 que possui um ótimo custo x beneficio e servirá perfeitamente pra sua necessidade. Acredito que nem precisara de drivers ou tweeters. Se quiser outras opções tem o 12 steel 300 da Oversound ou até o 550w12 Alumínio também da Oversound.
Hil- Membro
Hil e uma caixa com 2x12 o que voce me recomenda??
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:Hil e uma caixa com 2x12 o que voce me recomenda??
Escolha falantes com cone de celulose para uma resposta mais natural. Indico os modelos Eros E-312V, Snake ESX312, Selenium 12w12PNeo ou até mesmo algo mais barato como o Snake ESV612, Oversound 12steel 300 e o 550w12 também da Oversound.
Para uma resposta mais brilhante cones de alumínio são indicados. Neste caso o Oversound 550w12AL dará conta do serviço.
Hil- Membro
Obrigado pelas dicas , já anotei aqui!!abraço
SILVIAO- Membro
Hil, cara tais me ajudando bastente, obrigado pela paciência!
Bom, fiz como me recomendou,
Cálculo com o ESV612... Fb=54hz | F3=62,5hz | 52l | Duto 4" 6cm... será que rola?
Abs!
Cálculo com o ESV612... Fb=54hz | F3=62,5hz | 52l | Duto 4" 6cm... será que rola?
Abs!
Daniel Magalhães- Membro
E driver para medio agudos e agudos, qual voce em sugere?
SILVIAO- Membro
Camarada Silvão, resolvi postar sua dúvida que recebi por MP, pois ela pode ser a mesma dúvida de outro membro do fórum. Assim acabo ajudando a todos! Espero que não se importe.
Neste caso poderá usar um falante de 12 polegadas com cone de celulose em caixa BR (bass reflex) em conjunto com um driver fenólico Selenium DT150 ou driver de titanium D202ti acoplado a corneta modelo HM 11-25. Para um painel de tamanho reduzido pode optar em posicionar o duto na parte traseira da caixa entre 5 a 10cm abaixo da lateral superior. Isso fará com que funcione como chaminé dissipando o calor gerado pelos falantes.
SILVIAO escreveu:boa noite amigo percebi q vc tem bom conhecimento na area e tenho uma duvida, que falante de 12" vc me indicaria para fazer uma caixa de baixo?penso em fazer algo mais leve e portatil q minha 4x10?algo do tamanho da hartke hx 112; penso tambem ao inves de utilizar tweeter/drive, utilizar um falante de 5" ou 6 " com cone de aluminio para medios e agudos Question Question O q vc me aconselha??
Neste caso poderá usar um falante de 12 polegadas com cone de celulose em caixa BR (bass reflex) em conjunto com um driver fenólico Selenium DT150 ou driver de titanium D202ti acoplado a corneta modelo HM 11-25. Para um painel de tamanho reduzido pode optar em posicionar o duto na parte traseira da caixa entre 5 a 10cm abaixo da lateral superior. Isso fará com que funcione como chaminé dissipando o calor gerado pelos falantes.
Hil- Membro
Òtimo é isso aii!!assim todos nós aprendemos !!valeww!
SILVIAO- Membro
Daniel Magalhães escreveu:Hil, cara tais me ajudando bastente, obrigado pela paciência!
Abs!
O fabricante recomenda caixa de 56 litros com F3 em 54hz. Isto em um duto de 4" deve ser aproximadamente 8 cm de comprimento.
Volume de caixa recomendado • 56L - sint. 54Hz (extended bass) http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=39793111005GYUZCP6
Hil- Membro
DAniel que programa voce esta utilizando para fazer os calculos?
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:DAniel que programa voce esta utilizando para fazer os calculos?
Fala cara!
Estou usando o BassBox 6 Pro, bem fácil de mexer!
Abs!
Daniel Magalhães- Membro
Hil
Estou como uma dúvida q meio q vai no caminho inverso... tenho um amplificador, um Marshall B30:
E o amplizinho fala bem mais q o falante de 10 segura a onda, então estou com vontade de trocar o falante do mesmo para aproveitar melhor o q o amplificador pode me dar, já q ele tem um timbre bem legal, Send/Return, fora q é relativamente compacto...
No caso, a câmara do ampli tem por medida interna 16X29X41 centímetros, não tem dutos, não tem tratamento diretamente no interior (pintura ou resina), e tbm não há lã de vidro ou outro tipo de material, apenas o falante e só...
Vc acha q posso fazer algum tratamento acustico interno que melhore do jeito q está, ou recomenda a troca de falante mesmo (e um tratamento tbm)? No caso, o falante original é de 4 ohms... queria colocar um de uns 50W pelomenos, o q vc acha?
UM abração.
Estou como uma dúvida q meio q vai no caminho inverso... tenho um amplificador, um Marshall B30:
E o amplizinho fala bem mais q o falante de 10 segura a onda, então estou com vontade de trocar o falante do mesmo para aproveitar melhor o q o amplificador pode me dar, já q ele tem um timbre bem legal, Send/Return, fora q é relativamente compacto...
No caso, a câmara do ampli tem por medida interna 16X29X41 centímetros, não tem dutos, não tem tratamento diretamente no interior (pintura ou resina), e tbm não há lã de vidro ou outro tipo de material, apenas o falante e só...
Vc acha q posso fazer algum tratamento acustico interno que melhore do jeito q está, ou recomenda a troca de falante mesmo (e um tratamento tbm)? No caso, o falante original é de 4 ohms... queria colocar um de uns 50W pelomenos, o q vc acha?
UM abração.
gus, acho eu que não vale a pena mexer, os caras devem ter feito um estudo e acharam que essa era a melhor resposta pra esse modelo!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
GusVCD escreveu:No caso, a câmara do ampli tem por medida interna 16X29X41 centímetros, não tem dutos, não tem tratamento diretamente no interior (pintura ou resina), e tbm não há lã de vidro ou outro tipo de material, apenas o falante e só...
Vou te indicar o que já fiz em diversas caixas com traseira aberta e o resultado foi muito satisfatório. Antes de pensar em trocar o falante experimente colocar duas camadas de feltro para lataria de automóveis. Compre dois modelos; o que possui um dos lados Betumado e o outro de feltro puro.
Coloque o betume em contato com a madeira da caixa e o feltro puro por cima desta manta, fazendo um “sandwich”. Experimente colocar primeiro apenas nas 4 laterais (cima, baixo, lado esq. e lado dir.). Isso amortece algumas freqüências ressonantes e ajuda na resposta de graves.
Eu normalmente sei o ponto da seguinte maneira; levo a caixa para um ambiente externo e adiciono a manta, depois com leves toques no cone do falante sinto se a resposta é seca ou ressonante (ex.: tummm, Tum, tu). Se não alcançar o ideal adicione também na parede onde esta fixado o falante. Ache um meio termo onde não fique muito seco e nem ressonante. Depois teste a caixa com o instrumento e veja o resultado.
Se isso não for o suficiente para lhe agradar pode pensar em modificar o falante. Modificar, trocar não!! Pegue cola PVA branca dessas de colar papel e com uma quantidade de uma colher de sobremesa adicione algumas gotas de água para tornar uma solução diluída (não deve ficar pastoso nem aguado). Depois de feita a mistura aplique com um pincel de seda no cone do falante até que fique uniforme deixando secar por algumas horas. Quando secar a cola formará uma película brilhosa no cone, se esta película tiver falhas aplique de novo até ficar uniforme. Não coloque na suspensão!! Com esta técnica deixara o cone mais rígido melhorando a resposta de graves e estendendo a resposta de médio-agudos. Se o domo for de papel pode adicionar esta solução também, isto adiciona pequeno peso ao conjunto melhorando a resposta de graves.
Depois dessa receita diga-nos qual foi o resultado. Se depois disso tudo não gostar (duvido muito) pensaremos em trocar o alto-falante.
Qualquer dúvida em algum dos processos só me comunicar.
Abraços
Hil
Última edição por Hil em Seg Abr 26, 2010 10:23 pm, editado 1 vez(es)
Hil- Membro
Lapetina escreveu:gus, acho eu que não vale a pena mexer, os caras devem ter feito um estudo e acharam que essa era a melhor resposta pra esse modelo!
Infelizmente no ramo de instrumentos as caixas são fabricadas no "ouvidometro", pouquíssimas marcas fazem seguindo técnicas rígidas como no ramo de PA. Não existe teoria nenhuma que comprove a eficiência de caixas com aberturas sem fundamentos. Isto pode ser considerado algo próximo a um "baffle infinito", mas o tamanho da caixa não chegaria nem a 1/3 de lambda de 200hz, ou seja, não presta para as fundamentais do contrabaixo.
Hil- Membro
Realmente vc é o cara a ser batido...
Cara, entendi os procedimentos sim... dúvidas tenho:
Acho essas duas mantas com facilidade em q tipo de comércio? Vc acha q colocar massa de calafetar entre o falante e a caixa, e isolando tbm a tampa de trás com ela qd fechar pode ajudar? O teste dos toques no falante seria pela parte de dentro mesmo, ou vou bato do lado de fora e escutando dentro?
Um abração e muito obrigado!
GusVCD escreveu:Cara, entendi os procedimentos sim... dúvidas tenho:
Acho essas duas mantas com facilidade em q tipo de comércio? Vc acha q colocar massa de calafetar entre o falante e a caixa, e isolando tbm a tampa de trás com ela qd fechar pode ajudar? O teste dos toques no falante seria pela parte de dentro mesmo, ou vou bato do lado de fora e escutando dentro?
Um abração e muito obrigado!
Muito bem lembrado Gus!! Já ia me esquecendo.. Você pode sim colocar algum material que absorva as vibrações transferidas para madeira, isso reduzirá bastante as ressonâncias indesejáveis, mas nesse caso prefira EVA, um material a base de polímeros muito parecido com borracha. Pense no seguinte, em caixas acústicas o desejável é totalmente contrario com os instrumentos, quanto menos a madeira vibrar melhor!
No teste do absorvedor é melhor tocar na parte frontal do alto-falante! A melhor posição para ouvir o resultado é pela parte da frente da caixa onde normalmente você estará quando usá-la. Se não conseguir tirar a grade da frente peça para alguém cuidadosamente por dentro da caixa tocar no cone o mais próximo do centro.
As mantas eu acho com facilidade em lojas de tecidos em geral para estofados. Normalmente encontro a comum por R$7,00/ m² e a betumada por R$10,00/ m².
Você pode encontrar EVA nessas lojas também. Corte um pedaço em forma de anel e coloque na junção entre o falante e o painel frontal e faça molduras para colocar na tampa traseira.
GusVCD escreveu:
Realmente vc é o cara a ser batido...
Rapaz, vou andar desconfiado na rua.. Você vem sozinho ou chamou um grupo?
Brincadeira
Última edição por Hil em Ter Abr 27, 2010 12:21 am, editado 1 vez(es)
Hil- Membro
cola PVA é aquela cola comum de escola??
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:cola PVA é aquela cola comum de escola??
Exatamente esta! Eu particularmente uso Polar, mas qualquer cola PVA pode ser usada.
Hil- Membro
Olá brother, no caso creio que vc terá uma resposta muito melhor com dois de 12, montei uma com os falante selenium 12pw3 e um twiter de 100w, ficou muito massa, no caso do twiter coloque uma chave liga/desliga pra que vc use ela ligada num momento de um som com mais slap, dá um brilho excepcional. Uso a minha com um GK700Rb, cara o negocio ficou violento.
MarcioBass- Membro
MarcioBass
Dá uma lida no tópico antes de postar... O seu post tem tudo a ver com o título, mas infelizmente o tópico já está em outra pergunta, que embora relacionada com falantes e caixas, é diferente da inicial... Assim seu post ficou meio "deslocado", sem sentido.
Dá uma lida no tópico antes de postar... O seu post tem tudo a ver com o título, mas infelizmente o tópico já está em outra pergunta, que embora relacionada com falantes e caixas, é diferente da inicial... Assim seu post ficou meio "deslocado", sem sentido.
Hil escreveu:Muito bem lembrado Gus!! Já ia me esquecendo.. Você pode sim colocar algum material que absorva as vibrações transferidas para madeira, isso reduzirá bastante as ressonâncias indesejáveis, mas nesse caso prefira EVA, um material a base de polímeros muito parecido com borracha. Pense no seguinte, em caixas acústicas o desejável é totalmente contrario com os instrumentos, quanto menos a madeira vibrar melhor!
No teste do absorvedor é melhor tocar na parte frontal do alto-falante! A melhor posição para ouvir o resultado é pela parte da frente da caixa onde normalmente você estará quando usá-la. Se não conseguir tirar a grade da frente peça para alguém cuidadosamente por dentro da caixa tocar no cone o mais próximo do centro.
As mantas eu acho com facilidade em lojas de tecidos em geral para estofados. Normalmente encontro a comum por R$7,00/ m² e a betumada por R$10,00/ m².
Você pode encontrar EVA nessas lojas também. Corte um pedaço em forma de anel e coloque na junção entre o falante e o painel frontal e faça molduras para colocar na tampa traseira.
Cara, realmente muito obrigado.... assim q eu resolver essas paradas, te dou um toque do resultado!
Hil escreveu:Rapaz, vou andar desconfiado na rua.. Você vem sozinho ou chamou um grupo? Brincadeira
Fica frio, q como a resposta foi boa, eu mandei suspender a surra!!
Hil para a parte externa das caixas é comum o uso de carpete?que tipo de carpete fica bom?E acabamento em Vinil voce ja viu , usou??Um amigo me sugeriu também o Selenium 12pw5 Quatro!já testou?
Última edição por SILVIAO em Ter Abr 27, 2010 11:36 pm, editado 1 vez(es)
SILVIAO- Membro
Hil escreveu:Coloque o betume em contato com a madeira da caixa e o feltro puro por cima desta manta, fazendo um “sandwich”. Experimente colocar primeiro apenas nas 4 laterais (cima, baixo, lado esq. e lado dir.). Isso amortece algumas freqüências ressonantes e ajuda na resposta de graves.
Hil, comprei todo o material hj, mas só uma dúvida: esse esquema de sandwich, seria colar o feltro cru encima do outro q já estará fixado pelo seu lado com betume? Se for, q cola utilizo?
Um abração!
SILVIAO escreveu:Hil para a parte externa das caixas é comum o uso de carpete?que tipo de carpete fica bom?E acabamento em Vinil voce ja viu , usou??Um amigo me sugeriu também o Selenium 12pw5 Quatro!já testou?
Pode usar o carpete "careca" de poliéster. O carpete "peludo" absorve muita poeira e sujeira, não recomendo! Você pode usar também courvin, uma manta de couro sintético com uma fina camada de espuma no verso, usado em bancos de automóveis, sofás, bolsas... Tem também acabamento em fundo PU, manta asfaltica ou batida de pedra, são pinturas resistentes e impermeáveis encontradas em caixas do ramo profissional.
Quanto ao alto-falante Selenium 12pw5 Quatro, analisei os parâmetros e realmente parece ser um bom falante, mas fique atento, ele possui cone pesado e é dedicado aos graves e médio-graves. Para cobrir toda faixa do espectro auditivo será indispensável utilizar um driver para reforço das freqüências mais altas.
Última edição por Hil em Qua Abr 28, 2010 12:30 am, editado 1 vez(es)
Hil- Membro
GusVCD escreveu:Hil, comprei todo o material hj, mas só uma dúvida: esse esquema de sandwich, seria colar o feltro cru encima do outro q já estará fixado pelo seu lado com betume? Se for, q cola utilizo?
Um abração!
Eu costumo prender com aqueles grampeadores de pressão. Neste caso se colar terá que usar muita cola e normalmente a melhor cola pra isso será a cola de contato (de "sapateiro"), mas ela emite gazes tóxicos e prejudiciais aos adesivos do alto-falante.. Se quiser ficar quase 3 dias sem utilizar a caixa é uma opção, mas se puder prenda com estes grampos as mantas direto na madeira. Não se esqueça da ordem: Betume em contato com a madeira e manta em contato com a outra manta.
Hil- Membro
^ Blz Hil, meu pai tem essas pistolas, pois é tapeceiro... Verei como vou proceder!
Um abração
Um abração
GusVCD escreveu:^ Blz Hil, meu pai tem essas pistolas, pois é tapeceiro... Verei como vou proceder!
Um abração
Só não se esqueça de nos relatar os detalhes da modificação e os resultados a cada processo.
Estou ansioso!!
Abração
Hil- Membro
Voltando ao tema do topico...
o uso de falantes tipo subwoofer dá bons resultados? Achei um da Eros que é grave puro:
http://www.eros.com.br/produtos_detalhe.php?cod=104
Porem, pode ser que o resultado sonoro não seja bom, mesmo colocando um super tweeter. Os especialistas, o que dizem? Vale ou não a experiencia? A ideia seria algo tipo 1x10 ou 1x12. TAlvez um 2x10 seja muito forçado nesse caso...
o uso de falantes tipo subwoofer dá bons resultados? Achei um da Eros que é grave puro:
Porem, pode ser que o resultado sonoro não seja bom, mesmo colocando um super tweeter. Os especialistas, o que dizem? Vale ou não a experiencia? A ideia seria algo tipo 1x10 ou 1x12. TAlvez um 2x10 seja muito forçado nesse caso...
andremega- Membro
andremega escreveu:o uso de falantes tipo subwoofer dá bons resultados? Achei um da Eros que é grave puro:
Você mesmo ja respondeu: "Achei um da Eros que é grave puro".
Este falante tem conjunto movel pesado, bobina longa, freqüência de ressonância muito baixa... Esses e outros aspectos mostram que ele é dedicado as freqüência graves e sua eficiência em médios é muito ruim, ainda mais em média-alta para fazer o corte com algum outro falante de alta freqüência. Usar com um Tweeter nem pensar, a resposta terá um vale na faixa de média-alta. Estou respondendo isto por analise aos parâmetros, mas para ser mais preciso teria que fazer medições para obter um resultado real.
Hil- Membro
Daniel Magalhães, GusVCD, Silvião... como estão os progressos??
Dêem noticias..
Dêem noticias..
Hil- Membro
Caros amigos, pretendo construir uma caixa de fácil transporte com preço razoável e gostaria da opinião de vocês antes de comprar os materiais.
Vocês acham que o Woofer abaixo com um drive SELENIUM D202ti e Corneta SELENIUM HM11-25 com divisor de 2 kHz 12db em uma caixa de 45 lt e duto de 4"X10cm ficaria bom para acionar com G&K 1001 RB no modo Biamp fornecendo 540W Woofer e 50W Drive?
O preço do Woofer R$235,00 o Drive R$131 e a Corneta R$18 na Região da Santa Efigenia em São Paulo, o resto do material ainda não cotei (compensado naval 18mm, conectores, isolantes acustico, ferragens/cantoneiras, capacitores e indutores) mas acredito ficar em aproximadamente R$350,00, deixando meu projeto com custo inferio aR$800,00.
Woofer SNAKE ESV620-W
ESPECIFICAÇÕES:
Diâmetro nominal 12" (300mm)
Impedância nominal 4 ou 8 ohms
Potência máxima contínua 400W RMS
Potência de programa musical 800W
Sensibilidade 97dB SPL (1W/m)
Resposta em freqüência 40Hz a 4KHz
Diâmetro da bobina móvel 3" (76mm)
Máxima excursão sem dano —
Volume de caixa recomendado •45L - sint. 53Hz
Peso líquido 5,3kg
PARÂM. THIELE/SMALL:
Fs: 52Hz
Re: 5,0 ohms
Qms: 4,878
Qes: 0,381
Qts: 0,353
Vas: 62,90 litros (2,22 pés cúbicos)
Sd: 0,053 m² (82,5 pol.²)
Le: 1,05 mH
Bl: 13,75 T/m
no: 2,5 %
Mms: 56,5 g
Peso líquido: 5,3 Kg
Vocês acham que o Woofer abaixo com um drive SELENIUM D202ti e Corneta SELENIUM HM11-25 com divisor de 2 kHz 12db em uma caixa de 45 lt e duto de 4"X10cm ficaria bom para acionar com G&K 1001 RB no modo Biamp fornecendo 540W Woofer e 50W Drive?
O preço do Woofer R$235,00 o Drive R$131 e a Corneta R$18 na Região da Santa Efigenia em São Paulo, o resto do material ainda não cotei (compensado naval 18mm, conectores, isolantes acustico, ferragens/cantoneiras, capacitores e indutores) mas acredito ficar em aproximadamente R$350,00, deixando meu projeto com custo inferio aR$800,00.
Woofer SNAKE ESV620-W
ESPECIFICAÇÕES:
Potência máxima contínua 400W RMS
Potência de programa musical 800W
Sensibilidade 97dB SPL (1W/m)
Resposta em freqüência 40Hz a 4KHz
Volume de caixa recomendado •45L - sint. 53Hz
Peso líquido 5,3kg
PARÂM. THIELE/SMALL:
Fs: 52Hz
Re: 5,0 ohms
Qms: 4,878
Qes: 0,381
Qts: 0,353
Vas: 62,90 litros (2,22 pés cúbicos)
Sd: 0,053 m² (82,5 pol.²)
Le: 1,05 mH
Bl: 13,75 T/m
no: 2,5 %
Mms: 56,5 g
Peso líquido: 5,3 Kg
AJIFU- Membro
Tudo Ok! Só achei a câmara acústica pequena com apenas 45 litros. Terá que compensar o volume do falante + da corveta + do driver...
Hil- Membro
Hil, muito obrigado pela força.
Você tem alguma sugestão de volume que se adeque melhor
AJIFU- Membro
AJIFU escreveu:Hil, muito obrigado pela força.
Pode manter os 45 litros livres com sintonia em 53 Hz recomendados pela fabricante. Acrescente ao volume total interno mais 1 litro pelo driver + corneta e 4 litros pelo falante. O total interno será de 50 litros.
Hil- Membro
AJIFU- Membro
Ficou praticamente pronta, valeu as dicas!!!!
Pessoal, ficou pronta a caixa 1X12 que fiz com o apoio do Hill e do Guss, faltam alguns detalhes de acabamento, mas isso depois acerto, porém o som, que sempre foi minha preoucupação ficou demais.
Assim que possível posto um review.
Valeu!!!!
Valeu!!!!
AJIFU- Membro
AJIFU escreveu:Pessoal, ficou pronta a caixa 1X12 que fiz com o apoio do Hill e do Guss, faltam alguns detalhes de acabamento, mas isso depois acerto, porém o som, que sempre foi minha preoucupação ficou demais.
Valeu!!!!
Que ótima noticia!! Aguardo ansiosamente detalhes do processo de construção..
Hil- Membro
^ Pô ... Só agora que vi o tópico ....
Primeiramente gostaria de agradecer antes mesmo de perguntar, por sua participação aqui no forum, Hil ...
Acabei lendo o tópico inteiro, e aquele macete da cola e feltro achei muito interessante ...
Fora as outras abordagens técnicas que mencionou ...
Hil ... Seguinte brother, quero montar uma caixa leve, pequena e compacta ... Apenas um auto falante ...
Tenho um cabeçote que me fornece 200wts rms em 4ohms .....
Posso montar uma caixa com este falante SNAKE ESV 612 300wts na versão de 4ohms, que ficara legal ?
Segue as especificações:
Potência máxima contínua 300W RMS
Potência de programa musical 600W
Sensibilidade 98dB SPL (1W/m)
Resposta em freqüência 43Hz a 5,5KHz
Volume de caixa recomendado •34L - médio-grave •56L - sint. 54Hz (extended bass)
Peso líquido 4,5kg
[img]http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/esv_612.jpg[/img]
http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=39793111005GYUZCP6
Edit: Para colocar maiores informações ....
Primeiramente gostaria de agradecer antes mesmo de perguntar, por sua participação aqui no forum, Hil ...
Acabei lendo o tópico inteiro, e aquele macete da cola e feltro achei muito interessante ...
Fora as outras abordagens técnicas que mencionou ...
Hil ... Seguinte brother, quero montar uma caixa leve, pequena e compacta ... Apenas um auto falante ...
Tenho um cabeçote que me fornece 200wts rms em 4ohms .....
Posso montar uma caixa com este falante SNAKE ESV 612 300wts na versão de 4ohms, que ficara legal ?
Segue as especificações:
Potência máxima contínua 300W RMS
Potência de programa musical 600W
Sensibilidade 98dB SPL (1W/m)
Resposta em freqüência 43Hz a 5,5KHz
Volume de caixa recomendado •34L - médio-grave •56L - sint. 54Hz (extended bass)
Peso líquido 4,5kg
[img]http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/esv_612.jpg[/img]
http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_produto.asp?id=39793111005GYUZCP6
Edit: Para colocar maiores informações ....
Alexandre,
Tenho uma caixa com o Snake ESV 612. A caixa tem 57L e funciona muito bem, minha única reclamação é quanto ao timbre do falante Snake.
Quando eu peguei essa caixa ela veio com um falante Selenium 12PW3, que tinha um timbre lindo mas não aguentava a potência do meu cabeçote quando eu abria 70% do volume.
Procurei um falante que funcionasse bem com uma caixa deste volume e comprei o Snake ESV 612, ficou muito bom (parou de distorcer) mas o timbre do Selenium era mais bonito.
Tenho uma caixa com o Snake ESV 612. A caixa tem 57L e funciona muito bem, minha única reclamação é quanto ao timbre do falante Snake.
Quando eu peguei essa caixa ela veio com um falante Selenium 12PW3, que tinha um timbre lindo mas não aguentava a potência do meu cabeçote quando eu abria 70% do volume.
Procurei um falante que funcionasse bem com uma caixa deste volume e comprei o Snake ESV 612, ficou muito bom (parou de distorcer) mas o timbre do Selenium era mais bonito.
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto- Membro
Leo .. Valeu cara ... Só uma duvida, seu falante é a versão 4 ohms?
Tudo indica que o Snake ESV 612 é a melhor opção mesmo, para quem quer trabalhar com 1 falante, e utilizar 200wts rms de saida ...
Acho que a procura chegou ao final, agora tenho que focar em um projeto de caixa ....
Tudo indica que o Snake ESV 612 é a melhor opção mesmo, para quem quer trabalhar com 1 falante, e utilizar 200wts rms de saida ...
Acho que a procura chegou ao final, agora tenho que focar em um projeto de caixa ....
O meu é a versão de 8 Ohms.
Segue uma foto da minha caixa:
leopeixoto- Membro
Portatil !!tem drive ?
SILVIAO- Membro
leopeixoto escreveu:O meu é a versão de 8 Ohms.
Muito legal mesmo Leo ... É exatamente isso que quero fazer ...
Vou cotar o preço do falante na versão 4ohms, e ir de snake mesmo ...
Obrigado ..
SILVIAO escreveu:Portatil !!tem drive ?
Não tem drive, só um falante de 12.
leopeixoto- Membro
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4